Skip to content Skip to footer

A Palavra de Deus – A fonte da minha alegria (03) – A Palavra de Deus me revigora

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Salmos 1:3,4

Texto Base:

3 “Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.” 4 “O mesmo não acontece com os maus; eles são como a palha que o vento leva.” (Sl.1:3,4 NTLH)

O homem que encontra o seu prazer na Palavra de Deus faz a diferença neste mundo, porque ele se tornou diferente. A razão disso é que esse homem foi buscado por Deus em um lugar onde estava definhando e, fatalmente, minguaria e morreria. Entretanto, Deus a ele Se revelou e o retirou de um local estéril, para replantá-lo junto às águas que lhe deram nova vida e, por isso, ele é constantemente revigorado, isto é, voltou a ter força, ânimo e crescimento!

1. Tenha prazer na Palavra de Deus e você experimentará resultados valiosos.

3 “Essas pessoas são como árvores que crescem [i.e. por replantio, que são replantadas] na beira de um riacho [i.e. à beira de canais de irrigação].

  • A Palavra de Deus o livra do abatimento e lhe dá vida abundante e crescimento.

O alvo desse crescimento é torná-lo saudável, frutífero, forte e robusto, tanto espiritual como moralmente falando. Nas versões mais antigas da Bíblia, usa-se a expressão “árvores plantadas”, porém, o sentido exato nos originais é que foram “replantadas”. A ideia é que alguém que a observou, sentiu pena da sua situação e decidiu dar à árvore um recomeço – esperança de vida.

Outro detalhe está no verbo “ser”. Em algumas versões, o verbo aparece no presente do indicativo como: “é como árvore plantada…”. No entanto, o verbo nos originais aparece no tempo futuro e, então, ficaria assim: “Ele será como uma árvore replantada…”.

A “Pessoa” que a replantou sabia o que estava fazendo e, além do mais, ela a colocou em lugar adequado. Ela não foi fixada às margens de um rio qualquer, mas à beira de um canal de irrigação. Um canal é um curso de água cavado e preparado para o trabalho de irrigação.

Tudo o que é plantado às margens de um canal de irrigação será observado e cuidado para determinados fins.

Nós ouvimos muitas declarações de pessoas que são gratas a Deus, por terem sido buscadas por Ele. Essas pessoas dizem que estavam vivendo como árvores que nasceram e que viviam em um deserto! Buscavam força para serem pessoas mais robustas, mais verdadeiras, cheias de vida, porém, o que viam em um futuro próximo era só desilusão, decepções, perda de alegria e falta de esperança.

Por mais que tentassem, elas não conseguiam se levantar e sair do lugar em que estavam. Elas não encontravam sentido para a vida e, para falar a verdade, algumas ansiavam até pela morte, pois esta seria a sua salvação! Seus frutos eram corriqueiros, sem graça, sem brilho, comuns e logo se perdiam. A rotina era a de serem queimadas pelo sol escaldante e continuarem em uma vida sofrida e seca. Por mais que buscassem recursos, não os encontravam devido ao local onde suas vidas estavam enraizadas.

Elas não negam que tiveram momentos bons, que não deram algum prazer aos que delas se aproximaram, mas os que delas se acercaram se aproveitaram por um tempo da sua sombra, encontraram algum amparo e descanso, porém, deixaram-nas ali, no “seu deserto” para morrerem.

Você pode fazer muitas coisas, mas não consegue evitar a frustração e a depressão de uma vida vazia no seu interior! Muitos que se cansaram da rotina e da vida sem muitas perspectivas se entregam às drogas, ao alcoolismo, à solidão, ao desespero interior e à amargura, porque percebem que tudo o que fazem terminará no mesmo lugar – no “seu deserto”!

Muitos percebem que, sozinhos, não conseguirão vencer a situação, e saem à procura de ajuda, de conselheiros e, por alguns dias, passam até a se sentir bem. O quadro psicológico melhora, sentem-se mais fortes, animados e corajosos, mas com o passar dos dias, percebem que estão no mesmo deserto – no “seu deserto”.

Essas pessoas ouvem um grito como pedido de socorro proveniente das suas almas, porque sabem que sozinhas não conseguirão sair de onde estão. Elas descobriram que tanto o esforço como as palavras humanas produzem até algum consolo, mas não lhes trazem a cura, a vida! Então, elas gritam: “Quem neste mundo pode nos socorrer?” Muitos passam por elas, assistem ao seu sorriso, percebem os seus esforços para serem boas pessoas, mas ninguém consegue ver como elas estão por dentro – árvores quase secas, que nasceram no deserto e que estão destinadas a morrerem nele!

Elas sabem que precisam de um milagre, já procuraram inúmeros caminhos religiosos e filosóficos, mas continuam plantadas no “seu deserto”. Sem vigor, elas vão se desgastando, secando e morrendo por dentro, e os sinais da morte começam a ser registrados no seu exterior! Talvez, essa seja a história da sua vida, até ter tido um encontro com Deus.

Então, Jesus surgiu na sua vida! Você ouviu o Evangelho, a Mensagem ou a Palavra de Deus! Você notou que um poder glorioso e tremendo queria arrancá-lo de onde estava plantado. As suas raízes profundas queriam impedir a sua remoção, mas você determinou a si mesmo que se renderia a Deus! Por fim, o SENHOR, com todo o Seu cuidado, o replantou junto às “Suas águas”, as quais Ele mesmo, desde a eternidade, já havia preparado para você.

Você nota que não se encontra fora do seu ambiente rotineiro, mas percebe que algo grandioso e eterno inundou de vida todo o seu ser, e que essa experiência não é fruto do seu esforço, ou um produto da sua mente, mas é algo que está vindo constantemente do “Alto”, dos “Céus”! Você nota que não sofreu apenas um replantio, mas que está sendo cuidado e podado. O “Agricultor” o poda (desbasta, corta ou apara) para que as coisas velhas e secas que carregava, saiam da sua vida, e esta seja transformada, adquirindo uma nova aparência.

Você percebe que no seu interior há uma “nova vida” crescendo em um fluxo sobrenatural e violento. É algo que lhe dá alegria e que contagia todo o seu ser, sem qualquer esforço pessoal. Você está “vivendo”! Você foi revigorado! Tudo o que você precisava era da “vida” que veio da “água pura” – da Palavra de Deus e do Espírito Santo.

Sozinho, você nunca chegaria às águas do SENHOR; entretanto, uma vez por Ele plantado ao lado delas, as suas raízes sedentas terão prazer em buscar todos os nutrientes dessa “água espiritual”!

Certa vez, Jesus disse:

37 (…) Se alguém tem sede, venha a mim e beba [i.e. receba em sua alma o que te refrigera, fortalece e nutre para a vida eterna]. 38 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Rios [i.e. inundações, correntes violentas ou torrentes] de água viva vão jorrar do coração [i.e. do mais profundo interior] de quem crê [i.e. de quem confiou e depositou a sua vida] em mim”. (Jo.7:37,38 NTLH)

Pergunte a si mesmo: “Por que Deus me escolheu? Por que Ele me tirou de uma vida fadada à má sorte e me replantou junto às “Suas águas”?” Então, eu lhe pergunto: “Você é como tantos outros, que só permanecem aparentemente Nele para buscarem soluções aos seus problemas existenciais e circunstanciais?

  • A Palavra de Deus faz com que você frutifique, mostre a glória do Pai e que seja uma pessoa abençoada para abençoar.

(…) elas dão frutas [i.e. dão o que têm dentro de si] no tempo certo [i.e. no tempo apropriado], e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo [i.e. produz bons resultados, bênçãos, gera favores divinos].

Antes de Jesus, você dava às pessoas o que não possuía, ou seja, oferecia ideias, argumentos e crenças que ouviu – os frutos de terceiros. Depois de Cristo, você dá o que possui por experiência íntima! O “Rio Caudaloso de Deus” (Jesus) flui através de você em tempo apropriado. Antigamente, você dava sempre as mesmas ideias e crenças, mas agora, pela Palavra de Deus, está aprendendo a discernir a si mesmo, as situações e oferece o fruto apropriado a cada condição ou circunstância – você dá a si mesmo e a outros a “Vida do Alto”.

Você se lembra do que Jesus falou à mulher samaritana?

A pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna. (Jo.4:14 NTLH)

O que ela fez? Ela pediu dessa “água”, mas não poderia recebê-la sem antes reconhecer que vivia em pecado. Ela não poderia beber da água do SENHOR, enquanto procurava adorar a Deus dentro de um sistema humano e em um lugar determinado por sua religião, a qual era vazia e sem valor! Ela não podia beber da água de Jesus, enquanto não percebesse Quem realmente Ele era – o Cristo, o Messias!

Então, após tudo isso, ela saiu e foi contar a todos na sua cidade sobre Jesus. O Mestre foi à cidade e permaneceu lá por dois dias e muitos creram Nele! A mulher samaritana bebeu a “água” (a Mensagem do Evangelho) e foi um instrumento de bênção a todos! Ela reviveu! Ela foi revigorada! A partir daí, o Espírito Santo passou a transformar sua vida dia a dia.

O nosso texto diz que as folhas da árvore (i.e. do homem que encontra prazer na Palavra de Deus) não murcham! Isso demonstra que Deus está nutrindo a sua vida em um mundo seco! Esse sustento divino à sua vida em um mundo árido e sem rumo expressa a Glória de Deus sobre a vida dessa pessoa!

Muitos dão a desculpa de serem muito novos e outros de serem já muito velhos para expressarem a glória do SENHOR, pois já fizeram a sua parte. Não importa a idade, o sexo e a raça, pois o “Rio de Deus” na vida daquele que tem prazer Nele e na Sua Palavra, nunca para de correr e de ser caudaloso!

Você nasceu em Cristo para expressar a glória e o poder de Deus! A prova de que Deus está cuidando da sua vida é que as “suas folhas não murcham”! Há vida fluindo violentamente do seu interior! O homem que se nutre pela Palavra de Deus e pelo Espírito Santo não reflete a morte, mas a abundante vida dos Céus sobre a Terra! Ele deixou de ser mundano e místico, como também rejeitou as suas antigas crenças. Ele exala a “nova vida” em Cristo, pois sabe que ela precisa saltar para fora, fazer o seu trabalho e alcançar a Vida Eterna!

Tudo o que ele faz traz resultados úteis à sua vida e nas daqueles que o cercam. Ele se torna um instrumento divino para que Deus realize os Seus propósitos aos que, por meio dele, são chamados a saciarem a sede das suas almas, em uma vida de comunhão com Jesus. Esse homem se torna um presente para o mundo, mesmo que este não seja digno dele!

Aquele que encontra prazer na Palavra de Deus é revigorado em todas as suas forças, e também encontra motivos para abençoar as pessoas pela graça divina que atua e flui através da sua vida.

2. Tenha prazer na Palavra de Deus e você encontrará direção e segurança para a sua vida.

4 “O mesmo não acontece com os maus; eles são como a palha que o vento leva.”

A ideia é simples: os homens que vivem afastados de Deus andam sem direção e sem segurança. Eles são como um pedaço de palha soprado pelo vento.

Os maus sequer se parecem a uma árvore em algum aspecto. Não se parecem nem a uma árvore em decomposição, estéril e morta. Para Deus, eles são como palha seca lançada pelo vento, sem valor para o fazendeiro – uma substância que ele só deseja separar totalmente dos grãos.

A ideia é que os maus são inúteis aos planos de Deus, pois só plantam orgulho, egoísmo, interesses pessoais e insegurança em toda a sociedade. Eles fazem da vida um jogo, no qual, a qualquer custo, querem sair vitoriosos. Eles não têm escrúpulos, são corruptos, mentirosos, gananciosos e, devido a eles, o nosso momento atual está cheio de insegurança em toda a sociedade. Ela não sabe a quem ouvir, a quem seguir e até se inclina à fala de que a solução mundial está em um governo global.

Quem lê as Sagradas Escrituras sabe muito bem o que acontecerá no futuro e como Deus, por meio de Jesus Cristo, o protegerá do período mais triste da história deste planeta – a Grande Tribulação.

Então, é importante que fique claro o seguinte: aquele que encontra prazer na Palavra de Deus é revigorado a cada dia, pois o amor de Deus se renova a cada manhã no seu coração. Além do mais, ele guarda a Mensagem do SENHOR no seu coração para não pecar contra o Criador, mas também para crescer, manter-se forte, vivo e frutificar para Deus como sendo uma bênção (realizando ações divinas para abençoar) ao seu próximo.

Ele é grato por ter sido revigorado por Jesus e vive para expressar o amor, o cuidado e a grandeza de Deus. Ele procura seguir as orientações da Palavra de Deus e, por isso, o seu coração se enche de esperança; portanto, pensa constantemente no seu Criador, pois o seu maior desejo é conhecê-Lo cada vez mais.

A minha esperança é que todos nós nos mantenhamos arraigados às margens das “águas do SENHOR”, a fim de que todo o nosso ser seja nutrido e, diferentemente dos maus, vivamos na Sua direção, sob a Sua segurança e que pela Sua misericórdia nos seja concedida a graça de estarmos diante Dele na eternidade!

Enquanto aqui, permitamos ser revigorados pelo SENHOR, e na eternidade, perfeitos à semelhança de Jesus, o nosso SENHOR!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação