Texto base:
Salmos 6:6
Estou cansado de chorar. Todas as noites a minha cama se molha de lágrimas, e o meu choro encharca o travesseiro. (Sl.6:6 NTLH)
Este verso dos Salmos tem sido a experiência de muitas pessoas em nossos dias! Estas palavras foram proferidas por Davi, e o que elas revelam? Que Davi estava profundamente deprimido ou em depressão.
Depressão é muito real. Pode fazer com que nos sintamos isolados, sozinhos, sem esperança e nos leva a pensar que tudo ao nosso redor está desmoronando. Na semana passada, eu compartilhei com você uma lista de sintomas, os quais podem ser facilmente observados na vida de uma pessoa deprimida.
Eu mencionei que o tratamento desses sintomas recorrentes de tristeza profunda ou prostração não é fácil. Todavia, nem todas as pessoas sofrem clinicamente de depressão, mas muitas se afundam em um profundo abatimento, por não conhecerem ou não observarem o poder nem os princípios que Deus descreve em Sua Palavra.
Deus não nos criou para sofrermos de depressão, porém, sempre haverá situações em que nos sentiremos angustiados. Isso se dá por sermos propensos ao espírito do engano e por vivermos em um mundo governado tanto pela mentira como pelo pecado.
1. Seja dirigido por Deus e não pelo espírito do engano.
O apóstolo João disse:
Sabemos [i.e. já adquirimos o conhecimento, a revelação da nossa condição] que somos de [i.e. estamos ou nos conservamos ativamente em] Deus e que o mundo todo [i.e. inteiro] está debaixo [i.e. sepultado, permanecendo passivamente sob as influências] do poder do Maligno. (1 Jo.5:19 NTLH)
Então, fixemos as verdades do ensinamento do apóstolo João:
- “Somos de Deus” – nós nos conservamos ativamente em Deus. Então, Deus tem um povo que a Ele se dedica e para o qual o SENHOR empenha o Seu cuidado e abençoa.
- “O mundo está debaixo do poder do Maligno” – o mundo se conserva passivamente sob o poder “daquele” que é contrário à fé em Cristo. Então, Satanás tem um povo, ao qual seu único propósito é corromper seu caráter, a fim de mantê-lo afastado de Deus.
2. Mesmo estando em Deus, você não está livre dos ataques do Maligno.
Quando eu menciono que estamos “ativamente” em Deus por meio de Cristo, não significa que estaremos livres dos males que atingem este mundo, tanto nos aspectos físicos como psicológicos e espirituais. “Sabemos” que o cristão sofre pressões dessas três áreas:
- Perseguição psicológica: nós temos em vários setores no nosso país (Brasil) esse tipo de perseguição, por meio de ameaças e censuras. Em 2014, a Psicóloga (cristã) Marisa Lobo sofreu a sua cassação pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná, devido a acusações feitas por grupos LGBT´s, querendo proibir psicólogos de se identificarem como cristãos. As bases evangélicas e católicas se manifestaram no congresso contra essa decisão. O cristão tem sido constantemente chamado de preconceituoso em nossa sociedade, pois as nossas posições firmes em Deus a ofendem!
- Perseguição física: há cristãos que por professarem a sua fé em Jesus estão sendo assassinados em vários países, e isso, a olhos vistos. Infelizmente, tanto a maioria da mídia e a própria sociedade não divulga como não se impor.
- Perseguição espiritual: é natural que as duas perseguições mencionadas acima são decorrentes desta. Satanás, seus demônios e seus agentes humanos atuam a partir da implantação do medo e, então, ele procura destruir a nossa área psicológica, para depois, arruinar a nossa espiritualidade.
Saiba que Satanás usa a depressão para roubar o poder e a liberdade espiritual de uma pessoa – ele procura usar situações e pessoas para encher nossas mentes de trevas, melancolia e nos derrubar emocionalmente.
3. Confie na ajuda divina para vencer a opressão satânica.
No entanto, Deus quer nos ajudar a vivermos livres dessa opressão satânica, mas, para que isso aconteça, é necessário que confiemos na Sua graça e soberania. Ele quer nos encher com Sua alegria, esperança e com a expectativa das Suas ações em nossas vidas, por meio dos recursos da Sua Graça.
Uma parte importante da nossa luta contra a depressão é a vontade de vencermos a guerra por nossos sentimentos – a substituição da tristeza pelo prazer em Deus. Os sentimentos são inerentes (inseparáveis) e eles precisam se alinhar ao que Deus nos pede, a fim de que as nossas decisões estejam ajustadas aos Seus ensinamentos.
Quando a depressão ataca, parece que nos sentimos indefesos, sem proteção e logo temos vontade de desistirmos de tudo, pois temos medo de enfrentarmos a situação.
4. A maneira como reagimos à depressão fará toda a diferença.
Como cristãos, sabemos que é muito importante resistirmos ao sentimento de depressão logo de início, pois, se permitirmos que essa sensação cresça dentro de nós, Satanás perceberá a nossa fragilidade e nos atacará com toda a sua ferocidade. Como é importante seguirmos os conselhos da Palavra de Deus! Estejamos atentos e, com toda cautela, enfrentemos o Diabo, sem medo.
O apóstolo Pedro nos ensinou o seguinte:
8 Estejam alertas [i.e. calmos, controlados no espírito] e fiquem vigiando [i.e. seja cauteloso, mas ativo] porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí [i.e. rugindo] como um leão que ruge, procurando [i.e. investigando, analisando, tentando descobrir] alguém para devorar. 9 Fiquem firmes na fé [i.e. posicionem-se contra ele] e enfrentem o Diabo [i.e. mantenham-se imóveis, duros, firmes diante dele] porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos. (1 Pe.5:8,9 NTLH)
Todos nós temos que lidar com decepções de tempos em tempos, sejam elas relacionadas a circunstâncias ou pessoas. Vale lembrar que isso se dá na vida de todos os seres humanos! No entanto, se deixarmos que as nossas decepções nos conduzam ao desânimo, o próximo estágio será a depressão.
Portanto, não se deixe impressionar pelo que o Diabo faz, pois o seu trabalho é oprimir você. Porém, mantenha-se fiel a Deus e ao que tem aprendido na Sua Palavra e permaneça firme contra o seu inimigo opressor, pois, desse modo, ele não poderá deprimi-lo. Entretanto, esse processo espiritual deve acontecer logo de início.
Eu sei que a depressão pode ser o resultado de um desequilíbrio físico ou químico, mas para um grande número de pessoas, essa tristeza profunda e mortal é uma questão espiritual. O remédio não está em somente conhecermos o poder de Deus, mas o Seu poder acontece em nossas vidas quando ouvimos e guardamos o que Ele diz.
Nós temos em nossas mãos a Palavra de Deus e temos dentro de nós o Seu Espírito, porque somos Dele! Então, que nós nos mantenhamos Nele, seguindo sempre as Suas instruções.
5. Mantenha-se unido a Cristo em um espírito de alegria.
As instruções do SENHOR, quando observadas, sempre encherão os nossos corações de alegria.
Observemos as palavras de Paulo, o apóstolo:
Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! [i.e. estejam bem com Ele, sejam bem-sucedidos no seu relacionamento com Ele, saúdem sempre a Sua presença em suas vidas] Repito: tenham alegria! (Fp.4:4 NTLH)
É curioso que muitos cristãos entendem essa alegria como o ato de louvar a Deus, porém, o que Paulo nos pede é mais profundo do que pensamos. Alegrar-se no SENHOR não significa dar pulos de alegria, dançar ou louvá-Lo com cânticos de exaltação, mas uma vida bem-sucedida e firme sob as orientações e princípios divinos.
Caso leia o contexto deste verso das Escrituras, você notará que havia uma dissensão entre duas pessoas na igreja (Evódia e Síntique – v.2) e o apóstolo Paulo pediu que elas recebessem toda a ajuda (v.3), pois o comportamento dessas pessoas não glorificava a Deus e enfraquecia a vida de comunhão da Igreja.
Além do mais, o apóstolo salienta a importância da vida em unidade com Cristo (vs.1,4), a fim de vencermos as nossas preocupações diárias com orações cheias de gratidão (v.6). É por meio dessa unidade que a nossa vida interior, isto é, a nossa mente é guardada do mal pela paz de Deus, a qual excede todo entendimento (v.7).
Então, ele pede para enchermos nossas mentes, ou seja, que firmemos nossos pensamentos em tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente (v.8). Por fim, o apóstolo nos pede que sigamos o seu exemplo, tanto em palavras como em ações (v.9).
Muitas vezes, rejeitamos o caminho que nos leva à vida, pois preferimos sucumbir à tristeza e ao desânimo. Infelizmente, nós nos assustamos com os “urros do velho leão”, perdemos a calma, a cautela, a firmeza na fé e corremos na direção errada! Deixamos de reconhecer a presença do Todo-Poderoso para valorizarmos a presença “daquele” que pretende nos oprimir.
O salmista Davi disse:
Tu me mostras [i.e. Tu me ensinas, faz-me ver, perceber e discernir] o caminho que leva à vida. A tua presença me enche [i.e. dá a mim abundância] de alegria e me traz felicidade para sempre [i.e. a felicidade que resiste ao tempo, pois é duradoura ou eterna]. (Sl.16:1 NTLH)
Deus dá a Sua alegria e a felicidade àquele que ama a Sua presença e que está disposto a aprender Dele sobre o caminho que conduz à vida plena – a vida do “Alto”, a vida eterna. É essa vida que vence o nosso desânimo e tristezas, pois ela nos enche de esperança em cada situação da vida.
Nós não conseguimos controlar todas as circunstâncias que nos sobrevêm e nunca ficaremos completamente livres tanto da dor como das decepções, mas que não permitamos que tudo o que enfrentamos hoje arruíne o amanhã!
A escolha está diante si! Deus não o forçará a tomar o caminho que o conduz à vida, pois essa é uma decisão que pertence somente a você. Ele procurará convencê-lo a tirar os olhos das decepções, do desânimo, da depressão, a fim de que você veja e expresse a Sua grandeza ao seu próximo.
Nós não fomos chamados para ficarmos prostrados, amargurados e deprimidos, mas para sermos ativos, persistentes ou obstinados em permanecermos em Deus e em Suas orientações, para sermos abençoados por Ele, enquanto abençoamos as pessoas que nos cercam, de acordo com a Sua vontade.
Paulo pede aos cristãos da cidade de Tessalônica:
Portanto, animem e ajudem uns aos outros, como vocês têm feito até agora. (1 Ts.5:11 NTLH)
Nós não podemos mudar as situações, porém, é Deus Quem as muda. Nós somos transformados por meio delas, a fim de refletirmos cada vez mais a glória e a bondade divina ao mundo. Este, por sua vez, poderá aceitá-la ou rejeitá-la, pois cada um será responsabilizado pelas suas escolhas.
Portanto, mesmo deprimidos e em lágrimas, olhemos para o “Alto”, confiemos na graça divina e vivamos para dar prazer a Deus. Que Ele nos transforme em instrumentos Seus, a fim de compartilharmos a nova vida em Cristo que Ele nos confiou.
A depressão e o Maligno não devem governar a minha vida. Deus merece toda a honra e louvor, pois está sempre pronto a me ajudar e a aliviar a minha dor. Ele me deu a missão de ser uma bênção e quero ser útil às pessoas onde eu estiver. Portanto, que eu ame fazer a vontade de Deus nesta vida, pois cansei de chorar!
Que Deus nos abençoe!