Texto Base:
Lucas 4:18-21
18 “O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos 19 e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo.” 20 Jesus fechou o livro, entregou-o para o ajudante da sinagoga e sentou-se. Todas as pessoas ali presentes olhavam para Jesus sem desviar os olhos. 21 Então ele começou a falar. Ele disse: — Hoje se cumpriu o trecho das Escrituras Sagradas que vocês acabam de ouvir. (Lc.4:18-21 NTLH)
Eu pretendo compartilhar com você o seguinte: Jesus veio para derrotar “aquele” que nós, humanamente, não poderíamos vencer. Que sejamos pessoas com uma fé viva Naquele que veio para nos trazer libertação, vida e poder do Alto! Além do mais, que creiamos e aceitemos o chamado divino para darmos continuidade à obra de Cristo sobre a Terra.
O nosso texto diz que era dia de sábado. Era dia de ir para a sinagoga, segundo o costume judaico. Naquele sábado, na sinagoga de Nazaré, se encontrava “um moço” chamado Jesus, sobre O qual comentários elogiosos eram feitos. Lucas escreveu o seguinte:
14 Jesus voltou para a região da Galileia, e o poder do Espírito Santo estava com ele. As notícias a respeito dele se espalhavam por toda aquela região. 15 Ele ensinava nas sinagogas e era elogiado por todos. (Lc.4:14,15 NTLH)
Os líderes daquela sinagoga decidiram aproveitar a presença “daquele jovem rabino”, “O Qual” era elogiado por muitos, pelo modo como tornava a Escritura Sagrada clara, prática e compreensível a todos. Então, Lhe deram o livro do profeta Isaías (v. Lc.4:17) e Jesus começou a ler um trecho do livro (Isaías 61). Como era o costume, Ele se assentou para explicar (pregar) a todos a passagem bíblica. O texto de Isaías fala da missão do Messias ou do Cristo.
1. Procure entender a missão de Cristo Jesus.
Como já mencionei, o texto de Isaías descrevia a missão do Messias de Israel. Ele veio para:
- Levar boas notícias aos “pobres”. Os que estavam famintos e esperando ouvir a voz de Deus para as suas vidas, após quatro séculos sem nenhuma manifestação divina.
- Anunciar a “liberdade aos presos”. Os que não veem saída para suas circunstâncias desesperadoras, como também aqueles que, pelos seus próprios erros, encerraram suas almas e mentes em uma prisão espiritual e psicológica.
- Dar vista aos cegos. Curar espiritualmente os que não conseguiam mais enxergar a grandiosidade da glória de Deus.
- Libertar os que estão sendo oprimidos. Os que estão aprisionados por forças demoníacas e influenciados por elas.
- Anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o Seu povo. Os que querem se voltar para Ele, a fim de poderem lutar contra os poderes que amarram suas vidas.
Na verdade, Jesus estava proferindo uma mensagem direta aos poderes da esfera do mal! As palavras de Jesus eram uma mensagem a Satanás e àqueles que estavam amarrados por ele.
- “Você tem empobrecido a humanidade nos seus valores espirituais e morais, mas Eu vim para aumentar e incentivar a fome e sede por Deus!”
- “Você tem aprisionado a humanidade nas suas mentiras, enquanto se esconde, mas Eu vim para mostrar como ela pode ser livre do engano, da mentira e do pecado!”
- “Você tem feito com que a humanidade não enxergue e duvide da presença de Deus, mas Eu vim para mostrar a glória de Deus a todos abertamente!”
- “Você tem enviado os seus agentes influenciadores para conduzir as pessoas ao caos, mas Eu vim para invadir o seu falso paraíso e, dentro dele, estabelecer o Reino de Deus e a vida Eterna a todos que crerem.”
- “Você tem arrastado a humanidade para longe de Deus, mas Eu vim para ensiná-la a se aproximar do amor e da graça do Pai!
- Você influenciou Adão a mudar o seu comportamento, mas Eu vim para ferir a sua cabeça e, no momento certo, vou destruí-lo para sempre, lançando-o no Inferno!”
O Inferno deve ter ficado atordoado quando Jesus disse:
20 Jesus fechou o livro, entregou-o para o ajudante da sinagoga e sentou-se. Todas as pessoas ali presentes olhavam para Jesus sem desviar os olhos. 21 Então ele começou a falar. Ele disse: — Hoje se cumpriu o trecho das Escrituras Sagradas que vocês acabam de ouvir. (Lc.4:20,21 NTLH)
2. A missão de Jesus é a nossa missão, isto é, destruir as obras do Diabo.
Muito se fala sobre amarrar o Diabo e expulsá-lo de casas, igrejas, mas isso é impossível porque ele ainda tem a permissão divina para agir sobre a Terra e porque o próprio ser humano tem abrigado o mal em seu coração, o qual se encontra doente e corrompido. (Je.17:9) Se fôssemos expulsar todo o mal existente na Terra, a maior parte da raça humana teria que ser exterminada, pois ela é má e sempre propensa à prática do mal.
Este planeta foi feito para o homem, porém, este, no Éden, o entregou às forças do mal (a Satanás) e agora, não lutamos mais pela Terra, mas pela nossa pátria eterna, celestial – a morada de Deus. Tanto o mundo como o próprio planeta receberão o juízo divino.
A nossa missão neste mundo é conservarmos a nós mesmos no SENHOR e darmos continuidade à missão de Cristo, procurando libertar as pessoas das mentiras e do espírito do engano satânico. A verdade é que não conseguiremos realizar com sucesso essa missão, gritando para os demônios, mas conhecendo bem a maneira como eles agem.
3. Atenda à voz da Vida e seja liberto da morte espiritual.
Que nós cultivemos o forte desejo por uma vida dedicada a Deus, que nos envergonhemos dos nossos pecados diante Dele e que paremos de praticá-los. Que nós atentemos às palavras do apóstolo João, o qual declarou o seguinte:
Quem continua pecando [i.e. vivendo de um modo que o impede de se aproximar de Deus] pertence ao Diabo [i.e. está amarrado ao Diabo] porque o Diabo peca desde a criação do mundo. E o Filho de Deus veio para isto: para destruir o que o Diabo tem feito [i.e. para retirar da humanidade a bandagem na qual ela tem sido amarrada pelo espírito do engano satânico]. (1 Jo.3:8 NTLH)
A última parte deste verso me faz lembrar o momento em que Jesus pediu às pessoas que retirassem a pedra do túmulo de Lázaro, o qual já estava morto há quatro dias. Então, Jesus o chamou para fora com a voz bem alta e pediu novamente às pessoas para que retirassem as bandagens que o prendiam, a fim de que ele ficasse livre. (cf. Jo.11:38-43) Cabe ao homem esforçar-se para tirar a pedra que impede a Glória divina de alcançar pessoas e, depois, retirar delas as bandagens, as quais impedem que desfrutem de uma vida abundante e livre com Deus. Porém, a vida quem dá é o SENHOR!
A igreja precisa ser despertada do seu sono mortal! Que nós possamos ouvir o grito de Cristo nos chamando para fora de nossos túmulos (da morte espiritual), a fim de que, por meio Dele, recebamos toda a vida de Deus e sejamos ajudados por pessoas que realmente querem nos ver livres pela voz Verdade divina!
O aumento da maldade e do cinismo mundano que confronta a Verdade divina, demonstra o desespero de Satanás, o qual tenta cegar as pessoas a respeito da volta de Jesus!
Em consequência dessa previsão, o Inferno tem implantando nos últimos anos o terror sobre a Terra e, principalmente, aos cristãos. Segundo os cálculos de centros de pesquisas em 2019 até o momento, mais de 260 milhões de cristãos estão sendo perseguidos em todo o mundo! Isso compreende a população do Brasil! A perseguição aos cristãos tem se intensificado em todo o mundo e ela só tende a aumentar! Que nós fiquemos firmes e batalhemos pela fé cristã!
4. Prepare-se para uma batalha que envolve uma luta interior, contra o Diabo e seus agentes influenciadores.
No entanto, nós não vencemos o Diabo lutando somente contra ele, mas devemos resistir e retirar das suas mãos aqueles que estão escravizados por ele e que se transformaram em seus agentes influenciadores! Nós só vemos as ações do Diabo por meio dos seus agentes influenciadores. O apóstolo João nos ensina que derrotamos os falsos mestres ou pregadores, pois o Espírito que habita em nós é maior do que aquele que está na vida dos que pertencem ao mundo. (cf. 1 Jo.4:4)
Portanto,
- Que tenhamos a certeza de que somos chamados por Deus e de que temos o Seu Espírito.
- Que tenhamos consciência da nossa pobreza espiritual e da necessidade de Deus em nossas vidas.
- Que tenhamos fome e sede de fazermos a vontade Deus – uma vida dedicada a Ele.
- Que tenhamos o forte desejo de sermos libertados das mentiras espirituais e psicológicas.
- Que tenhamos o forte desejo de vivermos para expressar a glória de Deus.
- Que lutemos contra toda influência satânica e que fiquemos ao lado da Verdade.
- Que creiamos na mensagem do Evangelho de Jesus, a fim de sermos salvos e alcançarmos a plenitude da salvação.
Sozinhos, jamais venceremos aquelas forças estranhas e poderosas que atuam na obscuridade das nossas vidas. Elas tendem a minar a nossa energia e fé, até que o Espírito Santo não consiga mais convencer a nossa mente sobre o amor de Deus.
Que hoje, possamos dar um passo na direção de Jesus e permitamos que Ele quebre essas forças que querem nos aprisionar no espírito do medo, da timidez, da derrota e do negativismo. Jesus é o poder de Deus para nos salvar desses poderes malignos e nos tornar em instrumentos divinos, para levarmos o Evangelho a quem Deus nos mostrar.
Que o mesmo Espírito que atuou na vida de Jesus, atue em nossas vidas com todo o Seu poder! Que a missão de Jesus também seja a nossa!
Que Deus nos abençoe!