Skip to content Skip to footer

Deus trabalha por aqueles que confiam e esperam Nele

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Texto Base:

Isaías 64:4

Nunca ninguém viu ou ouviu falar de outro deus além de ti, de um deus que faz coisas assim em favor dos que confiam nele. (Isaías 64: 4 NTLH)

Deus ama trabalhar por aqueles que esperam Nele e, então, como devem agir os que estão aguardando as Suas ações? Esperar em Deus significa ficar inerte, em silêncio, quieto, enclausurado, ou significa que devemos estar fazendo alguma coisa?

Em certo sentido, Deus trabalha para todos. Ele faz o sol nascer para justos e injustos. Ele manda chuva sobre bons e maus. Ele faz com que, após a semeadura, se faça a colheita, mesmo para suas criaturas rebeldes (Mateus 5:45). Deus trabalha por todas as suas criaturas, e tudo isso tem o objetivo de nos levar ao arrependimento. Mas, em nosso texto, a obra a que se refere não é aquela graça comum concedida a todos, mas uma graça especial que é concedida àqueles que têm certa disposição.

Nunca ninguém viu ou ouviu falar de outro deus além de ti, de um deus que faz coisas assim em favor dos que confiam [i.e. que esperam, que aguardam, que têm expectativas] nele. (Isaías 64: 4 NTLH)

Entretanto, a ação divina mencionada aqui não é apenas o trabalho da criação e preservação da mesma. Não é apenas atender a algumas necessidades naturais humanas, mas, antes, é a ação do Seu poder soberano para fazer o bem ou o que é melhor para o Seu povo. Então, Deus trabalha por aqueles que esperam por Ele.

Sabemos que Deus age pelo Seu povo, a fim de que haja arrependimento, confiança, fidelidade e um conhecimento maior do Seu caráter. No entanto, a questão é: como eu posso confiar e esperar no SENHOR Deus? A primeira atitude é ORAR SEM CESSAR.

1. Confie e espere em Deus, orando sem cessar, com a expectativa do Seu trabalho

As pessoas a quem Isaías está falando estão em dificuldades. Elas estão em perigo, pois os assírios e os babilônios querem invadir Israel. Entretanto, Deus alerta o Seu povo sobre o perigo de cair na tentação de correr para o Egito em busca de ajuda, sendo que deveria confiar Nele. Em vez de esperar pela ajuda de Deus, o Seu povo está tentando buscar ajuda humana. Veja o que o profeta Isaías disse:

Ai dos que descem ao Egito em busca de ajuda, que contam com cavalos. Eles confiam na multidão dos seus carros e na grande força dos seus cavaleiros, mas não olham para o Santo de Israel, nem buscam a ajuda que vem do Senhor! (Is.31:1 NTLH)

Então, quando você decide esperar no SENHOR, a primeira coisa a fazer é ORAR! Antes de qualquer esforço próprio para resolver seu problema ou contratar alguém para isso, aplique-se à oração e busque o conselho e a direção de Deus.

A primeira ação de quem espera por Deus é a oração. Antes de qualquer movimento para a solução de um problema, está a oração. Caso você seja como eu, já empregou muitos esforços e, depois de uma hora, diz: “Eu me esqueci de orar”.

É difícil, mas precisamos criar o hábito de pararmos repetidamente tudo o que estamos fazendo. O apóstolo Paulo disse: “Orem continuamente [i.e. sem cessar].” (1 Ts.5:17 NTLH). Antes de fazer qualquer coisa, em cada ocasião da sua vida, fale com Deus, sussurrando aos Seus ouvidos. E, então, espere com paciência e expectativa.

Orar é como pegar o telefone e ligar para o médico, a fim de lhe perguntar: “Doutor, eu estou com problemas! Há uma dor incessante! Por favor, o que eu devo fazer sobre isso?” Em casos graves, não engolimos qualquer medicamento, mas chamamos o médico.

O que o médico poderá lhe dizer? “Deite-se; não faça nada e tenha calma!” Ou, “Tome o determinado medicamento, levante-se, ande e faça exercícios.” Uma vez que buscamos as instruções do SENHOR, nós prosseguimos para a segunda atitude, que é DESCANSAR ou ACALMAR-SE.

2. Confie em Deus, descansando, com a expectativa do Seu trabalho

A primeira atitude está relacionada a buscar o conselho médico que vimos acima (A ORAÇÃO). A segunda é “DEITAR e se ACALMAR”.

O profeta Isaías, usado por Deus para falar com o Seu povo, disse:

15 Diz o Soberano Senhor, o Santo de Israel: “No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram. 16 Vocês disseram: ‘Não, nós vamos fugir a cavalo’. E fugirão! Vocês disseram: ‘Cavalgaremos cavalos velozes’. Velozes serão os seus perseguidores! (Is.30:15,16 NTLH)

Em outras palavras, Deus estava dizendo aos israelitas: “Sentem-se e vou trabalhar por vocês. Vão com calma e descansem, e eu serei Sua Força.” Eles não iriam obedecer; portanto, não seguiriam o conselho de Deus. Por quê? Porque eles mesmos queriam conduzir a situação e conseguirem, por si mesmos, a vitória. Eles não queriam viver para render e expressar a glória divina, mas a deles mesmos, em cima de cavalos e carruagens.

Às vezes, temos que aceitar a direção frustrante: “Fique quieto, ACALME-SE!”. Precisamos ouvir o que Moisés disse ao povo quando estavam para cruzar o Mar Vermelho:

13 Moisés respondeu ao povo: “Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem. 14 O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se“. (Êxodo 14:13-14 NTLH)

Então, que aprendamos a ficar quietos e descansar no SENHOR! Qual seria a terceira atitude daquele que espera pela ação de Deus? OBEDECER E FAZER O QUE DEUS PEDE.

3. Confie em Deus, “obedecendo e fazendo” o que Ele pede, com a expectativa do Seu trabalho

O médico disse: “Tome seu medicamento e comece a se mexer – faça exercícios! Para que fiquemos no contexto do Antigo Testamento, Deus pode dizer: “Vá para a batalha e lute!

No segundo livro de Samuel, Davi acaba de assumir o controle de Israel, após a morte de Saul, e os filisteus estão cercando o povo de Deus. Então, Davi buscou o SENHOR em oração e disse:

Davi perguntou ao Senhor: “Devo atacar os filisteus? Tu os entregarás nas minhas mãos?” O Senhor lhe respondeu: “Vá, eu os entregarei nas suas mãos“. (2 Sm.5:19 NTLH)

Portanto, a palavra divina para Davi não foi “Fique quieto”, mas que lutasse. Ele não resolveu o problema com as próprias mãos, porém, esperou em Deus, lutando e confiando na Sua graça!

Atente com cuidado ao que vou lhe dizer: nós temos a tendência de pensarmos que esperar significa ficarmos quietos. Porém, quando estamos trabalhando, preparando o que é importante e, às vezes, ficando acordados até tarde, trabalhando ou estudando duramente, não significa que deixamos de esperar, pois, mesmo em alguma atividade, há uma atitude de espera.

A sabedoria divina nos diz no livro dos Provérbios o seguinte:

Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória. (Pv.21:31 NTLH)

Você vê a implicação disso para o soldado? Isso significa que quando o SENHOR diz “Vá para a batalha, ou faça o que deve ser feito”, o guerreiro de Deus não para de esperar. Ele se prepara para a batalha com grande EXPECTATIVA, ou seja, com uma sensação de que lutará com todas as suas forças, mas ele sabe “Quem” lhe dará a vitória.

Não importa se estamos na quietude ou na ação: nós devemos ter uma atitude de espera, um espírito de expectativa, uma confiança em Deus de que, enquanto estivermos na posição correta, Ele fará o trabalho sobrenatural.

Davi, o grande rei e guerreiro, disse:

16 Nenhum rei vence por ter um exército poderoso, nem os soldados conseguem a vitória por causa da sua força. 17 “Não são os cavalos de guerra que ganham a batalha; a sua grande força não pode salvar ninguém.” 18 É o SENHOR Deus quem protege aqueles que o temem, é ele quem guarda aqueles que confiam no seu amor. 19 Ele os salva da morte e nos tempos de fome os conserva com vida. 20 “Nós pomos a nossa esperança em Deus, o SENHOR; ele é a nossa ajuda e o nosso escudo.” (Sl.33:16-20 NTLH)

Que nós aprendamos a ver Deus trabalhar por nós e pelo Seu povo!

Portanto, quando as circunstâncias conspiram a lhe colocar sob pressão, ore e procure se acalmar, mas sempre mantendo a esperança e a expectativa no trabalho de Deus. Antes de fazer qualquer outra coisa, busque ao Senhor e o Seu conselho e se acalme.

Avalie a situação que está enfrentando e pense na maneira mais adequada e correta de agir, de acordo com o que tem aprendido das Escrituras Sagradas, a fim de glorificar a Deus por meio das suas ações. Seja qual for o seu momento, viva sempre para a glória de Deus!

É muito frustrante quando Jesus nos pede para amarmos os nossos inimigos e procurarmos fazer coisas boas para eles, não é? (cf. Mt.5:43-48) Na verdade, gostaríamos de reclamar, buscar posição de vítimas e colocar pessoas contra aqueles que não nos amam. Mas, em vez disso, faça o que deve ser feito: ore, se acalme e ponha em prática os ensinamentos de Jesus, na expectativa do trabalho de Deus.

Antes de ser absorvido pela aflição, Jesus ensinou que devemos buscar o Governo de Deus (Sua direção e Soberania) e uma vida que O agrade, pois o Seu trabalho é nos dar o que deve ser acrescentado às nossas vidas. (cf. Mt.6:33) Em qualquer situação em que estivermos, que tenhamos fome e sede de fazermos a vontade de Deus, pois o Seu trabalho é nos deixar completamente satisfeitos! (cf. Mt.5:6)

Aprenda a ter prazer em Deus, tanto na abundância quanto na escassez e, desse modo, Jesus trabalhará para que você receba toda a força e recursos para enfrentar qualquer tipo de situação. (cf. Fp.4:13) Siga a Jesus como um discípulo verdadeiro, aprendendo com Ele a ser bondoso e humilde de coração, e Ele trabalhará para que você tenha descanso e alegria de alma. (cf. Mt.11:29)

Portanto, quer fiquemos quietos e nos sentemos, quer trabalhemos, tenhamos isto em comum: que esperemos no SENHOR e que tenhamos um espírito de expectativa de que o resultado final está em Suas mãos. A vitória para o cristão, nas diferentes situações, não depende do trabalho de homens poderosos ou de recursos humanos, mas do SENHOR! Deus trabalha por aqueles que esperam Nele!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação