Skip to content Skip to footer

O Senhor é a ajuda e o escudo aos que O temem

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Texto base:

Salmos 33:16-20

16 Nenhum rei vence por ter um exército poderoso, nem os soldados conseguem a vitória por causa da sua força. 17 “Não são os cavalos de guerra que ganham a batalha; a sua grande força não pode salvar 18 É o SENHOR Deus quem protege aqueles que o temem, é ele quem guarda aqueles que confiam no seu amor [i.e. que esperam e dependem da Sua bondade, fidelidade, misericórdia]. 19 Ele os salva da morte e nos tempos de fome os conserva com vida. 20 “Nós pomos a nossa esperança [i.e. nós aguardamos ou esperamos] em Deus, o SENHOR; ele é a nossa ajuda [i.e. o socorro] e o nosso escudo.” (Sl.33:16-20 NTLH)

Sobre qual base nós temos construído a nossa vida de fé e confiança? O texto fala de um rei poderoso (sobre líderes políticos?), de soldados (sobre um grande exército?) e de cavalos preparados para a guerra (sobre o poderio bélico?).

O mundo em que vivemos tem procurado confiar em tudo isso e, infelizmente, continua caminhando em profunda insegurança. Países têm buscado políticos fortes, um exército poderoso e tecnologia avançada em armamentos bélicos, a fim de se sentirem seguros, porém, outros estão fazendo o mesmo, e essa competição continua gerando insegurança, fome e mortes.

1. Longe de Deus, só há desencantos ou desilusões

A verdade é que vivemos em um mundo moldado pelo orgulho, egoísmo, desejo pelo poder e essas características fazem parte do caráter de Satanás e do “mundanismo” (filosofia de vida que é contrária aos preceitos de Deus); por isso, cada vez mais, a população mundial vive sem uma esperança viva. Há países que “se fortalecem” e provocam guerras contra outras nações, não porque estão sendo subjugados, mas para que os membros do partido político dominante se tornem cada vez mais ricos.

Longe de Deus, as pessoas nunca encontrarão o sentido real do que é vitória, proteção, bondade, esperança e uma vida digna e livre. Pode acontecer uma melhora momentânea e mascarada, porém, logo aparece o desencanto ou desilusão, porque o poder entorpece. Todo aquele que espera a liberdade e o melhor deste mundo é como o escravo que, no passado, trabalhava forçosamente o dia inteiro, mas que teria de encarar noites mal dormidas em uma senzala!

O apóstolo Paulo alertou os cristãos, dizendo o seguinte:

29 “Irmãos, o que eu quero dizer é isto: não nos resta muito tempo, e daqui em diante os casados devem viver como se não tivessem casado;” 30 “os que choram, como se não estivessem chorando; os que estão rindo, como se não estivessem rindo; os que compram, como se não fosse deles aquilo que compraram;” 31 os que tratam das coisas deste mundo, como se não estivessem ocupados com elas. Pois este mundo, como está agora, não vai durar muito. (1 Co.7:29-31 NTLH)

Em outras palavras: “Irmãos, como é importante que vocês sempre se lembrem de que o nosso tempo neste mundo vai-se reduzindo. Por essa razão, aqueles que têm esposas deveriam manter-se tão livres quanto possível para o Senhor; a tristeza, a felicidade, a riqueza nunca deveriam impedir a ninguém de fazer o trabalho de Deus. Aqueles que usufruem das coisas boas que a vida oferece devem saber como usá-las, mas sem se deixar prender por elas; porque o mundo, na sua forma atual, no momento predeterminado por Deus, acabará.”

2. Cuidado com o alimento que você oferece à sua mente

Nós fomos criados para temermos a Deus (respeitá-Lo, reverenciá-Lo) e O obedecermos em todos os nossos caminhos, mas temos sido dominados pelo medo e pela vergonha de sermos diferentes das outras pessoas, em relação a pensamentos, palavras e ações. Os cristãos autênticos sabem que os preceitos do Evangelho incomodam aqueles que rejeitam Jesus e que estes lhes trarão incômodos, zombarias e perseguições. (Jo.15:18-21)

O mundo tem procurado nos seduzir a abandonarmos os ensinamentos divinos por vários meios e, hoje em dia, tem usado a internet, por meio de sites nocivos e repugnantes, os quais transmitem ideias e mensagens subliminares que têm afastado os filhos dos pais, os cônjuges de seus parceiros e distorcido o sentido da verdadeira espiritualidade, na qual é construída uma vida bem-sucedida pela prática da ética e da moral elevada.

A internet poderia ser usada por muitos como um vasto campo de aprendizagem e cultura, mas tem se tornado uma espécie de canga, a qual mantém inúmeras pessoas longe de Deus, prendendo-as nos caminhos do mundanismo e de Satanás!

(…) meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. (Fp.4:8 NTLH)

As palavras de Paulo se referem à nossa responsabilidade para com a nossa mente. Esse é o trabalho de quem realmente teme a Deus, O ama, tem prazer Nele e, por isso, lê a Sua Palavra, pensa, estuda (medita) e evita o erro do que guardou no coração pela análise. (Sl.119:11)

3. Quem não teme ao SENHOR vive como uma ovelha que não tem pastor

Voltando à ideia do nosso texto base, os líderes fortes, os grandes e poderosos exércitos, os avanços tecnológicos tanto na ciência como na indústria bélica, não têm salvado pessoas da angústia, da depressão, da amargura, do suicídio, do crime, da maldade, da fome e nem promovido a vida como Deus a criou.

O ser humano se encontra abandonado e procura se agarrar em qualquer “fio” que lhe dê esperança. Todavia, sem Deus, não há esperança alguma, a menos que o ser se disponha a aprender os preceitos do SENHOR. Certa vez, Jesus, ao descer do barco em que estava, olhou para a multidão e a viu como ovelha sem pastor e, então, passou a ensiná-las. (Mc.6:34)

4. Tema ao SENHOR e confie na Sua ajuda e proteção, enquanto estiver neste mundo

Caso você não tenha o desejo de conhecer o caráter de Deus, por meio das Escrituras e dos seus verdadeiros ensinamentos, em quem estará a sua esperança e proteção? Em uma ideia? Em uma crença oral e distorcida da Verdade? Nas palavras e nos gritos de um pregador carismático ou cativante? Em uma denominação que supõe ser a única possuidora do poder de Deus?

A falta do conhecimento de Deus destrói a liderança de um país e a própria nação! (Os.4:6) É muito importante conhecermos a Deus para O temermos e participarmos das Suas promessas maravilhosas, porém, as promessas do SENHOR não alcançarão o seu ápice neste mundo, mas na Eternidade. Este mundo, segundo o que lemos de Paulo, não durará muito!

Entretanto, Deus nos tem dado recursos materiais, espirituais e morais como parte de Suas promessas, as quais nos têm ajudado a sermos perseverantes em nossa caminhada para a Eternidade, enquanto aqui, ajudamos outras pessoas com a mesma ajuda que temos recebido de Deus. (2 Co.1:3,4)

O nosso texto base diz:

18 É o SENHOR Deus quem protege aqueles que o temem, é ele quem guarda aqueles que confiam no seu amor [i.e. que esperam e dependem da Sua bondade, fidelidade, misericórdia]. 19 Ele os salva da morte e nos tempos de fome os conserva com vida. 20 “Nós pomos a nossa esperança [i.e. nós aguardamos ou esperamos] em Deus, o SENHOR; ele é a nossa ajuda [i.e. o socorro] e o nosso escudo.” (Sl.33:18-20 NTLH)

Na próxima semana, se Deus quiser, eu gostaria de compartilhar sobre alguns outros benefícios aos que temem (respeitam, reverenciam por amor) ao SENHOR.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação