Skip to content Skip to footer

A fé me faz enxergar o que eu preciso ver (Parte 2)

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Texto Bíblico:

Habacuque 3:16-19

16 Quando ouvi tudo isso, fiquei assustado, e os meus lábios tremeram de medo. Perdi todas as forças e não pude ficar de pé. Portanto, vou esperar, tranquilo, o dia em que Deus castigará aqueles que nos atacam. 17 Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, 18 mesmo assim eu darei graças ao SENHOR e louvarei a Deus, o meu Salvador. 19 O SENHOR Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro. (Habacuque 3:16-19 NTLH)

No último domingo (11/10/2020), eu compartilhei com você quatro verdades sobre a fé, quando meditamos em Habacuque 3:16-18. Nós vimos que nos dias de Habacuque, o profeta de Deus, o cenário de seus dias era de caos, imoralidade e corrupção. A violência dominava as ruas das cidades e aldeias. O mundo conhecido estava envolto em guerras e o povo de Deus estava entregue ao paganismo e à idolatria por haver rejeitado Deus.

Habacuque, por sua vez, lutou contra si mesmo para ser submisso a Deus e, com a ajuda Dele, demonstrou uma vida de fé. Ele, o profeta, deve ser observado como um exemplo de homem de fé em uma situação que não podia controlar. A fé de Habacuque fez com que ele enxergasse o que precisava ver! Então, vimos que:

  • A fé nos faz enxergar a presença de Deus sobre as circunstâncias do momento;
  • A fé nos faz enxergar a Deus como a nossa maior riqueza;
  • A fé nos faz enxergar a justiça divina sendo executada em um tempo divinamente determinado;
  • A fé nos faz enxergar a grandeza do SENHOR, o Deus da nossa salvação.

Quando nós nos propomos a andar pela fé, saibamos que teremos de enfrentar circunstâncias adversas, nas quais poderemos sentir o desejo de “jogar a toalha” ou desanimarmos de tudo. Porém, sabemos que todo aquele que espera no SENHOR precisa ser forte e corajoso! Então, a fé nos leva a enxergar que precisamos lutar contra os nossos pensamentos e sentimentos, assim como confiarmos nas ações de Deus contra os nossos inimigos.

1. Lutar contra os próprios pensamentos e sentimentos é uma batalha espiritual que glorifica a Deus

Há momentos na vida em que não conseguiremos lutar contra os que se opõem a nós. Tudo parece perdido! Todavia, é nesse momento que a fé nos leva a enxergar algo que precisamos ver: a nossa responsabilidade de lutarmos contra nós mesmos, luta esta que precede as ações divinas contra tudo e todos, contra os quais não temos a capacidade e os recursos momentâneos de lutar.

Quando procuramos lutar contra o que exteriormente se opõe a nós, sem antes lutarmos contra os nossos pensamentos e sentimentos, falaremos o que não deveríamos falar e agiremos intempestivamente ou sem domínio próprio – tomaremos decisões erradas!

O salmista Davi disse:

Sejam fortes [i.e. sejam animados] e tenham coragem [i.e. tornem-se obstinados, persistentes, perseverantes], todos vocês que põem a sua esperança [i.e. vocês que confiam e esperam] em Deus, o SENHOR! (Sl.31:24 NTLH)

Por que os que põem a sua esperança em Deus precisam ser fortes e corajosos? A resposta é simples: para que lutem contra a falta de paciência, pensamentos não provenientes da Verdade ou Sabedoria divina, a fim de não desistirem da vida com Deus nas adversidades. Portanto, empenhar-se para ser forte e corajoso é uma atitude que glorifica a Deus e a luta contra si mesmo é uma batalha espiritual sobre a qual poucos falam!

Observemos na experiência de Davi o que estou expondo: nesta vida, nós teremos de lidar com armadilhas, aflições, perigos, inimigos, dúvidas, tristezas, rejeições, insultos e a nossa incredulidade. Todas essas situações fazem parte do contexto do verso bíblico que lemos no Salmo 31:24. (Leia quando puder todo o Salmo 31)

Houve um momento em que Davi, o autor do Salmo, disse:

Fiquei com medo e pensei [i.e. na minha falta de paciência, eu passei a pensar] que ele [Deus] havia me expulsado [i.e. rejeitado] da sua presença. Mas ele ouviu o meu grito quando o chamei pedindo ajuda. (Sl.31:22 NTLH)

Davi é conhecido na Bíblia como um homem de fé, guerreiro e corajoso, a pessoa que Deus encontrou para ser obediente e fazer a Sua vontade – um homem segundo o coração de Deus. (vd. At.13:22) Contudo, nós lemos que ele estava com medo e alimentando a sua mente com inverdades. Por quê? Porque o seu plano de visão era horizontal, isto é, ele estava avaliando a sua condição pessoal pelo que via e não pelo que precisava ver. Davi era um homem de fé e, portanto, a sua fé lhe mostrou algo que precisava ver, isto é, lutar contra si mesmo.

Quando passou a lutar contra os seus pensamentos e sentimentos, Davi, pela fé, ergueu a sua visão para o caráter do Deus, para Aquele que não abandona os que O amam e são sinceros diante Dele. Davi, pela fé, entendeu que só poderia lutar contra si mesmo com a ajuda de Deus e do seu conhecimento Dele.

Após a certeza de ter sido ouvido por Deus e por Ele fortalecido, Davi dá um conselho aos que creem no SENHOR:

Amem o SENHOR [i.e. tenham prazer em Deus e que Ele seja a sua comida, alimento, descanso e sabedoria], todos os que lhe são fiéis! [i.e. os que permanecem firmes, que creem e são dedicados a Deus] Ele protege os que são sinceros [i.e. os que se humilham diante Dele, que sentem vergonha por não confiarem nos preceitos divinos], mas os orgulhosos [i.e. os arrogantes] ele castiga como merecem. (Sl.31:23 NTLH)

Repare que Davi não aconselha a pensar positivamente, pois, em vez de buscar pensamentos positivos, ele buscou a Pessoa de Deus, foi ouvido e saiu fortalecido do seu momento de oração. Há um grande equívoco entre os cristãos nos dias atuais: acreditar que pensamentos positivos ajudam e fortalecem pessoas. Eles não dão a sabedoria que precisamos para enxergar o nosso verdadeiro sentido de vida, mas nos mantêm presos nos nossos desejos egoístas ou interesses pessoais.

O cristão é chamado para ser uma pessoa dedicada a Deus, confiar Nele e fazer a Sua vontade. Para que isso se torne realidade na sua vida, ele precisa aprender a se humilhar diante de Deus, isto é, sentir vergonha das suas fragilidades espirituais (incredulidade) e morais (atitudes não aprovadas por Deus) diante Dele. Essa luta espiritual é o que pode fazer com que o cristão se torne em uma pessoa “segundo o coração de Deus”!

A experiência de Habacuque não foi diferente à de Davi, ou seja, no que se refere à sua luta interior. O momento histórico de Habacuque era muito pior ao de Davi, mas não à sua luta interior contra seus pensamentos e sentimentos. O profeta (pregador) teve de lutar contra si mesmo, confiar na soberania divina e crer nas ações posteriores de Deus contra os inimigos, com os quais ele não poderia lutar.

Naquelas condições, quando os babilônios invadiriam Israel e, pela vontade divina, levariam quase todo o povo como escravo à Babilônia, a fé de Habacuque o levou a enxergar o que precisava ver!

2. O SENHOR Deus é a Força para aquele que crê Nele e se submete a Ele

O SENHOR Deus é a minha força. (NTLH)

Para que você seja fortalecido no SENHOR, é necessário que, antes de tudo, tenha força e coragem para lutar contra si mesmo, pois os desejos da natureza humana decaída (paixões da carne) fazem parte do time das forças do mal (Satanás, demônios, o mundanismo e a carne), as quais lutam constantemente contra a Verdade e a Soberania divina. (vd. Mt.12:33-35; 15:11) Portanto, não descarte a natureza humana, como não sendo inimiga do próprio Deus, pois ela é! (vd. Gl.5:17)

Satanás e seus demônios não lutam contra Deus, mas contra a Verdade divina que é semeada na mente humana. Todavia, diferente de Satanás e de seus demônios, o ser humano é a criação que tem tido a ousadia declarada e constante de lutar contra a Pessoa de Deus! Quanto a isto, que nós observemos quantos reis, imperadores e pessoas comuns que apelaram e ainda se nomeiam como sendo divindades!

Todos esses homens tiveram um final trágico e um exemplo bíblico é o de Herodes Agripa, o qual está registrado em Atos 12:21-23. Portanto, não há a necessidade de se autointitular como divino, mas basta que se aceite a honra que só Deus merece, e a desgraça é iminente. (vd. Pv.16:17,18)

Então, o caminho para ser fortalecido pelo SENHOR é seguir o conselho de Paulo:

13 “Porque, se vocês viverem de acordo com a natureza humana, vocês morrerão espiritualmente; mas, se pelo Espírito de Deus vocês matarem [i.e. liberar-se do compromisso com, fazer morrer] as suas ações pecaminosas, vocês viverão espiritualmente.” [i.e. fortalecidos na Vida verdadeira] 14 Pois aqueles que são guiados [i.e. dirigidos, influenciados] pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. (Rm.8:13,14 NTLH)

Habacuque, o profeta de Deus, viu o seu povo (Israel) que, pensando ser forte, se deixou levar pelas suas ações pecaminosas e se vergou ante o poderio babilônico, para sofrer o castigo de Deus. Habacuque viu pessoas boas e justas sofrendo pelos erros dos maus e injustos, mas ele tomou a decisão de ser forte e corajoso para confiar e se submeter aos planos de Deus. A sua decisão pela fé o fez enxergar o que precisava ver: o triunfo sobre si mesmo. Então, ele declarou: “O SENHOR Deus é a minha força!

Com certeza, haverá situações que você não conseguirá mudar para melhor e, nesses dias maus, terá que enfrentar ataques satânicos, mundanos e carnais contra a Verdade divina em seu interior. Então, você terá que optar por encaminhar sua vida à presença de Deus, a fim de ser fortalecido por Ele e alcançar uma visão mais ampla das circunstâncias que o envolve.

3. Mesmo em meio à adversidade, Deus dá firmeza aos passos para quem Nele crê e se submete a Ele

Ele torna o meu andar firme como o de uma corça […]. (NTLH)

Habacuque usa de uma figura de linguagem, comparando-se a um cervo que, mesmo faminto e sedento por água abundante no deserto onde vive, encontra força na sua natureza para subir montanhas – ir a passos firmes para o alto.

É lógico que Habacuque não conseguiria (fisicamente) escapar à ferocidade da invasão babilônica, mas as suas palavras revelam para qual natureza estava se submetendo, isto é, ele não permite ser dominado pela sua natureza humana, satânica e mundana, mas se sujeita à natureza espiritual, a qual agia em seu interior.

Então, com a “firmeza” da Verdade em sua mente, Habacuque decide ir às alturas, na direção de Deus, para que Nele encontrasse abrigo ou refúgio.

4. A fé faz com que as regiões celestiais sejam o lugar para aquele que crê e se submete a Deus

[…] e (i.e. Ele, Deus) me leva para as montanhas, onde estarei seguro. (NTLH)

Mais uma vez, eu afirmo que o que levou Habacuque a confiar em Deus não foi a sua emoção e sentimentos, mas a força do SENHOR que agia nele – a natureza espiritual – “Ele me leva para as montanhas […]”. A natureza espiritual que age em nós é a vida de Jesus Cristo.

Eu gostaria de terminar, citando um versículo da carta de Paulo aos cristãos de Filipos. Eu vou retirá-lo do seu contexto, mas gostaria de expor o princípio nele apresentado.

[…] Deus está sempre agindo [i.e. de modo eficaz] em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento [i.e. que ‘desejemos’ ter prazer em Deus] como nas ações [i.e. como fazermos a Sua vontade com alegria]. (Fp.2:13 NTLH)

Que o SENHOR nos ajude a enxergarmos o que precisamos ver, mas, para isso, é necessário que tenhamos prazer Nele, a fim de estarmos, pela fé, fazendo a Sua vontade em meio ao caos, pois é só pela fé (fidelidade, submissão e obediência ao SENHOR) que seremos aceitos por Deus.

A mensagem é esta: Os maus não terão segurança, mas, as pessoas corretas viverão por serem fiéis a Deus [i.e. o justo, pela sua fé, viverá]. (Hc.2:4 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação