Skip to content Skip to footer

As quatro mentiras que levam o homem à ruína (Parte 4)

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Texto base:

2 Coríntios 11:1-3

1 Eu gostaria que vocês me suportassem mesmo quando sou um tanto louco. Por favor, me suportem! 2 O mesmo zelo que Deus tem por vocês eu também tenho. Porque vocês são como uma virgem pura que eu prometi dar em casamento somente a um homem, que é Cristo. 3 Pois, assim como Eva foi enganada pelas mentiras da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida e vocês abandonem a devoção sincera e pura a Cristo. (2 Co.11:1-3 NTLH)

Deus não é injusto quando nos pune! Os Seus mandamentos, por mais antiquados e inadequados aos dias atuais (segundo pensam alguns), devem ser observados e obedecidos pelos cristãos verdadeiros.

Mas a cobra afirmou: — Vocês não morrerão coisa nenhuma! (Gn.3:4 NTLH)

As palavras de Satanás procuravam fazer com que Eva não temesse a ordem divina. Portanto, quem não teme (respeita, reverencia) a Deus, jamais desenvolverá uma vida espiritual e de comunhão sadia com Ele, mas se afastará Dele e da Vida Eterna.

Subliminarmente, o Diabo procura acusar Deus de manter-Se admirado, por meio da implantação do terror na mente daquele que Nele crê. Ele queria que Eva alimentasse a sua mente com a ideia de que Deus, o Ser infinitamente bondoso e gracioso (generoso), não a puniria com a morte por causa de uma única fruta. Como Ele destruiria a obra mais excelente das Suas mãos: o ser humano? A mentira envolvia o pensamento que perdura até os dias atuais: Deus não é um Ser que pune as pessoas por motivos pequenos.

Quando pensamos e falamos que Deus é Bom, que Ele é Amor e excluímos a Sua santidade e a Sua justiça, nós estamos proferindo “uma meia-verdade”. Toda meia-verdade é uma mentira! Satanás estava manipulando os pensamentos de Eva a acreditar em meias verdades: “Eva, você e seu marido Adão são a glória da criação de Deus e se Ele os punir do modo como pensam, irá contra Si mesmo e Seus atos grandiosos! Seria Ele injusto a tal ponto? Então, desconsidere tal punição, pois Deus não fará isso!

Esse tipo de pensamento parece tolo, mas ele permeia na mente de milhões de pessoas hoje em dia. Esse modo de pensar gerou a filosofia do “Ageísmo”, a qual compreende uma visão negativa, aversão, discriminação e preconceito direcionado a pessoas mais velhas, aos idosos. O Ageísmo também é conhecido pelos vários estereótipos (clichês) que banalizam ou desvalorizam a dignidade humana das pessoas mais velhas.

Os adeptos do Ageísmo ultrapassaram os limites humanos e agora zombam do que denominam como sendo envelhecido, ultrapassado e não aceitável para o modelo de vida atual. Seus adeptos dizem: “O Cristianismo precisa se modernizar e aceitar uma nova roupagem, tanto no visual como nas palavras, a fim de se adequar aos tempos de modernidade”.

O salmista disse:

Agora que estou velho, e os meus cabelos ficaram brancos, não me abandones, ó Deus! Fica comigo enquanto anuncio o teu poder e a tua força a este povo e aos seus descendentes. (Sl.71:18 NTLH)

Eu já ouvi pregadores famosos pregarem que a volta de Jesus é uma utopia (fantasia, mito), mas que Ele não voltará como está escrito nas Escrituras e que tudo não passa de uma pressão divina sobre a mente do Seu povo, a fim de que ele permaneça na fé. Eles desprezam a Palavra de Deus!

Jesus disse:

1 Jesus disse: — Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. 2 Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. 3 E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês. (Jo.14:1-3,18 NTLH)

Jesus não estava iludindo pessoas, mas afirmou que voltará para nos levar com Ele à Casa do Pai Eterno. Tudo o que Jesus disse é verdadeiro e acontecerá! Tudo o que vemos e ouvimos desaparecerá, mas as palavras do nosso Mestre permanecerão para sempre! (vd. Mt.24:35)

A volta de Jesus para buscar a Sua Igreja será uma forma de juízo àqueles que não O levaram a sério, que desdenharam da Sua promessa e terão de ficar sob os terrores do governo do Anticristo, o qual proibirá a confissão pública e a fidelidade a Jesus. Os que ousarem desobedecê-lo serão punidos com a morte.

Deus é Justo e, por isso, Ele está dando a oportunidade a todos de Se aproximarem Dele nestes dias, por meio de Cristo.

Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer [que confiar e aceitar a incumbência, a missão, os encargos, os propósitos de Jesus] não morra, mas tenha a vida eterna. (Jo.3:16 NTLH)

Deus deu ao ser humano uma incumbência: cuidar do Éden em todos os sentidos, mas tanto Adão como Eva falharam. Em vez de guardarem o Jardim do Éden do mal, eles se tornaram a entrada do mal para dentro do mesmo e, por isso, mereceram a punição – foram expulsos daquele lugar.

Deus nos deu a incumbência de cuidarmos da Sua Igreja e protegê-la do mal. Portanto, todo aquele que se torna uma porta aberta para a entrada do mal será punido, ainda que esteja realizando coisas em nome de Jesus.

21 — Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. 22 Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!” 23 Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal! [i.e. não resistem o mal, trabalham para interesses pessoais]” (Mt.7:21-23 NTLH)

O julgamento do SENHOR não será injusto a esse tipo de gente, pois Ele é Onisciente e conhece tanto o interior como as intenções de cada pessoa.

Eva, pelas palavras da “velha serpente”, teria de escolher entre duas mortes: a morte para si mesma (a negação do eu) ou a morte da sua vida espiritual e moral (afastar-se de Deus). Infelizmente, ela escolheu a segunda opção, acreditando na mentira de Satanás.

Eva permitiu que a sua mente fosse corrompida e abandonou a devoção sincera e pura a Deus. Em vez de continuar servindo a Deus, tendo prazer Nele, preferiu a busca pelo poder e prazer pessoal servindo ao Diabo. O orgulho e o egoísmo se manifestaram na sua vida e ela se transformou no instrumento satânico para a queda do seu esposo. Toda a raça humana foi então contaminada, pois todos pecaram e se afastaram da presença gloriosa de Deus. (vd. Rm.3:23)

Várias vezes, Jesus disse “Vá e não peques mais.” Ele deu uma ordem, um mandamento. Do mesmo modo, Deus deu mandamentos ao Seu povo no deserto e deixou claro que a desobediência a eles resultaria em punições, porque a Lei sem punições não passaria de meras advertências. Deus não deixa impune o pecador (desobediente), pois este terá de arcar com as consequências dos seus pecados ou da sua desobediência. (vd. Ez.18:20-24)

Ainda em Ezequiel (no verso 25), Deus diz:

Mas vocês dizem: “O que o Senhor faz não está certo [i.e. Deus é injusto].” Escutem aqui, israelitas! Vocês pensam que o meu modo de fazer as coisas não está certo? Pois o modo de vocês é que não está. (Ez.18:25 NTLH)

Como é fácil esquecermos de que o que somos e temos devemos a Deus e àqueles que, no passado, lutaram bravamente pelos princípios e valores da Palavra de Deus. Como eu gostaria que tivéssemos em mãos toda a literatura do período dos Puritanos que, ao legado que nos deixaram, muitos cristãos denominam como antiquado e inadequado ao nosso tempo.

O problema é que nos acostumamos com uma conduta de pecados e desrespeito a Deus, em todas as esferas de nossas vidas. Pregar contra o pecado é pecado em muitas igrejas! Os Puritanos pregavam a pureza espiritual e moral, uma vida de obediência e dedicada a Deus para a realização das “boas obras” (vontade divina).

Infelizmente, o que importa para muitos “cristãos” dos dias de hoje é o lucro, a boa vida e o poder por meios ilícitos, pois seguem o exemplo de Eva. Presos aos interesses pessoais, tristemente, colocam o Reino de Deus em segundo lugar. (vd. Mt.6:33)

Muitos cristãos não acham justo o que Deus lhes pede. Trabalhar na construção de uma arca por 120 anos era uma bobagem, pensavam os que não pertenciam à família de Noé! Porém, chegou o dia do juízo e o grande Dilúvio cobriu a Terra! Eu não sei quando se dará a volta de Jesus, mas ela virá como um ladrão que ataca a nossa casa em uma hora inesperada! Jesus virá em um momento em que não O estivermos esperando. (2 Pe.3:10; Mt.24:36-44)

O meu desejo é que não tratemos os mandamentos de Deus com apatia e desprezo. A vida verdadeira está no esforço de os cumprirmos. Que não sejamos como portas para a entrada do mal, mas que sejamos sábios, a fim de abrirmos a porta para a entrada da vida de Jesus onde estivermos. Que não troquemos a vida que Deus nos deu por interesses e prazeres pessoais, mas que troquemos o “mundo” pela Vida Eterna!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação