Isaías 50:10,11
Texto Base:
10 Escutem, vocês que temem o SENHOR e obedecem às ordens do seu servo: se o caminho em que andam é escuro, sem nenhum raio de luz, confiem no SENHOR, ponham a sua esperança no seu Deus. 11 “Mas vocês que acendem uma fogueira e se armam com flechas incendiárias, todos vocês cairão no fogo que acenderam e serão mortos pelas suas próprias flechas. O SENHOR mandará esse castigo; um sofrimento horrível os espera.” (Is.50:10,11 NTLH)
A proposta divina aos que temem e obedecem a Jesus é que quando eles estiverem andando na mais completa escuridão, que não percam a confiança e a esperança no seu Deus. Que não confiem nas suas próprias capacidades, como fazem os desobedientes, criando luzes artificiais, pensando que estas lhes darão calor e proteção em meio às adversidades.
Há quem pense que a vida com Deus é um meio para se obter soluções de problemas pessoais neste mundo. Quem pensa deste modo, se engana. A vida com Deus não é uma “tábua de salvação”, pois esta expressão é uma figura de linguagem, cujo significado é um auxílio temporário para o caso de enchentes, até que o nível das águas baixe. Depois disso, a “tábua” fica de lado. Muitos fazem o mesmo com a Pessoa de Deus, após perceberem que as coisas não estão tão graves.
Eu não duvido que, em muitas ocasiões, Deus usa o instinto de sobrevivência para chamar pessoas até Ele. Porém, ninguém consegue manter-se unido a Ele, tendo-O como Aquele (“tábua de salvação”) que existe somente para dar soluções às suas crises pessoais e circunstanciais momentâneas. Quem vive em comunhão com o Eterno e entende a missão que Dele recebe, precisa estar disposto a negar-se a si mesmo, obedecendo-O até a morte.
O “Exemplo” que nos foi dado por Deus é o de Jesus (Deus encarnado), que veio à Terra para educar os homens sobre como andar com Deus, e é a Ele que precisamos ouvir e imitar.
1. O comportamento inadequado dos maus faz com que tanto eles como os bons sofram
O nosso texto base é uma declaração divina a duas classes de pessoas que passarão pelos mesmos caminhos escuros:
- Os que temem a Deus e O obedecem e,
- Os desobedientes, cuja característica é confiar em si mesmos, nas suas próprias forças e nos seus recursos pessoais em momentos de crise.
O capítulo 50 do livro de Isaías é a resposta de Deus ao Seu povo, o qual Dele reclamava de tê-lo abandonado ao seu adversário – os babilônios. Diziam eles, os israelitas, que Deus os havia vendido aos seus futuros opressores, mas a resposta divina, por meio de Isaías, foi que eles mesmos se venderam, devido às suas maldades, imoralidades e pela prática de todo tipo de idolatria e males que dela procediam. (Is.50:1)
Deus lhes disse que não Lhe faltava o poder para salvá-los de seus adversários, mas eles rejeitaram a bondade divina. Deus os chamou para perto, mas eles também rejeitaram o Seu chamado. (Is.50:2,3)
Uma pergunta: por que os que amavam a Deus teriam de percorrer o mesmo caminho escuro dos desobedientes? Neste mundo, não é incomum vermos o honesto sofrendo por causa do desonesto. Vemos famílias sofrendo por culpa do mau comportamento de um de seus membros. Observamos povos, países e nações sofrendo, devido às más administrações e à corrupção de seus representantes políticos.
O comportamento inadequado e o desleixo de alguns trazem consequências desagradáveis a todos. O sábio disse:
Se por preguiça você deixar de consertar o telhado da sua casa, ele acabará ficando cheio de goteiras, e a casa cairá. (Ec.10:18 NTLH)
Imaginemos uma situação: uma família reside numa casa e o telhado precisa de reparos. Alguém é nomeado para cuidar do mesmo, mas o trata com desleixo. Depois de uma forte tempestade, a casa desmorona e toda a família sofrerá pelo desmazelo do outro. A negligência de um afetou o bem-estar de outros, os quais, após o acontecido, entraram em pânico. Entretanto, eles também deveriam ser considerados como culpados pela situação, por não estarem falando e supervisionando o escolhido pela sua responsabilidade ao bem de todos. Todos ficaram desesperados! O desespero é inerente ao ser humano, mas ele não resolve o problema.
Algumas vezes, nós atravessamos momentos sombrios na vida, os quais parecem não ter sentido, e eles são tão escuros que nos roubam a visão do que está à nossa frente. A perplexidade e o desespero surgem e questionamos: “Por quê? Por que essas coisas estão acontecendo?” Entretanto, o questionamento correto seria: “O mal já está feito e como iremos reagir a tudo o que está acontecendo?” Por que estou dizendo isso?
2. Jesus é o Exemplo a ser seguido em tempos de escuridão
O nosso texto base é uma profecia, um texto messiânico. Ele fala sobre o Messias que viria, ou seja, acerca de Jesus, o “Servo” de Deus obediente (Is.50:4-9). Sua vida contrastaria à do “servo” desobediente, o povo de Israel, o qual era também chamado de “servo de Deus” no Velho Testamento. (Is.43:10; 44:1,2). Vejamos alguns detalhes da vida de Jesus profetizados por Isaías:
4 O SENHOR Deus me ensina o que devo dizer a fim de animar os que estão cansados. Todas as manhãs, ele faz com que eu tenha vontade de ouvir com atenção o que ele vai dizer. 5 O SENHOR Deus me deu entendimento, e eu não me revoltei, nem fugi dele. 6 Ofereci as minhas costas aos que me batiam e o rosto aos que arrancavam a minha barba. Não tentei me esconder quando me xingavam e cuspiam no meu rosto. 7 Mas eu não me sinto envergonhado, pois o SENHOR Deus me ajuda. Por isso, eu fico firme como uma rocha e sei que não serei humilhado, 8 pois o meu defensor está perto. Alguém tem uma causa contra mim? Então vamos juntos ao tribunal. Alguém quer me processar? Que venha e apresente a sua acusação! 9 “O SENHOR Deus é quem me defende, e por isso ninguém poderá me condenar. Todos os meus inimigos desaparecerão; serão como um vestido que as traças destruíram.” (Is.50:4-9 NTLH)
Jesus nunca cometeu qualquer pecado e, por isso, a Sua vida dava prazer ao Pai Eterno. (Mt.3:17; 17:5) Todavia, a Sua dedicação a Deus não O impediu de sofrer (At.3:18) e de trilhar caminhos escuros, por causa dos nossos erros e pecados! Nós O fizemos sofrer!
No entanto, o texto que lemos (Is.50:4-9) nos descreve a conduta de Jesus, a qual deve nos servir de exemplo a ser seguido em tempos de escuridão:
- Nunca deixava de animar aos que se sentiam sem força, pelo que aprendia de Deus.
- Nunca deixou de amar o próximo (v.4)
- Deus O inspirava a ouvir a Sua voz ao iniciar o Seu dia. (v.4)
- Meditava e adquiria o entendimento sobre a vida e a Sua missão. (v.5)
- Não Se revoltava nem rejeitava a soberania divina. (v.5)
- Não pagava o mal com o mal. (v.6)
- Não Se sentia envergonhado por Se submeter e esperar pela ajuda divina. (v.7)
- Permanecia em Deus e confiava que por Ele seria honrado. (v.7)
- Mantinha a realidade da presença de Deus, o Seu Defensor com Ele. (v.8)
- Confiava na justiça futura divina e que Deus seria o Seu Advogado de defesa. (v.9)
- Ele mantinha a ciência de que Se veria livre de Seus inimigos somente após o julgamento divino. (v.9)
O Cristianismo não nos livra de tempos e caminhos escuros ou sombrios. Segundo o nosso Deus, há propósitos eternos ao passarmos por esses períodos. Hoje nós vimos que Deus permite que sejamos afetados pelo mau comportamento de outras pessoas para que, por meio do nosso exemplo, alcancemos os que estão desanimados, de modo que eles creiam em Deus e se comprometam com Jesus.
Ao passarmos por tempos de escuridão, que nós não criemos métodos ou caminhos alternativos, a fim de ficarmos livres dos nossos infortúnios, mas que a Palavra de Deus, que é Espírito e Vida (Jo.6:63), esteja agindo em nossas mentes, em todo o nosso ser e por meio de nós, para que Deus se alegre conosco e sirvamos de exemplo e inspiração aos que estão cansados e desanimados.
Que sejamos homens e mulheres de fé, que respeitam a vontade de Deus e estão dispostos a ouvir e seguir o exemplo de Jesus, o nosso SENHOR! Ouçamos sempre a voz do Todo-Poderoso, em Quem colocamos a nossa esperança:
10 Escutem, vocês que temem o SENHOR e obedecem às ordens do seu servo: se o caminho em que andam é escuro, sem nenhum raio de luz, confiem no SENHOR, ponham a sua esperança no seu Deus. (Is.50:10 NTLH)
Que Deus nos abençoe!