João 1:18
Texto base:
Ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus. (Jo.1:18 NTLH)
Na semana passada, eu compartilhei que nós podemos perceber ou notar a Pessoa de Deus na Sua criação. (Sl.19:1; Hb.11:3; Rm.1:20) Hoje, eu pretendo compartilhar que nós podemos perceber e conhecer a Deus por meio de Jesus, quando vivemos unidos com Ele.
Jesus é a Única Pessoa capaz de nos mostrar Quem Deus é e, sem Ele, nós buscaremos uma percepção do Criador segundo nossas próprias ideias (formulando crenças individuais) e desejos ou interesses pessoais. Não são poucas as vezes em que ouvimos alguém nos dizer o seguinte: “Respeito a sua opinião, mas, para mim, Deus é…”.
Outras vezes: “Eu sei que não sou um cristão como deveria ser, mas eu O amo e, por isso, sei que Ele me entende e me aceita como sou!” Ainda: “Eu não creio em um Deus que tira as minhas liberdades e o prazer dos meus desejos, pois Ele é amor! Ele deseja que eu seja uma pessoa alegre e feliz neste mundo!”
Realmente, Deus entende a sua condição de vida e Ele o chama como você “está”, para que seja transformado à imagem e semelhança de Jesus e, desse modo, você passe a viver sob a condição de uma nova criatura em Cristo, tendo uma vida aprovada por Ele, ou seja, refletindo a Sua imagem e semelhança – a Sua Glória. (1 Co.10:31)
Deus não proíbe as pessoas de viverem livremente, segundo os seus desejos pessoais, mas a Palavra de Deus ensina que aquilo que o homem plantar, será o que colherá. (Gl.6:7) Deus é amor, mas o amor verdadeiro se submete a determinadas condições. (1 Co:13) Deus deseja que você seja uma pessoa alegre e feliz, porém, Nele! (Mt.5:3-12)
O contexto do nosso texto base:
Este texto se encontra dentro de um contexto, o qual nos fala sobre a eternidade de Jesus e ainda afirma que Ele é o Próprio Deus, o Criador de todas as coisas. (Jo.1:1-3) Além do mais, o contexto nos diz que Jesus veio para trazer o conhecimento (luz) à ignorância humana (escuridão) sobre a verdade acerca de Deus e, por isso, a “escuridão” tentou apagar a “Luz”, mas não conseguiu. (Jo.1:4,5) A prova de que não conseguiu é a nossa fé em Cristo e nos propósitos de Deus!
O contexto ainda nos informa que Deus enviou João Batista para falar a respeito de Jesus (a Luz), a fim de que todos pudessem ouvir a Sua mensagem e cressem nela. (Jo.1:6-8) Mas, infelizmente, o próprio povo de Deus rejeitou Aquele que é a encarnação da Palavra de Deus e que é superior a todos os homens. (Jo.1:9-15)
O contexto também nos fala de que as pessoas receberam a Lei de Moisés (os 10 Mandamentos), mas que perderam a noção das razões e da verdade da mesma. Então, Deus, em um ato de amor, Se encarnou na Pessoa de Jesus, a fim de restaurar o conhecimento da graça, do caráter e dos propósitos divinos. (Jo.1:16,17)
Portanto, Jesus, o Deus encarnado, é a Pessoa mais indicada para falar de Si Mesmo a todos os seres humanos.
1. A percepção mais exata de Deus vem por meio de Jesus Cristo
Recorramos ao nosso texto base:
Ninguém nunca viu [i.e. com os olhos naturais] Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai [i.e. permanecendo, estando no seio do Pai], foi quem nos mostrou quem é Deus [i.e. revelou, expôs, expressou por meio da Sua vida e ensinamentos Quem é Deus – o Seu caráter e planos]. (Jo.1:18 NTLH)
Nenhum observador, pensador ou filósofo existente poderá nos explicar sobre o caráter e os planos de Deus. Para que O conheçamos verdadeiramente, precisamos estar em Cristo e permitir que Ele nos revele Quem é o Pai Eterno.
Todo ser humano deseja obter provas físicas da Pessoa de Deus para crer Nele. Mas isso é impossível! Deus é Espírito (Jo.4:24) e a Sua natureza espiritual difere da nossa, que é carnal e degradada, tanto espiritual como moralmente falando. Todo homem comparecerá diante Dele e O verá, mas somente após a morte.
Certa vez, Moisés suplicou para vê-Lo, mas Deus respondeu que isso não lhe seria concedido, pois ninguém pode ver a Sua face enquanto estiver vivo. (Êx.33:18-20) No Novo Testamento, Filipe, um dos discípulos de Jesus, pediu que Ele mostrasse o Pai, e assim, todos ficariam satisfeitos. A resposta de Jesus foi esta:
Jesus respondeu: — Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê, vê também o Pai. Por que é que você diz: “Mostre-nos o Pai”? (Jo.14:9 NTLH)
Nos dois versos seguintes, Jesus diz “estar” no Pai e o Pai Nele, de modo que Eles são a Mesma Pessoa (Primeira e Segunda Pessoa da Trindade)! A seguir, Jesus os ensina que eles precisavam crer nos Seus ensinamentos e nas Suas ações, a fim de terem a percepção de Deus na Sua vida e que Ele era o Próprio Deus! (Jo.14:10,11)
Portanto,
2. Que eu creia que Jesus é Deus
Eu e o [i.e. o meu] Pai somos um [i.e. uma Pessoa só]. (Jo.10:30 NTLH)
3. O meu conhecimento de Deus depende do meu discernimento de Quem Jesus é
19 — Onde está o seu pai? — (os discípulos) perguntaram. Jesus respondeu: — Vocês não me conhecem [i.e. vocês não percebem ou não têm discernimento ou percepção de Quem EU SOU] e também não conhecem o meu Pai. Se, de fato, me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. (Jo.8:19 NTLH)
4. A minha percepção de Deus depende de eu permanecer no caminho, na verdade e na vida de Jesus
“Jesus respondeu (a Tomé): — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai [i.e. encontrar lugar diante do Pai] a não ser por mim.” (Jo.14:6 NTLH)
5. Que eu me mantenha na Verdade e saiba rejeitar as ideias distorcidas sobre Deus
Satanás é astuto, e no Éden, perante Eva, ele conseguiu incutir na sua mente ideias falsas sobre o Pai Criador. Suas palavras a ela sugeriam que Deus é egoísta, mentiroso, um tirano, alguém que cerceia, que restringe ou limita os Seus. Ele fez com que Eva pensasse que Deus era medroso e impedia que Seus filhos experimentassem coisas maiores, as quais lhes dariam muito poder e prazeres na vida.
Satanás induziu Eva a acreditar nas suas mentiras, e ela, devido aos seus desejos loucos, perdeu a percepção de Deus e abafou a voz do Pai em sua mente. A partir daí, a raça humana se dividiu entre os que amam a verdade e os que se apaixonam pela filosofia do engano e da mentira.
— Então você é rei? — perguntou Pilatos. — É o senhor que está dizendo que eu sou rei! —respondeu Jesus. — Foi para falar da verdade que eu nasci e vim ao mundo. Quem está do lado da verdade ouve [i.e. percebe, consegue discernir, compreende e aceita] a minha voz. (Jo.18:37 NTLH)
Quem permanece na verdade divina, aceita e compreende os ensinamentos de Jesus, pois sabe que são eles que lhe darão a verdadeira percepção de Deus e o desejo de estar na Eternidade com Ele.
Jesus disse:
27 “As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” 28 Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão. (Jo.10:27,28 NTLH)
Que Deus nos abençoe!