Skip to content Skip to footer

Prepare-se para a volta de Jesus – Parte 2: Não atrapalhe a ação do Espírito de Deus

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

1 Tessalonicenses 5:19

Texto Base:

19 Não atrapalhem a ação do Espírito Santo. (1 Ts.5:19 NTLH)

O apóstolo Paulo escreveu esta carta aos cristãos de Tessalônica para dizer eles que os amava e que se preocupava com a vida espiritual e moral de todos. Por esta razão, Paulo os motiva a viverem uma vida digna e aprovada por Deus, a fim de que estejam preparados para o grande dia do arrebatamento da Igreja.

Então, nas suas recomendações ou conselhos finais, o apóstolo fornece àquela igreja uma lista de ações (1 Ts.5:12-22), nas quais ele relata os fundamentos da vida cristã (acesse as notas da última meditação). Nessa lista ele menciona a importância de não “atrapalharmos” as ações do Espírito Santo.

19 Não atrapalhem [i.e. não apaguem o fogo ou a chama, não emudeçam a Sua voz, não entristeçam, não ponham para fora da Igreja e de suas vidas] a ação do Espírito Santo [i.e. a Terceira Pessoa da Trindade – o Próprio Deus, em Espírito, habitando no cristão]. (NTLH)

1. O Espírito Santo habita no cristão para revelar a vida e a verdade de Deus

Jesus disse:

16 Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador [i.e. Advogado, Defensor, Orientador, Intercessor], o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. 17 O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver [i.e. não O considera, não Lhe dá importância], nem conhecer [i.e. nem O percebe ou entende]. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês. (Jo.14:16,17 NTLH)

O Auxiliador (o Espírito Santo) é a realidade da verdade divina na vida daquele que está comprometido com Deus, por meio de Jesus. Mas o mundano não ama a verdade, pois prefere a mentira e, por isso, não vê a importância e não entende os benefícios de uma vida submissa a Deus. Porém, isso não deve ocorrer na vida daqueles que amam a Deus, pois neles, o Espírito Santo habita para emudecer a mentira e exaltar a verdade do SENHOR.

Saiba que nós atrapalhamos (abafamos, emudecemos, entristecemos, colocamos de lado) o Espírito Santo quando preferimos a mentira, o orgulho e o egoísmo, em vez da submissão à verdade divina, a qual nos é ensinada em todas as páginas das Escrituras Sagradas (a Bíblia).

Entretanto, Satanás é astuto e ele, assim como enganou a Eva, procura inflamar nossas mentes, procurando fazer com que vivamos pelos nossos interesses e prazeres pessoais, sem que nos submetamos ao que a Palavra de Deus nos ensina e adverte. O seu propósito é enfraquecer e destruir a nossa confiança (fé ou fidelidade) na Palavra de Deus, ou nos ensinamentos registrados na Bíblia.

Quando nós não atrapalhamos o Espírito Santo (quando não apagamos a Sua chama), Ele sempre agirá em e por meio de nós como o “Fogo de Deus” contra o “fogo satânico”. Ele age como o que nós conhecemos como “fogo de encontro”, muito usado no campo para combater incêndios na mata.

Compare com as palavras do apóstolo Paulo, em relação ao que estou dizendo a você:

[…] levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger [i.e. sufocar, atrapalhar, emudecer, abafar a influência] de todos os dardos de fogo do Maligno. (Ef.6:16 NTLH)

Quando os cristãos usam o escudo da fé, o qual é parte da armadura de Deus (Ef. 6:16), eles estão suprimindo (extinguindo, apagando) o poder dos dardos inflamados de Satanás. Jesus nos alerta a dependermos do Espírito de Deus que habita em nós, a fim de apagarmos nesta vida o fogo do Maligno, que é atraente às nossas paixões carnais, porque no Inferno haverá o fogo que nunca se apagará. (Mc.9:44,46,48)

Volto a dizer que o Espírito Santo é uma chama divina que habita dentro de cada cristão. Ele quer Se expressar por meio de nossas ações e atitudes. Quando os crentes não permitem que o Espírito seja visto pelas suas ações, quando fazemos o que é errado, então, “apagamos” o Espírito. Por isso, permitamos que o Espírito revele a vida e a verdade de Deus, por meio de nossos pensamentos, palavras e ações!

2. O cristão verdadeiro, em vez de entristecer o Espírito Santo, se submete a Ele

Paulo diz:

E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. [i.e. fique ofendido, magoado, afligido, apagado] Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará. (Ef.4:30 NTLH)

O que Paulo está procurando dizer? Vamos ao contexto de Efésios 4:30 e observemos como nós atrapalhamos ou abafamos o Espírito de Deus:

  • Quando vivemos como os pagãos

17 Portanto, em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os pagãos, pois os pensamentos deles não têm valor, 18 e a mente deles está na escuridão. Eles não têm parte na vida que Deus dá porque são completamente ignorantes e teimosos. 19 “Eles perderam toda a vergonha e se entregaram totalmente aos vícios [i.e. lascívia, sensualidade, licenciosidade, libertinagem]; eles não têm nenhum controle e fazem todo tipo de coisas indecentes [i.e. desejos impuros, imorais e perversos].” (Ef.4:17-19 NTLH)

  • Quando voltamos a viver pelas aspirações da “velha natureza”

22 Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos. 23 É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. 24 (‘Então, portanto’) Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele. (Ef.4:22-24 NTLH)

  • Quando mentimos uns aos outros

Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo! (Ef.4:25 NTLH)

  • Quando nos entregamos à cólera, ao ódio, ao rancor, à raiva

26 Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva. 27 Não deem ao Diabo oportunidade para tentar vocês. (Ef.4:26,27 NTLH)

  • Quando furtamos e usamos linguagem torpe, que insulta o bom costume

28 Quem roubava que não roube mais, porém comece a trabalhar a fim de viver honestamente e poder ajudar os pobres. 29 Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. (Ef.4:28,29 NTLH)

  • Quando nos entregamos à amargura e não perdoamos uns aos outros

31 Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! 32 Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês. (Ef.4:31,32 NTLH)

“Atrapalhar ou Entristecer” o Espírito é insistir em agir de uma forma não aprovada por Deus, quer seja em pensamento e ação, ou em pensamento apenas.

O único caminho correto a ser seguido é o que conduz o cristão para mais perto de Deus e à pureza (Mt.5:8), e mais longe do mundo e do pecado. Assim como não gostamos de ser entristecidos e assim como não procuramos apagar aquilo que é bom, não devemos entristecer ou atrapalhar o Espírito Santo, por nos recusarmos a seguir a Sua liderança.

Os sinais que apontam para o dia do arrebatamento são visíveis, mas os que apontam para a mornidão e a frieza da Igreja não têm sido pronunciados. Infelizmente, muitos estão vivendo de modo inadvertido, sem dar a devida atenção ao compromisso feito com Deus, em Cristo!

Mas, estou certo de que você e eu desejamos estar preparados para a volta de Jesus. Então, não deixemos de observar os sinais, mas que a nossa atenção esteja no nosso modo de andar e nos frutos espirituais que produzimos. Portanto, que andemos de maneira a agradarmos a Deus, não atrapalhando a ação do Espírito Santo!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação