João 13:7
Texto Base:
Jesus respondeu: —Agora você não entende o que estou fazendo, porém mais tarde vai entender! (Jo.13:7 NTLH)
Ao longo dos Seus ensinamentos, Jesus falou muitas palavras profundas e importantes aos Seus discípulos e, entre elas, a que está no nosso texto base e que pode facilmente passar desapercebida, devido ao seu contexto. Nem sempre entendemos tudo o que Deus está fazendo, mas se nos dispusermos a viver pela fé, logo compreenderemos os propósitos divinos.
O contexto: Jesus tomando a última ceia com os Seus discípulos, pronto para suportar a traição por parte de Judas, ser injustamente julgado e crucificado. Então, Ele toma uma atitude que surpreende a Pedro e também aos demais. Jesus tira a Sua capa, amarra uma toalha na cintura e, em seguida, começa a lavar os pés de todos e enxugá-los com a toalha. Ao lavar os pés dos discípulos, Jesus toma a atitude de um servo humilde na casa.
Lavar os pés era, em sua essência, um costume tipicamente judaico, que está ligado à purificação. A pessoa, para entrar em uma casa de um judeu religioso, permitia que o escravo da família lavasse os seus pés, para que toda a sujeira de fora ou o pó das ruas fosse limpo e não permanecesse no chão da moradia. Era um ato de purificação, hospitalidade e um convite honroso, para que o visitante participasse de algo que honrosamente lhe seria oferecido e que, acerca do qual, ele não tinha conhecimento.
Foi nesse ambiente que Jesus fez uma declaração, na qual há uma realidade profunda e que expressa a nossa experiência com Deus, isto é, muitas vezes, não entendermos o que Ele está fazendo (a razão divina), mas o importante é saber que estamos em “Boa Companhia” e que confiemos Nele. Em outras palavras: “Agora você não compreende, mas logo compreenderá!”
Entender o que Jesus disse nos ajudará nos momentos em que as razões de Ele nos conduzir por caminhos que nos parecem confusos e dolorosos. Frequentemente, não sabemos o que Deus está fazendo em determinados momentos, mas se somos conhecedores de partes das Escrituras Sagradas, não deveríamos ficar aflitos por saber. Confiemos Nele pela fé.
1. Deus nem sempre revela tudo o que está fazendo; portanto, habitue-se a aceitar esta verdade
Se você está no “Caminho de Deus” (Jesus Cristo – Jo:14:6) ou está iniciando nele, precisa se habituar com a verdade de que nem sempre Deus revela tudo o que faz, mas tenha a certeza de que Ele nunca contrariará o que já disse e deixou registrado, como normas de conduta, na Sua Palavra Escrita – a Bíblia.
Moisés declarou o seguinte:
Há coisas que não sabemos, e elas pertencem ao SENHOR, nosso Deus; mas o que ele revelou, isto é, a sua Lei [i.e. a Palavra de Deus, a Bíblia], é para nós e para os nossos descendentes, para sempre. Ele fez isso a fim de que obedecêssemos a todas as suas leis. (Dt.29:29 NTLH)
Quando não entendemos o que Deus está fazendo, muitos de nós, cristãos, saímos desesperadamente à procura de profetas ou adivinhos, e tal atitude nos torna semelhantes aos pagãos (pessoas afastadas de Deus). Nem sempre Deus nos dá o conhecimento de tudo o que está fazendo, mas o importante é que confiar Nele e praticar o que está registrado em Sua Palavra seja o nosso hábito ou estilo de vida.
2. O que não entendemos agora, entenderemos depois
Como judeu, Pedro sempre entendeu que lavar os pés de outra pessoa era uma tarefa tão degradante e, que por isso, ela deveria ser feita pelos servos mais humildes da casa. No seu pensamento e, caso fosse praticada por homens de honra, deveria ser considerada como uma vergonha.
Para Pedro, Jesus era a Pessoa mais honrada do mundo! Ele ficou pasmo quando o SENHOR Se humilhou e assumiu a forma de um escravo comum, enquanto, com Suas próprias mãos santas, lavava os pés de todos.
O que Pedro não entendia é que somente Deus conhecia toda a impureza impregnada tanto nos seus pés (na vida) quanto nos de todos. Pedro compreendia o ritual judaico, mas não entendia a atitude proposital do Seu Mestre. Ele ficou indignado, pois acreditava que quem deveria se ajoelhar e lavar os pés de Jesus era ele! Então, Pedro dá uma passo atrás e diz:
O senhor nunca lavará os meus pés! —disse Pedro. —Se eu não lavar, você não será mais meu discípulo! —respondeu Jesus. (Jo.13:8 NTLH)
O sentido das palavras de Jesus a Pedro é que se o Seu discípulo (Pedro) recusasse a Sua ação de lavar os seus pés, por não entendê-Lo, ele não tomaria parte no honroso propósito divino, o qual, imagine, ainda lhe era incompreensível.
Quando não entendemos as razões divinas em certos momentos, tenha a certeza de que teremos que enfrentar situações que nos conduzirão à pureza de alma, ou nos farão lembrar de que necessitamos ser purificados, a fim de cooperarmos com Deus para algo que desconhecemos, mas muito específico e precioso, tanto para Deus como para nós e para os que nos cercam!
Se você é um leitor da Bíblia, notará que este princípio se dá ao longo das suas muitas páginas, na vida de muitos homens e mulheres de Deus que foram chamados por Ele, para executarem tarefas grandiosas.
3. Atente para os exemplos de homens e mulheres em situações desconfortantes
Na Bíblia, nós temos exemplos de homens e mulheres que se encontraram na mesma condição de Pedro, ou seja, na de não entenderem as ações de Deus, mas que confiaram Nele.
- Abraão. Esperou por tanto tempo um filho, e por que Deus lhe pede para sacrificá-lo? (Gn22)
- Jacó. Esperando ter que lutar contra Esaú, seu irmão, e Deus o deixa aleijado? (Gn.32)
- José. Por que ele perdeu a maior parte da sua juventude numa prisão egípcia? (Gn.37-41)
- Moisés. Como ele poderia libertar o povo de Israel do poderoso Egito? (Êx.3-4)
- Gideão. Como vencer os Midianitas com tão poucos soldados? (Jz.7)
- Jeosafá. Por que enviar um coral em vez de um exército ao campo de batalha? (2 Cr.20)
- José. Por que se casar com uma moça grávida, sendo que ele não era o causador da gravidez? (Mt.1-2)
- Marta e Maria. Jesus amava Lázaro, mas por que Ele não veio antes para curá-lo? (Jo.11)
Estes são apenas alguns exemplos, mas você notará outros conforme for lendo a sua Bíblia. Não entender o que Deus está fazendo em um determinado momento (e ter que esperar até mais tarde para entender) é a experiência, em maior ou menor grau de aflição, de cada filho de Deus em sua época específica.
Andar pela fé nos torna humildes, mas andar pelo que vemos nos fará orgulhosos! Paulo, o apóstolo, ensina:
Porque vivemos pela fé [i.e. fidelidade, submissão obediente a Deus] e não pelo que vemos. (2 Co.5:7 NTLH)
4. Ande pela fé e confie em Deus e nos Seus propósitos futuros
Compreender todas as coisas nos torna naturalmente contentes, mas assim como ocorreu com Pedro, também acontecerá conosco em muitas situações. Pedro não queria desonrar o SENHOR! Ele estava bem-intencionado. Ele não queria errar, mas se equivocou!
O medo de desonrar a Jesus se tornou um grande pecado na vida de Pedro e, pela mesma razão, nós nos parecemos com ele. Por não confiarmos em Deus, pecamos por omissão e timidez. Nós nunca entenderemos uma circunstância melhor do que Deus e, às vezes, por medo de desonrá-Lo, deixamos de realizar os Seus propósitos.
Nós não podemos confiar no nosso próprio entendimento para fazermos a vontade de Deus, pois essa é a nossa teimosa tendência. A nossa mente nos diz que devemos ver e compreender para crermos. Nós não podemos nos esquecer da verdade que Jesus disse a Tomé:
Você creu porque me viu? —disse Jesus. —Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram! (Jo.20:29 NTLH)
A sabedoria divina nos ensina o seguinte:
Confie no SENHOR de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência [i.e. no seu próprio entendimento]. (Pv.3:5 NTLH)
Jesus pede a Pedro que confie Nele. Jesus pede que confiemos Nele, ainda que não entendamos todas as coisas em determinados momentos. Pedro recebeu a palavra de Jesus e se arrependeu, como podemos ver:
“—Então, Senhor, não lave somente os meus pés; lave também as minhas mãos e a minha cabeça! —pediu Simão Pedro.” (Jo.13:9 NTLH)
Pedro iria passar por um momento muito mais confuso e doloroso do que ter seus pés lavados por Jesus. Logo, ele O negaria por três vezes! Às vezes, as lições que aprendemos em momentos menos intensos nos ajudarão nos mais extremos.
Nem sempre entenderemos os propósitos divinos de pronto, mas precisamos confiar no Seu trabalho em nossas vidas neste momento. É por meio da nossa fé (fidelidade, confiança e obediência) que atravessaremos momentos confusos e, confiando no SENHOR e nos Seus propósitos, seremos guiados por caminhos certos e logo entenderemos tudo.
Confiemos em Deus e não no nosso entendimento!
Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. (Pv.3:6 NTLH)
Que Deus nos abençoe!