Skip to content Skip to footer

Nos dias difíceis – Parte 7: Para onde eu devo dirigir o meu coração?

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Efésios 4:23

Texto Base:

É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. (Ef.4:23 NTLH)

Muitos cristãos têm grandes dificuldades para governar ou guiar seus corações ou mentes (para um novo modo de pensar), por não entenderem que, dentro de si, há uma incessante batalha: a velha natureza contra a “Nova Natureza”, que é a vida de Cristo, que habita no espírito humano. Deus nos pede que nos vistamos com a “Nova Natureza” (Jesus) que Ele criou. É para Ele que devemos direcionar nossas mentes.

O ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus (i.e., criado para expressar a grandeza ou a glória divina), mas ele se corrompeu, escolheu o caminho do pecado, das ações espirituais e morais erradas (i.e., comete pecados) e se afastou do Criador (por vontade própria).

Quando lemos a Bíblia e observamos o nosso tempo atual, nós notamos claramente que a nossa mente (natureza humana) continua rejeitando a glória divina (a Sua pureza, o Seu caráter, como também os Seus propósitos para nós neste mundo). Temos uma tendência teimosa para sermos independentes de Deus ou autossuficientes (livres, autônomos, não precisamos da ajuda e do apoio divino).

O apóstolo Paulo ensina que dentro de cada um de nós, há uma disputa incessante entre a carne (a natureza humana e suas paixões corrompidas) e o Espírito (a Terceira Pessoa da Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo) que habita no espírito do cristão. (Gl.5:16,17) A vida de Cristo em nós encontra deleite na Palavra de Deus, mas ela é rejeitada pela nossa natureza humana. (Rm.7:22-25)

Em meio a esta batalha, Deus pede que guiemos nossas mentes ou corações para onde?

1. A mente ou o coração deve ser guiado para Deus, assim como para os Seus pensamentos, por meio de Cristo

Uma nova maneira de pensar não deveria ser uma ideia nova para nenhum de nós, pois nos acostumamos a dizer e ouvir: “Eu não já penso como antes! Hoje em dia, eu penso de outro modo sobre determinado assunto!” Se esta atitude é tão comum na vida humana, por que deveria ser diferente para o cristão na sua vida com Deus, por meio de Cristo Jesus? Aquele que está em comunhão com Deus procura, por meio de Cristo, conhecer os Seus pensamentos.

O apóstolo Paulo, certa vez, disse aos cristãos de Colossos que trabalhava tanto por eles como pelos de Laodiceia e por muitos outros que não o conheciam pessoalmente, para que tivessem coragem, fossem unidos em amor e que se enriquecessem com a segurança que é dada pela verdadeira compreensão do segredo de Deus. Então, Paulo explicou sobre “Quem” é o segredo de Deus:

3 o qual [i.e. Jesus] é a chave que abre todos os tesouros escondidos do conhecimento e da sabedoria que vêm de Deus. 4 Eu digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com explicações falsas [i.e. ilusórias], mesmo que pareçam muito boas [i.e. pareçam persuasivas, convincentes]. (Cl.2:2,4 NTLH)

Este é o papel de um verdadeiro apóstolo. Jesus não levantou mais apóstolos, mas podemos exercer um ministério à semelhança dos apóstolos (esta é a confusão nos dias atuais, de muitos que se intitulam apóstolos) quando fundamentamos novos cristãos sobre as bases que já foram colocadas por eles, sobre a Rocha, que é Cristo.

A sabedoria divina é o modo de ver as coisas segundo os olhos de Deus, um estilo de vida apresentado por Jesus. É por meio de seguirmos o Seu exemplo e vivermos “à semelhança” Dele que adquirimos a sabedoria do Alto.

O profeta Isaías falou uma verdade acerca do caráter e dos pensamentos de Deus:

8 O SENHOR Deus diz: “Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês. 9 Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus. (Is.55:8,9 NTLH)

Procurarei dar dois exemplos de pensamentos que foram humanamente inseridos na Igreja, que parecem convincentes, mas são extremamente ilusórios e, portanto, inverídicos:

  • Quando ouço um irmão em Cristo dizendo que foi a uma reunião e, que lá, ele aprendeu a “determinar que Deus faça algo a seu favor”! Para onde essa ideia o leva? Ele está querendo obrigar a Deus a agir conforme os seus desejos humanos, cujos propósitos são puramente terrenos e em nada eternos. Esse tipo de cristão sempre viverá na esfera do medo e não da fé. (Mt.6:32-34)
  • Ainda, ao ouvir outro irmão que diz: “Eu sei que não faço as coisas a contento, mas Deus me entende e me aceita!Ele não entende que o SENHOR sempre age com propósitos eternos e nunca à semelhança da maioria dos seres humanos? Essa ideia o leva para uma falsa zona de conforto, sem compromisso com o serviço cristão e acomodação!

Creia que o caráter de Deus é puro e os Seus pensamentos são elevados (eternos), assim como as Suas ações! Pensar e agir à semelhança de Deus, por meio de Jesus, é a nossa grande batalha, mas ela não é ganha lutando apenas contra o Diabo. Essa batalha, primeiramente, precisa ser realizada contra a nossa natureza humana – a nossa essência, o nosso caráter e os nossos desejos. Isso precisa acontecer dentro de cada um de nós, a fim de que avaliemos:

  • O que eu estou pedindo a Deus é apenas de caráter pessoal ou envolve também princípios de conduta que me levarão à eternidade?
  • Minhas ações se assemelham aos pagãos, que não regram suas vidas pelos princípios eternos ou se ajustam à sabedoria divina, por meio do exemplo de Cristo?
  • Eu desejo ser um cristão aprovado por Deus? O meu estilo de vida me faz ser aceito por Deus?

2. Avalie seus desejos e ações antes de realizá-los, guiando sua mente a uma vida dedicada a Deus

Vamos ler novamente o nosso texto base com uma parte do seu contexto.

22 Portanto (refere-se aos versos 17-21 – em relação aos costumes pagãos), abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos. 23 É preciso que o coração [i.e. no grego, ‘pneuma’, o espírito humano] e a mente [i.e. no grego, ‘nous’, a nossa maneira de pensar, discernir, julgar, determinar] de vocês sejam completamente renovados [i.e. submetam o espírito e a mente ao processo divino de transformação, a fim de abandonar o velho e seguir o Novo – Jesus]. 24 Vistam-se com a nova natureza [i.e. entrem para dentro de uma nova roupagem], criada por Deus, que é parecida [i.e. que é segundo, que está de acordo] com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele. (Ef.4:22-24 NTLH)

Os dias que vivemos são difíceis e, em desespero, nós podemos tomar decisões, agir de modo errado e pecar. Para que guiemos nossas mentes na direção correta, nós precisamos de um “Educador” que, no caso, é a Sabedoria divina. Ela nos diz:

Escute, meu filho [i.e. meu filhinho, discípulo]. Seja sábio e pense seriamente na sua maneira de viver [i.e. ande sempre no caminho do SENHOR]. (Pv.23:19 NTLH)

 3. Guie a sua mente para ter domínio próprio, a fim de aceitar os conselhos e a sabedoria divina

O tolo pensa que sempre está certo, mas os sábios aceitam conselhos. (Pv.12:15 NTLH)

Deus sempre colocará em nosso caminho “conselheiros tementes” ou nos conduzirá a eles, (nunca para adivinhos) em momentos cruciais. Por meio deles, nós recebemos instruções sadias, provenientes da sabedoria divina.

Portanto, em dias difíceis:

  • Nossos pais, quando verdadeiramente dedicados ao SENHOR, são instrumentos divinos para nos aconselhar e corrigir em nossas ações

Meu filho [i.e. Eu, a Sabedoria, digo a você, meu filhinho e discípulo], escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. (Pv.1:8 NTLH)

22 “Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida; e não despreze a sua mãe quando ela envelhecer.” 23 Compre [i.e. não só para ter, mas para posse e uso] a verdade, a sabedoria, a instrução e o bom senso, mas não venda nenhum deles. 24 O pai que tem um filho correto e sábio ficará muito feliz e se orgulhará dele. 25 “Faça que o seu pai se alegre por causa de você; dê à sua mãe esse prazer.” (Pv.23:22-25 NTLH)

  • Em necessidade, Deus lhe trará ou o conduzirá a pessoas verdadeiramente instruídas, tementes a Ele e frutíferas no Seu Reino

Preste atenção no que lhe ensinam [i.e. os conselhos e críticas construtivas “em” Deus] e aprenda o mais que puder [i.e. tenha como propósito corrigir-se “para” Deus]. (Pv.23:12 NTLH)

A instrução por parte de pessoas com boa formação espiritual e moral, ou seja, bem instruídas no SENHOR, nos ajudam muito com os seus conselhos. Quando elas nos dirigem a palavra, que nós ouçamos com atenção os seus conselhos, críticas construtivas, e aprendamos com elas como nos mantermos em “em Deus”, a fim de sermos corrigidos e vivermos “para Deus”.

  • Dirija a sua mente ou coração à sabedoria divina e atente ao que ela verdadeiramente expressa

 14 Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. 15 “Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica.” 16 Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más. 17 “A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento.” 18 Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz.  (Tg.3:14-18 NTLH)

Nos dias difíceis, que nós tomemos cuidado para não nos afastarmos de uma vida dedicada a Deus, a exemplo de Cristo, e que estejamos plantando a paz (os termos divinos, os princípios do Seu Reino), em nós, na vida de outros e nas nossas circunstâncias. Que aprendamos a guiar a nossa mente egoísta e enganosa a se submeter à Sabedoria de Deus, que é Cristo Jesus, o nosso SENHOR! Para Ele, Jesus, seja sempre o nosso coração!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação