35d76-a6979a_d7f62bba41424a01b89bec8527f54adfmv2

Cristãos em guerra! – Parte 1: Contra o que e quem nós estamos lutando?

Efésios 6:10-12

Texto Base:

10 Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. 11 Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. 12 Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão.  (Ef.6:10-12 NTLH)

Eu não tenho a pretensão de dar um curso sobre “batalha espiritual”, mas procurar verdades sobre este assunto, o qual sempre tem despertado grande interesse por parte dos cristãos. Muitos cristãos buscam por este tema, porém, por motivos equivocados, e acabam não glorificando a Deus nessa “guerra espiritual”. Nós precisamos definir se essa batalha é para o benefício humano ou do Reino de Deus.

Quando você lê as palavras de Paulo (nosso texto base), logo pensará que a nossa luta não é contra humanos (literalmente: “contra o sangue e a carne”), e será tentado a procurar por Satanás e espíritos demoníacos em toda parte. Esse tipo de visão é muito limitado e, para entendermos a dimensão dessa guerra, nós precisamos de uma visão mais abrangente.

Realmente, o nosso grande inimigo é um ser espiritual, isto é, o Diabo e todas as suas hostes (exércitos, tropas, bandos, forças). Satanás não age sozinho. Ele montou “Um Esquema”, no qual faz uso dos seus demônios e dos seres humanos afastados de Deus em todas as esferas onde atuam.

1. Satanás luta para que a glória de Deus não seja compreendida pelo ser humano, por meio de Cristo

É importante salientar que Satanás era um anjo (da classe dos Querubins) que decaiu. No Céu, ele cuidava em promover a glória, a honra e o louvor a Deus, mas, após a sua queda, o seu trabalho é fazer com que nossas mentes não enxerguem a grandeza divina e que deixemos de expressá-la por meio de Cristo.

3 […] se o evangelho que anunciamos está escondido [i.e. não é compreendido], está escondido somente para os que estão se perdendo [i.e. os que saem do Caminho e se tornam inúteis para Deus]. 4 Eles não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão [i.e. na falta de discernimento mental, numa mente enfraquecida, embaralhada, confusa, nublada]. Ele não os deixa ver [i.e. essa ação demoníaca os impede que vejam e se dirijam para] a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é. (2 Co.4:3,4 NTLH)

Satanás não pode lutar contra Deus, pois ele tentou executar essa ação no Céu e, sendo derrotado, de lá foi expulso. Ele é um ser eternamente condenado ao Inferno, pois decidiu lutar contra o Pai da Verdade, tornando-se o “pai de todas as mentiras”! (Jo.8:44) Ele luta para que a grandeza ou a glória divina se mantenha apagada na mente dos seres humanos e que a escuridão, por meio de suas mentiras, encontre lugar na dos cristãos incautos (desprovidos de cautela ou prudência).

Quando Satanás e/ou seus emissários conseguem o intento de enganar o cristão, o qual foi criado para expressar a glória de Deus, por meio de Cristo (a sua verdadeira vida espiritual), o filho de Deus se esquece da finalidade divina à sua vida e se entrega conscientemente aos seus próprios desejos.

Quando o cristão se ilude e se deixa enganar pelas mentiras de Satanás, ele passa a exibir as qualidades satânicas, por meio da sua natureza humana (expressa a morte espiritual, os atos que caracterizam o seu afastamento da vida de Deus).

Portanto, o Diabo não é sangue nem carne (i.e. não é humano), mas ele atua fazendo uso também dos seres humanos (sangue e carne), sejam estes religiosos ou não, para ofuscar a glória de Deus.

2. Os “esquemas” do Diabo se realizam por meio da esperteza ou astúcia humana

10 Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. 11 Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas [i.e. truques, ciladas, artifícios, esquemas] do Diabo. (NTLH)

Nós, cristãos, somos sangue e carne (humanos) e precisamos nos fortalecer por meio de uma vida de unidade com Jesus, a fim de recebermos Dele toda a Sua força. Quando Paulo diz que devemos nos vestir com toda a armadura que Deus nos dá, ele está falando de nos revestirmos de Cristo e de Suas características, as quais são apresentadas dos versos 15 ao 17, que futuramente veremos.

No entanto, repare a frase: para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. A nossa luta é contra o Diabo (Satanás, que não é sangue nem carne ou carne nem sangue) e “seus esquemas”, nos quais ele envolve seres humanos decaídos da graça e ignorantes sobre a glória de Deus. Quando não percebemos ou discernimos os seus esquemas, nós caímos nas suas armadilhas e podemos ser integralmente destruídos.

O apóstolo Paulo nos diz o seguinte:

10 Quando vocês perdoam alguém, eu também perdoo. Porque, quando eu perd0o, se é que, de fato, tenho alguma coisa a perdoar, faço isso por causa de vocês, na presença de Cristo, 11 “a fim de que Satanás não se aproveite de nós; pois conhecemos bem os planos dele.” (2 Co.2:10,11 NTLH)

Paulo mostra o papel de líderes falsos dentro do esquema de Satanás:

Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas [i.e. astutas e fraudulentas]. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados [i.e. desvios espirituais e morais]. (Ef.4:14 NTLH)

Paulo fala de “pessoas falsas” ou “líderes falsos”, os quais distorcem o Evangelho e a Verdade de Deus, conduzindo outros a desvios espirituais e morais que contrariam a expectativa divina. Repare que isso acontece pelo fato de esses tais líderes “inventarem mentiras”, isto é, eles distorcem os objetivos do Evangelho.

Em vez de fazerem com que o Evangelho traga a luz da glória de Deus às mentes que o ouvem, devido às suas distorções, a compreensão da glória e do caráter de Deus se torna ineficaz. Eles, com suas invenções, têm transformado o Evangelho em um estande, onde são apresentadas soluções fáceis e quase mágicas àqueles que, devido às suas distorções, não ouvirão, nem saberão e, possivelmente, jamais compreenderão os propósitos de Deus, por meio do Evangelho de Cristo.

Repare também que o versículo é uma conclusão de um pensamento anterior, pois ele tem no seu início o famoso “então”, ou seja, “portanto”.

11 Foi ele (Jesus) quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. 12 Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. 13 Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo. (Ef.4:11-13 NTLH)

Estes versos nos mostram as razões e os objetivos de lutarmos contra Satanás e àqueles que fazem parte do “Esquema Satânico”, o qual conduz os filhos de Deus a desvios espirituais e morais. Deus quer construir uma Igreja forte, madura, que conhece a Jesus, unida na fé e que aceita ser preparada, a fim de trabalhar para o SENHOR.

Caso não nos empenhemos em participar na construção espiritual e moral da Igreja de Jesus, por que deveríamos nos preocupar em lutarmos contra Satanás e seus esquemas (ardis, ciladas e armadilhas)? Aqueles que não lutam contra Satanás e seus esquemas, a fim de edificar, fortalecer e expandir a Igreja, pouco serão atormentados pelo Diabo, senão pelos seus próprios erros!

Muitos pensam estar guerreando contra um inimigo espiritual, quando, na verdade, pedem orações para que seus interesses mundanos e terrenos prevaleçam, mas nunca os de Deus! Eles oram e jejuam, contudo, nunca se encaixam nos propósitos de Deus, pois não estão dispostos a lutar, primeiramente, contra si mesmos, para que lhes resplandeça a glória de Deus em suas mentes, por meio da vida e obra de Cristo Jesus!

A nossa luta é contra Satanás e contra os seus esquemas, aos quais nós precisamos estar muito atentos para discernir, pois eles visam a destruição da Igreja, a fim de que ela perca a visão e a compreensão da glória de Deus.

Continuaremos, caso Deus permita!

Que Deus nos abençoe!

Walter de Lima Filho