Skip to content Skip to footer

Cristãos em guerra! – Parte 2: Lutando pela glória de Deus

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Efésios 6:12

Texto Base:

12 Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão.  (Ef.6:12 NTLH)

Eu já expliquei o sentido do nosso texto base na semana passada e já sabemos que a nossa luta não é contra homens (carne e sangue), mas contra o próprio Satanás e “seus esquemas”, nos quais ele envolve seres humanos, a fim de que não vejam nem não compreendam a glória de Deus.

O que temos aprendido?

  • Que a nossa luta espiritual é contra Satanás, seus demônios e “seus esquemas”, nos quais ele envolve pessoas, sejam elas religiosas ou não.
  • Que a verdadeira espiritualidade não está nas afirmações do nosso conhecimento bíblico, mas se expressamos a glória (a grandeza, o poder, o caráter) de Deus. Sendo assim, quando vemos um cristão, sendo ele um líder ou não, deixando de expressar a grandeza de Deus por meio das suas ações, tenhamos a certeza de que nele não há a verdadeira espiritualidade e, infelizmente, facilmente cairá nas armadilhas satânicas.
  • Que a “batalha espiritual” deve ser travada em favor da expansão do Reino de Deus e não para desejos próprios (interesses egoístas e terrenos).
  • Que Satanás usa seus demônios e pessoas gananciosas, orgulhosas, egoístas e as que não permanecem no “Caminho”, a fim de que a glória de Deus não seja vista nem compreendida.

A verdade é que nós, cristãos, estamos numa incessante guerra pela glória de Deus (Jesus), a fim de que ela brilhe na mente ou no coração de cada ser humano. Então, não pretendendo ser redundante, mas Satanás fará todo o possível para que o ser humano, e até o cristão, não veja nem compreenda o valor da glória de Deus na sua vida.

1. Satanás procura impedir que a glória de Deus seja vista e compreendida

Leremos novamente as palavras de Paulo aos cristãos da cidade de Corinto, mas, desta vez, observaremos o seu contexto.

3 […] se o evangelho que anunciamos está escondido [i.e. não é compreendido], está escondido somente para os que estão se perdendo [i.e. os que saem do Caminho e se tornam inúteis para Deus]. 4 Eles não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão [i.e. na falta de discernimento mental, numa mente enfraquecida, embaralhada, confusa, nublada]. Ele não os deixa ver [i.e. essa ação demoníaca os impede que vejam e se dirijam para] a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é. (2 Co.4:3,4 NTLH)

2. A Igreja foi chamada para revelar às pessoas a glória de Deus e, para isso, ela observa e segue o exemplo apostólico

1 Deus, na sua misericórdia, nos deu essa tarefa, e é por isso que nunca ficamos desanimados [i.e. exaustos, esgotados]. 2 Nós rejeitamos tudo o que é feito escondido e tudo o que é vergonhoso [i.e. não trapaceamos, não ensinamos o que o Evangelho não ensina, não sentimos vergonha do Evangelho]. Não agimos de má fé [i.e. com astúcia, ardil, cilada, esquema], nem falsificamos [i.e. nem adulteramos, distorcemos, desfiguramos o conteúdo] a mensagem de Deus [i.e. o Evangelho]. Pelo contrário, agimos sempre abertamente [i.e. mostravam-se às pessoas quem eram e quais eram os seus objetivos], de acordo com a verdade, e assim as pessoas têm uma boa impressão de nós [i.e. da nossa consciência ou da nossa realidade], que vivemos na presença de Deus. (2 Co.4:1,2 NTLH)

De acordo com o exemplo de Paulo, a Igreja precisa mostrar às pessoas quais são os objetivos da verdade divina e, por isso, ela não existe para entreter uma plateia, promover espetáculos (shows), criar métodos ou esquemas humanos, e até hipnóticos (estimulantes, excitantes), para atrair pessoas. Portanto, o Evangelho, quando pregado honestamente, revela a realidade espiritual e moral de quem o prega, bem como a de quem o ouve, por meio da Verdade divina.

O alvo do Evangelho é levar a pessoa a Cristo, que é a Glória de Deus (Hb.1:3; Cl.1:15), pois é Nele que ela conhecerá a sua realidade espiritual e moral, se o seu estilo de vida é aprovado ou não por Deus. A Verdade sempre mostrará o nível do nosso compromisso com Deus, em todos os sentidos ou áreas. Satanás arranjará esquemas na sua luta contra esta verdade.

O Evangelho não deve ser apresentado pelo conceito de um “drive thru”, no qual o cliente “não sai do seu carro” e, preguiçosamente, “escolhe” o que deseja consumir. O drive thru foi inventado em 1931, pelo norte-americano Royce Hailey, quando o seu chefe disse que “as pessoas com carro são tão preguiçosas que não querem sair de dentro dele nem para comer”. Então, este conceito tem sido adotado por bancos, drogarias e muitas outras áreas.

Muitos cristãos, hoje em dia, escolhem o tipo de reunião a que irão, por acreditarem que nela receberão tudo o que quiserem. Por isso é que muitas igrejas locais se transformaram em “drive thrus”, para atender às conveniências de cristãos preguiçosos.

Nós devemos sempre ter em mente que O REINO DE DEUS NÃO É LUGAR PARA PREGUIÇOSOS!

Veja o que a sabedoria divina nos diz:

6 Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas! 7 Elas não têm líder, nem chefe, nem governador, 8 mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno. 9 Preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando vai se levantar? 10 Então o preguiçoso diz: “Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco.” 11 Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado. (Pv.6:6-11 NTLH – veja também no livro de Provérbios: Pv. 13:4; 19:15; 20:4; 24:33-34)

Deus nos conduz a Cristo (Jo.6:44). Então, em Jesus, a glória de Deus nos é revelada (Lc.10:22; Jo.17:6) e, para permanecer nela, muito esforço terá de ser empregado, gostemos ou não! Esta é uma batalha constante!

Ao ouvir a Verdade, a pessoa se sente machucada ou ferida, mas ao se render a Cristo, logo é curada e uma grande alegria invade o seu ser, independentemente da sua condição social e econômica. Entretanto, ela precisa ser cuidada para criar raízes profundas na Verdade, a fim de que a sua fé não murche. ESSA É UMA BATALHA ESPIRITUAL POUCO FALADA E ENSINADA: LUTAR PARA QUE A GLÓRIA DE DEUS PERMANEÇA NA VIDA DO PRÓXIMO.

Nos versos 5 e 6, os quais fazem parte do contexto de 2 Coríntios:4:3,4, lemos sobre o cuidado do apóstolo Paulo para não se colocar acima de Jesus nem distorcer o caráter da Sua Pessoa:

5 “Pois nós não anunciamos a nós mesmos [i.e. não pregamos as nossas qualidades pessoais]; nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor [i.e. Possuidor da glória de Deus e de todas as coisas, Mestre e Chefe Soberano],  e a nós como servos [i.e. escravos] de vocês, por causa de Jesus [i.e. por causa de tudo o que Jesus nos fez].” 6 O Deus que disse: “Que da escuridão brilhe a luz” é o mesmo que fez a luz brilhar no nosso coração. E isso para nos trazer a luz do conhecimento da glória de Deus, que brilha no rosto de Jesus Cristo. (2 Co.4:5,6 NTLH)

Quando falamos de “batalha espiritual”, o que nós queremos dizer? Uma luta constante pelos interesses, pela glória de Deus e expansão do Seu Reino ou pelos nossos interesses egoístas e terrenos? Tome muito cuidado para não cair numa armadilha, pois a nossa luta espiritual é travada para que os objetivos eternos e o trabalho do Espírito de Deus sejam constantes, tanto em nossas vidas como nas dos que nos ouvem, por meio da Verdade do Evangelho.

Tudo o que não expressa a glória de Deus é falsa espiritualidade; portanto, que nós sejamos humildes em tudo o que fizermos. (1 Co.10:31) Assim sendo, que as nossas ações e palavras expressem a grandeza, o amor, o poder, a misericórdia e a justiça de Deus, por meio de Cristo.

Satanás diz que este mundo é um “paraíso” e que é questão de tempo para tudo se ajeitar. Porém, os que nele vivem não sabem que estão atolados nas suas mentiras e enganos. Somente os que vivem para expressar a glória de Deus é que escapam dos seus ardis e esquemas malignos!

O ser humano foi criado para expressar a glória de Deus (criado à Sua imagem e semelhança). Por causa do pecado (orgulho, egoísmo e paixões próprias), ele passou a expressar outra natureza – a maligna. Mas, em Cristo e por meio Dele, o cristão se torna uma nova criação (2 Co.5:17) e é enviado ao mundo para falar e ensinar sobre a Pessoa de Deus e Seus propósitos.

Por esta razão, ele não é bem aceito no mundo, que está sob o poder do Maligno. (1 Jo.5:19) Então, a sua luta será grande em todos os sentidos, mas ele confia em Deus e se esforça para viver uma vida aprovada por Ele, pois sabe que está na Verdade e a caminho da vida verdadeira – a Vida Eterna! Ele vive para a glória de Deus e luta por ela!

Os que conhecem a Deus entendem a razão de viver e os que compreendem esta verdade vivem para Ele, para o louvor da Sua glória!

Continuaremos na próxima semana, se Deus permitir.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação