Josué 1:6-9
Texto Base:
6 Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles. 7 Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for. 8 Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso. 9 Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” (Js.1:6-9 NTLH)
Como serão o futuro, os relacionamentos, o trabalho e as finanças? Como será a nossa saúde e a daqueles a quem amamos? Essas incertezas podem nos afastar da fé em Cristo, porque causam medos; quando surgem e perduram, é porque não sabemos como combatê-los. Sentimo-nos desamparados e impotentes diante de situações ameaçadoras.
Como reagimos diante das incertezas e medos? Quando as finanças não andam bem, os nossos pensamentos são absorvidos pela preocupação; em outros momentos, nem queremos pensar sobre elas. Outros, diante de demissões do trabalho e do risco de perderem seus empregos, se isolam e, então, descarregam o estresse sobre a família.
Quando surgem preocupações com a saúde, muitos se distraem com compras ou entretenimentos. Outros caem em antigos padrões de pecados. A incerteza e o medo, geralmente, podem nos levar a muitos pensamentos e lugares, menos para Deus.
Quando Moisés morreu, toda a nação se sentia incerta e amedrontada e, por isso, Deus disse várias vezes a Josué para ser forte e corajoso. Apavorado quanto ao futuro, Josué deveria andar sob as instruções de Deus e ser fortalecido por elas. O mesmo, Deus espera de nós!
1. A Palavra de Deus sempre aborda a realidade com honestidade
Deus não esconde a realidade nem tenta distrair o Seu povo com ideias ou sonhos fúteis. Ele sempre discute a nossa realidade com a Sua verdade e honestidade, pois Ele não é homem para mentir. (Nm.23:19)
Deus chama Josué, o ajudante mais próximo de Moisés, e diz que seu líder está morto! (Js.1:1,2) Josué teria de dizer esta realidade à nação, sabendo que isso era o que mais ela temia: entrar em uma terra estranha e, pela fé, enfrentar exércitos fortes e bem equipados, sem o seu grande líder Moisés.
Deus desejava que todos entendessem a verdade no íntimo dessa declaração: “Moisés, o homem que Eu escolhi para liderá-los até aqui, está morto, mas Eu estou vivo, assim como todas as minhas promessas que fiz a vocês!” Repare as palavras de Deus a Josué:
2 O meu servo Moisés está morto. Agora você e todo o povo de Israel se preparem para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que vou dar a vocês. 3 Como disse a Moisés, eu lhes darei toda a terra que pisarem. (Js.1:2,3 NTLH)
Deus nem sempre nos traz boas notícias, a fim de que as duras realidades do momento sejam minimizadas ou ignoradas. No entanto, as notícias que Ele traz são boas o suficiente para que encaremos e superemos as piores ameaças que enfrentamos, seja a doença, a morte, a guerra, o caos social e econômico e tudo o que nos assombra, tanto ao presente quanto ao futuro.
Certa vez, o profeta Isaías disse ao povo de Deus o seguinte:
1 “Mas agora, povo de Israel, o SENHOR Deus que o criou diz: “Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu.” 2 Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão. (Is.43:1,2 NTLH)
Comparemos as palavras de Isaías com as que Deus disse a Josué:
5 Você nunca será derrotado. Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei. 9 Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” (Js.1:5,9 NTLH)
Deus está dizendo a Josué o que diria a cada um de nós: “Tire os seus olhos das incertezas e dos seus medos e olhe para Mim – Eu estou com você!” Quando Deus faz uma promessa ao Seu povo, Ele a cumpre em todas as circunstâncias e em todos os momentos. Nos dias difíceis, Ele Se aproxima, pede que confiemos na Sua Palavra e que andemos sob as Suas instruções.
2. A vida, a força e a coragem brotam naqueles que seguem a Palavra e as instruções de Deus
Deus não dá promessas ao Seu povo somente em ocasiões de pavor, para que as incertezas e medos sejam afastados. Ele dá ordens para que Seus filhos confiem nas Suas instruções e que marchem em meio a esses sentimentos.
Ele não nos diz que tudo será tranquilo, mas nos chama para segui-Lo por entre águas profundas e a andarmos com Ele, pelo meio do fogo. Nessas circunstâncias, Ele nos diz que guardemos as Suas promessas e instruções, a fim de que, pela fé, recebamos coragem, a Sua ajuda, provisões e, às vezes, a libertação dessas situações assustadoras.
Deus não esconde a realidade de que somos frágeis (intelectual e emocionalmente instáveis) e, por isso, Ele nos diz para que sejamos fortes e corajosos! Deus não esconde que teremos dificuldades em momentos atuais ou futuros, mas que confiemos Nele, pois Ele está vivo e sempre presente em nossos caminhos, caso sigamos Suas instruções e O obedeçamos.
É impossível fazermos com que a nossa mente seja forte, pela simples disposição pessoal de lhe dar tal ordem. Por esta razão, nós precisamos atentar às palavras que Deus disse a Josué:
6 Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles. 7 Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for. 8 Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso. (Js.1:6-8 NTLH)
Josué teria de comandar um povo rebelde, intelectual e emocionalmente fraco, que se enamoraria, em muitos momentos, com a incredulidade ou a falta de fé. A nossa mente se parece com aquele povo, em muitas ocasiões! Mas nós temos o dever de comandá-la, e só faremos isso, seguindo os mesmos conselhos que Deus deu a Josué.
Não são somente as orações, jejuns ou afirmações que transformam nossas vidas e que nos livram das incertezas e dos nossos medos, mas o amor e o desejo pelo trabalho do Espírito de Deus e a Sua Palavra em nossos corações. Caso rejeitemos esse trabalho divino em nosso interior, logo seremos absorvidos e dirigidos pelas antigas incertezas e medos!
Nós não conseguimos dar à nossa mente a vida verdadeira, a força e a coragem divina, mas a Palavra de Deus (a Bíblia), quando trazida pelo Espírito Deus ao nosso coração, nos dará tudo isso! Jesus disse:
O Espírito de Deus é quem dá a vida, mas o ser humano não pode fazer isso. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. (Jo.6:63 NTLH)
Estas palavras foram proferidas em um momento em que muitos seguidores de Jesus queriam abandoná-Lo, pois pensavam que Seus ensinamentos eram muito difíceis. Talvez, em muitas ocasiões, pensamos de igual modo, e o que Jesus disse àquelas pessoas, que sirva a todos nós!
Há muitos cristãos que estão sem vida, força e coragem na Igreja. A razão é evidente: eles abandonaram a Bíblia e não se entregam ao trabalho do Espírito de Deus. Em vez disso, eles se arrastam, procurando fazer uso de clichês (chavões, frases repetitivas sem originalidade) como:
- “Eu sou filho do Rei e não aceito as dificuldades!”
- “Tá amarrado! Fora daqui Satanás! Eu o destruo, demônio!”
- “O povo de Deus não aceita derrotas!”
- “Restitui SENHOR, devolve o que é meu!”
- “Quem está com Jesus não sofre; então, não aceita o sofrimento!”
- “Deus aceita as minhas fraquezas. Ele me entende!”
Ao contrário de Deus, muitos cristãos mascaram ou ignoram a sua realidade espiritual e moral, noticiando a si mesmos que tudo está indo bem, que são aceitos por Deus como estão e se dizem vencedores no caminho do “lar celestial”. Eles se enganam e, para outros, se tornam exemplos de uma vida cristã inoperante e improducente.
Nesta vida, nós não vivemos apenas para nós mesmos e, todo aquele que pensa de tal modo, se engana. Sempre haverá pessoas nos observando e, entre elas, existirão as que seguirão o nosso exemplo de vida, seja expressando a glória de Deus ou a nossa indiferença às coisas divinas.
3. Mantenha-se forte e corajoso, compartilhando a mensagem divina e a Sua confiança em Deus
Deus não pediu a Josué que mentisse, mas que dissesse a verdade sobre guerras futuras e do compromisso de fé com Deus. Após Josué ter recebido as orientações de Deus, ele entregou a mensagem divina ao povo. (Js.1:12-15) Como eles responderam ao que Josué lhes disse?
16 Então eles responderam a Josué: —Faremos tudo o que você mandou e iremos AONDE nos enviar. 17 Assim como sempre obedecemos a Moisés, também obedeceremos a você. Que o SENHOR, seu Deus, esteja com você como esteve com Moisés! 18 Quem se revoltar e desobedecer a qualquer ordem sua será morto. Acima de tudo seja forte e corajoso! (Js.1:16-18 NTLH)
Quem em sua vida está enfrentando circunstâncias desanimadoras ou opressivas, que a levaria duvidar das promessas e da fidelidade de Deus? Quem ao seu redor precisa ouvir você dizer: “Seja forte e corajoso?” Alguém precisa ser lembrado do que Deus lhe disse: “Nunca te deixarei, nem te desampararei”, e essa pessoa pode ser abençoada por meio da sua vida.
Você somente dará às pessoas o que possui da parte de Deus, a mensagem (o Evangelho) e a sua confiança nela. Nunca minta às pessoas, dizendo que elas terão uma vida cômoda, financeiramente próspera e que todos os seus problemas serão resolvidos, porque esta não é a mensagem do Evangelho. A pessoa deverá se arrepender e lutar contra certas atitudes, antes de desfrutar de todo o auxílio divino. Então, não basta dizer que crê, mas é necessário se comprometer com os propósitos de Deus, mesmo tendo que lutar!
Aprenda a conduzir as pessoas às mesmas instruções divinas que você tem observado. Não mascare a realidade do momento, pois a história humana não está melhorando, mas piorando, e é necessário ser forte e corajoso para enfrentar os dias que virão.
Ninguém chegará ao topo de uma montanha se não estiver disposto a escalá-la! Para isso, uma rotina de treinamento é necessária, assim como acessórios adequados e, mesmo tendo isso, é essencial que tenha força e coragem para lutar contra o medo e as incertezas, pois vários obstáculos, ainda desconhecidos, estarão à sua frente.
Na vida com Deus acontece o mesmo. Ninguém consegue ser quem deve ser realmente em Deus, sem observar as instruções da Palavra de Deus e a rendição ao trabalho do Espírito Santo em seu interior. Ninguém chegará ao “Céu” (ao eterno lar prometido) se não estiver disposto a enfrentar as incertezas e os medos que surgirão no “Caminho”!
A Igreja precisa parar de mentir às pessoas, dizendo que Deus as aceitará e as abençoará sem um compromisso sério e eterno, sem um estilo de vida regido pelos princípios que as conduzirão à Eternidade.
Vivemos em um mundo incerto e apavorado! Nós mesmos não sabemos o que enfrentaremos antes da volta de Jesus, mas precisamos ser fortes e corajosos em Deus e trabalhar por Ele, transmitindo às pessoas o que recebemos do SENHOR, a fim de que elas se fortaleçam e, Nele, tenham toda a coragem para se comprometerem e andarem com Deus, por meio de Cristo.
Jesus disse:
26 “—Portanto, não tenham medo de ninguém. Tudo o que está coberto [i.e. fora do conhecimento de vocês] vai ser descoberto; e tudo o que está escondido [i.e. longe do entendimento de vocês] será conhecido.” 27 O que estou dizendo a vocês na escuridão [i.e. dentro da miséria provocada pelo pecado e da ignorância de Deus] repitam na luz do dia [i.e. na realidade de Jesus Cristo]. E o que vocês ouviram em segredo [i.e. o que foi ensinado somente a vocês] anunciem abertamente. (Mt.10:26,27 NTLH)
Na esperança da Eternidade, eu espero estar sendo aprovado por Deus, ao transmitir a você toda a verdade que tenho recebido do SENHOR. Que o Espírito de Deus nos ajude a sermos fortes e corajosos em Deus e por Ele, a fim de que os Seus planos se cumpram por meio de todos nós, os que O amamos! Que sejamos fortes e corajosos em Deus e por Ele!
Que Deus nos abençoe!