Skip to content Skip to footer

A verdadeira esperança não nos ilude

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Salmos 62:5

Texto Base:

Somente em Deus eu encontro paz e nele ponho a minha esperança. (Sl.62:5 NTLH)

Todos os dias, as pessoas acordam esperançosas, ansiando alcançar o que desejam, pois tanto as pessoas como o mundo são motivados por algum tipo de esperança, ou então, ficam paralisados pela desesperança. Então, a vida humana é moldada, dirigida, motivada ou frustrada pela esperança. A esperança é um desejo fortíssimo pela felicidade. No entanto, para muitos, a esperança é terrivelmente ilusória!

A esperança, para certas pessoas, é uma ansiedade aflitiva, um forte desejo cheio de incertezas sobre algo que esperam e que acreditam ser sua felicidade neste mundo. Esses sentimentos de insegurança residem em suas mentes e, se elas não encontrarem um fundamento firme, essas pessoas serão moldadas pela aflição e desespero.

A esperança, segundo a Bíblia, trabalha, primeiramente, no íntimo da pessoa, a fim de oferecer a ela estabilidade espiritual e emocional e confiança no melhor de Deus, enquanto Ele trabalha em cada situação no seu dia a dia, a fim de aperfeiçoar e fortalecer tanto a vida espiritual como emocional, de modo que ela confie em Deus e viva para os Seus propósitos eternos.

1. Entenda como a esperança é alimentada

O anseio é o alimento à esperança, pois você deseja ser amado, cuidado, protegido, compreendido, confortado, fortalecido, perdoado e aceito. No entanto, não há esperança sem um alvo, e por esta razão é que você procura algo ou pessoas, na esperança de que possam satisfazer os seus desejos. Vejamos um exemplo bíblico do que estou falando:

Um pai, com um forte desejo ou anseio de ver o seu filho livre da possessão de um demônio, procurou os discípulos de Jesus (os teve como alvo) na esperança de que fizessem algo por ele, mas eles não conseguiram. O pai não desistiu do seu anseio de ver seu filho liberto e foi a Jesus (alvo) na expectativa de encontrar Nele a libertação do rapaz. Vamos ler o texto bíblico:

14 Quando eles [Jesus e Seus discípulos] chegaram perto da multidão, um homem foi até perto de Jesus, ajoelhou-se diante dele 15 e disse: Senhor, tenha pena do meu filho! Ele é epilético e tem ataques tão fortes, que muitas vezes cai no fogo ou na água. 16 Eu o trouxe para os seus discípulos a fim de que eles o curassem, mas eles não conseguiram. (Mt.17:14-16 NTLH)

Na sua primeira tentativa com os discípulos, a sua esperança foi ilusória, mas quando foi a Jesus, o homem obteve uma resposta rápida – a libertação demoníaca aconteceu! A esperança é alimentada pelos nossos anseios ou desejos, e estes fazem com que procuremos alvos, pessoas ou lugares que possam atender aos nossos desejos.

2. Os seus anseios moldam a sua vida

Os nossos anseios não só nos moldam como também dirigem nossas vidas. Eles nos dizem o que ou quem nós devemos aceitar ou rejeitar, amar ou odiar, o que nos fará bem ou mal e para onde devemos ir. Contudo, o anseio de muitos pode fazer com que eles sofram mais e percam a esperança por terem colocado suas expectativas em algo ou em pessoas erradas.

Observe atentamente o seu dia a dia e perceberá que há uma guerra sendo travada por vários desejos no seu íntimo, e isso o deixa estressado, porque acontece pouquíssimo do que você deseja!

A sua esperança precisa estar em alguém que lhe ofereça alicerces, que lhe mostre caminhos e que o ensine a fiscalizar e a conter sua mente. Observemos o rei Davi como exemplo do que estou falando.

Davi estava sob ataque, mas não estava à procura de segurança, justificativas, vitórias, poder, controle, retribuição ou vingança. Ele desejava estar na casa de Deus para absorver, maravilhado, a grandeza da Sua bondade e pedir a Sua orientação.

3 “Ainda que um exército inteiro me cerque, não terei medo; ainda que os meus inimigos me ataquem, continuarei confiando em Deus.” 4 A Deus, o SENHOR, pedi uma coisa, e o que eu quero é só isto: que ele me deixe viver na sua casa todos os dias da minha vida, para sentir, maravilhado [i.e. pelo estudo, compreensão e meditação], a sua bondade e pedir [i.e. buscar, procurar] a sua orientação. (Sl.27:4 NTLH)

Deste lado da Eternidade, o desejo de estar na presença de Deus, maravilhar-se e ser orientado por Ele deve ser o anseio central ou primário daquele que reconhece que foi criado à imagem e semelhança de Deus.

3. Cuidado para não colocar a sua esperança em alvos errados

Quando se trata de esperança, há dois focos para onde o anseio humano procura olhar: para Deus, o Criador, ou às coisas por Ele criadas. Portanto, o anseio humano faz com que o ser humano tenha esperança em um plano vertical ou horizontal – para o Céu ou para a Terra.

No entanto, quando a nossa esperança não aquieta o nosso coração ou a mente, tenha a certeza de que ela repousará sobre o lugar ou a pessoa errada. O profeta Isaías disse:

28 “Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? O SENHOR é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria.” 29 Aos cansados [i.e. fatigados ou esgotados] ele dá novas forças e enche de energia os fracos [i.e. sem vigor ou forças físicas]. 30 “Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem;” 31 mas os que confiam [i.e. os que confiantemente esperam ou aguardam] no SENHOR recebem sempre novas forças [i.e. crescem e têm suas forças renovadas]. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam. (Is.40:26-31 NTLH)

Há um tipo de pessoa com quem Deus Se agrada. Não é com aquele que tem a força e a energia de um cavalo, ou a coragem destemida de um guerreiro valente, mas com o que O respeita e espera no Seu amor leal. Veja:

10 O que agrada a Deus não são cavalos fortes nem soldados corajosos, 11 mas, sim, as pessoas que o temem e põem a sua esperança no seu amor. (Sl.147:10,11 NTLH)

Diante destas declarações de homens devotados a Deus, reconheçamos que a esperança verdadeira está em uma Pessoa, o Deus Todo-Poderoso! A esperança que transforma a sua vida e dá descanso ao seu coração ou à sua mente, que ilumina o caminho da sua vida, só acontece quando está focada em Deus.

O SENHOR, por meio da Palavra de Deus (a Bíblia), chama, ordena e implora para que Seus filhos aprendam a esperar Nele e, além do mais, Ele nos ensina sobre as Suas razões para esse chamamento.

4. Quando a esperança é colocada em Deus, o coração é educado para uma vida dedicada a Ele

É preciso ficar claro que nem sempre as nossas expectativas correspondem à vontade de Deus em um determinado momento. Ele não atende às nossas expectativas no tempo em que determinamos e nem sempre da maneira como desejamos; entretanto, Ele sempre nos fornece o que promete e o que é melhor para nós, pois o Seu maior cuidado é educar o nosso coração para a vida.

A Sabedoria divina nos diz:

Meu filho, preste bem atenção no que eu digo [i.e. dá-me o teu coração, a tua mente] e siga o exemplo da minha vida [i.e. observe atentamente os meus caminhos com os teus olhos]. (Pv.23:26 NTLH)

Deus não o proíbe de buscar o que você tanto deseja neste mundo. Caso aja desse modo, não afirme que conseguiu o seu intento com as Suas bênçãos. Em nossas agendas de pedidos está uma vida próspera, confortável, agradável e com a ausência de sofrimentos. Para muitos, Deus é infiel, não os trata com bondade e é injusto quando não lhes responde conforme suas agendas de pedidos.

Deus não está trabalhando para dar o que você pessoalmente define como sua felicidade. Se o seu pensamento é este, você poderá ficar desapontado com Deus e questionará a Sua bondade. Antes de tudo, a expectativa divina para com a sua vida é a sua santidade, isto é, uma vida dedicada a Ele, pois você recebeu o chamado divino para este fim.

Uma vida de dedicação profunda é a que o levará à conclusão da Sua obra redentora, assim como à Eternidade. As suas dificuldades não representam o fracasso dos planos de Deus à sua vida, nem que Ele lhe virou as costas. Nesses momentos, Ele está realizando algo que cooperará para o seu próprio bem futuro e, além do mais, é nessas situações de crises em que Ele reparte com você a Sua grandeza ou glória. (Rm.8:28-30)

Deus espera que você tenha prazer no Seu trabalho, embora os momentos de pressões gerem tristezas ao seu coração. Essas situações são necessárias para que você seja uma pessoa com uma fé firme e robusta. O apóstolo Pedro nos ensina o seguinte:

6 Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo. 7 Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado. (1 Pe.1:6,7 NTLH)

Pensemos sobre o que ou em quem nós estamos colocando a nossa esperança. Se a nossa mente, diante das nossas expectativas, se encontra aflita é porque estamos confiando em coisas ou em pessoas erradas, e não em Deus. Qualquer tipo de esperança meramente terrena é enganosa e nos deixa inseguros, pois tudo o que vemos neste mundo passará, mas aquele que se rende aos propósitos de Deus e faz a Sua vontade viverá para sempre! (1 Jo.2:17)

Não duvide do cuidado de Deus enquanto você coloca o seu dia a dia e a sua esperança Nele, pois nós somos “o pequeno rebanho”, ao qual o Pai teve o prazer de dar o Seu Reino, segundo Jesus! (Lc.12:32) Deus não nos engana e a esperança viva que Ele nos dá é eterna e verdadeira!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação