Skip to content Skip to footer

Posicione-se conforme a tua crença em Deus

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Salmos 25:17,18

Texto Base:

[‘Deus’] Livra o meu coração de todas as aflições e tira-me de todas as dificuldades. 18 Vê as minhas tristezas e sofrimentos e perdoa todos os meus pecados. (Sl.25:17,18 NTLH)

Tanto individual como coletivamente falando, nós vivemos dias difíceis, confusos e dolorosos. Eu não exagero ao dizer que as angústias, atualmente, têm se ampliado e oprimem todas as pessoas, independentemente da camada social em que vivem.

Os acontecimentos que vemos e os que acontecem no nosso seio mais privado (individual e família), parecem fugir à nossa compreensão. Não são poucos os cristãos que têm demonstrado desalento ou falta de ânimo e, às vezes, exibem um sentimento de abandono da parte de Deus!

Muitos estão pedindo livramentos, soluções rápidas ou intervenções duras da parte do Todo-Poderoso nas suas aflições diárias. Entretanto, nós, cristãos, precisamos da sabedoria e da orientação divina em nossos momentos mais críticos, ou seja, saber como devemos nos comportar nessas situações, sem que nos sintamos envergonhados de expormos nossos sentimentos mais profundos a Deus.

O Salmo 25 nos mostra como Davi implorou a Deus por Sua sabedoria e orientação, em um dos (muitos) momentos desesperadores de sua vida, quando as angústias no íntimo de sua vida se expandiram. Pode ser que em algum momento, nós enfrentemos uma situação semelhante de grande aflição e que precisemos seguir o seu exemplo de fé.

1. Você é incapaz de identificar o tamanho do perigo que o cerca

Davi está sendo perseguido por Saul, o rei que o antecedeu e que desejava assassinar o seu sucessor, (Davi) o qual havia sido escolhido por Deus. Davi, por sua vez, nunca procurou se vingar de Saul, mesmo quando teve a chance, mas, caso agisse desse modo, como alegaria aos seus comandados a sua confiança em Deus?

Essa sua atitude poderia ser considerada pelos seus inimigos como fraqueza, covardia, alguém inapto para comandar a nação, pois eles não tinham escrúpulos espirituais nem morais. Davi, ao contrário deles, era cuidadoso com sua vida com Deus e desejava confiar no SENHOR e permitir que Ele cuidasse de seus inimigos. Davi procurou dar exemplo de um homem de Deus.

Em vez de ficar obcecado pela solução rápida para os seus problemas, ele procurou “Aquele” que é a “Fonte” de toda sabedoria, e que por meio dela, revela todos os caminhos da vida. Em Deus, Davi busca a sabedoria e a orientação do “Alto” para a sua vida. Ele começa abrindo o seu coração:

Ó SENHOR Deus, a ti dirijo a minha oração. 2 “Meu Deus, eu confio em ti. Salva-me da vergonha da derrota; não deixes que os meus inimigos se alegrem com a minha desgraça.” 3 Os que confiam em ti não sofrerão a vergonha da derrota, mas serão derrotados os que sem motivo se revoltam contra ti. (Sl.25:1-3 NTLH)

Em sua oração, Davi faz afirmações de fé ou confiança em Deus e pede que Deus proteja a Sua Glória, antes de protegê-lo dos seus adversários. (comp. Jo.11:4,40) Davi, em meio à sua aflição, não se esquece da escolha divina pela sua vida, da aliança e do seu compromisso de fé e obediência a Deus, e por isso a sua maior preocupação não é alcançar o resultado imediato para o seu bem-estar, mas desenvolver a sua confiança e obediência a Deus, enquanto Ele realizava os Seus santos planos na sua vida.

Eu reconheço que isso não é fácil. Submeter-se a Deus nas adversidades é o nosso caminho para a nossa cruz! Nesse percurso, o nosso desejo é fazer as coisas do nosso jeito, mas precisamos confiar no grande poder divino e manter nossas vidas em comunhão com Ele, bem como nas Suas orientações.

2. A sua maior necessidade é conhecer os caminhos e as orientações de Deus

Davi sabe que a sua vida está em jogo, mas ele apresenta ao SENHOR as suas necessidades:

4 Ó SENHOR, ensina-me os teus caminhos! Faze com que eu os conheça bem. 5 Ensina-me a viver de acordo com a tua verdade, pois tu és o meu Deus, o meu Salvador. Eu sempre confio em ti. 6 Ó SENHOR, lembra da tua bondade e do teu amor, que tens mostrado desde os tempos antigos. 7 Esquece os pecados e os erros da minha mocidade. Por causa do teu amor e da tua bondade, lembra de mim, ó SENHOR Deus! (Sl.25:4-7 NTLH)

Repare que Davi, neste texto bíblico, não faz menção dos seus inimigos, mas ele foca a sua atenção ao que glorificava a Deus e, a partir de uma vida submissa a Ele, aprender sobre como viver no seu momento.

Davi pede que Deus o ensine sobre os Seus caminhos (Suas orientações). Ele não quer se vingar de seus adversários, mas expressa a sua dificuldade em compreender a situação e sobre o que fazer. Ele queria ser guiado pela Verdade divina, pois Deus era o Seu Salvador.

  • Assim como Davi, todos nós vivemos momentos de perplexidades ou dúvidas, quanto aos nossos momentos opressivos e, em vez de nos preocuparmos com as orientações divinas, enchemos o nosso coração de amargura e ódio.

Davi pede perdão a Deus. Ele não se considera perfeito ou inocente diante do SENHOR, mas, reconhecendo ser um pecador, sabe que precisa da misericórdia divina. Davi se humilha perante Deus e pede que seus pecados não sejam lembrados por Deus, pois ele confia no amor e na bondade divina.

Davi estava mais preocupado com a presença e as promessas de Deus do que com os seus inimigos ou problemas. Muitas vezes, quando oramos, o nosso foco sempre recai sobre o que nos causa a dor e não sobre a nossa condição na Pessoa de Deus. Na verdade, nós oramos para que Deus mude a situação que nos aflige e não desejamos que a nossa condição espiritual e moral, que às vezes O entristece, seja transformada para alcançarmos um estilo de vida aprovado por Ele.

No entanto, para que nós sigamos o espírito confiante em Deus a exemplo de Davi, observemos como era a sua crença em Deus e como ele se posiciona diante Dele.

3. Confesse a sua fé no caráter de Deus, posicionando-se de acordo com o que crê

Davi declarou a sua fé e conhecimento sobre o caráter de Deus e posicionou-se conforme a sua crença.

8 O SENHOR é justo e bom e por isso mostra aos pecadores o caminho que devem seguir. 9 Deus guia os humildes no caminho certo e lhes ensina a sua vontade. 10 Ele é fiel e com amor guia todos os que são fiéis à sua aliança e que obedecem aos seus mandamentos. 11 Ó SENHOR Deus, cumpre a tua promessa e perdoa os meus pecados, porque são muitos! 12 Aqueles que temem o SENHOR aprenderão com ele o caminho que devem seguir. 13 Eles sempre terão sucesso, e a Terra Prometida será dos seus filhos. 14 O SENHOR Deus é amigo daqueles que o temem e lhes ensina as condições da aliança que fez com eles. 15 Eu olho sempre para o SENHOR, pois ele me livra do perigo. (Sl.25:8-15 NTLH)

O que Davi declara sobre Deus? Que Ele é Justo, Bom, Fiel e Amigo (v.8), mas para quem?

  • Para os que desejam depender da Sua justiça e graça, a fim de andarem na Sua vontade. (v.8)
  • Para os que são humildes e dispostos a serem ensinados por Deus. (v.9)
  • Para os que respeitam e vivem com fidelidade à aliança que lhes foi oferecida por Deus, em um espírito de obediência. (v.10)
  • Para os que anseiam a pureza de coração e confiam no perdão divino. (v.11)
  • Para os que, independentemente das situações, dispõem-se a andar nos caminhos divinos, pois é somente desse modo que poderão ser bem-sucedidos. (v.12,13)
  • Para os que “temem” (que respeitam, reverenciam e que vivem como amigos leais) a Deus e, por isso, aceitam viver sob as condições dos termos divinos. (v.14)
  • Para os que, diante do perigo e adversidades, olham primeiramente para Deus (por meio das condições acima). (v.15)

Portanto, Davi não só declara o que pensa e crê acerca da Pessoa de Deus como também sobre o seu posicionamento acerca das suas declarações, pois ele não desejava ser leviano (insensato, irresponsável, inconstante) diante do SENHOR.

4. Seja sincero e não se sinta envergonhado de expor os seus sentimentos a Deus

Após ter descrito a sua crença sobre o caráter de Deus, ter suplicado pelo que mais precisava naquele momento desesperador e confessado ao SENHOR a sua fragilidade espiritual e moral, Davi abre o coração para dizer como se sente.

16 Ó Deus, olha para mim e tem pena de mim, pois estou sendo perseguido e não tenho proteção! 17 Livra o meu coração de todas as aflições e tira-me de todas as dificuldades. 18 as minhas tristezas e sofrimentos e perdoa todos os meus pecados. 19 “ quantos inimigos tenho; como é grande o ódio deles contra mim.” 20 “Protege-me e salva-me; livra-me da vergonha da derrota, pois em ti encontro segurança.” 21 Que a minha honestidade e sinceridade me protejam porque confio em ti! 22 Ó Deus, salva Israel, o teu povo, de todas as suas dificuldades! (Sl.25:16-22 NTLH)

Davi, um guerreiro renomado, líder de homens poderosos de Israel, aquele que matou Golias e foi vencedor de “seus dez milhares” (cf. 1 Sm.18:7), derrama humildemente o seu coração como um filho temeroso e cansado ao Seu Pai Eterno. O valente e corajoso homem de Deus lança o seu grito de socorro a Deus!

Nenhum sentimento de medo deve ser reprimido, mas sempre expresso para dentro do que cremos. O medo que sentimos em alguma situação é real, mas que encorajemos nossas almas a confiar no caráter de Deus! O nosso posicionamento sobre o que acreditamos acerca de quem é Deus, nos ajudará a compreender certas situações que, de antemão, não compreendemos.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação