Skip to content Skip to footer

Seja uma bênção, enquanto é abençoado por Deus – Parte 3: Seja uma bênção para influenciar pessoas

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Gênesis 12:1-2

Texto Base:

1 Certo dia o SENHOR Deus disse a Abrão: — Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. 2 Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. (Gn.12:1-2 NTLH)

“Influenciador”: esse tipo de pessoa está em evidência nos tempos atuais por meio das redes sociais, causando ações e resultados na vida das pessoas que o seguem. Contudo, é notório que entre os vários influenciadores há os que oferecem bons conteúdos, assim como aqueles que prejudicam os valores da boa conduta moral em relação à vida familiar e à sociedade.

Muitos influenciadores, infelizmente, têm promovido a rebeldia, o ódio, o desprezo pela vida, a indiferença ao próximo e à família e compartilham verdadeiras armadilhas, tanto mentais como emocionais, fazendo com que alguns de seus seguidores cheguem à prática do suicídio! Eles se divertem com a desgraça alheia!

1. Conforme o chamado e os propósitos divinos, o cristão é um influenciador

Jesus, ao chamar os Seus discípulos, disse que os ensinaria a pescar gente (cf. Mt.4:19), isto é, por meio da Sua vida e ensinamentos, eles resgatariam pessoas de um sistema de vida contrário (mundo, mundanismo) aos valores divinos.

Nós devemos ser cuidadosos, pois sempre influenciaremos alguém, seja por ideias, palavras ou ações. Por meio do Evangelho de Cristo, Deus nos tem chamado para influenciarmos pessoas, a fim de que elas creiam Nele, na Verdade, no estilo de vida aprovado por Ele, bem como confiem suas vidas aos Seus planos e propósitos.

Ao realizarmos esse serviço espiritual, não devemos fazer uso de ostentação e métodos ardilosos, mas que demonstremos paixão, misericórdia e a bondade divina. Nós procuramos confiar na ação do Espírito de Deus e nas Sagradas Escrituras, para que em nossos relacionamentos interpessoais sejamos honestos, a fim de não nos desviarmos dos princípios da Verdade eterna.

Ao falarmos às pessoas, que elas percebam tanto a presença como as ações de Deus em nossas vidas e o nosso compromisso com Ele, enquanto lhes mostramos o caminho para a Sua graça, a fim de que, em Cristo, encontrem a salvação, força, esclarecimento, dignidade, propósitos de vida e a Eternidade. Nos momentos oportunos, precisamos dar às pessoas a consciência de que lhes estamos transmitindo uma mensagem de Deus, para abençoá-las em Cristo!

O filho de Deus é chamado para impactar pessoas, apresentando-lhes a sabedoria e o conhecimento de Deus em vez de soluções mirabolantes. Saiba que é por meio da experiência com a sabedoria e o conhecimento divino que o ser humano alcança força, poder e a capacidade para encontrar caminhos para vencer suas dúvidas, fragilidades mentais e emocionais no “mundo”.

Pretendo voltar a falar um pouco mais sobre o rei Salomão, tendo-o exemplo do que estou explicando. Na nossa última meditação, vimos que ele não se preocupou em pedir riquezas e poder, mas pediu a Deus por sabedoria e conhecimento, a fim de ser uma bênção, um “influenciador divino” para o povo. Deus Se agradou da sua oração e Salomão foi grandemente abençoado, muito além do que poderia imaginar!

Certa vez, ele recebeu a visita da rainha de Sabá, a qual ouviu falar da sua sabedoria e decidiu procurá-lo.

3 A rainha de Sabá ouviu a sabedoria de Salomão e viu o palácio que ele havia construído. 4 Ela viu a comida que era servida na mesa dele, viu os apartamentos dos seus altos funcionários, a organização do pessoal que trabalhava no palácio e os uniformes que eles usavam. Viu os empregados que o serviam nos banquetes e os seus uniformes e os sacrifícios que ele oferecia no Templo. Isso tudo a deixou de boca aberta e muito admirada. 5 Então ela disse ao rei Salomão: — Tudo aquilo que eu ouvi no meu país a respeito de você e da sua sabedoria é, de fato, verdade. 6 “Porém eu não pude acreditar até que vim e vi com os meus próprios olhos. Acontece que não tinham me contado nem a metade da sua sabedoria; ela vai muito além daquilo que ouvi dizer.” 7 Que sorte têm estes seus servidores, que estão sempre ao seu lado e têm o privilégio de ouvir os seus sábios provérbios! 8 Bendito seja o SENHOR, seu Deus, que ficou tão contente com você, que o tornou rei de Israel para governar em nome dele! O amor dele pelo povo de Israel é eterno, e ele quer conservar este povo para sempre como uma nação e por isso ele o fez rei de Israel, para que você possa manter a lei e a justiça. (2 Cr.9:3-8 NTLH)

Nesta passagem bíblica, nós podemos notar algumas marcas do homem (Salomão) que desejou ser uma bênção tanto para Deus como para os outros. Vejamos algumas dessas marcas que a rainha de Sabá viu em Salomão, um homem com uma vida com Deus.

2. A vida com Deus visa receber Dele a Sua aprovação e influenciar pessoas

Enquanto Salomão se manteve leal e fiel a Deus, a sua vida provocou um grande impacto tanto à sociedade como a líderes governamentais e, segundo o texto que lemos em 2 Crônicas, na rainha de Sabá.

3 A rainha de Sabá ouviu a sabedoria de Salomão […]. (2 Cr.3:9a NTLH)

Em um texto paralelo, nós podemos ter uma noção mais ampla da razão de a rainha de Sabá ter visitado Salomão:

1 A rainha de Sabá ouviu falar da fama de Salomão e foi até Jerusalém a fim de pô-lo à prova com perguntas difíceis. 2 Ela chegou com um grande grupo de servidores e também com camelos carregados de especiarias, pedras preciosas e uma grande quantidade de ouro. Quando se encontrou com Salomão, ela lhe fez todas as perguntas que pôde imaginar. 3 “Ele respondeu a todas; não houve nenhuma que fosse difícil demais para ele responder.” (1 Re.10:1-3 NTLH)

Sabedoria: o seu sentido é o de vermos a vida sob a ótica divina, conforme o Seu caráter e propósitos. Conhecimento: a capacidade de aplicar a sabedoria divina, por meio dos princípios, valores e verdades que aprendemos da Palavra de Deus, nas diferentes situações em que nos encontrarmos.

3. A vida com Deus expressa adoração ao SENHOR, pois Ele é a Fonte da verdadeira sabedoria

[…] e viu o palácio que ele havia construído. 4 Ela viu a comida que era servida na mesa dele, viu os apartamentos dos seus altos funcionários, a organização do pessoal que trabalhava no palácio e os uniformes que eles usavam. Viu os empregados que o serviam nos banquetes e os seus uniformes e os sacrifícios que ele oferecia no Templo. Isso tudo a deixou de boca aberta e muito admirada. 5 Então ela disse ao rei Salomão: — Tudo aquilo que eu ouvi no meu país a respeito de você e da sua sabedoria é, de fato, verdade. 6 “Porém eu não pude acreditar até que vim e vi com os meus próprios olhos. Acontece que não tinham me contado nem a metade da sua sabedoria; ela vai muito além daquilo que ouvi dizer.” (2 Cr.9:3b-6 NTLH)

4. A vida com Deus não se cansa de compartilhar com o próximo a Sua sabedoria

Que sorte têm estes seus servidores, que estão sempre ao seu lado e têm o privilégio de ouvir os seus sábios provérbios! (2 Cr.9:7 NTLH)

Provérbio: é uma frase ou um ditado que procura transmitir um pensamento ou uma norma moral. A função de um provérbio é educar, aconselhar, transmitir observações e sabedoria para se viver diante aos olhos de Deus. Quem já não ouviu: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!” O sentido é mostrar o valor da perseverança ou persistência.

Lendo Provérbios 14:23, procurei fazer uma paráfrase, isto é, usei das minhas palavras, procurando manter o pensamento original: “Todo trabalho, ainda que seja humilde, trará algum lucro, mas quem fica só de bate-papo e sonhando, passará fome e terminará os seus dias na miséria.” Como é importante estarmos compartilhando a sabedoria divina com os que estão próximos! (cônjuges, pais e filhos, amigos e colegas, patrões e empregados)

5. A vida com Deus expressa a Sua grandeza, generosidade, objetivando sempre a ordem e a decência

Bendito seja o SENHOR, seu Deus, que ficou tão contente com você, que o tornou rei de Israel para governar em nome dele! O amor dele pelo povo de Israel é eterno, e ele quer conservar este povo para sempre como uma nação e por isso ele o fez rei de Israel, para que você possa manter a lei e a justiça. (2 Cr.9:8 NTLH)

A rainha de Sabá viu na vida de Salomão a grandeza e a generosidade de Deus! Além do mais, ela entendeu os propósitos da ação divina sobre a sua vida.

A sabedoria divina nos diz:

3 “Não abandone a lealdade (i.e. o decoro, decência, comportamento sincero e franco) e a fidelidade (i.e. firmeza à instrução divina); guarde-as sempre bem gravadas no coração.” 4 Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos (i.e. achará graça, favor, aprovação e a aceitação tanto de Deus como das pessoas). (Pv.3:3,4 NTLH)

A minha esperança é que Deus nos veja como bênçãos neste mundo, cristãos que procuram agradá-Lo e incansáveis influenciadores de pessoas, a fim de que tenham uma vida verdadeiramente abençoada por Ele, por meio de Jesus, o nosso Eterno SENHOR!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação