Skip to content Skip to footer

Seja uma bênção, enquanto é abençoado por Deus – Parte 4: Seja uma bênção e nunca se afaste de Deus

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Gênesis 12:1-2

Texto Base:

1 Certo dia o SENHOR Deus disse a Abrão: — Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. 2 Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. (Gn.12:1-2 NTLH)

Abraão é o nosso “pai na fé” e o que isso quer dizer? Que por meio da sua vida de fidelidade a Deus, nós aprendemos que devemos viver do mesmo modo. Ele foi obediente à Palavra de Deus, até mesmo quando Deus pediu Isaque, o seu único filho, em sacrifício. O Eterno não permitiu que Isaque fosse morto, pois, naquele momento, a fidelidade e obediência de Abraão à aliança feita com Deus estavam sendo provadas. (cf. Gn.22:15,16)

Deus estava ensinando a Abraão e à sua posteridade que a obediência tem muito mais valor do que qualquer sacrifício. (vd. 1 Sm.15:22) David Wilkerson, um grande homem de Deus, disse: “Não culpe Deus por não ouvir suas orações se você não está ouvindo o chamado Dele para ser obediente.” (cp. Sl.4:3) Há muitas histórias na Bíblia de homens que se tornaram uma bênção nas mãos de Deus, mas que, devido à sua imprudência, não só prejudicaram suas vidas como as de muitos outros, como o rei Salomão.

Sabemos que Salomão pediu a Deus sabedoria e conhecimento, a fim de ser uma bênção, ou seja, expressar a grandeza de Deus e ajudar o Seu povo a viver diante Dele. Ele escreveu 3.000 provérbios e compôs mais de 1.000 cânticos. (cf. 1 Re.4:32) A sua fama e sabedoria ultrapassaram fronteiras. (cf. 1 Re.4:31,33,34) Salomão possuía um espírito humilde, ensinável e obediente. Ele mesmo disse:

Tenha cuidado quando for ao Templo. Não ofereça o seu sacrifício como fazem os tolos, que nem sabem que não estão fazendo isso da maneira certa. Vá pronto para ouvir e obedecer a Deus. (Ec.5:1 NTLH)

Salomão foi um homem sábio, mas toda a sua sabedoria não o impediu de cometer erros gravíssimos e de fazer o que era mau aos olhos do Senhor. A sua fidelidade a Deus foi esfriando até ele se afundar na lascívia, idolatria, ganância e orgulho pessoal (orgulhoso, arrogante, altivo, vaidoso). O motivo de tudo isso foi que ele deixou de ouvir, confiar e obedecer a Deus. (cf. 1 Re.11:9-11)

1. As influências pagãs podem torná-lo insensato e roubar as bênçãos e os propósitos divinos à sua vida

Salomão não desejava mais ouvir a Deus, pois se deixou levar pela sedução de mulheres com hábitos pagãos. Salomão se casou com 700 mulheres e teve 300 concubinas [pessoa que vive com alguém, mas não está legalmente casada]. Por meio delas, Salomão permitiu que o paganismo influenciasse e dirigisse o seu coração para longe de Deus.

Salomão desrespeitou a Palavra de Deus ao se casar com mulheres sem ligação com Deus, ao construir palácios, altares sacrificiais e por se tornar um adorador dos deuses pagãos. (cf.1 Re.11:7,8) Salomão não deixou de acreditar em Deus, mas O incluiu entre os muitos deuses de suas esposas e concubinas, fazendo com que a cultura pagã influenciasse o seu comportamento. Salomão permitiu que a sua fé se tornasse “morna”!

1 Salomão amou [i.e. amou de modo carnal ou sexualmente] muitas mulheres estrangeiras. Além da filha do rei do Egito, [o Egito, na Bíblia, representa a escravidão e morte, tanto espiritual como moral para o povo de Deus] ele casou com mulheres heteias e com mulheres dos países de Moabe, Amom, Edom e Sidom. 2 Casou com elas, mesmo sabendo que o SENHOR Deus havia ordenado aos israelitas que não casassem com mulheres estrangeiras porque elas fariam com que os corações deles se voltassem para outros deuses [cp. Êx.34:16; Dt.7:3]. 6 Ele pecou contra o SENHOR e não foi fiel a ele como Davi, o seu pai, havia sido. (1 Re.11:1,2,6 NTLH)

A primeira esposa estrangeira de Salomão foi uma egípcia. Foi um casamento com fins políticos, assim como os demais, a fim de firmar tratados de paz, obter cavalos e carros de guerra, para que Israel fosse uma nação forte e preparada para possíveis guerras. Para Salomão, Deus não era mais o Seu “Defensor, Ajudador e Orientador”, mas os pagãos!

Deus Se indignou contra ele e lhe disse que a nação, no futuro, seria entregue nas mãos dos seus adversários (cf. 1 Re.11:11-14), pois o próprio Salomão a havia vendido a povos estrangeiros e pagãos, contrários aos valores e princípios divinos!

O próprio Salomão escreveu (acerca de si mesmo):

O moço pobre, mas sábio, vale mais do que o rei velho e sem juízo que já não aceita conselhos. (Ec.4:13 NTLH)

Lembre das palavras que Jesus disse à Igreja de Laodiceia, dizendo que ela não era fria nem quente, e que, por causa da sua condição, estava prestes a ser regurgitada de Sua boca. (vd. Ap.3:15,16) Esta é uma igreja que busca riquezas, o esplendor próprio e uma visão sem sentido algum para Deus. É uma igreja pobre, nua e cega! Esta é a condição atual de muitos cristãos, os quais precisam se arrepender, antes que seja tarde!

2. Cuidado para não ter outros deuses diante de si e não incentive outros a tê-los

Salomão quebrou o primeiro mandamento de Deus, o qual dizia para não ter outros deuses diante Dele e que não os servissem. Aquele que assim o fizesse, seria considerado como desobediente e deixaria de desfrutar da Sua graça ou bondade, bem como os seus descendentes deixariam de ser abençoados. (cf. Êx.20:1-6)

Todo líder deseja ter uma vida sob as bênçãos de Deus e, do mesmo modo, creio que os pais desejam isso aos seus filhos. Mas, como líder, o que fez Salomão? Ele instaurou a adoração a deuses pagãos e deu um mau exemplo, tornando-se um adorador deles.

Salomão adorou Astarote, a deusa de Sidom, e Moloque, o nojento deus de Amom. (1 Re.11:5 NTLH)

A adoração a Astarote, a deusa da fertilidade, incluía a prostituição legalizada, tanto de mulheres quanto de homens, a fim de que as pessoas alcançassem prosperidade e riquezas. A adoração a Moloque incluía, além da imoralidade sexual, o sacrifício de crianças, as quais eram queimadas vivas, a fim de se obter prosperidade e riquezas.

Salomão instaurou uma prática pagã que perdurou até os dias do profeta Jeremias, nos quais o povo colocou as imagens desses deuses pagãos no Templo de Deus e também queimavam as suas crianças! (vd. Je.32:34,35)

Imagine o homem mais sábio do mundo, que deveria continuar expressando a glória de Deus, participando de imoralidades e sacrifícios de crianças queimadas vivas! A sua atitude se deveu à ganância pelas riquezas, estabilidade e vaidades pessoais. Como eu já disse: ele vendeu a si mesmo e o povo de Deus aos estrangeiros.

O ganancioso por riquezas comete o mesmo erro daquele que anseia por poder: ambos buscam a felicidade e acabam na desgraça! O sábio sabe valorizar tudo o que Deus lhe deu, mas a ganância o cega! O cobiçoso se esquece de Deus, dos que estão à sua volta e, por ser ganancioso, se torna egoísta e, por fim, solitário.

3. Ame os valores espirituais e não os despreze pelos prazeres mundanos

Aos poucos, o coração de Salomão se distanciou de Deus, e como isto aconteceu?

  • Tornou-se amigo do mundo. (vd.Tg.4:4)
  • Foi contaminado pelo mundanismo. (vd. Tg:1:27)
  • Amou o mundo e o que lhe oferecia. (vd. 1 Jo.2:15-17)
  • Conformou-se com a vida mundana. (vd. Rm.12:2)
  • Perdeu tudo para o mundo e com o mundo seria julgado, caso não se arrependesse dos seus pecados. (vd. 1 Co.11:32)

Não deixe de ser a pessoa que Deus planejou que você fosse, isto é, uma bênção! Não destrua a sua vida com Deus, bem como a vida de tantos outros, pelo mau exemplo da desobediência e infidelidade. Acredite que, sendo obediente a Deus, você nunca deixará de desfrutar da Sua bondade e dos Seus plenos recursos. Busque a bênção de Deus e não o Seu castigo! O apóstolo Paulo disse:

5 Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria. 6 Pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não lhe obedecem. (Cl.3:5,6 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação