Gênesis 12:1-2
Texto Base:
1 Certo dia o SENHOR Deus disse a Abrão: — Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. 2 Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. (Gn.12:1-2 NTLH)
O chamado que Abraão recebeu de Deus não difere do nosso, pois, como ele, nós somos chamados a andarmos pela “fé”, ou seja, em fidelidade, obediência e confiança tanto nas ações como nas provisões divinas.
1. O que nós devemos aprender sobre o chamado de Deus
- Ele é feito no tempo de Deus e não do homem;
- Ele exige o desligamento de práticas pagãs, pois elas são nocivas à Verdade e à fé;
- Ele requer que formemos uma descendência que viva sob os princípios de Deus;
- Ele requer confiança nas provisões divinas, enquanto obedecemos a Deus;
- Ele nos chama a impactarmos pessoas e compartilharmos com elas o que temos recebido de Deus.
Todas as provisões e situações que Deus promove em nossas vidas têm objetivos específicos: expressar a Sua realidade às pessoas e procurar despertá-las a reconhecê-Lo, buscá-Lo, a permanecerem Nele, terem alegria de pertencerem a Ele a felicidade de fazerem a Sua vontade sobre a Terra. O nosso desejo é que as pessoas tenham a mesma experiência que nós temos com Ele e que aceitem viver sob a Sua aliança eterna.
2. O seu caráter é mais valioso do que o seu nome
Dentro de nós, há algo que é mais valioso do que o nosso próprio nome e que deve nos fazer conhecidos, ou seja, as pessoas que somos em Cristo Jesus. O nosso caráter é o que indica se somos uma bênção ou uma maldição às pessoas neste mundo. Elas podem se lembrar de nós pelo nosso nome, mas é de acordo com o nosso caráter que nos conhecem.
Eu tenho comentado com vocês sobre a vida de Salomão e como ele foi abençoado por Deus enquanto era humilde e obediente às ordens divinas. No entanto, Salomão permitiu que o orgulho, o egoísmo e os interesses pessoais tomassem conta da sua mente. Ele se tornou vaidoso e se afastou da Palavra de Deus. Consequentemente, ele desprezou os termos divinos referentes ao seu chamado e missão sobre a Terra. Como resultado da sua infidelidade, Salomão prejudicou a sua vida e provocou uma tragédia futura aos seus descendentes.
9 – 10 O SENHOR, o Deus de Israel, havia aparecido a Salomão duas vezes e lhe havia ordenado que não adorasse deuses estrangeiros. Mesmo assim, Salomão não obedeceu ao SENHOR, mas afastou-se dele. Por isso, o SENHOR ficou muito irado com Salomão 11 “e disse: — Você quebrou a sua aliança comigo e desobedeceu aos meus mandamentos; por isso, eu vou tirar o reino de você e vou dá-lo a um dos seus oficiais.” (1 Re.11:9-11 NTLH)
3. Confie em Deus e não se apoie na sua própria inteligência
Salomão foi um homem sábio enquanto os princípios e valores da Palavra de Deus regiam a sua mente. Ele impactou reis e governantes em todo o mundo, enquanto expressava a todos a grandeza, a bondade divina e cuidava do povo de Deus com sabedoria, até que se sentiu grande demais e passou a apoiar-se em seus próprios desejos e pensamentos, em contraste aos seus próprios provérbios.
Acerca de Deus e da Sua sabedoria, Salomão ensinou:
1 “Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos.” 2 Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. 3 “Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração.” 4 Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos. 5 Confie no SENHOR de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. 6 Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. 7 “Não fique pensando que você é sábio; tema o SENHOR e não faça nada que seja errado.” 8 Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos. 9 Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. 10 Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar. (Pv.3:1-10 NTLH)
De acordo com o que lemos nas Escrituras, nós notamos claramente que Deus sempre abençoará aquele que é dedicado a Ele! Apoie-se na Palavra de Deus e nunca lhe faltará o necessário para subsistir nesta vida e, com toda a certeza, você experimentará a plenitude das Suas bênçãos na Eternidade.
4. Guarde sempre os bons conselhos, pois o caráter aprovado por Deus precede o sucesso
Muitos começam bem e terminam mal, pois até no dicionário a palavra “caráter” antecede a “sucesso”! Salomão se esqueceu dos seus valores pela causa do sucesso e perdeu ambos! Ele não guardou os conselhos de seu pai Davi, o grande rei de Israel.
9 “E a Salomão ele disse: — Meu filho, reconheça o Deus do seu pai e sirva-o com todo o coração e de livre e espontânea vontade. Ele conhece todos os seus pensamentos e desejos. Se você o procurar, ele o aceitará; mas, se o abandonar, ele o rejeitará para sempre.” (1 Cr.28:9 NTLH)
Um dia, todos nós compareceremos diante de Deus, e Dele receberemos o Seu juízo. Na minha pobre imaginação, talvez, Ele nos pergunte: “Quem foi o teu mestre? Eu ou o sucesso? Saiba que o sucesso é um mestre malicioso e perverso, pois ele seduz o mais inteligente a pensar que nunca irá cair e se destruir.
Na vida com Deus, o caráter sempre antecede o sucesso e a vida bem-sucedida é uma consequência e não um objetivo egoísta. A vida bem-sucedida é apenas uma estrada que o conduzirá ao pleno sucesso na Eternidade!
Que Deus nos abençoe!