Skip to content Skip to footer

Até aqui nos ajudou o Senhor – Parte 1

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

1 Samuel 7:12

Texto Base:

Aí Samuel pegou uma pedra, pôs entre Mispa e Sem e disse: — Até aqui o SENHOR Deus nos ajudou. Por isso deu a ela o nome de Ebenézer. (1 Sm.7:12 NTLH)

Em um de seus Salmos, Davi declara: & “Que teria acontecido se o SENHOR Deus não estivesse do nosso lado?” (Sl.124:2a). Em resposta, o povo dizia que seus inimigos os teriam engolidos vivos, caso Deus não estivesse agindo em favor deles!

As palavras de Davi expressam que a nossa vida com Deus não é uma história fácil, mas árdua, na qual a confiança e a fidelidade a Ele são necessárias. Todos nós, após cada experiência vivida, figuradamente carregamos “uma pedra” para ser colocada um pouco mais adiante, com a finalidade de afirmar a nós mesmos que o SENHOR nos tem ajudado!

Esses momentos se tornam o nosso “Ebenézer”, palavra que, no hebraico, significa “pedra de ajuda” e que representava, no Velho Testamento, a Pessoa de Cristo Jesus.

O contexto do nosso texto base fala do avanço dos inimigos (Filisteus) contra os israelitas e que estes precisavam se arrepender dos seus pecados. Eles, orientados por Samuel, oraram a Deus, humilharam-se diante do SENHOR e, de modo milagroso, o povo de Deus, naquele dia, sequer precisou lutar.

Porém, nem sempre escaparemos das adversidades e das lutas. Contudo, que a nossa confiança em Deus seja constante, pois Ele sempre age na vida dos que confiam Nele e que anseiam estar com Ele, tanto aqui como na Eternidade. Portanto, sejamos perseverantes com toda ajuda que Deus nos dá em Cristo, lembrando sempre que a nossa maior vitória é conquistarmos a Vida Eterna!

1. Seja persistente até a linha da chegada e não permita que as lutas o desanimem

Quando pensamos sobre sermos persistentes, nós encontramos muitos exemplos de homens e mulheres perseverantes na Bíblia. Entre eles, eu gostaria de destacar o exemplo de Paulo:

Corro direto [i.e. com persistência ou determinação] para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio [i.e. a recompensa celestial, eterna] é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. (Fp.3:14 NTLH)

Medite do final para o começo do verso: Paulo foi chamado para desfrutar o quê? Onde e por meio de Quem? Como o apóstolo Paulo nomeou a nova vida para a qual foi chamado? Como ele se empenhava para alcançar esse prêmio? Essa sua atitude glorificava a Deus?

Paulo está falando sobre a vida na Eternidade em um corpo glorificado, o qual será semelhante ao que Jesus recebeu ao ressuscitar dos mortos. Ele chama essa condição de prêmio. O que é um prêmio? É uma honra atribuída a uma pessoa que se destaca por méritos. Prêmio também pode ser compreendido como uma recompensa, uma compensação por um serviço prestado – um galardão, ou homenagem a alguém. (Hebreus 10:35,36; Apocalipse 22:12; 1 João 1:8)

Repare que Paulo não está falando em chegar à frente dos outros corredores. Ele não anseia ser o primeiro, mas ser perseverante para chegar à linha de chegada e ultrapassá-la. A sua finalidade maior é receber o prêmio das mãos de Deus – a “Vida Eterna”!

Paulo estabelece a linha de chegada como alvo e não o primeiro lugar no pódio. Ele quer vencer o cansaço, o desânimo, a timidez, as dores, ou seja, quer vencer a si mesmo para estar com Cristo, Aquele que já conquistou o primeiro lugar no pódio!

Paulo deseja completar a prova e sabe que isso só se consegue por meio de muito esforço e dedicação. Ele se compara a um corredor que, durante uma prova, sofre desgastes e dores inimagináveis e que persistir na corrida era a sua opção pessoal.

A vida com Deus neste mundo é como uma corrida. Nós a iniciamos com grande expectativa e, ao longo do percurso, ouvimos incentivos, ultrapassamos retardatários, suamos muito, sentimos dores e ouvimos vozes interiores como: “Desista!”, ou “Persevere, tenha ânimo e vá até o fim!”. Nesses momentos, nós precisamos discernir a fonte e os objetivos dessas vozes interiores, isto é, para onde elas querem nos levar?

No mundo em que nós vivemos, sabemos que aquele que não alcança o primeiro lugar, sabe que pouco ou sequer será lembrado. Entretanto, não é assim no Reino de Deus, pois Ele premiará aquele que foi perseverante, fiel, frutífero e que não desistiu diante das dificuldades e que avançou para além da linha de chegada desta vida, por meio do poder que Cristo lhe deu.

Que nós possamos sempre nos lembrar destas palavras de Jesus:

Mas quem ficar firme até o fim [i.e. manter-se firme na fé em Cristo e trabalhando para os Seus propósitos, mesmo sob adversidades] será salvo [i.e. preservado do sofrimento eterno]. (Mt.24:13 NTLH)

Quem “será” salvo ou preservado do sofrimento eterno, da presença do mundanismo e de Satanás e seus demônios? O que significa ficar firme até o fim?

Que esta seja a “voz interior” que ouçamos! Sabemos que a nossa persistência na fé em Cristo depende de nós. Mas, com a ajuda do Espírito de Cristo que habita em nós, Ele sempre nos fará lembrar acerca do “prêmio” que receberemos depois da linha de chegada! O Espírito Santo sempre nos fará lembrar que temos a “Pedra de Ajuda”, que é Cristo Jesus, o nosso SENHOR, pois Ele sempre nos levará a vivermos para a glória de Deus em Cristo!

2. Mantenha-se em comunhão com o Espírito Santo, a fim de viver “em” e “para” Cristo em todas as circunstâncias

Como é imprescindível darmos importância à presença do Espírito Santo em nosso interior! Ele sempre nos anima a buscarmos as instruções divinas para que, por meio delas, mantenhamo-nos sempre animados na fé em Cristo Jesus. Todo ânimo e instrução que recebemos de Deus são abundantes, pois a sua origem é o próprio Deus, Aquele que nos oferece ensinamentos verdadeiros, e com eles, o Seu Espírito e a Sua Vida.

Jesus disse:

O Espírito de Deus é quem dá a vida [i.e. vida restaurada ou que restaura a vida, dando-lhe poder espiritual], mas o ser humano não pode fazer isso [i.e. o corpo humano é ineficaz quanto a isso]. As palavras que eu lhes disse [i.e. todas as coisas que Eu tenho ensinado a vocês] são espírito e vida [i.e. poder espiritual, que produz a vida vigorosa]. (Jo.6:63 NTLH)

Nestas palavras do nosso Mestre Eterno Jesus é que Paulo encontrava forças, a fim de manter-se firme e contente em Deus em qualquer situação – fossem elas favoráveis ou não. Vejamos o que o apóstolo Paulo nos ensina:

12 Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo [i.e. aprendi ou tenho sido instruído nas razões divinas] de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. 13 Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação [i.e. “eu consigo ‘estar fazendo’ tudo o que Jesus me pede, em qualquer circunstância”]. (Fp.4:12,13 NTLH)

A força ou o poder de Cristo mencionado por Paulo não se tratava de uma sensação ou emoção positiva produzida pela sua mente. Ela também não era uma ação súbita ou violenta de Deus contra as adversidades que incomodavam o apóstolo.

Essa força tinha uma causa: o conhecimento que Paulo adquiriu da Pessoa de Cristo, da Sua graça e ensinamentos, os quais o levavam a ser submisso a Deus tanto na alegria como na tristeza.

A instrução produzia em Paulo fervor e, em vez de se amargurar e esfriar na fé, ele se sentia fortalecido, pois sabia como deveria agir para a glória de Deus em Cristo. Paulo vivia em Cristo e para os Seus propósitos.

Paulo era um homem que buscava muita instrução na Palavra de Deus e nela encontrava a sabedoria para a vida. Ao contrário da afirmação de muitos, os quais dizem que o estudo da Bíblia produz uma fé fria, isso não se deu com Paulo, pois ele deu exemplo de conhecimento, determinação e uma vida dedicada a Deus, por meio de Cristo Jesus.

A verdadeira instrução bíblica é aquela que nos leva a uma vida comprometida com Deus e com os Seus propósitos eternos. A pessoa fria é aquela que busca o conhecimento, a fim de obter subsídios e superar inúteis discussões verbais. Esse tipo de pessoa tenta fazer apenas do seu conhecimento a sua pedra de ajuda, mas, no fundo, não expressa verdadeira confiança em Deus e paixão pelo Seu Reino.

Que o nosso conhecimento nos leve a crescer tanto na graça como na Pessoa de Jesus Cristo, a fim de vivermos para a Sua glória, agora e para sempre! (2 Pedro 3:18)

A minha esperança é que nos lembremos sempre disto: Jesus é a nossa “Pedra de Ajuda”, pois a nossa experiência com a Pessoa e os recursos que Ele nos dá nos mantêm alegres em Deus em qualquer situação e essa é a maior prova de que o Evangelho e a vida de Cristo em nós, fortalecendo-nos e nos animando é real! (Mateus 5:3,10-12) Até aqui nos ajudou o SENHOR! Glória a Ele para todo o sempre! Amém!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação