1 Pedro 1:6,7
Texto Base:
6 Alegrem-se por isso [i.e. regozijem-se extremamente pela salvação que está prestes a ser revelada – 1 Pedro 1:5], se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo. 7 Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm [i.e. o conhecimento e a convicção que vocês têm da Verdade], que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado. (1 Pe.1:6,7 NTLH)
Onde deve estar depositada a alegria extrema do cristão que vive em unidade com Cristo senão na salvação eterna? Enquanto aqui, neste mundo, o cristão passa por muitas aflições ou provações e essas situações lhe trazem tristezas, mágoas e preocupações. Todavia, essas provações têm finalidades divinas – a nossa purificação, o saneamento de nossas mentes, ou provocar uma limpeza dos valores mundanos em nossas vidas.
Antes de termos conhecido a Cristo, nós adquirimos muito conhecimento mundano, ou seja, o modo de pensar, agir e o estilo de vida que contraria a vontade do SENHOR. Em Cristo, nós passamos a aprender sobre a Pessoa de Deus e como, pela fé, devemos viver em unidade com Ele. Do mesmo modo como o “mundo” nos coloca em situações para testar a nossa amizade com ele, Deus fará o mesmo conosco em relação à nossa vida de comunhão com Ele.
1. Deus sempre colocará a nossa fé à prova, a fim de que aprendamos a Sua sabedoria
A fé não é uma simples disposição mental ou emocional por meio da qual nos empolgamos e reorganizamos nossos hábitos ou a maneira de viver, a fim de participarmos de uma coletividade, na qual encontramos apoio, sentimo-nos bem e com as pretensões de termos, da parte de Deus, uma vida bem-sucedida neste mundo.
A fé verdadeira é, inicialmente, um dom divino, que nos transforma em outras pessoas. (Gálatas 5:17) Por meio da fé, nós precisamos crescer e nos desenvolver em Cristo, ainda que em terrenos escuros e mortais. (Salmos 23:4)
A fé nos motiva a irmos às Escrituras, a fim de nos observarmos e descobrirmos os caminhos de Deus em todos os nossos momentos. Portanto, a fé cresce e se torna firme através do conhecimento que adquirimos do Seu Autor, e por isso ela sempre nos leva a crermos na Bíblia e a focarmos a nossa atenção em Jesus (Hebreus 12:2), a fim de sermos aprovados por Deus e desfrutarmos da Sua glória e honra.
O desprezo pelo conhecimento de Deus faz com que a nossa fé morra, pois é através do que aprendemos Dele que o Seu Espírito nos ajuda a andarmos com sabedoria e a corrigirmos nossos passos. No livro de Provérbios, nós encontramos a seguinte verdade:
“É melhor conseguir [i.e. ser possuidor de, ou adquirir] sabedoria [i.e. a capacidade de administrar ações e, estas, segundo a vontade divina] do que ouro; é melhor ter conhecimento [i.e. o que nos faz ser prudentes] do que prata.” (Pv.16:16 NTLH)
Saiba que a sabedoria é a prática do conhecimento que adquirimos de Deus, por meio da Sua Palavra. O conhecimento adquirido nos fornece a prudência para sermos sábios no nosso proceder. É impossível termos a sabedoria divina sem o conhecimento de Deus. A sabedoria é a coroação do conhecimento, pois este nos ensina quem é Deus e a sabedoria faz com que nós O vejamos e que outros também O vejam em nossas vidas. Jó, na sua prova, disse:
5 Antes eu te conhecia [i.e. eu sabia a respeito de Ti] só por ouvir falar [i.e. por informações], mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. 6 Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo, sentado aqui no chão, num monte de cinzas. (Jó 42:5,6 NTLH)
A prova que enfrentamos não é para que avaliemos o amor de Deus por nós, mas para que consideremos o nosso amor por Ele e o tipo de pessoa que temos sido. Além do mais, as provas nos mostram que precisamos aprender acerca de Deus para andarmos nos Seus caminhos e pensarmos os Seus pensamentos. O salmista disse:
Tenho pensado [i.e. considerado, raciocinado, meditado] na minha maneira de agir e prometo seguir [i.e. voltar-me ou retornar para] os teus ensinamentos [i.e. leis, instruções]. (Sl.119:59 NTLH)
Muitos cristãos encaram as provas como períodos em que Satanás e seus demônios procuram desanimá-los da fé. No entanto, nós não desprezamos a presença desses seres nesses momentos, mas as provas permitidas por Deus visam o nosso crescimento, amadurecimento, purificação e a nossa coragem na vida de fé que temos em Cristo. Elas testam o quanto O conhecemos, a nossa confiança Nele, o quanto nós nos dispomos a nos conhecermos melhor e a não confiarmos somente nas nossas capacidades. (Provérbios 3:1-7)
2. Deus nos prova para nos purificar
Sentir-se amado por Deus é um sentimento agradável, mas amá-Lo é o que precisamos aprender, pois somos egoístas e cheios de interesses terrenos. Como o ouro e a prata, para terem mais valor, nós também precisamos ser purificados. As aflições sempre agirão como agentes divinos para indicar o que precisa ser queimado ou retirado de nós. A sabedoria divina nos diz:
O ouro e a prata são provados pelo fogo, mas é o SENHOR Deus quem mostra o que as pessoas realmente são [i.e. se há ou não pureza interior em suas vidas]. (Pv.17:3 NTLH)
De acordo com o texto bíblico, a intenção divina é nos livrar das impurezas que nos empobrecem para que tenhamos uma vida mais rica dos recursos divinos, a ponto de outras pessoas, ao nos observarem, terem o desejo pela “Riqueza e o poder” (Cristo) interior que possuímos.
3. Aceite o trabalho de Deus na sua vida e se mantenha obediente
Portanto, não tenha medo quando passar por aflições ou for provado pelo Senhor, mas seja obediente e aja com sabedoria, segundo o conhecimento adquirido da Palavra de Deus. Davi declarou o seguinte:
5 O SENHOR examina [i.e. põe à prova, testa] os que lhe obedecem e também aqueles que são maus; com todo o coração ele (Deus) detesta [i.e. odeia, abomina, demonstra aversão, amaldiçoa] os que gostam de praticar violências [i.e. ações antiéticas que causam danos espirituais, morais e físicos, ações de crueldades e injustiças]. (Sl.11:5 NTLH)
O conhecimento que nós temos de Deus e da sua Palavra diante das provas ou testes divinos definirá a intensidade do fogo que nos purificará. A sabedoria define a nossa escolha sobre com quem e como andaremos nas aflições – em unidade eterna com Cristo ou afundados em desespero, amarguras e depressões.
A fé precisa ser provada e não há como fugir desta verdade. Portanto, sejamos fortes, corajosos, conhecedores da Verdade e dispostos a andarmos como sábios até encontrarmos a Eternidade!
Que Deus nos abençoe!