João 2:12,13
Texto Base:
12 Depois disso, [i.e. após ter realizado o milagre na festa de casamento em Caná] Jesus, a sua mãe, os seus irmãos e os seus discípulos foram para a cidade de Cafarnaum e ficaram alguns dias ali. 13 Alguns dias antes da Páscoa dos judeus, Jesus foi até a cidade de Jerusalém. (Jo.2:12,13 NTLH)
O capítulo 2 do Evangelho de João descreve o primeiro milagre de Jesus, quando Ele transformou água em vinho. Esse milagre foi muito significativo, pois Jesus, através desse milagre, deu indicações aos Seus discípulos sobre qual seria objetivo de todo o Seu trabalho: transformar a morte em vida. Esse objetivo divino se realizaria tanto no “mundo” como na “Casa de Deus”, na qual o poder do mundo estava encoberto.
Jesus, a verdadeira “Vida” (João 1:1-4; 14:6), deixou momentaneamente a cidade de Cafarnaum e Se dirigiu a Jerusalém, ao Templo. A sua ida até os religiosos sinalizava que a “Casa de Deus” precisava sofrer uma limpeza ou uma purificação, a fim de ser realmente edificada para a glória de Deus!
Vamos ler o texto abaixo, no qual eu acrescento alguns comentários:
13 Alguns dias antes da Páscoa dos judeus [vd. Êxodo 12:2-11; Deuteronômio 16:1-3], Jesus foi até a cidade de Jerusalém. 14 “No pátio do Templo encontrou [i.e. sem uma procura prévia, Jesus foi ao encontro de…] pessoas [i.e. comerciantes autorizados pelos líderes religiosos] vendendo [i.e. negociando a preço elevado] bois, ovelhas e pombas; e viu também os que, sentados às suas mesas, trocavam dinheiro [i.e. o ‘Dracma’, a moeda romana, era trocada pelo ‘Shekel’, a moeda do Templo. Nesse câmbio, o ‘Dracma’ sofria uma forte desvalorização frente ao ‘Shekel’] para o povo.” 15 Então ele fez um chicote de cordas e expulsou [i.e os expeliu com impetuosidade, fúria ou força] toda aquela gente dali e também as ovelhas e os bois. Virou as mesas dos que trocavam dinheiro, e as moedas se espalharam pelo chão. 16 E disse aos que vendiam pombas: — Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado! [i.e. um ponto de comércio religioso] 17 Então os discípulos dele lembraram das palavras das Escrituras Sagradas que dizem: “O meu amor [i.e. o meu zelo ou o Meu forte desejo de defesa] pela tua casa, ó Deus, queima dentro de mim como fogo. [i.e. que Me devora e Me consumirá até a morte – vd. Salmos 69:9] (Jo.2:13-17 NTLH)
1. A religião precisa ser purificada quando se encontra “no lado avesso da “Vida”
Satanás é um ser astuto. Ele é o “pai de todas as mentiras”, o inimigo da Verdade divina. Ele sempre tentará contaminar os filhos de Deus com mentiras e a se desviarem da Verdade através dos seus esquemas mentirosos de persuasão. Essa era a causa de a Casa de Deus necessitar de purificação, a fim de ser reedificada sobre a Verdade divina.
- Primeira purificação do Templo ou da religião
A Festa da Páscoa tinha por finalidade a celebração da passagem da “morte para a vida” e, no caso dos judeus, a libertação da escravatura que lhes havia sido imposta pelos egípcios. Em vez de encontrar o verdadeiro sentido da celebração da Páscoa, Jesus encontrou um espírito de ganância e exploração por parte da liderança religiosa para com o povo. Eles faziam uso da religião como meio para ganharem dinheiro e se enriquecerem, explorando um povo sofrido e ansioso dignidade e vida.
Todos esperavam a vinda do Messias que, segundo a crença ensinada, os libertaria das garras do Império Romano, assim como havia acontecido no Egito. Todavia, o que eles não esperavam era que o Messias (Cristo) viria para libertá-los de um estilo de vida mundano e mentiroso, que fazia com que vivessem “avessos à Vida divina”, ou do lado oposto dos valores da Vida Eterna.
Lamento dizer, mas o mesmo ocorre em nossos dias! Muitos anseiam por uma ação divina em suas vidas, que os liberte de inimigos e adversidades em geral. Devido às suas preocupações e ansiedades, falsos líderes religiosos os exploram financeiramente, tornando a “Casa de Deus” em um comércio religioso, pela venda de artefatos, por meio dos quais, dizem eles, as pessoas que os adquirem alcançarão bênçãos da parte de Deus. Quanto a esses assuntos, meditaremos em outra oportunidade.
- Segunda purificação do Templo ou da religião
Saiba que Jesus, em outra oportunidade, expulsou os cambistas e os exploradores do povo do pátio do Templo. Jesus foi a Jerusalém, montado em um jumentinho, enquanto o povo gritava: “Hosana a Deus!”, isto é, “Viva o Rei!” “Bendito seja Aquele que vem em nome do Senhor!” “Que Deus abençoe o Reino de Davi que está chegando!” Em meio a essas aclamações, Jesus olha para Jerusalém e chora por ela! (Lucas 19:41-44) A seguir, Ele entra no Templo, observa tudo e se retira para Betânia.
No dia seguinte, voltando a Jerusalém, Jesus teve fome e, quando foi procurar figos em uma figueira, Ele ficou surpreso pela falta de frutos. A figueira era um símbolo ou uma representação da fé judaica, pois essa árvore produzia frutos tanto na estação própria como fora dela.
Não encontrando frutos na figueira, Jesus a amaldiçoou e disse que ninguém mais comeria das suas frutas. O sentido das suas palavras era que o judaísmo não seria mais usado por Deus, a fim de aproximar as pessoas para uma vida de comunhão com Ele! (Marcos 11:1-19)
Então, Jesus entrou no Templo e fez o que leremos a seguir:
45 Jesus entrou no pátio do Templo e começou a expulsar dali os vendedores. 46 Ele lhes disse: — Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: “A minha casa será uma ‘Casa de oração’.” (cp. Isaías 56:7; Jeremias 7:11) Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões. 47 Jesus ensinava no pátio do Templo todos os dias. Os chefes dos sacerdotes, os mestres da Lei e os líderes do povo queriam matá-lo. (Lc.19:45-47 NTLH)
2. Deus sempre alerta o Seu povo a não viver no lado avesso da “Vida”
Os líderes religiosos judeus preferiram permanecer “no lado avesso da Vida”, ou seja, continuaram escolhendo a ganância, a exploração e o afastamento da experiência verdadeira com Deus. Eles preferiram a mentira ao invés da Verdade! Será que o mesmo não está acontecendo com a Igreja em nossos dias?
Certa vez, Jesus disse:
7 Hipócritas! [i.e. impostores, encenadores, dissimuladores] Isaías (o profeta) estava certo quando disse a respeito de vocês o seguinte: 8 “Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. (Mt.15:78 NTLH – cp. Isaías 29:13)
O profeta Oséias também advertiu o povo de Deus e, inspirado por Deus, disse o seguinte:
“Eu quero que vocês me amem [i.e. em razão de Me amarem, que vocês pratiquem a misericórdia, a bondade e a fidelidade] e não que me ofereçam sacrifícios; em vez de me trazer ofertas queimadas, eu prefiro que o meu povo me obedeça.” [i.e. o Meu prazer está sobre os que se empenham em Me obedecer] (Os.6:6 NTLH)
Em outra oportunidade, pela inspiração divina, o profeta Ezequiel declarou:
Assim o meu povo se ajunta em grande número para ouvir o que você tem para dizer, mas eles não querem pôr em prática o que você diz. “Ele fala bonito” — eles dizem, mas o que querem é ganhar dinheiro. [i.e. têm como único objetivo o lucro pessoal] (Ez.33:31 NTLH)
Permanecer “no lado certo da Vida”, em comunhão com Deus, por meio de Jesus, não é o maior desejo de muitos religiosos. Eles se cansaram do prazer e do propósito de terem uma vida cheia do Espírito Santo, de serem educados, tanto para esta vida como para a “Vida Eterna”, pela Palavra de Deus. Eles querem o mundo e não o Reino Eterno dos Céus!
Eles se esqueceram das palavras da oração do SENHOR:
Venha o teu Reino. [i.e. que venha logo até nós o Teu Eterno Reino, mas, enquanto o esperamos…] Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu! (Mt.6:10 NTLH)
Que nós ansiemos pela Eternidade, pois que futuro existe para nós e nossos descendentes neste mundo? Os homens, na sua ânsia pelo poder, criam inimizades, conflitos, guerras e se corrompem. Eles preferem viver “no lado avesso da ‘Vida’”.
Muitos líderes religiosos iludem insistentemente o povo de Deus, a crer que uma vida segura e cheia de riquezas neste mundo é a vontade de Deus. Eles se esquecem de que o chamado divino para suas vidas é o de preparar o povo de Deus, para se encontrar com Ele na Eternidade.
A oração pela vinda do Reino Eterno de Deus expressa o forte desejo de todo filho de Deus sincero, de ingressar eternamente na Sua presença. A prova de que esse desejo é verdadeiro é o seu compromisso em fazer a vontade do Pai, enquanto Ele não estabelece o Seu Reino Eterno. Portanto, todo aquele que se esforça para fazer a vontade Deus é porque saiu da morte para a “Vida” e não vive “no lado avesso da ‘Vida’”.
A mensagem de Jesus ao “mundo” aos desconhecedores de Deus é que eles devem se arrepender de seus erros e pecados, pois o Reino dos Céus está próximo deles. Entretanto, aos que já ingressaram no Reino de Deus, é que se arrependam e aceitem a divina ação purificadora, promovida tanto pelo Espírito Santo como pela Palavra de Deus, a fim de permanecerem no Seu Reino, em Cristo.
A minha esperança é que nós nos empenhemos para nunca estarmos “no lado avesso da ‘Vida’”, mas sempre em comunhão e compromissados com Cristo, para que tanto a nossa religião como as nossas ações sejam realizadas com pureza de coração, pois é desse modo que agradaremos a Deus e O veremos aqui e na Eternidade!
Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus. (Mt.5:8 NTLH)
Que Deus nos abençoe!