Salmos 84:1-4
Texto Base:
1 [Salmo do grupo de Corá. Ao regente do coro com a melodia de “Os Lagares”]. Como eu amo o teu Templo, ó SENHOR Todo-Poderoso! 2 Como eu gostaria de estar ali! Tenho saudade dos pátios do Templo de Deus, o SENHOR. Com todo o meu ser, canto com alegria ao Deus vivo. 3 Ó SENHOR Todo-Poderoso, meu Rei e meu Deus, perto dos teus altares os pardais constroem o seu ninho, e as andorinhas fazem a sua casa, onde cuidam dos seus filhotes. 4 Felizes são os que moram na tua casa, sempre cantando louvores a ti! (Sl.84:1-4 NTLH)
Certa vez, Elvis Presley disse: “Acreditar em Deus é mais importante do que ir à igreja.” O filósofo, escritor, poeta e filólogo alemão Friedrich Nietzsche declarou: “A igreja cristã é uma enciclopédia de cultos pré-históricos.”
O problema destes dois homens e daqueles que pensam como eles é que não nasceram de novo, ou nessa experiência não perseveraram! Quem ama a Deus e Dele recebeu a experiência do “novo nascimento” (João 3:3,5; 2 Coríntios 5:17) e, nela persevera, sempre sentirá saudade da “Casa de Deus”, o melhor lugar sobre a Terra!
1. O local de reunião dos filhos de Deus é o melhor lugar sobre a Terra
O Salmo 84 é uma poesia acerca dos peregrinos, os quais empreendiam uma viagem até Jerusalém, a fim de adorar a Deus no Seu Templo, na “Casa” construída para a celebração do Seu Nome. Essa peregrinação, embora cheia de perigos, era feita com alegria, pois estar nos pátios da “Casa do SENHOR” compensava o esforço das longas viagens. Para eles, a “Casa de Deus” era o melhor lugar sobre a Terra.
No Templo, eles se desvencilhavam das pressões mundanas. Nas conversas sadias, suas mentes se esvaziavam dos terrores que assombravam suas almas. Juntos, eles buscavam a presença de Deus e a expressavam por meio dos seus cânticos de louvor. A “Casa de Deus” era o “oásis” para todos eles, onde descansavam à sombra do Altíssimo e bebiam da água que refrigerava suas almas cansadas. Para eles, a “Casa de Deus” era o melhor lugar sobre a Terra.
Nós, cristãos, também realizamos pequenas viagens semanais, para nos reunirmos em nossa igreja local. Entretanto, como Jesus ensinou (João 4:21-24), nós podemos desfrutar da presença de Deus em todo lugar. Mas, pelas mesmas razões dos peregrinos judeus, estarmos na nossa igreja local, juntos no mesmo local com a nossa família espiritual, é o melhor lugar para estarmos sobre a Terra.
2. O espírito dos filhos de Deus é o Seu lugar da habitação sobre a Terra
A “igreja local” é uma assembleia composta por aqueles que são a “Igreja” – o templo de Deus. O apóstolo Paulo nos diz:
16 Certamente vocês sabem que são o templo [i.e. o edifício sagrado] de Deus e que o Espírito de Deus vive [i.e. habita] em vocês. 17 Assim, se alguém destruir [i.e. negligenciar os propósitos divinos, corromper, contaminar] o templo de Deus, Deus destruirá essa pessoa. Pois o templo de Deus é santo [i.e. inteiramente dedicado a Ele], e vocês são o seu templo. (1 Co.3:16,17 NTLH)
O apóstolo Paulo, por conta de sua passagem por Atenas, declarou:
Deus, que fez o mundo e tudo o que nele existe, é o Senhor do céu e da terra e não mora em templos feitos por seres humanos. (At.17:24 NTLH)
Deus Se importa com o local onde o Seu povo se reúne e o quer puro e dedicado a Ele. Todavia, por mais majestoso que esse edifício seja, Deus não habita entre quatro paredes, mas no espírito de Seus filhos. O homem é incapaz de oferecer um lugar de habitação para Deus.
As paredes e as portas não louvam a Deus, mas Ele é celebrado e exaltado quando os Seus filhos se reúnem para engrandecê-Lo e anunciar a todos os Seus poderosos feitos.
Cantem louvores ao SENHOR, que reina em Jerusalém. Anunciem às nações o que ele tem feito. (Salmos 9:11 NTLH)
Jesus disse:
Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome [i.e. “para cumprirem os Meus propósitos”], eu estou ali com eles. (Mt.18:20 NTLH)
O que significa o fato de Jesus estar presente? Ele está somente assistindo o que fazemos? Muito mais que isso! Entre os que se reúnem para aprender e se comprometer com os Seus propósitos, Ele compartilha a Sua glória, o Seu Espírito, a Sua força ou poder, a Sua alegria e felicidade, pois quando se reúnem para o Seu prazer, todos se sentirão felizes e serão abençoados!
Jesus incendeia nossos corações com o desejo por Deus para uma vida que O agrade. Ele traz o Céu até nós e instala dentro de cada um o desejo pela Eternidade – o lugar da habitação eterna de Deus, a Sua “Casa Eterna”!
Quando nós nos reunimos, estamos dando um poderoso testemunho acerca do nosso futuro, na Eternidade! Quando desejamos, com alegria, reunir-nos em Seu Nome, esta é uma atitude profética ou futura de tudo o que nos espera.
Agora, existem sacrifícios que se traduzem em contribuições, serviços espirituais, como cuidar uns dos outros e compartilhar a graça de Deus ao mundo. Quando nos reunimos, nós pensamos, refletimos e aprendemos a viver em comunhão com a Palavra de Deus, pelo poder do Espírito Santo.
3. Ame a sua igreja e a tenha como o seu melhor lugar sobre a Terra, antes da Eternidade
Viver sem uma igreja local, sem uma família espiritual, é um grande erro! Procurar ser um cristão sozinho, em casa, achando que a verdadeira espiritualidade será alcançada assistindo vídeos pelo “Youtube”, é outro grande erro! Deus nos chamou para estarmos juntos, para nos reunirmos em Seu Nome, para aprendermos a Sua Palavra com os Seus mensageiros, a fim de nos comprometermos com os Seus propósitos.
Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade. (At.2:46 NTLH)
Diariamente, os cristãos se reuniam no Templo, mas o texto não diz que eles se reuniam nas suas casas de um modo diário, porém nos diz que, nas suas casas, eles partiam “o pão”, isto é, compartilhavam a vida e os objetivos da vida de Cristo com outras pessoas. Eles faziam isso com alegria e submissão a Deus. Eles louvavam a Deus por todas as coisas e toda a cidade tinha simpatia por eles; além do mais, o próprio Senhor acrescentava à igreja todos os que estavam sendo salvos. (Atos 2:47)
O salmista, em seu momento de reflexão e oração, ainda diz:
3 Ó SENHOR Todo-Poderoso, meu Rei e meu Deus, perto dos teus altares os pardais constroem o seu ninho, e as andorinhas fazem a sua casa, onde cuidam dos seus filhotes. 4 Felizes são os que moram na tua casa, sempre cantando louvores a ti! (Sl.84:3,4 NTLH)
O pardal era e é um pássaro muito comum e sem valor. A andorinha é uma ave migratória, ou seja, que vai de um lugar para outro. Ele está dizendo que aquele que o mundo não valoriza, encontrou em Deus o seu ninho e aqueles que, incansavelmente, correm para lá e para cá, encontraram em Deus a Sua casa, o seu descanso.
Um dia, nós experimentaremos a verdadeira felicidade na “Casa Eterna de Deus”, e lá, louvaremos o Seu Nome para sempre! Portanto, nós estaremos em um lugar muito melhor do que qualquer outro que conhecemos nesta Terra!
A minha esperança é que o Espírito de Deus compartilhe conosco o mesmo sentimento que Jesus demonstrou pela “Casa de Deus”, ou seja, amor e zelo. Afirmo que este momento e local é o melhor lugar sobre a Terra, pois, nele, estamos sendo preparados para outro, o qual é infinitamente melhor do que este – a Eternidade!
Que Deus nos abençoe!