Apocalipse 3:20
Texto Base:
Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos. (Ap.3:20 NTLH)
Através dos Séculos, o ser humano tem sido provado quanto à sua obediência a alguma revelação específica da vontade de Deus. Dentro desses períodos de tempo, o ser humano tem sido testado quanto ao seu compromisso ou trabalho a expressar a realidade de Deus, a Sua grandeza e a aplicação dos Seus planos, tanto em favor do Seu Reino como em benefício do próximo. (Mateus 22:34-40)
A história prova que, no final de cada um desses períodos, o ser humano demonstrou a sua degradação espiritual e moral, por ter se afastado de Deus e infiel à Verdade. Calando a voz da Verdade em sua consciência, ele vem se pervertendo e degenerando a educação como gerações! Todo aquele que cala a Verdade é porque prefere a mentira. Ela tem transformado as pessoas em um bando de incoerentes, loucos e colocando-as do lado avesso da Vida.
1. A Verdade é única e, portanto, não existem várias verdades
Para muitos, a Verdade não é única, mas existem várias verdades. Cada um tem a sua? Vivemos em um mundo, no qual cada um inventa e pratica a sua própria regra de conduta, chamando-a de verdade. A mentira é a mãe do orgulho, egoísmo e dos interesses próprios ou terrenos, pois ela esconde da consciência humana a glória de Deus e a Vida Eterna. O espírito do engano é hábil para cegar a mente das pessoas! (2 Coríntios 4:4)
Ao se afastar da Verdade divina e preferindo o engano, a sociedade vem perdendo o bom senso ou o discernimento, por fins egoístas. Em nosso mundo vemos que:
- As conversações estão cheias de interesses e astúcias que conduzem outros ao erro.
- Muitos políticos discursam suas mentiras e sequer se ruborizam, ou se envergonham!
- O comércio vendendo “gato por lebre”!
- No Direito, temos visto bandidos e criminosos sendo defendidos em nome dos direitos humanos, enquanto inocentes e trabalhadores sofrem.
- Setores da ciência estudando e criando vírus, não para contribuir à saúde humana, mas para futuras guerras biológicas.
- A base educacional não se preocupa em formar cidadãos com boa qualidade cultural, moral e cívica.
- As Famílias vivem um verdadeiro hospício sob seus tetos, pois cada um segue o seu próprio “direito ou verdade”, pensamento e vontades.
Eu poderia mencionar diversas áreas da sociedade contaminadas pelo espírito do engano, mas acredito ser o suficiente, a fim de que você enxergue como o nosso mundo está corrompido, pela rejeição à Verdade divina. Sabemos que o mal, no final de tudo, não derrotará o bem, pois Deus é o “Bem”.
O engano e o mal existem e não por culpa de Deus, pois não foram criados por Ele, mas o Eterno permite a sua existência, a fim de que a fidelidade e a obediência do homem ao Criador sejam provadas. No final de tudo, cada ser humano terá que comparecer perante o “Juiz Eterno” para receber o que merece, segundo as suas opções ao seu estilo de vida, tanto pela escolha pela vontade divina como pela sua apatia Dele – entre o “Bem” e o “mal”. (2 Coríntios 5:10)
Não querendo ser repetitivo, mas no final de cada período dos testes divinos, referentes à obediência humana ao compromisso com os Seus propósitos, o homem se demonstrou corrupto, perverso e degradado, tanto espiritual como moralmente falando – sempre do lado avesso da Vida!
Eu mencionei várias áreas da sociedade, nas quais ela demonstra estar avessa à Vida de Deus, mas como estará a Igreja no final do seu período, no final da dispensação da graça?
2. Conhecer Verdade é necessário, mas recusar a presença do Espírito que a vivifica é viver no engano
Nós nos reunimos para tratarmos e aprendermos sobre a Verdade divina, mas podemos estar longe do Espírito da Verdade. (Jo.16:13) Isto ocorre quando O emudecemos e tendo nossas consciências cauterizadas, O colocamos do lado de fora de nossas vidas e de todas as nossas atividades no cotidiano. Esse comportamento faz com que nos coloquemos do lado avesso da Vida!
O nosso texto base revela uma igreja se reunindo, cumprindo os seus rituais, mas sem a consciência do Espírito Santo, que é o Espírito da Verdade ou de Cristo. O texto nos diz que Jesus está do lado de fora e, portanto, a Igreja está do lado avesso da Vida! Todavia, aqui cabe um questionamento: Por que isso se dá ou se dará?
Porque os cristãos dos últimos dias conhecerão a Verdade, mas não estarão libertos por ela, devido à ausência do Espírito da Verdade em suas vidas e das suas reuniões. Eles desejarão mais o que é pomposo, eventos, festas, sensacionalismo, shows, emoções, danças e fantasias.
Rejeitarão o verdadeiro objetivo da Verdade e do trabalho do Espírito de Deus em suas vidas e, por isso, deixarão de lado o seu compromisso com os propósitos divinos e darão às reuniões da Igreja um caráter mais social do que piedoso e sacrificial. A mensagem de Jesus aos religiosos dos Seus dias precisa ser ouvida nos dias de hoje!
Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração [i.e. a razão, o sentido, ou a direção que dão às suas vidas] está longe de mim. (Mt.15:8 NTLH)
Ao falar aos religiosos, Jesus também se referiu à religião como aos líderes da mesma nos Seus dias sobre a Terra. Eles ouviram os Seus ensinamentos e viram os Seus sinais, mas O recusaram. A religião colocou Jesus, a “Verdade viva de Deus, para o lado dos serviços religiosos do Templo. Eles desejaram calar o “Amém” e a “Testemunha Fiel” de Deus e com desejo mortal, pois Jesus representava uma ameaça, assim como os Seus ensinamentos.
3. Querem calar “A Testemunha”! Esta é uma característica da Igreja dos últimos dias
Nos últimos dias da Igreja, a voz de Jesus, ou a mensagem da Verdade será uma ameaça aos que fazem da religião o seu grande negócio. O povo, por sua vez, se contentará com esperanças falsas do que com o comprometimento de obter a consciência da Verdade.
Nos últimos dias da Igreja, os cristãos não aceitarão que ninguém e nem o Próprio Jesus desaprove as suas fantasias religiosas. A mensagem de Jesus à Igreja representará uma ameaça! Vejamos como Jesus se apresenta à Igreja dos últimos dias da graça:
Ao anjo [i.e. ao pastor, ao mensageiro de Deus] da igreja de Laodicéia escreva o seguinte: “Esta é a mensagem do Amém [i.e. que é digno de toda a confiança, convicção, porque é imutável no caráter], da testemunha [i.e. no sentido legal, histórico, presencial, ético, genuíno ou puro] fiel [i.e. comprometido com as obrigações recebidas de Deus] e verdadeira [i.e. que é e traz a essência da Verdade], daquele por meio de quem [i.e. a Origem e a Causa de] Deus criou todas as coisas. (Ap.3:1 NTLH)
Jesus se apresenta como o “Amém” a uma Igreja que não passa mais confiança e convicção às pessoas, porque muda o seu caráter conforme as situações e épocas. Ao mesmo tempo, ela tenta ser o que não é!
Jesus se apresenta como a “Testemunha Fiel”, a uma Igreja que despreza o juízo divino, que não anda em um relacionamento íntimo com Deus, que se desobriga a viver de modo digno, segundo os padrões espirituais e morais exigidos por Deus, pois coloca em segundo plano a pureza de coração, devido à sua falta de compromisso tanto com a Verdade como ao Espírito da Verdade.
Jesus se apresenta como a “Testemunha Fiel e Verdadeira”, a uma igreja que conhece a verdade, mas que não possui a consciência ou não reflete na realidade e nos propósitos divinos de viver na essência da Verdade, que é Cristo.
Jesus se apresenta como “A Origem e a Causa de toda a Criação de Deus”, para uma Igreja que abandonou a verdadeira causa do Evangelho, para se entregar a alegrias e alucinações religiosas.
Nos últimos dias da Igreja, ela falará de Jesus, mas Ele estará do lado de fora da sua “festinha religiosa”, cheia de alegrias e doutrinas frias e vazias, enquanto Ele esmurra a porta e grita para dar a esperança eterna a alguém que dê ouvidos a tudo o que Ele já disse e abra a maldita porta!
A minha esperança é que nós nunca rejeitemos a Verdade e o Espírito da Verdade, para que não calemos a voz ou a mensagem de Jesus às nossas vidas, pois, para nós, ela é a mensagem que nos mantém em comunhão com a Vida de Deus e nos alerta sobre o perigo eterno de estarmos do lado avesso da Vida! Não calemos a Verdade! Não calemos Jesus!
Que Deus nos abençoe!