Skip to content Skip to footer

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

1 Timóteo 4:1

Texto Base:

O Espírito de Deus diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles darão atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vêm de demônios. (1 Tm.4:1 NTLH)

Nestes últimos domingos, eu tenho compartilhado com vocês sobre “A Igreja do Lado Avesso da Vida!”. Aprendemos que, nos últimos dias do final dos tempos, a Igreja colocará Jesus para fora do seu meio. Jesus esmurra a porta e pede que a Sua voz seja ouvida, mas a Igreja prefere outra voz. Essa escolha se dá, primeiramente, por parte de seus líderes e, a seguir, por grande parte do povo cristão que os ouvem. Eles se enganam e enganam!

A Bíblia nos dá a compreensão de que estamos vivendo os últimos tempos da era da Graça ou da Igreja sobre a Terra. As profecias bíblicas estão se cumprindo fielmente, e não poderia ser de outra forma, pois Deus é fiel a tudo o que diz! A Palavra nos alerta que, nos últimos tempos, a Igreja se afastará de Deus, pela razão de ouvir “a espíritos enganadores e a ensinamentos de demônios”.

Isso quer dizer que Satanás tem enviado seus demônios para o seio da Igreja, a fim de enganar o povo de Deus com as suas mentiras. O seu papel é fazer com que o povo de Deus se afaste da Verdade e creia nas suas mentiras e, a se afastar da Verdade, a preocupação maior será com o que é exterior e não com a “Vida” no seu interior. Ao deixarmos de ouvir o Espírito de Deus, nós nos afastamos da Verdade e, longe dela, a “Vida de Cristo” em nós morrerá, pois será roubada e destruída!

Muitos ficam procurando e tentando adivinhar como esses espíritos enganadores trabalham. No entanto, há um detalhe no nosso texto base que deve ser observado:

O Espírito de Deus diz claramente que nos últimos dias… (NTLH)

A “Vida” está no trabalho e nos alertas que o Espírito Santo, por meio do ensino da Palavra de Deus. É triste, mas muitos cristãos se referem ao Espírito Santo como o poder ou a força de Deus, mas Ele é o Próprio Deus – o Próprio Cristo, em Espírito vivendo em nós e falando para que nós sustentemos a realidade de Jesus contra os poderes do mal e do mundo, porque Ele é a Verdade. (João 14:6)

1. Deus protege a Sua igreja por meio da Sua Palavra e do Espírito Santo

Diante disso, alguém me perguntaria: “Por que Deus não protege a Sua Igreja desses espíritos enganadores?” Mas Ele a protege! Ele faz isso por meio dos Seus ensinamentos e advertências. Deus levanta mensageiros para ensinar a Verdade ao Seu povo. (cp. Lucas 16:19-31; atente aos versos 27-31) Nós devemos ter em mente, que Deus criou o ser humano com a livre disposição para escolher entre “caminhos” e o “Caminho” (João 14:6), portanto, os seguidores de Cristo precisam ser provados, acerca da sua obediência ao que Dele ouvem, aprendem e se esforçam a pôr em prática.

O Espírito claramente diz…”. Paulo está sendo usado pelo Espírito de Deus e faz um alerta tanto a Timóteo como aos cristãos que o ouviam, que atentasse ao que Espírito de Deus diz às igrejas. (Mc.4:23; Ap.2:17) A Verdade, dita por Paulo a Timóteo, precisa ser anunciada a todas igrejas locais – aos cristãos que compõem a Igreja de Jesus Cristo.

2. Neste mundo há duas vozes sendo propagadas: a do “Bem” e a do mal

Neste mundo há duas vozes sobrenaturais sendo propagadas: a de Deus e a de Satanás, a que produz o “Bem” e a que resulta em males. A voz de Deus esclarece e liberta o homem do espírito do engano. A voz do Diabo seduz e escraviza o homem nas suas mentiras, pois ele é o pai de todas as mentiras. (João 8:44) Nós devemos escolher a qual voz ouviremos e replicaremos.

Quando nós escolhemos viver sob a voz divina, ou da Palavra de Deus, seremos capacitados a discernir e refutar aos ardis do Diabo, os quais fazem com que o homem vá de mal a pior.

Entretanto, ao nos posicionarmos ao lado da Palavra de Deus, a fim de vivermos uma vida piedosa, nós poderemos sofrer perseguições, não só por parte de Satanás e seus demônios, mas de seus agentes humanos também. Observemos as palavras de Paulo:

10 […] você tem seguido os meus ensinamentos, a minha maneira de agir e o propósito que tenho na minha vida. E tem seguido também a minha , a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, 11 as minhas perseguições e os meus sofrimentos. Você sabe tudo o que me aconteceu nas cidades de Antioquia, de Icônio e de Listra. Que terríveis perseguições eu sofri! Porém o Senhor me livrou de todas elas. 12 Todos os que querem viver a vida cristã unidos com Cristo Jesus serão perseguidos. 13 Porém as pessoas más e fingidas irão de mal a pior, enganando e sendo enganadas. 14 Quanto a você, continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo o coração. Você sabe quem foram os seus mestres na fé cristã. (2 Tm.3:10-14 NTLH)

Essa perseguição não acontece somente por parte de pessoas mundanas, as quais, abertamente, se opõem a tudo o que é de Deus, mas também, de cristãos nominais, que vivem afastados da Vida que nos é dada por Deus, em Cristo.

Essas pessoas sustentam conceitos falsos sobre a salvação e a vida dedicada a Deus, que é a santidade. Elas se desviaram das prioridades e propósitos divinos e se deixam levar por práticas incoerentes com o verdadeiro Cristianismo. Além do mais, elas têm o poder de manipular e dominar o sentimento de outras pessoas e as motiva a procederem de modo antibíblico.

Nós não precisamos tomar cuidado com esses “cristãos”! Eles se parecem e se apresentam como pregadores de novos conceitos, cheios de explicações e justificativas meramente emocionais. Todavia, o fervor e os frutos provenientes de uma vida piedosa e cheia do Espírito Santo são inexistentes nas suas vidas. Jesus disse:

43 A árvore boa não dá frutas ruins [i.e. impróprias ao Reino de Deus e ao próximo], assim como a árvore que não presta não dá frutas boas. 44 Pois cada árvore é conhecida pelas frutas que ela produz. Não é possível colher figos de espinheiros, nem colher uvas de pés de urtiga. 45 A pessoa boa tira o bem [i.e. o que é útil e saudável, tanto espiritual como moralmente falando] do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio. Lc.6:43-45 NTLH)

Que nós tomemos cuidado para não sermos vítimas de espíritos enganadores, os quais procuram escravizar os que os ouvem a certos comportamentos que ofendem ao Espírito Santo e a Palavra de Deus. Geralmente, esses enganadores enganam-se a si mesmos e, a seguir, enganam os que são frágeis na fé em Cristo. Que as palavras de Pedro nos sirvam como um alerta:

No passado [i.e. no Velho Testamento] apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre [i.e. desprezarão os ensinamentos e interesses de Jesus, o Mestre] que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição. (2 Pe.2:1 NTLH)

Portanto, que nós busquemos uma vida cheia do Espírito de Deus (Efésios 5:18) e da Palavra de Deus (Salmos 119:105), a fim de discernirmos e nos mantermos protegidos do espírito do engano, ou da mentira. Que não nos enganemos a nós mesmos e não enganemos a ninguém! Sejamos de Deus, por meio da Verdade! (João 17:17)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação