Skip to content Skip to footer

A Igreja do lado avesso da Vida – Parte 5: As sensações enganam!

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Apocalipse 3:17

Texto Base:

17 Vocês dizem: ‘Somos ricos, estamos bem de vida e temos tudo o que precisamos’. Mas não sabem que são miseráveis, infelizes, pobres, nus e cegos. (Ap.3:17 NTLH)

Laodiceia representa o último período da Igreja sobre a Terra e o modo como Jesus se apresenta tanto à liderança como à Igreja desse tempo, mostra que:

  • A liderança da Igreja não é aprovada por Jesus. (Ap.3:14) Ela rejeitou “Aquele” que é “Imutável” e O substituiu pelo que é mutável, instável, variável e versátil, que pode ser usado para diferentes fins. A liderança da igreja em Laodiceia colocou a causa do Evangelho de Cristo em segundo plano. A pregação sobre a necessidade de se aproximar de Deus e viver com Ele por meio do arrependimento sincero, do compromisso com a Verdade e aos objetivos de Cristo, assim como do desejo pela Vida Eterna haviam sido escanteados. A morte do “EU”, para uma vida ressuscitada em Cristo Jesus, a fim de cumprir os propósitos de Deus era algo fora do roteiro. Em vez de Cristo, as culturas da prosperidade e do bem-estar se tornaram a fonte motivadora daquela liderança, a fim de obterem aceitação, influência e lucros.
  • A Igreja, em relação ao seu compromisso de amor e zelo pela causa do Evangelho, não é aprovada por Jesus. (Ap.3:15,16) Os cristãos de Laodiceia alimentavam um falso sentimento de serem verdadeiros, quando, na verdade, submetiam-se à mentira devido às orientações da liderança.
  • Portanto, nos seus últimos dias sobre a Terra, a Igreja viverá sob o processo psicológico da “sensação”, isto é, a impressão ou o sentimento provocado por uma situação interna ou externa de que possui e vive na Verdade, de que cumpre o seu compromisso com os objetivos do Evangelho de Cristo e se sente aprovada por Deus. Essa falsa emoção, em se tratando da Igreja, é o resultado da sua desorientação ou insensatez, pois ela não será nem fria nem quente, mas morna! (Ap.3:16)

Certa vez, alguém me disse: “Walter, eu tinha a sensação de que seria aceito pelas pessoas em um determinado ambiente, caso eu me vestisse e falasse como elas. Eu tentei me preparar e me esforcei ao máximo para conseguir o meu objetivo, mas, no final de tudo, eu me sentia vazio, uma pessoa fingida, dissimulada e decepcionada comigo mesmo. Eu tentei ser quem eu não era, mas descobri tarde demais que me expus ao ridículo, à insignificância!” Enquanto ele me contava a sua experiência com tristeza, eu me senti feliz!

1. Apoie-se sempre em uma vida de fé e obediência a Deus e nunca em sensações, pois elas enganam!

Jesus disse:

Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas. (Mt.5:6 NTLH)

Quando você vive para fazer a vontade de Deus e a faz, o SENHOR lhe dará o feliz sentimento de estar participando da Sua eterna fartura! Então, você tem “a sensação” ou o sentimento da plena satisfação do dever cumprido, ou de ter feito o que era correto.

Por outro lado, você pode ter a sensação de se sentir seguro e protegido por crer que Jesus está ao seu lado e, de repente, depara-se com uma “terrível tempestade”, a qual lhe dá a sensação de estar próximo à morte! (Mc.4:35-41)

Você, ao se levantar, diz: “Estou com a sensação de que hoje é o meu dia!” No decurso do mesmo, tudo o desfavorece! A sensação de felicidade se tornou em desgraça e infelicidade!

Infelizmente, há os que em algum momento fazem a vontade de Deus e se sentem satisfeitos, mas, em outros momentos, vivem pelos princípios espirituais e morais deste mundo. Eles não são frios nem quentes, mas mornos, e estão a ponto de serem vomitados da boca do SENHOR! (Apocalipse 3:16) A Bíblia os denomina como “insensatos”, insignificantes, imprudentes, sem bom senso, contrários à razão e à causa de Cristo.

Por terem feito algo correto e por terem sido elogiados por terceiros, eles transformam “a sensação” da aprovação divina em “uma instância”, na qual Deus lhe dá a aprovação eterna. Eles estão biblicamente equivocados! O apóstolo Paulo diz:

Portanto, aquele que pensa [i.e. que afirma acerca de si mesmo] que está de pé é melhor ter cuidado [i.e. veja, observe bem a sua vida em relação ao que Deus exige] para não cair [i.e. para não sofrer repentina destruição]. (1 Co.10:12 NTLH)

2. Seja humilde diante de Deus e aceite os Seus juízos, pois eles lhe trazem vida e sabedoria

17 Vocês dizem [i.e. afirmam acerca de si mesmos]: ‘Somos ricos, estamos bem de vida e temos tudo o que precisamos’ [i.e. nós nos sentimos satisfeitos, alegres, plenamente providos, sempre gentis]. Mas não sabem que são miseráveis, infelizes, pobres, nus e cegos [i.e. insignificantes, sem nenhum valor para Deus e aos Seus propósitos]. (Ap.3:17 NTLH)

A sensação é de que tudo está perdido, mas o texto, em vez de se tratar de uma condenação perene, é uma proposta divina à mudança de atitude. Em vez de, tanto a liderança como a Igreja, terem como prioridade o desejo de serem aceitas pela cultura do momento, que elas se preocupassem em serem aceitas por Deus e não rejeitadas ou “vomitadas” por Ele! Deus os chama à responsabilidade de fazerem uma avaliação que fosse honesta acerca de si mesmos.

Davi disse:

Quem pode ver os seus próprios erros? Purifica-me, Senhor, das faltas que cometo sem perceber. (Sl.19:12 NTLH)

Entretanto, como o SENHOR poderá revelar nossos erros ocultos? Davi diz:

7 A lei do SENHOR [i.e. a Palavra de Deus] é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. 8 Os ensinos do SENHOR são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente. 9 O temor ao SENHOR é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade. 10 Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro, até mesmo do que muito ouro fino. São mais doces do que o mel, mais doces até do que o mel mais puro. 11 Senhor, os teus ensinamentos dão sabedoria a mim, teu servo, e eu sou recompensado quando lhes obedeço. (Sl.19:7-11 NTLH)

Não confie nas suas sensações, pois elas enganam, mas, antes de qualquer sentimento, contraste-se com a Verdade. Às vezes, ela nos fere e a sensação que temos é que Deus não nos quer mais ao lado Dele, mas isso não é verdade. Ele nos corrige porque nos ama e nos quer não só para esta vida, mas também para a Vida Eterna!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação