Skip to content Skip to footer

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Textos Base:

Apocalipse 3:20 / João 10:7-11

Deus tem nos dado alertas muito sérios acerca da condição da Igreja da atualidade e de seus membros, por meio da série “A IGREJA DO LADO AVESSO DA VIDA”, ministrada pelo pastor Walter e que já acumula seis domingos. Um dos versos recorrentes nessa série é Apocalipse 3:20, o qual fala sobre a indiferença das igrejas e de seus membros, como também do desejo de Jesus em voltar a ter comunhão com o Seu povo.

Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos. (Apocalipse 3:20 NTLH)

Neste verso, observamos que a indiferença para com Jesus é tão grande que as igrejas e seus membros O colocaram para fora de seus prédios e de suas vidas, obrigando-O a ter de bater na porta, na esperança de que alguém ouça e abra, e voltem a ter comunhão. O curioso é que o próprio Senhor Jesus se definiu como sendo a Porta e agora Ele se encontra batendo à porta. Isso significa que as igrejas e as pessoas edificaram uma segunda porta, a qual as separa de Jesus, que é a verdadeira Porta.

1 – JESUS É A PORTA PARA AS SUAS OVELHAS

Então Jesus continuou: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu sou a porta por onde as ovelhas passam. (João 10:7 NTLH)

Para entendermos melhor esse verso, precisamos analisar a função de uma porta. Primeiramente, ela faz um limite entre o ambiente externo e o interno. Ela só pode ser aberta por pessoas que têm permissão e serve para que as pessoas entrem e saiam, como também é uma proteção, impedindo que os perigos externos aflijam os que estão dentro.

Por esse motivo, podemos concluir que, quando Jesus afirmou ser a porta, Ele estava dizendo que Ele é o limite entre o mundo e o Reino de Deus, que só pode ser acessado por pessoas que têm a permissão divina, que Ele dá liberdade para as pessoas viverem no mundo sem fazer parte dele, como também protege os Seus dos perigos do mundo.

Podemos acrescentar que, no tempo de Jesus, existia uma porta ao norte do Templo, chamada Porta das Ovelhas, por onde as ovelhas entravam a fim de serem purificadas para os rituais sagrados, principalmente, na Páscoa. Portanto, aquele que passa por Jesus, a verdadeira Porta das ovelhas, é purificado para que se torne útil aos propósitos divinos.

Sendo Jesus a porta, somente as Suas ovelhas têm permissão para acessá-Lo e, observando o texto de II Pedro 1:5-8, conseguimos ter uma clareza de quem são as ovelhas de Jesus.

Por isso mesmo façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade juntem o conhecimento e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio juntem a perseverança e à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção juntem a amizade cristã e à amizade cristã juntem o amor. Pois são essas as qualidades que vocês precisam ter. Se vocês as tiverem e fizerem com que elas aumentem, serão cada vez mais ativos e produzirão muita coisa boa como resultado do conhecimento que vocês têm do nosso Senhor Jesus Cristo. (II Pedro 1:5-8 NTLH)

Resumidamente, esse texto deixa bem claro que as ovelhas de Jesus são aqueles que, por meio do conhecimento e do uso de seus dons espirituais, tornaram-se frutíferos dentro do Reino de Deus, adquirindo e desenvolvendo as qualidades de Cristo.

2 – AS OVELHAS CONHECEM A VERDADEIRA PORTA

Todos os que vieram antes de mim (i.e. os falsos pastores e líderes religiosos) são ladrões e bandidos, mas as ovelhas não deram atenção à voz deles. (João 10:8 NTLH)

Nesse verso, o Senhor Jesus deixa bem claro que as verdadeiras ovelhas não dão ouvidos aos falsos pastores, mas se mantêm firmes e perseverantes na Sua voz. Por outro lado, subentende-se que as ovelhas, em algum momento de suas vidas, conheceram a voz de Jesus e se firmaram nela, mas os falsos pastores nem dão essa oportunidade para elas e por isso é que Jesus os chama de ladrões e bandidos. Por causa de seus interesses pessoais, eles estão tirando a oportunidade de as pessoas conhecê-Lo.

Um empregado trabalha somente por dinheiro; ele não é pastor, e as ovelhas não são dele. Por isso, quando vê um lobo chegando, ele abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca e espalha as ovelhas. O empregado foge porque trabalha somente por dinheiro e não se importa com as ovelhas. (João 10.12-13 NTLH)

Os falsos pastores não têm comprometimento com as ovelhas, pois são pessoas egoístas e materialistas. Portanto, as suas mensagens servem para alimentar seu egoísmo e materialismo. Como eles sabem que as pessoas buscam satisfazer os interesses pessoais e prazeres carnais, modificam suas pregações para só oferecerem sucesso pessoal, prosperidade, bem-estar, felicidade terrena e autossuficiência.

A combinação entre os falsos pastores e as pessoas terrenas edifica uma porta falsa entre a Igreja e Jesus, mas diferente de Jesus, que é a Porta verdadeira e que precisa ser acessada, a porta falsa serve para impedir que as pessoas acessem a Porta verdadeira.

Jesus respondeu: — A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ela. (João 14:23 NTLH)

Esse verso nos dá uma orientação de como impedir que a porta falsa seja edificada, ou seja, aquele que consegue vencer o egoísmo e o materialismo, por amor a Deus e pelo desejo de obedecê-lo, terá livre acesso à Porta verdadeira e terá autorização para utilizá-la, pois é amado pelo Pai.

3 – A VERDADEIRA PORTA DÁ LIBERDADE, SEGURANÇA E PROVISÃO

Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida. (João 10:9 NTLH)

O nosso texto não diz que Jesus é uma porta, mas que Ele é a Porta! Portanto, só existe uma porta, que é Ele, e qualquer outra é uma imitação falsa. Sendo assim, os verdadeiros pastores e líderes não devem se fazer de porta ou se colocarem entre as pessoas e a porta, mas devem apresentar e direcionar as ovelhas para a Porta verdadeira.

Por outro lado, as ovelhas não devem permitir que algum pastor se transforme em porta ou se coloque entre elas e a Porta, não se guiando pelo que vê, mas pela voz de Cristo, o seu verdadeiro Pastor. Aquele que passa pela verdadeira Porta terá:

  • Salvação, ou seja, será liberto de tudo que o lhe escravizava neste mundo, passando a ter liberdade para dizer não aos seus interesses e desejos pessoais;
  • Liberdade (entrar e sair), ou seja, terá a oportunidade para transitar livremente pelo mundo sem se contaminar com ele, com a finalidade de conduzir outras ovelhas à porta verdadeira;
  • Provisão, ou seja, receberá recursos espirituais, emocionais e materiais para que continue cumprindo a missão recebida de Deus, que é conduzir outras ovelhas à Porta verdadeira.

4 – A PORTA FALSA DESTRÓI AS OVELHAS

O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa. (João 10:10 NTLH)

Como já comentado, o ladrão ao qual o Senhor Jesus se refere é o falso pastor, o falso líder religioso ou a falsa religião, os quais, movidos pelo orgulho e o egoísmo, roubam as ovelhas de Cristo, matam sua fé e destroem suas esperanças. Por outro lado, o texto também nos ensina que Jesus oferece às suas ovelhas a “vida completa”.

Como podemos observar, existe uma diferença enorme entre os falsos pastores e Jesus, pois os falsos pastores querem manter o rebanho em algum nível de controle e limitação, para obter dele o melhor que ele pode oferecer. No entanto, o Senhor Jesus não quer nada do rebanho, mas oferece algo a ele, que é a “vida completa”, ou seja, uma vida significativa, intencional, alegre e eterna.

5 – A PORTA VERDADEIRA VAI AO ENCONTRO DAS OVELHAS

Eu sou o bom (i.e. útil) pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. (João 10:11 NTLH)

O nosso verso apresenta Jesus como o bom pastor, ou seja, útil aos propósitos divinos, pois se ofereceu em sacrifício para resgatar as Suas ovelhas. As ovelhas resgatadas, ou seja, as verdadeiras ovelhas são aquelas que morrem para si mesmas e ressuscitam para uma nova vida em Cristo, o seu Pastor.

Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida (i.e. oculta, no Céu) com Cristo, que está unido com Deus. (Colossenses 3:1-3 NTLH)

Esses versos deixam bem claro que nós devemos priorizar uma vida de comunhão e intimidade com Deus, a Sua vontade, e que desejemos conquistar coisas no Céu e não na Terra. Essa é a marca de uma pessoa que já morreu para si mesma e que ressuscitou em Cristo. Caso contrário, ela continua suscetível às ofertas dos falsos pastores, construindo, assim, uma porta entre si e a verdadeira Porta, que é Cristo.

Portanto, que nós nos aproximemos de Deus por quem Ele é e não por causa do que Ele pode fazer. Que nos esforcemos para aprender a ouvir a voz de Jesus e não sermos enganados por falsos pastores, mas nos mantenhamos firmes e perseverantes nos propósitos divinos para as nossas vidas. Que nós sejamos capazes de matar o egoísmo e o materialismo, para que não sejamos vulneráveis às promessas dos falsos pastores.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação