Skip to content Skip to footer

Entenda, creia e faça a vontade de Deus!

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Lucas 24:32

Texto Base:

31 Aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus. Mas ele desapareceu. 32 Então eles disseram um para o outro: — Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas? (Lc.24:32 NTLH)

O caminho que Deus escolheu para falar conosco envolve o espírito humano (onde reside a nossa consciência espiritual) e a alma (a nossa mente, emoções, desejos e personalidade).

Temos aprendido que a nossa vida é dirigida pelos nossos pensamentos (Provérbios 4:23); portanto, o seu intelecto é importante em todo o processo transformador provocado por Deus. Entenda que a mente humana foi criada para compreender e se submeter tanto à Verdade como à vontade de Deus.

Quando nos contentamos com as emoções e, ainda que sejam ardentes, dificilmente pensaremos no nosso compromisso com os planos de Cristo, pois a paixão não gera uma crença verdadeira e, por conseguinte, as nossas decisões serão equivocadas. Em vez de escolhermos a vontade Deus, caminhamos longe dela, ou seja, nas nossas “Emaús”.

Muitos cristãos, ao ouvirem uma mensagem divina, preocupam-se mais com as suas emoções do que com os pensamentos ou as meditações profundas. O mesmo equívoco cometem aqueles que buscam certos textos na Bíblia, a fim de alcançarem algum “sentimento positivo” para o seu momento na vida.

Muitos dizem: “Deus está comigo!”. Realmente, essa afirmação pode ser verdadeira e gera um sentimento forte, mas, mesmo andando ao lado dessas pessoas, Jesus pode não estar aprovando a direção ou o destino que estão dando às suas vidas.

1. Cuidado com as emoções religiosas, mas aprenda a pensar espiritualmente

Imagine-se subindo uma trilha para o alto de uma montanha: você olha o horizonte, a paisagem maravilhosa e se encanta com ela. Entretanto, você precisa observar bem os perigos existentes na trilha, como pedras soltas, terreno escorregadio, plantas nocivas à saúde humana, serpentes e escorpiões.

A natureza impressiona e gera um sentimento de liberdade, alegria, enche os olhos com os seus encantos, a ponto de tornar a pessoa descuidada e cega aos perigos que podem estar ao seu redor. Portanto, a observação de toda beleza faz bem à alma, mas a firme observação quanto aos possíveis perigos existentes fará com que seja prudente.

Toda escalada exige atenção, concentração e, além do mais, toda subida força a musculatura, cansa e gera uma tremenda ansiedade para se chegar ao cume.

A experiência da escalada não difere do momento em que lemos e recebemos da Palavra de Deus. Na maioria das vezes, ela faz arder o nosso interior; entretanto, o que queremos de imediato é chegarmos ao cume e não as observações, pensamentos e meditações cansativas.

A verdade é que desejamos mais a emoção do sentimento religioso do que o trabalho árduo do pensamento espiritual. Eu entendo que sem afeições religiosas, a vida cristã perderia muito do seu encanto, mas, antes delas, o trabalho de Deus em nossas vidas deve passar e se realizar na nossa mente.

A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela é uma biblioteca de 66 livros, os quais são direcionados ao nosso cérebro, a fim de que os pensamentos se tornem o combustível divino para o nosso “coração”. A Palavra de Deus foi escrita para que você tenha sentimentos corretos, mas somente após ter pensado e meditado nas verdades divinas. Portanto, tome cuidado com o campo da alma para não cair ciladas emocionais!

2. Enquanto a Verdade divina não brilhar na mente, nenhuma emoção nos revelará a vontade de Deus

Sentado à mesa com os dois discípulos, tanto a Verdade sobre Jesus como o Seu plano para eles brilhou em suas mentes. Observe o que disseram, após terem os olhos (a mente) abertos:

32 Não parecia que o nosso coração queimava [i.e. era consumido pelo fogo] dentro do peito quando ele nos falava [i.e. usava as palavras para revelar ou tornar conhecido o que estava na mente] na estrada e nos explicava [i.e. despertava o desejo de aprender e entender] as Escrituras Sagradas? 33 Eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze apóstolos reunidos com outros seguidores de Jesus. (Lc.24:32,33NTLH)

Antes de terem seus olhos abertos, Jesus, ao caminhar com eles, deu-lhes um estudo bíblico aprofundado sobre a Sua Pessoa, usando as Escrituras do Velho Testamento. (Lucas 24:25-27) Repentinamente, ao receberem o pão do SENHOR, o fogo santo se acendeu em suas mentes. Suas mentes se iluminaram com a Verdade e, então, eles agiram pela fé, voltando para onde não deveriam ter saído, ou seja, para junto dos outros discípulos em Jerusalém.

No entanto, vale lembrar a advertência que lhes foi dada por Jesus ao longo do caminho:

Como vocês demoram [i.e. são mentalmente lentos] a entender [i.e. a não se valer da inteligência ou intelecto] e a crer [i.e. para adquirir confiança] em tudo o que os profetas disseram [i.e. revelaram sobre o Messias – Jesus]!  (Lc.24:25 NTLH)

Repare a ordem dos verbos no texto e o significado deles: demorar, entender, crer e dizer. A crença em Cristo não se sustenta sem que O conheçamos por meio do intelecto. Uma vez que a nossa mente é iluminada pela Verdade, reconhecemos os equívocos e pecados que estamos cometendo e, então, corrigimos o nosso destino com coragem e fé.

Muitos que se dizem cristãos, terminarão a sua caminhada sobre a Terra sem conhecerem a verdadeira razão de Jesus ter vindo à Terra e, muito menos, sobre os Seus reais objetivos para suas vidas. Eles aceitam todo tipo de doutrina que lhes traga emoções, às quais eles denominam como oportunas para o seu momento. Eles não querem pensar espiritualmente, mas se entregaram ao campo das emoções.

Muitos, ao lerem ou ouvirem a Palavra de Deus, preocupam-se apenas com as emoções religiosas e não com o pensamento espiritual. No momento em que estão em apuros e, não sabendo o que fazer, eles abrem a Bíblia nos Salmos e recitam em voz alta: “O Senhor é meu Pastor; nada me faltará.” Eles se sentem confortados e cheios de emoções religiosas. Eles fazem dessas palavras uma espécie de encantamento. Eles se esquecem de que a Bíblia, assim como a vida, é cheia de “se, portanto, mas, pois e porquês”!

Eles pensam que chegarão aos “cumes das suas montanhas” por recitarem certos textos bíblicos, os quais, retirados de seus contextos, fazem-nos confiar nas suas emoções religiosas. Mas, por não saberem ou não desejarem pensar espiritualmente, eles cairão em precipícios!

Que nós tomemos todo o cuidado para não fundamentarmos a nossa crença cristã em emoções religiosas, mas na Verdade, quando proferida para glorificar o Nome, a Pessoa e os objetivos de Cristo Jesus para nós, a fim de termos fome e sede de fazermos a vontade de Deus. (Mateus 5:6)

Portanto, todo o que entende a Verdade, não viverá para defender partes convenientes das Escrituras, mas crerá em Jesus, a fim de que, por meio Dele, esforce-se com todo o coração a se comprometer com toda a vontade de Deus. Que ela seja feita na Terra como está sendo feita no Céu!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação