Skip to content Skip to footer

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Mateus 8:34

Então todos os moradores daquela cidade saíram para se encontrar com Jesus; e, quando o encontraram, pediram com insistência [i.e. teimosamente, eles aconselharam, instruíram] que fosse embora da terra deles.” (Mt.8:34 NTLH)

Deus sempre nos adverte acerca das nossas escolhas, pois são elas que determinam o nosso destino. Penso que os obstáculos não são os nossos maiores problemas, mas as escolhas que neles fazemos. As nossas escolhas revelam o que nos é mais interessante, cômodo e rendoso, segundo o que agrada aos olhos, aos nossos desejos e sentimentos (1 João 2:16,17).

1. Cuidado para que a “Luz” que há em você não se transforme em “escuridão”

Jesus disse:

21 Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês. [nos versos 19 e 20, Jesus advertiu sobre a importância de ajuntarmos riquezas espirituais e não somente materiais, ‘pois’ Ele mostra ‘o perigo eterno’ de depositarmos a nossa confiança em tesouros errados] 22 — Os olhos são como uma luz para o corpo [i.e. metaf. ‘os olhos’ ou a mente é quem indica ao corpo como satisfazer aos seus pensamentos e desejos]: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz [i.e. metaf. — enquanto as mentes de vocês permanecerem iluminadas pela Verdade divina e úteis para Deus, os seus corpos O glorificarão por meio de suas ações]. 23 Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Assim, se a luz que está em você virar escuridão [i.e. metaf. — Se o conhecimento e a experiência que vocês têm com a Verdade divina se transformar em algo embaçado, opaco, fazendo com que deixem de atentar às exigências de Deus e aos seus deveres para com Ele], como será terrível essa escuridão [i.e. essa escuridão se tornará espessa, a ponto de impedir qualquer claridade e não deixar a pessoa enxergar mais nada. A pessoa se torna cega para as Verdades divinas – veja 2 Coríntios 4:3,4]! (Mt.6:21-23 NTLH)

Fazendo uso dessas verdades, nós podemos entender, no nosso texto base, a razão de “todos” os moradores escolherem porcos em vez de Jesus, a Verdade corporificada de Deus (João 14:6). As ações de Jesus perturbaram “todos” os moradores da região em relação aos seus apegos e eles se reuniram para escolherem entre Jesus e porcos, entre a claridade e a escuridão, entre o egoísmo e a abnegação, entre o dinheiro e uma vida de fidelidade e confiança em Deus.

Então, vamos ao nosso texto base: ele finaliza o episódio que aconteceu entre os versos 28 e 33, de Mateus 8. Caso tenha ânimo, leia todo o capítulo 8 com muita atenção!

  • Jesus, após pregar o Sermão da Montanha, cura um leproso (Mateus 8:1-4);
  • Em Cafarnaum, Jesus atende ao pedido de um oficial romano para curar o seu servo, fica admirado com a postura do oficial e diz quem se assentará com Ele à Sua mesa na Eternidade (Mateus 8:10-12);
  • Jesus cura a sogra de Pedro, expulsa demônios e cura muitas pessoas (Mateus 8:14-17);
  • Jesus responde de maneira estranha ou, segundo alguns, de modo indelicado, a um mestre da religião e a um dos Seus seguidores. (Mateus 8:18-22);
  • Jesus vai com os Seus discípulos para o lado leste do Mar da Galileia. Na travessia, um grande temporal assola o barco enquanto Jesus dormia. Os discípulos, apavorados e acreditando que iriam morrer, acordam-No. Então, Jesus acalma a tempestade e causa espanto a todos (Mateus 8:23-27);
  • Chegando à região de Gadara, dois endemoninhados vêm se encontrar com Ele. O pedido dos demônios soa estranho e a atitude de Jesus é mais estranha ainda (Mateus 8:28-33)!

Gadara não pertencia às terras de Israel e os moradores dessa região, em grande parte, não eram judeus; por isso os gadarenos criavam porcos e viviam desse tipo de atividade.

Diante do acontecido, todos ficaram com muito medo e demonstraram preferência pelos ganhos provenientes dos porcos em vez de Jesus. Entretanto, façamos algumas perguntas:

  • Jesus possuía a pré-ciência de que seria rejeitado, e por que foi a Gadara?
  • Jesus foi a Gadara “somente” para exibir o Seu poder sobre os demônios?
  • Jesus foi a Gadara somente para libertar dois endemoninhados e fazer acepção de pessoas, desprezando os demais habitantes?
  • Por que Jesus permitiu que os demônios entrassem nos porcos?
  • Por que “todos” preferiram os porcos em vez de Jesus e não celebraram a libertação dos dois endemoninhados nem se alegraram com suas famílias por tão grande salvação?

Jesus foi a Gadara pela mesma razão que veio ao mundo: para trazer a todos o entendimento do amor e da graça do Pai (João 3:16). Entretanto, no mundo, há os que creem e os que não creem. Aos que creem, isto é, aos que estabelecem um compromisso tanto espiritual como moral com o Pai, Ele dá a Vida Eterna, e o que há nela?

Na Vida Eterna, ou seja, na Vida que vem de “Cima” ou do “Alto”, há todo o poder de Deus, a fim de que o ser humano desfrute dos recursos da graça divina neste mundo. Mas, e ao que não crê? Só lhe resta acreditar nos sonhos e promessas que o mundo oferece, de uma vida feliz e próspera. No entanto, segundo Jesus, esse estilo de vida afastado do Pai o impedirá de experimentar o ápice da Vida Eterna e o conduzirá à infelicidade eterna (Hebreus 2:1,2; 3:12-14).

2. Jesus ou porcos? A “Luz” ou a escuridão? O que preferimos?

Todas as palavras e ações de Jesus expõem e perturbam a natureza pecaminosa (Salmos 51:5; Jó 14:4) e as obras do pecado na vida humana (Romanos 3:23; Gálatas 5:16-24), a fim de que o ser humano tenha os seus olhos abertos ao estilo de vida que agrada a Deus, isto é, que aceitem a direção do Espírito Santo (Gálatas 5:22-25). A Verdade divina revela se queremos viver com Deus na Eternidade ou somente tê-Lo neste mundo como nosso “subserviente” e “solucionador” de problemas emocionais, relacionais e financeiros (Lucas 12:13-15).

Se Jesus, digo de modo jocoso, tinha a intenção de “vender o Seu produto” em Gadara (no caso, o Evangelho) por que Ele não prometeu nem ofereceu prosperidade terrena a todos em vez de fazer o que fez? Porque o Evangelho veio para mostrar os interesses de Deus ao homem, os quais, tanto o mundo como aquele que é mundano rejeitam e não querem devido ao orgulho, egoísmo e interesses pessoais.

O pensamento deles é este: se vivermos do modo que Deus exige, nós sobreviveremos? Claro que sim! Tanto aqui como na Eternidade! Aquele que faz a vontade de Deus neste mundo será aceito por Ele devido à sua vida de fidelidade ou fé. (Habacuque 2:4; Romanos 1:17; 10:38; 1 João 2:17) Guarde no seu coração o que está escrito no Salmo 112.

O Evangelho de Cristo sempre nos conduz a uma vida dedicada a Deus, pelos Seus pensamentos e caminhos elevados. Sendo fiéis a Ele, tenhamos a certeza de que teremos supridas as nossas necessidades neste mundo, assim como toda a Sua sabedoria para lidarmos com os nossos contratempos. Aconteça o que acontecer, eu prefiro a Jesus em vez de porcos; a Eternidade em vez da falsa felicidade terrena e mundana, a qual me causa náuseas!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação