(Habacuque 2:4 / Salmos 112:4)
Nas últimas semanas, Deus tem falado conosco sobre fé, onde muitos mitos e conceitos errados sobre o tema têm sido esclarecidos. Muito se fala sobre fé, mas não se ensina como vive uma pessoa que tem fé, como se ela fosse algo interno e que não possa ser visto. A fé verdadeira pode e deve ser vista pelas pessoas à volta daqueles que a têm; caso contrário, não é fé, mas uma crença.
A mensagem é esta: Os maus não terão segurança, mas as pessoas corretas (justas) viverão por serem fiéis a Deus. (Habacuque 2:4 NTLH – Conf. Rm 1:17; Gl 3:11; Hb 10:38)
Neste verso, podemos observar que uma pessoa justa ou correta aos olhos de Deus tem uma vida de fidelidade a Ele, e, portanto, viver pela fé é ter uma vida de fidelidade a Deus. Porém, é importante destacar que, para Deus, o importante é que aquilo que fazemos para Ele seja resultado de quem somos em vez de inúmeras atividades que não expressam quem somos.
A luz brilha na escuridão para aqueles que são corretos, para aqueles que são bondosos, misericordiosos e honestos. (Salmos 112:4 NTLH)
1. O justo tem o entendimento da vontade de Deus
A luz brilha na escuridão para aqueles que são […] (Salmos 112:4 NTLH)
O termo “escuridão” apresentado neste verso significa ignorância acerca da Vontade de Deus. Por sua vez, a palavra “luz” representa o conhecimento da vontade de Deus ou sabedoria, que é enxergar a vida com a perspectiva divina.
Portanto, entendemos que uma pessoa correta/justa tem a capacidade de enxergar a vida pela perspectiva divina, e por isso ela consegue compreender qual é a vontade Dele em todas as circunstâncias, como também tem a capacidade de vivê-la e praticá-la.
Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas. (Provérbios 9:10 NTLH)
2. O justo tem uma vida de retidão
[…] para aqueles que são corretos (retos), […] (Salmos 112:4 NTLH)
Para que uma pessoa tenha acesso à “luz” que já mencionamos, é necessário que possua algumas qualidades. A primeira delas apresentada em nosso verso é ser uma pessoa “correta” ou “reta”. No contexto, uma pessoa correta aos olhos de Deus é uma pessoa íntegra e convicta, capaz de se manter estável e constante na direção correta, e, portanto, sem se desviar do caminho.
Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo. Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo. (Provérbios 4:25-27 NTLH)
3. O justo é uma pessoa bondosa
[…] para aqueles que são bondosos, […] (Salmos 112:4 NTLH)
A segunda qualidade necessária na vida de uma pessoa para que ela tenha acesso à “luz” é a “bondade”. Antes de qualquer coisa, é importante destacar que bondade para Deus não está associada a fazer o bem para as pessoas, mas sim à utilidade aos propósitos divinos.
Portanto, a bondade a que Deus se refere é uma pessoa que, em seus pensamentos, escolhas e ações, busca cumprir os propósitos divinos para a sua vida, como também torná-Lo conhecido entre aqueles que não O conhecem.
1O Senhor Deus me deu o seu Espírito, pois ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres. Ele me enviou para animar os aflitos, para anunciar a libertação aos escravos e a liberdade para os que estão na prisão. 2Ele me enviou para anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo, que chegou o dia em que o nosso Deus se vingará dos seus inimigos. Ele me enviou para consolar os que choram, 3para dar aos que choram em Sião uma coroa de alegria, em vez de tristeza, um perfume de felicidade, em vez de lágrimas, e roupas de festa, em vez de luto. Eles farão o que é direito; serão como árvores que o Senhor plantou para mostrar a todos a sua glória. (Isaías 61:1-3 NTLH)
4. O justo é uma pessoa misericordiosa
[…] para aqueles que são […] misericordiosos […] (Salmos 112:4 NTLH)
A terceira qualidade necessária na vida de uma pessoa para que ela tenha acesso à “luz” é a “misericórdia”. A misericórdia é a qualidade desenvolvida após a pessoa reconhecer quão miserável é diante de Deus e o tamanho da misericórdia divina para consigo, a ponto de se impulsionar a servir ao próximo sem olhar para as misérias dele, a fim de que ele tenha a oportunidade de também acessar a misericórdia divina.
Portanto, uma pessoa misericordiosa, quando olha para as pessoas, não leva em conta quem elas são e os pecados que têm praticado, mas as vê como pessoas necessitadas e merecedoras da Graça divina, como também não mede esforços para ajudá-las a encontrar.
— Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas. (Mateus 5:7 NTLH)
5. O justo é uma pessoa honesta
[…] para aqueles que são […] honestos. (Salmos 112:4 NTLH)
A quarta qualidade necessária na vida de uma pessoa para que ela tenha acesso à “luz” é a “honestidade”, a qual vai muito além da compreensão popular de que a pessoa honesta é a que fala sempre a verdade. A pessoa honesta é uma pessoa que não defrauda ou corrompe suas crenças e valores; portanto, é uma pessoa que, antes de ser verdadeira com as outras, é autêntica com relação à sua fé e seus valores morais e espirituais.
Conserve a sua fé e mantenha a sua consciência limpa. Algumas pessoas não têm escutado a sua própria consciência, e isso tem causado a destruição da sua fé. (I Timóteo 1:19 NTLH)
Concluindo: se formos pessoas corretas, bondosas, misericordiosas e honestas, teremos a capacidade de enxergar as coisas pela perspectiva divina, conhecer a Sua vontade e praticá-la, ou seja, conseguiremos viver pela fé!
Que Deus nos abençoe!