Hebreus 11:6
Texto base:
Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hb.11:6 JFA-RA)
Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. (Hb.11:6 NTLH)
Você tem fé e, na verdade, todos a têm. Sim, eu estou falando da fé em Deus. Todos a têm, mas nem todos têm uma fé que agrada a Deus.
No entanto, a fé não é um dom dado por Deus (um presente divino oferecido) ao ser humano, mas um fruto, algo que nasce quando cremos e obedecemos ao que conhecemos, tanto sobre Deus como da Sua Palavra, e nos permitimos ser governados pelo Seu Espírito, a fim de sermos dedicados a Ele. (vd. João 14:26; Gálatas 5:22-25)
Portanto, fé que agrada a Deus se processa do seguinte modo: no início de tudo, Deus vem a você e oferece as Suas Instruções para que, por meio da Sua graça, a sua caminhada em Cristo comece. (Efésios 2:8; João 6:44,45) Por meio da fé, você recebeu a graça divina em Cristo.
44 Só poderão vir a mim aqueles que forem trazidos pelo Pai, que me enviou, e eu os ressuscitarei no último dia. 45 Nos Profetas está escrito: “Todos serão ensinados por Deus.” E todos os que ouvem o Pai e aprendem com ele vêm a mim. (Jo.6:44,45 NTLH)
Já em Cristo e, por meio Dele, você recebe o Espírito de Deus para obedecê-Lo, expressar tanto a Sua obra como o Seu caráter (o fruto do Espírito – Atos 5:28-32; Gálatas 5:22-25) e permanecer Nele e Ele em você. (vd. João 16:7; 14:23,26; 15:26)
Portanto, você ouviu sobre a graça divina e passou a caminhar com Cristo. Ao longo da sua vida com Ele, aprenderá muito sobre Deus e os Seus planos eternos. Aprendendo sobre o caráter divino, você O conhecerá cada vez mais e esse conhecimento fortalecerá a sua fé para que O obedeça fielmente a tudo o que Ele lhe pede ou ordena. A sua fé o tornará amigo de Deus. (vd. João 15:14)
Assim é a fé daquele que é aceito (ou justificado) por Deus. Essa é a pessoa que agrada a Deus: ela crê Nele e vive para Ele. Ela age em submissão ao Nome e ao poder Dele, a fim de que Ele seja glorificado e Seus planos reconhecidos. (vd. Mateus 5:6,16)
Para terminarmos essa instrução divina, entendamos mais três coisas:
1. A fé é a sua resposta bíblica à Verdade, pois crer na Verdade é uma escolha pessoal
A fé é algo que você decide fazer e não alguma coisa que você sente vontade de fazer. Acreditar na Verdade não torna a sua fé verdadeira, mas a sua obediência a ela é que a torna a sua fé verdadeira. A fé não distorce a Verdade para criar uma nova realidade espiritual ou emocional, mas ela responde à realidade da presença de Deus e das Suas instruções, independente das situações e dos nossos sentimentos.
2. A fé responde a algo ou a alguém em quem você acredita
Não é na ideia que você “acredita” que conta, mas é no que ou em quem você acredita que conta. Todo mundo acredita em alguma coisa, e todo mundo anda pela fé, de acordo com o que acredita. Portanto, tanto o justo como o injusto andam pela fé! Você ouve alguma coisa, acredita e vive segundo o que ouviu e, por isso é que está escrito que “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a mensagem a respeito de Cristo”. (vd. Romanos 10:17)
3. Sua fé será tão grande quanto ao que a motiva
Se você tem pouco conhecimento de Deus e da Sua Palavra, terá pouca fé. É por isso que a fé não pode ser estimulada. Qualquer tentativa de viver pela fé além do que você sabe acerca da das Instruções divinas é pura presunção ou arrogância.
Se você acredita apenas no que sente, será conduzido pela vida por impulsos emocionais, um após o outro. A fé que agrada a Deus começa pela Palavra de Deus e ela cresce pelo seu amor às Suas Instruções. Acreditando que os Seus ensinamentos são verdadeiros, você decide expressar a Deus andando pela fé.
Então, os seus sentimentos, pensamentos, palavras e ações vão se ajustando tanto aos pensamentos quanto aos caminhos elevados de Deus e, por meio da fé, você os expressará publicamente.
Deus criou o Seu povo para que seja Dele. Pertencendo a Ele, que os Seus filhos aprendam e creiam no Seu caráter. Compreendendo o Seu caráter, que se comprometam com os Seus planos, fazendo as obras que Ele planejou que fossem feitas desde a Eternidade! Essa é a fé que agrada a Deus, pois ela é viva e não morta!
Que Deus nos abençoe!