Skip to content Skip to footer

Sejam fortes no Senhor – Parte 2: Fortes pela unidade com Deus

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Efésios 6:10-12

Texto base:

10 Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. 11 Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. 12 Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. (Ef.6:10-12 NTLH)

Na semana passada (23/10/22), eu compartilhei com você que nós devemos ser fortes em unidade com Cristo, pois travamos uma luta constante contra forças espirituais malignas, as quais agem para manter este mundo mergulhado na “escuridão”, ou seja, “em um ambiente de desordem espiritual e moral”.

Hoje, eu pretendo meditar em mais uma parte destes versos que nos servem como texto base: “tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder.” Qual é a proposta contida nas palavras do apóstolo Paulo?

Para efeito de entendimento, em versões mais antigas, a expressão “vivendo unidos com o SENHOR” (NTLH) não aparece e como eu sei que “unir-me” a Ele, a fim de ser fortalecido é uma tradução correta? Vejamos o verso 10 na Bíblia traduzida pelo Padre João Ferreira de Almeida:

Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. (JFA) Tanto “NO” como “NA” são preposições que denotam o seguinte: posição fixa de lugar, tempo ou estado, em direção a, ou dentro de, que no caso, “NO” SENHOR e “NA” força do Seu poder. Isso significa que em qualquer situação, eu preciso me dirigir a Deus, permanecer em unidade com Ele, pois, estando “NO” SENHOR, eu também estarei imerso “NA” força do Seu poder.

Portanto, qual é a mensagem que o apóstolo Paulo procura nos passar?

“Que nos esforcemos para manter o compromisso espiritual e moral (em pensamentos, palavras e ações) que fizemos com o SENHOR e permanecer unidos com Ele, a fim de estarmos recebendo Dele toda a força de que necessitamos do Seu poder.”

Por qual motivo Paulo nos orienta desse modo? Vivemos em um mundo governado por forças espirituais do mal, os quais influenciam toda organização humana a se manter em uma profunda escuridão, isto é, em uma ignorância proposital de Deus, a qual estimula tanto a indiferença como a rejeição aos Seus propósitos eternos, o que causa tal desordem espiritual e moral.

Para que não façamos parte dessa desordem espiritual e moral, nós teremos de lutar constantemente contra esses espíritos demoníacos, pela força que o SENHOR nos dá e, que só a conseguimos, nos “mantendo unidos” com Ele, em pensamentos, palavras e ações.

A proposta do apóstolo Paulo, pode ser mais bem compreendida ao pensarmos numa composição de trem: a locomotiva e os seus vagões. Eles são engatados uns nos outros e todos unidos à locomotiva que, pela sua força, os faz vencer os trilhos e os possíveis transtornos e intempéries em sua longa viagem.

Cada vagão, ao ser carregado com suas cargas, representa cada um de nós e nossos fardos pessoais. Sairíamos de onde estávamos com cargas tão pesadas, sem a ajuda do “Todo-Poderoso”, que compartilha conosco a Sua força? Claro que não! Seríamos com um vagão carregado, abandonado sobre trilhos, mas sem movimento, sem destino e entregue ao tempo.

Em uma composição de trem, o poder da locomotiva assume o peso das cargas contidas nos vagões, compartilha a sua força a eles e faz com que todos rolem sobre os trilhos em uma disposição organizada para o mesmo destino. Entretanto, durante o percurso, o vagão que se desprende da composição e descarrila, causa perdas, ferimentos, mortes e destruição.

Essa alegoria nos ensina que durante o percurso da vida, nós precisamos nos manter no caminho do SENHOR e depender constantemente da Sua força. Davi, o rei de Israel, nos dá a seguinte instrução divina:

Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará. (Sl.37:5 NTLH)

Que orientações, semelhantes às de Davi, nós encontramos no Novo Testamento? O apóstolo Pedro nos orienta no seguinte:

6 Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. 7 Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. (1 Pe.5:6,7 NTLH)

Entregar as preocupações a Deus é colocar em Suas mãos nossas próprias vidas, dias, caminhos, decisões, preocupações etc. Entregar a Deus nossas vidas significa que estamos dispostos a nos unir a Ele e a confiar no Seu poder, a fim de sermos fortalecidos. Deus, de certa forma, é a nossa “locomotiva”, o “Poder” que nos dá a força ou toda a ajuda para nos movermos no “Seu Caminho”, na direção correta, enquanto Nele confiamos.

Confiar em Deus significa ter fé Nele e unir-se ao que Ele propõe. É uma questão de fé. A fé, como sabemos, vem por ouvirmos a mensagem de Deus, a respeito de Cristo (vd. Romanos 10:17). Após ouvirmos a Sua mensagem, decidimos se confiaremos nela ou não. Caso Nele confiemos, o Próprio Deus nos conduz a Cristo (vd. João 6:44) para que nos unamos a Ele.

Somente estando em Cristo é que aprenderemos como devemos agir neste mundo, conheceremos melhor a Deus e recuperaremos nossas forças pelas orientações que Ele nos dá. Jesus disse:

28 — Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas [i.e. seus insuportáveis, cansativos e ineficazes fardos religiosos], e eu lhes darei descanso [i.e. vocês receberão o refrigério, após terem concluído todo o processo ou a tarefa]. 29 “Sejam meus seguidores e aprendam comigo [i.e. tomem sobre vocês o Meu jugo, o Meu fardo, Minha missão e pela observação, compreendam como Me relaciono e me uno com Deus] porque sou bondoso [i.e. vivo sob o controle, sob a força e o poder de Deus] e tenho um coração humilde [i.e. vivo na dependência da ajuda e direção de Deus]; e vocês encontrarão descanso.” (Mt.11:28,29 NTLH)

  • Notas de Reforço ao Texto Bíblico:
    • Darei descanso” – no grego é um verbo, “anapausõ”, cuja definição curta é farei descansar, darei descanso, pausa. É um verbo composto pela preposição “ana” (para cima, denotando um movimento de um lugar inferior para um superior) e o verbo “pauó” (fazer cessar, impedir, restringir, parar). O sentido é que o descanso virá após a tarefa necessária for concluída, ou depois que o trabalho precioso for realizado e não durante o mesmo (vd. Marcos 6:31; 14:41).
    • Bondoso” – é um adjetivo que caracteriza uma pessoa. No grego a palavra é “praus”, termo de difícil tradução, pois ele se refere a uma pessoa que é forte, mas que se faz fraca, a fim de aceitar a força e o poder de outra pessoa. Para se adquirir uma melhor compreensão sobre esse adjetivo é a figura de “um cavalo”, que mesmo sendo forte se submete ao controle de quem o conduz.
    • Coração Humilde” – é um adjetivo que mostra a característica de uma pessoa. No grego a palavra é “tapeinos”, que descreve alguém interiormente humilde, não autossuficiente ou independente, mas dependente dos recursos que outra pessoa lhe oferece. O melhor exemplo para o entendimento desse adjetivo são as palavras de Pedro em 1 Pedro 5:5,6. Veja também: Lucas 1:52; Romanos 12:16; Tiago 4:6.

Para estar enfrentando essas forças espirituais do mal e recebendo a força que vem do poder de Deus, eu preciso manter-me unido com o SENHOR. No entanto, a dificuldade de muitos é a de como se manter unidos a Deus e não cair nas armadilhas do inimigo da Verdade e da nossa fé! “Pela fé!”, dizem alguns.

Sim, pela fé, todavia, a fé não é o meio de fazer com que as imaginações humanas se concretizem, mas para que a vontade e os propósitos de Deus se realizem no indivíduo, na sua família e em todas as áreas da sua vida. É pela fé que nos unimos aos pensamentos, palavras e ações de Deus para que andemos em fidelidade, obediência a Ele e, por meio Dele sejamos fortalecidos.

Portanto, aquele que anda pela fé é o que está disposto depender de toda a ajuda de Deus e, por isso, une-se a Ele. A pessoa demonstra um espírito humilde, expondo voluntariamente a sua vontade de seguir os conselhos e as instruções divinas em todas as situações, porque Deus é a “Sua Força” contra os inimigos da Verdade na sua mente.

Entendemos que a única maneira de sermos fortes na luta contra esses inimigos invisíveis (as forças espirituais do mal) é por meio da unidade e confiança nos pensamentos, palavras e pelo conhecimento das ações poderosas de Deus. Isto quer dizer que nós conseguimos essa unidade com o SENHOR por meio do Seu Espírito e da Sua Palavra.

Muitos creem que a força do poder de Deus é obtida pela oração, jejum, confissão e promessas pessoais a Ele. Essas coisas são úteis e necessárias desde que o Espírito Santo, isto é, Aquele nos santifica ou que nos ensina a sermos dedicados a Deus, não seja desprezado, assim como a Palavra de Deus, a qual nos dá todo o conhecimento da Verdade e do Seu caráter (vd. João 8:31,32; Oséias 4:1-6). Jesus disse:

O Espírito de Deus é quem dá a vida [i.e. dá uma nova vida revestida com novos e maiores poderes], mas o ser humano não pode fazer isso. As palavras que eu lhes disse são espírito [i.e. a fonte de todo o poder divino] e vida. (Jo.6:63 NTLH)

Jesus também disse:

7 Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês [i.e. se os Meus ensinamentos permanecerem em vocês, sustentando e os mantendo continuamente em Mim], vocês receberão tudo o que pedirem. 8 E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos. (Jo.15:7,8 NTLH)

Toda a nossa prática religiosa e a nossa crença em Deus sem apoio e observação do “contexto geral” de todas as Escrituras como a falta de submissão ao Seu Espírito, que é “Quem” nos conduz aos ensinamentos de Jesus, logo cairemos em uma armadilha ou no abismo escuro e diabólico da desordem espiritual. (vd. Amós 5:21)

O mesmo se dá às nossas ações praticadas no cotidiano, pois, sendo elas realizadas sem a influência do poder do Espírito de Deus e da Sua Palavra, logo estaremos mergulhados na escuridão da desordem moral.

Portanto, caso Deus o tenha despertado para desfrutar da força do Seu poder, saiba que:

  • A sua unidade com Deus, por meio de Cristo, fará com que você desfrute do Seu poder;
  • A sua unidade com Cristo e aos Seus ensinamentos o capacitará tanto a perceber como reconhecer o mal à sua volta;
  • O único caminho para que você se una aos pensamentos, palavras e ao conhecimento do poder de Deus é por meio da Sua Palavra, que é Espírito e vida.

Valorize a sua unidade com Cristo, pois ela fará com que você fique maravilhado com os pensamentos, palavras de Deus e com toda a força proveniente do Seu poder à sua vida.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação