(I Coríntios 6:19-20 / Filipenses 2:13)
Na última vez que tive a oportunidade de compartilhar a Palavra de Deus, eu abordei a questão de que o justo, ou seja, a pessoa que Deus aceita, vive pela fé. Também apresentei as qualidades que uma pessoa que Deus aprova precisa ter, a fim de que ela tenha capacidade de viver pela fé.
Já aprendemos também por intermédio do pastor Walter que a fé não é um dom de Deus, mas uma das qualidades do Fruto do Espírito Santo, que é produzido em nós. Por esses fatores, eu entendo a necessidade de compartilhar um pouco mais sobre como o Espírito Santo nos ajuda a sermos aceitos por Deus, por vivermos pela fé.
19Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, 20pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele. (I Coríntios 6:19-20 NTLH)
1 – DEVEMOS SER TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO
Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? (I Coríntios 6:19a NTLH)
Precisamos compreender que o termo “templo” significa casa de oração, local de comunicação entre o terreno e o divino, local de habitação do divino e local onde o divino se faz presente. Portanto, Deus está pedindo que tenhamos uma comunicação ininterrupta com Ele por meio da oração, para que sejamos o local onde Ele possa habitar e se fazer presente, ou seja, o local onde o Seu poder possa se manifestar.
15Jesus continuou: — Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. 16Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. (João 14:15-16 NTLH)
Esses versos deixam bem claro que é o próprio Senhor Jesus quem pede para Deus que envie o Espírito Santo. Porém, o texto também nos revela que não é para todas as pessoas que Ele pede que Deus envie, mas somente para aqueles que O amam e obedecem aos Seus mandamentos.
2 – PARA SERMOS TEMPLO, PRECISAMOS PERTENCER A DEUS
[…] Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. (I Coríntios 6:19b-20a NTLH)
O verso diz que nós não devemos pertencer a nós mesmos, ou seja, nós não devemos viver tendo como base o orgulho, a vaidade, o egoísmo e o individualismo, mas devemos pertencer a Deus, pois Ele pagou o preço. Ou seja, devemos escolher voluntariamente viver buscando cumprir os propósitos Dele para nós, enquanto anulamos a nós mesmos.
1Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. 2Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. (Romanos 12:1-2 NTLH)
Devemos observar que os versos chamam esse tipo de comportamento de “verdadeira adoração”, isso porque não fazemos por imposição, mas voluntariamente. Deus nos comprou e pagou com o sangue de Jesus, porém Ele chega para nós e pergunta o que queremos fazer de nossas vidas: viver voluntariamente como escravos do mundo, assim como estávamos antes, ou vivermos como escravos de Cristo, rompendo com o mundo? Ele chama aqueles que escolhem a segunda opção de verdadeiros adoradores.
Os versos também explicam que a escolha vai muito além de uma mudança de comportamento, mas é necessária uma mudança de mente, pois mesmo que o comportamento mude, se a mente continuar igual, continuamos sendo a mesma pessoa. Porém, nós não conseguimos transformar nossa própria mente; por isso, precisamos desistir dela e permitir que Deus a transforme, e essa nova maneira de pensar nos dá uma nova maneira de viver, a qual está de acordo com Aquele que nos deu uma nova mente.
Essa nova mente e nova maneira de viver nos capacitam a conhecermos a Vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável a Ele. Além do mais, se somos um templo que pertence a Ele, ela será agradável a nós também.
3 – DEVEMOS USAR O TEMPLO PARA A GLÓRIA DE DEUS
Portanto, usem o seu corpo para a glória dele. (I Coríntios 6:20b NTLH)
Essa parte de nosso verso base deixa bem claro que pelo fato de sermos templo do Espírito Santo é necessário que os nossos pensamentos, escolhas e ações revelem Aquele que está habitando no templo. Portanto, nossos pensamentos, escolhas e ações devem revelar Deus ao mundo, e se fizermos isso, estaremos usando o nosso corpo para a Glória de Deus.
E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai. (Colossenses 3:17 NTLH – conf. I Co 10:30)
O apóstolo Paulo reforça a necessidade de revelarmos Deus ao mundo e isso inclui o que falamos no contexto. Portanto, o que falamos deve revelar Deus às pessoas e ajudá-las a se aproximarem Dele. O texto também fala em nome do Senhor Jesus, ou seja, o que falamos, pensamos, escolhemos e nossas ações devem ser feitas por causa de Cristo, por Cristo e para Cristo; portanto, não é do nosso jeito e sim do Dele, pois isso é que revela a nossa submissão e gratidão a Cristo.
4 – DEUS NOS EQUIPA PARA TRABALHARMOS PARA ELE
5Existem maneiras diferentes de servir, mas o Senhor que servimos é o mesmo. 6Há diferentes habilidades para realizar o trabalho, mas é o mesmo Deus quem dá a cada um a habilidade para fazê-lo. 7Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito Santo. (I Coríntios 12:5-7 NTLH)
O texto que acabamos de ler ensina que Deus nos oferece os mais diferentes tipos de dons espirituais e habilidades para que trabalhemos em nome Dele em benefício de todos os que Ele colocar em nosso caminho, ou seja, para ajudar a todos que Ele colocar em nosso caminho a se aproximarem Dele.
O texto também nos ensina que se tivermos esses recursos espirituais, como também se os utilizarmos dessa forma, provamos que o Espírito Santo habita em nós e que vivemos pela Sua direção.
Que o Deus de paz lhes dê tudo de bom que vocês precisam para fazer a sua vontade. E que ele, por meio de Jesus Cristo, faça em nós tudo o que lhe agrada. E a Cristo seja dada a glória para todo o sempre! Amém! (Hebreus 13:21 NTLH)
5 – É O ESPÍRITO SANTO QUE NOS CONDUZ À VONTADE DE DEUS
Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações. (Filipenses 2:13 NTLH)
O verso que acabamos de ler nos ensina que Deus está sempre agindo em nós e que Ele age em nós por meio do Espírito Santo. Portanto, é uma ação de dentro para fora. Também podemos aprender que a ação do Espírito Santo é para que tenhamos a capacidade de obedecer a Deus e cumprirmos Sua vontade em pensamentos, escolhas, ações e palavras, como já comentamos.
Sendo assim, entendemos que o cristão que de fato é templo do Espírito Santo não vive aleatoriamente, não vive com pensamentos vazios, não faz escolhas sem critérios, como também não vive falando bobagens, mas em todos esses aspectos ele revela a Glória de Deus ao mundo.
Portanto, que nós sejamos um templo que pertence a Deus, habitado por Ele e útil aos Seus propósitos, ao revelá-Lo ao mundo por inspiração, direção e capacitação do Espírito Santo.
Que Deus nos abençoe!