Skip to content Skip to footer

Seja um vigia para não sair da Graça!

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

II Pedro 3:17

No último domingo (06/11/2022), o nosso pastor Walter nos ensinou sobre a graça, a qual é um limite, uma cerca que Deus coloca à nossa volta e Ele espera que fiquemos dentro desse limite, pois nós podemos cair ou pular a cerca para satisfazermos nossas vontades. Por esse motivo, eu entendi da parte de Deus de compartilhar um pouco sobre como nos manter dentro da Graça.

Mas vocês, meus amigos, já sabem disso. Portanto, tomem cuidado para não serem levados pelos erros de pessoas imorais e para não caírem da sua posição segura. (II Pedro 3:17 NTLH)

Gostaria de chamar a atenção para a expressão: “tomem cuidado”. Em outras traduções da Bíblia aparece “vigiem” ou “guardem-se”, dando a ideia de que é necessário antecipar os perigos ou problemas. De fato, isso é uma verdade, porém esse termo vai muito além do antecipar os perigos, mas está relacionado ao tipo de pessoa que devemos ser.

Quando buscamos o entendimento a partir do hebraico, entendemos que Pedro está fazendo referência a uma pessoa que no hebraico é chamada de תסופח (tsofeh), que normalmente é traduzido como atalaia ou vigia, ou seja, aqueles soldados que ficavam em torres (guaritas) para identificar e alertar a aproximação dos inimigos à fortificação.

Mas não é exatamente a esse tipo de soldado que o termo se refere, mas se refere àqueles que ficavam acampados em lugares altos, a vários quilômetros de distância das fortificações, para que tivessem a possibilidade de ter uma visão bem ampla. Portanto, Pedro está pedindo para sermos vigias de lugares altos, pois o vigiar é parte da função, e para exercer essa função, não poderia ser qualquer pessoa, mas possuir seis qualidades:

  • Ser fiel e obediente;
  • Ser íntegro;
  • Ser apto fisicamente;
  • Ser capaz de se manter alerta;
  • Ser capaz de enxergar longas distâncias e perceber movimentações;
  • Ser capaz de discernir o que está vendo.

1 – DEVEMOS SER FIÉIS E OBEDIENTES

Os vigias dos lugares altos precisavam ser pessoas fiéis ao rei e ao reino, pois a segurança de todos estavam em suas mãos. Por isso, eles eram mantidos em constante comunhão com seus superiores e com a corte, para que se sentissem parte e exercessem o seu papel com excelência.

9Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês. 10Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar. (João 15:9-10 NTLH)

Os versos que acabamos de ler descrevem a relação da graça com a obediência, pois ele deixa bem claro que o que nos mantém unidos no amor de Deus é a obediência. Porém, é importante destacar que o texto também nos ensina que o padrão de unidade e obediência a Deus é o de Jesus e não com paralelos terrenos.

2 – DEVEMOS SER PESSOAS ÍNTEGRAS

O vigia de um lugar alto, por estar em um posto avançado e longe da fortificação, poderia se vender facilmente aos inimigos e não cumprir o seu papel. Por isso, eram escolhidas pessoas que eles tinham certeza de que morreriam, mas que não se venderiam.

Jesus disse: — Fiquem alertas e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus. (Mateus 6:6 NTLH)

No verso que acabamos de ler, observamos o Senhor Jesus alertando o povo a respeito dos ensinamentos falsos oferecidos pelos líderes religiosos da época. Eles não ensinavam as pessoas a terem um relacionamento com Deus, mas ofereciam mecanismos para elas obterem o favor divino, a fim de que eles fossem sempre necessários.

Jesus está dizendo: “Não troque o seu relacionamento com Deus por métodos de obtenção de favores divinos, que dependem da boa vontade de líderes religiosos, que se intitulam representantes de Deus aqui na terra”. Alguma semelhança com a igreja da atualidade?

Porém façam isso com educação e respeito. Tenham sempre a consciência limpa. Assim, quando vocês forem insultados, os que falarem mal da boa conduta de vocês como seguidores de Cristo ficarão envergonhados. (I Pedro 3:16 NTLH)

Nós devemos ter a consciência limpa diante de Deus, ou seja, devemos ter a certeza de que estamos fazendo tudo o que Deus pede para fazermos, como também evitando tudo o que Ele pede para evitarmos. Também devemos ter a compreensão de que se formos pessoas de consciência limpa diante de Deus, seremos perseguidos por aqueles que não a tem, mas Deus é quem vai resolver essa questão para nós.

3 – DEVEMOS TER BOA SAÚDE ESPIRITUAL

Os vigias dos lugares altos precisavam ser pessoas de muito boa saúde física, serem fortes para subirem e descerem com facilidade dos seus postos, como também serem muito velozes para levarem o recado a tempo do exército amigo se preparar para a batalha que se aproximava.

6Se der esses conselhos aos irmãos na fé, você será um bom servo de Cristo Jesus, alimentando-se espiritualmente com as doutrinas da fé e com o verdadeiro ensinamento que você tem seguido. 7Mas não tenha nada a ver com as lendas pagãs e tolas. Para progredir na vida cristã, faça sempre exercícios espirituais. 8Pois os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro. (I Timóteo 4:6-8 NTLH)

Nos versos que acabamos de ler, o apóstolo Paulo aconselha os irmãos a serem bons servos de Jesus por meio da meditação constante nas Escrituras, a fim de crescerem espiritualmente e se tornarem cada vez mais úteis a Deus, produzindo vida.

4 – DEVEMOS NOS MANTER ALERTAS

Para o vigia de um lugar alto, uma simples cochilada se tornava uma questão de vida ou morte, pois enquanto dormia, o inimigo poderia se aproximar de uma forma que não haveria tempo hábil para avisar o exército amigo. Por isso, eram pessoas preparadas para ficarem sempre alerta, durante todo o tempo necessário para cumprir sua escala.

Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir. (Mateus 26:41 NTLH)

Nesse verso, o Senhor Jesus ensina que a única forma para não sermos tentados é “vigiar e orar”, mas é importante destacar que não foram palavras lançadas aleatoriamente, mas é uma sequência, ou seja, eu não posso orar para depois vigiar, mas orar sobre o que estou vigiando. Logo, eu vigio a fim de obter subsídio para orar.

Ele também nos ensina que resistir à tentação não é uma questão de força de vontade, mas é uma questão de estar preparado para ela, e nós nos preparamos vigiando e orando.

5 – DEVEMOS APRENDER A IDENTIFICAR OS SINAIS

Os vigias de lugares altos eram tão familiarizados com a geografia que eles observavam que identificavam com facilidade qualquer alteração na vegetação ou nas rochas. Por isso, eles conseguiam saber se animais de grande porte ou pessoas estavam na região, entrando em modo de alerta.

54Jesus disse também ao povo: — Quando vocês veem uma nuvem subindo no oeste, dizem logo: “Vai chover.” E, de fato, chove. 55E, quando sentem o vento sul soprando, dizem: “Vai fazer calor.” E faz mesmo. 56Hipócritas! Vocês sabem explicar os sinais da terra e do céu. Então por que não sabem explicar o que querem dizer os sinais desta época? (Lucas 12:54-56 NTLH)

Nestes versos, o Senhor Jesus estava indagando os religiosos de sua época, dizendo que eles eram especialistas em ver os sinais da natureza, que no caso era o comportamento das pessoas, mas não conseguiam identificar os sinais relacionados ao seu tempo, ou seja, os sinais morais e espirituais que revelavam a cegueira e a morte espiritual deles mesmos.

6 – DEVEMOS APRENDER A DISCERNIR O QUE ESTAMOS VENDO

Os vigias de lugares altos precisavam abandonar seu posto para avisar o exército amigo. Por isso, eles precisavam ter um nível de julgamento bem apurado para fazer a leitura correta do que estavam vendo e decidir se deveriam ou não abandonar o seu posto para avisar seus companheiros, como também dar a notícia correta.

2Mas Jesus respondeu: — De tardinha, vocês dizem: “Vamos ter bom tempo porque o céu está vermelho.” 3E, de manhã, cedo, dizem: “Vai chover porque o céu está vermelho-escuro.” Olhando o céu, vocês sabem como vai ser o tempo. E como é que não sabem explicar o que querem dizer os sinais desta época? (Mateus 16:2-3 NTLH)

Nesses versos, o Senhor Jesus está questionando os religiosos de seu tempo, dizendo: “Como é que vocês, tendo tanto conhecimento e capacidade de observação, não conseguem explicar o que está diante dos seus olhos?” A capacidade de explicação do que estamos observando, relacionado com o que conhecemos, vem por meio da comunhão e intimidade com Deus.

8Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. 9Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos. (I Pedro 5:8-9 NTLH)

Portanto, para que não saiamos dos limites que a Graça estabeleceu para nós, precisamos ser vigias de lugares altos, ou seja, precisamos ser pessoas fiéis e obedientes a Deus, sermos moral e espiritualmente íntegros, sermos maduros espiritualmente e nunca relaxarmos, como também aprendermos a identificar e discernir os sinais morais e espirituais à nossa volta.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação