Skip to content Skip to footer

Permaneça na Palavra de Deus

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

João 16:32,33

32 “Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho. Mas eu não estou só, pois o Pai está comigo.” 33 “Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.” (Jo.16:32,33 NTLH)

Muitos leem esse texto e, por não observarem todo o seu contexto, interpretam-no da seguinte maneira: (1) Um tempo de perseguição chegará e os cristãos serão espalhados. (2) Devido ao medo, muitos vão abandonar a fé. (3) O sentimento de profunda tristeza por parte de Jesus, pela razão de ter sido abandonado pelos Seus. (4) Somente têm paz os que permanecem unidos com Cristo. (5) O mundo impõe muitos sofrimentos aos cristãos, e estes precisam ser corajosos. (6) Jesus venceu o mundo.

Quem consegue enxergar esses detalhes, já possui uma mensagem verdadeira da parte de Deus. No entanto, nós podemos compreender de modo mais profundo esse texto, pela regra do seu contexto histórico.

Jesus está na Sua última semana em Cafarnaum e Se preparava para ir à Festa da Páscoa, em Jerusalém. Lá, Ele celebraria a Sua última ceia com os Seus discípulos e, a seguir, seria preso, maltratado, crucificado e morto, tanto pelos judeus como pelos romanos.

Nessa semana, Jesus ensinou coisas importantes aos Seus discípulos:

  • Quando Jesus lavou os pés dos Seus discípulos, Ele os ensinou que o maior sempre deverá servir ao menor ( João 13:1-17);
  • O Seu retorno aos Seus filhos precisava ser preparado, e por isso eles precisavam aprender a viver sob a ação do Seu Espírito, o Espírito Santo ( João 14);
  • A importância de eles se manterem unidos a Si, darem frutos e aceitarem o trabalho de Deus ao podar suas vidas, assim como faz o agricultor na sua lavoura ( João 15);
  • Jesus prepara os Seus discípulos para um “inevitável tempo” de perseguições, no qual eles deveriam ser firmes e corajosos em unidade com Ele, a fim de resistirem às artimanhas e ao ódio do mundo pelas coisas de Deus ( João 15:18-16:1-4).

Então, Jesus diz aos Seus discípulos:

32 “Pois chegou a hora [i.e. ninguém evitará a hora que se aproxima e ela já chegou] de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa [i.e. de vocês se preocuparem somente com os seus interesses]; e assim [i.e. e como consequência disso] vão me deixar sozinho [i.e. e vocês Me abandonarão, deixando de lado tudo o que lhes pedi para ser feito]. Mas eu não estou só, pois o Pai está comigo.” 33 “Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz [i.e. enquanto vocês estão unidos Comigo, eu os instruo no seguinte: mantenham a amizade com Deus e não se revoltem contra Ele]. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem [i.e. sejam fortes]. Eu venci o mundo [i.e. pelo Meu exemplo, aprendam como Eu resisti e venci o sistema que se opõe a tudo o que é de Deus].” (Jo.16:31-33 NTLH)

1. Creia, entenda e confie na vontade de Deus

Aquele que ama a Deus, por Ele é chamado para crer, entender e se submeter, com confiança, à Sua vontade, a fim de se ajustar e cooperar com os Seus propósitos. A vontade de Deus é:

  • ATIVA – Deus “determina” que algo precisa acontecer e ninguém será capaz de impedi-Lo.
  • PERMISSIVA – Deus “permite” que Seus filhos se encontrem em situações críticas por dois motivos:
    • CORRIGIR ou DISCIPLINAR ( Jó 5:17; Provérbios 3:11; Hebreus 12:5,6,11; Apocalipse 3:19)
    • FORTALECER a coragem de outros pelo TESTEMUNHO PÚBLICO DA FÉ ( Daniel 3; 6; Atos 7)

É da vontade de Deus que você exerça a sua liberdade de escolha: “aceitar” ou “rejeitar” a Sua vontade como as Suas Instruções. Nos diferentes momentos da sua vida, você terá de decidir se O obedecerá ou não, se crerá Nele ou não. (vd. Deuteronômio 28; 30:11-20) Lembre-se de que as suas escolhas lhes trarão consequências. (vd. Gálatas 6:7; 1 Coríntios 6:9,10)

Outra lição que você precisa aprender é a seguinte: a vida próspera, abençoada, feliz, longa e eterna não depende do que Deus faz por você ou pelas coisas materiais que Ele lhe dá, mas da sua submissão e obediência às Suas Instruções e conselhos. (vd. Provérbios 3:1,2; João 14:23) Sobre este argumento, eu peço que você reflita nos dois exemplos a seguir:

  • Deus, por meio de José, livrou o Egito da fome; contudo, o Faraó que reinava a nação no período de Moisés, “desprezou” as ações de bondade do Eterno para com o seu país. As consequências foram inevitáveis: o Egito sofreu severas pragas, as famílias perderam seus primogênitos e o Faraó, o seu grande exército.
  • Deus, através de Moisés, livrou os Hebreus da escravidão no Egito e, no deserto, eles “desprezaram” as Instruções do Eterno. Como resultado, aquela geração morreu no deserto, perdendo a promessa divina de entrar e possuir o que Deus lhes havia prometido.

Quando demonstramos a disposição de permanecer nos ensinamentos de Deus, nós provamos que fomos criados ou recriados (em Cristo – vd. 2 Coríntios 5:17) à Sua imagem e semelhança. Portanto, quando nos esforçamos para fazermos a Sua vontade, nós expressamos o Seu caráter, pelo desejo de agirmos à Sua semelhança no mundo.

2. Em pensamentos e ações, lute para expressar o caráter de Deus e você vencerá o mundo

Sabemos que o mundo é um sistema de vida independente e contrário a Deus. Quando nos associamos amigavelmente à maneira de o mundo agir, nós atuaremos à sua imagem e semelhança, desprezando a razão de Deus nos ter criado ou recriado em Cristo. O sistema mundano precisa ser vencido pelos filhos de Deus, pois os que não se esforçam para vencê-lo abandonarão o Eterno e a Sua Palavra. Como Deus classifica esse tipo de gente?

4 Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo [i.e. ser associado de modo amigável e aceitável] do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus [i.e. posiciona-se para contrariar a Deus]. 7 Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem [i.e. resistam, posicionem-se contra] o Diabo, que ele fugirá de vocês. (Tg.4:4,7 NTLH)

O mundo é um ambiente onde você será tentado a viver em uma profunda dimensão do orgulho, egoísmo e procurar somente os seus interesses pessoais. Não é à toa que o mundo é um ambiente desanimador, pois é cheio de ingratidão, imoralidade, corrupção, inveja, rejeições, brigas, aflições, avareza, diversões insanas e muitos outros “moldes” que expressam o caráter e as ações do Diabo. (vd. Tiago 3:13-16; Romanos 13:13; Gálatas 5:19-21; Efésios 5:8)

Jesus veio para nos mostrar como devemos lidar e vencer o mundo, impedindo-o que nos domine. Ele nos mostrou que isso só é possível quando procuramos conhecer mais a Deus e nos submetemos a Ele pela fé. Essa atitude é a que nos ajuda a “andarmos no temor do SENHOR”, “mantendo” a nossa unidade com Deus, “resistindo” ao Diabo e “vencendo” o espírito mundano.

No nosso texto base, Jesus expõe aos Seus discípulos que eles seriam vencidos pelo mundo pela razão de não resistirem àquele que os influencia e os domina” e, por isso, eles iriam abandoná-Lo. Repare que Jesus não coloca em xeque a crença que os Seus discípulos possuíam Nele, pois todos haviam abandonado os seus afazeres e interesses próprios para estarem com Ele durante três anos!

No entanto, eles iram se decepcionar com o Seu Mestre, desvalorizando o que de bom e de útil receberam Dele. Consequentemente, tanto a unidade com Jesus como a missão que lhes foi dada por Ele, seriam desprezadas.

Interiormente, eles se sentiriam abalados, emocionalmente destruídos porque, segundo as suas próprias considerações, tudo estava dando errado. Essas ponderações fariam com que eles cedessem às pressões e às zombarias, fazendo com que perdessem a coragem e se afastassem das promessas divinas.

Nós sabemos que Jesus voltou até eles, a fim de restaurá-los (vd. João 21:1-17; Lucas 24:13-48) antes de ascender aos Céus. (vd. Lucas 24:50-52) Todavia, chegará o tempo em que Ele novamente retornará aos Seus, mas não com o propósito de restauração, mas para arrebatá-los aos Céus (puxá-los para Cima) e, definitivamente, salvá-los do poder e da presença deste mundo tenebroso.

O Espírito de Deus, que é Santo, ou o Espírito que nos ensina a termos uma vida dedicada a Deus, tem feito o Seu trabalho de restauração em nós, procurando fazer com que nos voltemos às Instruções do Eterno, às Escrituras Sagradas. (vd. João 14:25,26; 16:7-11,13,14) Por meio delas, nós já ouvimos o som dos Céus anunciando o fim desta era! Tudo o que vemos deve nos motivar a permanecer unidos com Jesus e resistir aos apelos sensacionalistas do mundo.

3. Permaneça na Palavra de Deus, mesmo que ao seu redor tudo esteja em ruínas

Há momentos em que nós precisamos ter a fé de Raabe como exemplo (vd. Josué 2;6). Ela confiou em Deus e permaneceu leal às instruções divinas que recebeu. Tudo o que ela sabia era que, para que de nada de mau lhe acontecesse, ela deveria “amarrar um cordão vermelho” na sua janela e “ficar na sua casa” quando a cidade de Jericó fosse atacada. (vd. Josué 2:17-19)

A casa de Raabe fazia parte da forte muralha de Jericó e imaginemos a cena: ela ouve as trombetas, os gritos dos soldados israelitas, ela sente o forte tremor e as muralhas começam a desabar à sua direita e à esquerda. Ela decidiu não sair correndo pelas ruas e vielas em desespero, mas seguiu fielmente as instruções divinas, permanecendo com os seus dentro da casa.

Permanecer no interior da casa, segundo as Instruções que recebeu, era a condição divina para que Raabe fosse salva, juntamente com a sua família. O exemplo que a fé de Raabe nos passa é a mesma que temos aprendido com o Espírito do nosso Mestre Eterno Jesus:

Permaneçamos em Jesus e nos Seus ensinamentos, pois é pelo Seu poder que resistimos ao poder “daquele” que tenta nos tornar mundanos. É pelo poder do Espírito de Cristo e da Sua Palavra que vencemos o poder do “espírito do mundo”, o qual age ao nosso redor, procurando nos dominar e nos destruir.

Jesus voltará para nós e, pelo Seu poder, seremos “tomados”, levados para “Cima”, ficando livres tanto do poder como da presença de Satanás. Então, nós seremos definitivamente livres da desordem espiritual e moral reinantes neste mundo.

Que nos mantenhamos sob a ação do Espírito de Deus, a fim de que estejamos preparados para o retorno de Jesus, que nos levará ao encontro da Eternidade, à eterna Casa de Deus! Tenhamos coragem! Tudo parece estar ruindo à nossa volta, mas aquele que permanece em Cristo sabe que o Seu Redentor vive e guardará a sua vida até o último dia!

Essa pessoa nunca estará sozinha ou abandonada, mas é constantemente amparada pelo “Autor” de todas as promessas divinas, “Aquele que é o Primeiro e o Último”, “O Princípio e o Fim” de todas as coisas. “Jesus, a Ti damos o louvor, a honra, a glória, o poder e o domínio pelos séculos, enquanto na Terra, e no futuro, na Eternidade!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação