Skip to content Skip to footer

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Gênesis 22:17-18

No dia 08/01/23, o nosso pastor Walter ministrou sobre o tema: “Faça o que deve ser feito e confie”. No meio das explicações, ao fazer referência ao texto de Gn 17:1-2, onde Deus faz uma aliança com Abraão e promete a ele uma descendência, ele fez o seguinte comentário: “Muitos focam nas bênçãos, mas não se importam em querer saber porquê Deus abençoa”. Sendo assim, entendi da parte de Deus usar esse comentário como ponto de partida e compartilhar os motivos para Deus abençoar alguém.

17Farei com que os seus descendentes sejam tão numerosos como as estrelas do céu ou os grãos de areia da praia do mar; e eles vencerão os inimigos. 18Por meio dos seus descendentes eu abençoarei todas as nações do mundo, pois você fez o que eu mandei. (Gênesis 22:17-18 NTLH)

1 – COMPREENDA A AMPLITUDE DAS BÊNÇÃOS DIVINAS

Quando lemos o nosso texto base, observamos que Deus promete a Abraão uma descendência numerosa e forte, com a finalidade de abençoar todas as nações. Por ele ser o nosso pai na fé, entendemos que sua descendência vai muito além da questão biológica, mas principalmente espiritual, e isso inclui todos nós, assim como as nações vão muito além de territórios, mas inclui também povos e culturas.

19Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo 20e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. (Mateus 28: 19-20 NTLH)

Quando o Senhor Jesus nos entregou a Grande Comissão, a qual acabamos de ler, a parte divina da aliança já estava se cumprindo, ou seja, a descendência numerosa de Abraão já estava sendo gerada. Agora, Ele está comissionando a descendência a cumprir a sua parte, ou seja, se espalhar pelo mundo e abençoar as nações.

E através dessas palavras do Senhor Jesus, entendemos que só é possível abençoar as nações tornando Deus conhecido, ajudando as pessoas a se tornarem membros da família de Deus e ensiná-las a viverem de acordo com a vontade divina.

2 – PEÇA A DEUS O NECESSÁRIO PARA CUMPRIR A MISSÃO

7Naquela noite Deus apareceu a Salomão e perguntou: — O que você quer que eu lhe dê? 8Ele respondeu: — Tu sempre mostraste um grande amor por Davi, o meu pai, e deixaste que eu ficasse como rei no lugar dele. 9E agora, ó Senhor Deus, cumpre a promessa que fizeste ao meu pai. Já que me fizeste rei de um povo tão numeroso como o pó da terra, 10dá-me sabedoria e conhecimento para que eu possa governá-lo. Se não for assim, como poderei governar este teu grande povo? (II Crônicas 1:7-10 NTLH)

No texto que acabamos de ler, observamos Deus perguntando a Salomão o que ele desejava, assim como em todas as nossas orações Ele nos dá a oportunidade para pedirmos o que desejamos receber Dele. Porém, se Deus vai atender ou não o nosso pedido, vai depender do que pedimos e porquê pedimos.

Salomão nos dá um grande exemplo de como fazer pedidos que Deus tem prazer de atender:

1 – Reconheça o que Deus já fez por você;

2 – Reconheça a fidelidade de Deus às suas promessas;

3 – Reconheça o chamado divino para a sua vida ou o que Ele espera de você;

4 – Reconheça que é incapaz de cumprir a missão sem Deus e Sua ajuda;

5 – Peça o que lhe falta para cumprir a missão divina.

“Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente”. (Mateus 20:28 NTLH)

3 – ENTENDA QUE VOCÊ SE BENEFICIARÁ POR CUMPRIR A MISSÃO

11Deus disse a Salomão: — Visto que você pediu sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, de quem eu fiz você rei, em vez de pedir riquezas, bens, ou honras, ou a morte dos seus inimigos, ou vida longa, 12eu lhe darei sabedoria e conhecimento. E lhe darei também mais riquezas, bens e honras do que qualquer outro rei teve antes de você ou terá depois. (II Crônicas 1: 11-12 NTLH)

Ao lermos esses versos, podemos observar que Deus ficou muito feliz com o desejo de Salomão em cumprir a Sua vontade e prontamente atendeu seu pedido, e ofereceu até o que Salomão não havia pedido.

Mas é importante destacar que Salomão não recebeu riquezas, bens e honras simplesmente porque Deus gostava dele, de seu pai, ou porque gostou do seu pedido, mas precisamos ter em mente a missão original, que é abençoar todos os povos. Com esses recursos, Salomão conseguiu expandir muito o território de Israel, como também abençoou muitas nações e povos à sua volta.

Salomão desfrutou de tudo enquanto seu foco era cumprir a vontade de Deus, mas quando ele tirou o seu olhar dela, tudo o que ele tinha e era foi gradativamente escapando de suas mãos e sua descendência levou o reino ao quase desaparecimento.

4 – CUMPRIR A VONTADE DE DEUS É SIMPLES E PRECISA SER CONTÍNUA

Ele nos auxilia (i.e. auxílio contínuo) em todas as nossas aflições (i.e. necessidade físicas, emocionais, materiais e espirituais) para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. E nós damos (i.e. oferta contínua) aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus. (II Coríntios 1:4 NTLH)

Nesse verso, podemos observar o apóstolo Paulo reforçando tudo o que falamos até aqui, ou seja, que Deus nos abençoa para abençoarmos. Porém, ele vai mais além ao nos apresentar um fluxo contínuo das bênçãos divinas, ou seja, Deus continuamente nos abençoa para que continuamente abençoemos as pessoas.

Deus não vai interromper a parte Dele. Porém, ao interrompermos a nossa parte, nós mesmos é que fechamos as comportas que vêm do Céu.

Portanto, devemos nos esforçar para compreendermos a vontade de Deus para as nossas vidas, a fim de que compreendamos o que precisamos pedir de fato a Ele, por ser da vontade Dele nos atender. Assim, teremos orações mais eficazes e seremos mais abençoados, desde que permaneçamos fiéis e dedicados no cumprimento da vontade de Deus.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação