Skip to content Skip to footer

Transformados para produzir frutos

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

1 Coríntios 15:58

Queridos irmãos, continuem fortes e firmes [i.e. inamovíveis]. Continuem ocupados no trabalho do Senhor [i.e. sempre realizando o trabalho do SENHOR, do modo mais vigoroso possível], pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho [i.e. nesse serviço em união com o SENHOR] sempre traz proveito. (1 Co.15:58 NTLH)

  1. Pela Sua graça, Deus plantou um jardim para suprir as necessidades do homem que Ele criou

8 Depois [após ter formado o homem] o SENHOR Deus plantou um jardim na região do Éden, no Leste, e ali pôs o ser humano que ele havia formado. 9 O SENHOR fez com que ali crescessem árvores lindas de todos os tipos, que davam frutas boas de se comer. No meio do jardim ficava a árvore que vida e também a árvore que o conhecimento do bem e do mal. (Gn.2:8,9 NTLH)

Segundo os sábios e estudiosos das Escrituras, esse jardim era como um parque arborizado, cheio de vida com plantas lindas e árvores frutíferas. Nesse jardim, Deus colocou o homem que, por meio do qual, Ele tinha um plano para transformar e restaurar o mundo. Mas, para que Seu plano se concretizasse, seria necessário que o homem se conservasse nas condições para as quais ele havia sido criado.

  1. A primeira lei divina foi dada a Adão, para que ele se mantivesse forte e cheio de vida e producente

16 E o SENHOR deu ao homem a seguinte ordem: — Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, 17 “menos da árvore que dá o conhecimento [i.e. discernimento, opinião, visão, posição, compreensão] do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá.” (Gn.2:15-17 NTLH)

A obediência a essa lei ou mandamento divino, testaria a liberdade de escolha de Adão, isto é, se ele se manteria em comunhão com Deus, cumpriria a Sua vontade, desfrutaria da Vida Poderosa que lhe foi dada, ou sucumbiria à morte.

  1. Satanás é hábil em roubar os que desprezam ouvir e guardar as leis divinas

Adão e Eva desobedeceram à Palavra de Deus e, a partir daquele momento e, por escolha própria, eles teriam a responsabilidade de escolher entre o Reino de Deus (do “Bem”), ou ao reino que era dominado e governado pelas forças espirituais do “mal”.

Para pertencerem e permanecerem no Reino de Deus, a maneira de ambos pensarem precisaria ser renovada. (vd. Romanos 12:1,2) Eles teriam que atentar à Palavra de Deus, às consequências de a terem rejeitado, posicionarem-se em unidade harmoniosa com o Criador, afastando-se das influências do reino do mal e voltarem a ser dedicados ao Eterno. Poderíamos resumir esse parágrafo dizendo: eles teriam que se arrepender e produzir frutos dignos do seu sincero arrependimento.

  1. A mensagem que resgata o homem do mundo e o une a Deus fala de mudança e serviço

Acerca desse ensinamento, qual era a mensagem de João Batista aos religiosos, acerca da vinda de Jesus?

2 […] Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto! 8 Façam coisas [i.e. produzam frutos dignos] que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados. 10 O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não dá frutas boas será cortada e jogada no fogo. (Mt.3:2,8,10 NTLH)

Quando Jesus veio à Terra e ao iniciar o Seu ministério de serviço a Deus, a Sua mensagem não foi diferente à de João Batista:

[Após a Sua tentação no deserto e a prisão de João Batista] Ele (Jesus) dizia [i.e. ensinava, afirmava, aconselhava]: — Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados [i.e. abandonem a condição mental em que vivem] e creiam no evangelho [i.e. unam-se, voltem-se para o Reino de Deus, submetam-se a uma aliança espiritual e moral com Ele, por meio da Sua mensagem]. (Mc.1:5 NTLH)

Assim como João, Jesus também falou sobre a importância de se trabalhar para Deus e produzir frutos:

“Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome.” (Jo.15:16 NTLH)

Deus nos chamou, usando alguém que O ama, para nos falar de Cristo. Essa pessoa foi um agente de Deus, nascida de Cristo e a sua vida de alegria e comunhão com Ele nos tocou. Reconhecemos a nossa fraqueza tanto espiritual como moral e passamos a nos alimentar da vida de Cristo, a nossa “Árvore da Vida”. Nós somos frutos do trabalho árduo de alguém para Deus e que nos queria ver na presença do Eterno. Tendo essa pessoa como exemplo, desejamos fazer o mesmo e dar a vida que recebemos de Cristo a outras pessoas.

Contudo, nós não devemos nos descuidar, pois assim como nos tornamos trabalhadores de Deus e da Sua Verdade, podemos voltar às velhas práticas, nas quais éramos indiferentes às ordens explícitas de Deus e nos tornarmos agentes do engano e da mentira, porém com uma roupagem religiosa. Paulo faz um alerta: «Quem está de pé, cuide para que não caia». (vd. 1 Coríntios 10:12)

Adão estava no “jardim” de Deus, mas ouvindo mensagens falsas ou mentirosas de Eva. Ela se tornou o primeiro ser humano para servir aos propósitos satânicos, a fim de enganar aquele de quem ela se originou. Quando ambos desobedeceram, perderam a glória que os envolvia e procuraram fugir da presença de Deus.

Inacreditável, repare que Adão tenta culpar a Deus por ter-lhe dado Eva e a ela também, por induzi-lo ao erro. Eva, por sua vez, culpou a “serpente” por tê-la enganado. De algum modo, ambos estão tentando enganar a Deus pelas suas próprias escolhas erradas. (vd. Gênesis 3:9-13)

Já podemos ver claramente a vestimenta do orgulho, do egoísmo e dos interesses pessoais. Vemos a transformação que semeou a semente que prejudicou toda a raça humana, pois é notório que ela vive sob essas roupagens e cada um culpa a Deus como o próximo pelas suas mazelas.

Termino dizendo que em união com o SENHOR, nós fomos transformados, a fim de produzirmos frutos para Ele. Desunidos Dele, transformados seremos, mas, para enganar pessoas e torná-las indiferentes a Ele e tornarmos as Suas Instruções como não sendo verdadeiras. Unidos ou não com Ele, nós produzimos frutos, mas que permaneçamos Nele, a fim de que os nossos frutos produzam a glória e o louvor do nosso Eterno Deus! (vd. Filipenses 1:11; Mateus 5:13-16; 1 Pedro 2:12)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação