Skip to content Skip to footer

Não cause fome em Jesus sem ter frutos para servi-Lo!

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Texto base:

Marcos 11:12-14

As igrejas da atualidade estão cada vez maiores, com prédios belíssimos, cheios de eventos, programações e ações sociais, a ponto de uma pessoa terrena pensar: “Como Deus poderia não estar com eles?” “Como eles poderiam estar experimentando tamanha alegria e prosperidade se não fosse da vontade de Deus?” “Como Deus pode não estar presente, se elas se sentem tão bem?” Na verdade, o cristão verdadeiro deveria pensar que isso tudo parece perfeito demais para Deus estar envolvido, uma vez que o mundo odeia a Jesus e aqueles que O representam.

12No dia seguinte, quando eles estavam voltando de Betânia, Jesus teve fome. 13Viu de longe uma figueira cheia de folhas e foi até lá para ver se havia figos. Quando chegou perto, encontrou somente folhas porque não era tempo de figos. 14Então disse à figueira: — Que nunca mais ninguém coma das suas frutas! E os seus discípulos ouviram isso. (Marcos 11:12-14 NTLH)

1. Seja real com relação à sua condição espiritual

No dia seguinte, quando eles estavam voltando de Betânia, Jesus teve fome (i.e. desejar ardentemente ou buscar com desejo impetuoso). (Marcos 11:12 NTLH)

Para que tenhamos uma melhor compreensão, é necessário entendermos o que aconteceu no dia anterior. O Senhor Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento e foi ovacionado pela multidão, a qual tinha a expectativa de que Ele reclamasse o trono de Davi. Porém, Ele apenas foi ao Templo, observou tudo e se retirou para a casa de Seus amigos em Betânia.

Agora o Senhor Jesus está descendo de Betânia para Jerusalém. Diante dos Seus olhos estava toda a Israel reunida e cumprindo os rituais religiosos, enquanto Ele está somente com Seus discípulos e sendo ignorado pelo restante do povo de Deus. Por isso, Ele estava como um noivo que desejava ardentemente a noiva, a qual o estava ignorando, buscando seus interesses pessoais.

10— Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada.11— Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: “Senhor, senhor, nos deixe entrar!” 12— O noivo respondeu: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!” 13E Jesus terminou, dizendo: — Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora. (Mateus 25:10-13 NTLH)

2. Não queira parecer espiritual, mas seja espiritual

Viu de longe uma figueira cheia de folhas e foi até lá para ver se havia figos. Quando chegou perto, encontrou somente folhas porque não era tempo de figos.(Marcos 11:13 NTLH)

A figueira é umas das formas que Israel é conhecido no Velho Testamento. Então, o Senhor Jesus aproveitou para ensinar uma grande lição sobre o que estava acontecendo. Aquela figueira estava no lugar certo e possuía as características certas para produzir frutos o ano todo, mas não tinha nada além de folhas.

Ele é como a árvore plantada perto da água, que espalha as suas raízes até o ribeirão. Quando vem o calor, ela não tem medo, pois as suas folhas ficam sempre verdes. Quando não chove, ela não se preocupa; continua dando frutas. (Jeremias 17:8 NTLH)

Da mesma forma, toda a Israel estava reunida diante dos Seus olhos, no lugar certo e com a aparência certa, mas não estava produzindo nada além de orgulho e vaidade espiritual, deixando o Senhor Jesus do lado de fora da festa (cf. Ap. 3:14-22).

Vocês dizem: ‘Somos ricos, estamos bem de vida e temos tudo o que precisamos’. Mas não sabem que são miseráveis, infelizes, pobres, nus e cegos. (Apocalipse 3:17 NTLH)

3. Seja frutífero o tempo todo, para não perder o que pensa ter

Então disse à figueira: — Que nunca mais ninguém coma das suas frutas! E os seus discípulos ouviram isso. (Marcos 11:14 NTLH)

Após compreendermos o verso anterior, percebemos que a atitude do Senhor Jesus para com a figueira não é algo tão estranho assim. Entendemos também que o texto não se refere somente à árvore em si, mas também para com toda a Israel.

Com essa atitude, o Senhor Jesus declarou que a partir daquele momento o mundo não mais se alimentaria da religião judaica, mas passaria a se alimentar da videira (Jesus), por meio dos Seus ramos, que é a Igreja verdadeira.24— Aí o empregado que havia recebido cem moedas chegou e disse: “Eu sei que o senhor é um homem duro, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. 25Fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra. Veja! Aqui está o seu dinheiro.” 26— “Empregado mau e preguiçoso!”, disse o patrão. “Você sabia que colho onde não plantei e junto onde não semeei. 27Por isso você devia ter depositado o meu dinheiro no banco, e, quando eu voltasse, o receberia com juros.” — Depois virou-se para os outros empregados e disse: 28“Tirem dele o dinheiro e deem ao que tem mil moedas”. (Mateus 25:24-28 NTLH)

4. Cuidado! As oportunidades acabam

No dia seguinte, de manhã cedo, Jesus e os discípulos passaram perto da figueira e viram que ela estava seca desde a raiz. (Marcos 11:20 NTLH)

Sabemos que se a vontade do Senhor Jesus fosse apenas de secar a figueira, Ele poderia ter feito isso instantaneamente, mas o fato de ter acontecido só na manhã seguinte revela outra lição importante para aprendermos.

6Então Jesus contou esta parábola: — Certo homem tinha uma figueira na sua plantação de uvas. E, quando foi procurar figos, não encontrou nenhum. 7Aí disse ao homem que tomava conta da plantação: “Olhe! Já faz três anos seguidos que venho buscar figos nesta figueira e não encontro nenhum. Corte esta figueira! Por que deixá-la continuar tirando a força da terra sem produzir nada?” 8Mas o empregado respondeu: “Patrão, deixe a figueira ficar mais este ano. Eu vou afofar a terra em volta dela e pôr bastante adubo. 9Se no ano que vem ela der figos, muito bem. Se não der, então mande cortá-la.” (Lucas 13.6-8 NTLH)

Nesses versos podemos compreender que o patrão deu três oportunidades para a figueira e nada. Quando ele estava prestes a cortá-la, o empregado pediu mais uma chance, onde realizaria uma ação específica para ver se surtia efeito, e com isso a árvore não fosse descartada.

Isso nos remete ao que aconteceu no restante do dia, onde o Senhor Jesus foi até o Templo, derrubou as bancas de comércio e exortou as autoridades a tornarem o Templo em uma casa de orações. Não precisamos nem dizer que esta ação não deu certo e o resultado foi revelado na figueira no dia seguinte.

E joguem fora, na escuridão, o empregado inútil. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero.”(Mateus 25:30 NTLH)

Que nós não troquemos a utilidade para Deus por uma vida de aparência espiritual, a qual fará com que sejamos descartados, mas continuemos tendo oportunidades de sermos aceitos por Deus ao servi-Lo com frutos verdadeiros sempre que Ele tiver forme, ou seja, o tempo todo.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação