Skip to content Skip to footer

Viva pelo que sabe e confie no que só Deus sabe

Texto base:

Jó 1:1

Na terra de Uz, morava um homem chamado Jó. Ele era bom [i.e. puro, sem culpa, piedoso, não faltando em nada para com Deus], e honesto [i.e. justo, aprovado por Deus], temia a Deus [i.e. possuía um amor respeitoso por Deus] e procurava não fazer nada que fosse errado. (Jó 1:1 NTLH)

O texto nos diz que “na terra de Uz, a leste do Mar da Galileia, na região de Edom, morava um homem chamado Jó. Ele era reconhecido por ser muito fervoroso e puro de coração. Jó era um homem sóbrio, íntegro, justo, dedicado a Deus e Seu verdadeiro adorador, ou servidor. Jó demonstrava um amor respeitoso para com o Eterno e, por isso, evitava praticar qualquer ato que desagradasse a Deus”.

Por que Jó buscava ter uma vida espiritual fervorosa, honesta, desviando-se de tudo o que era espiritual e moralmente errado? Porque ele cultivava um amor respeitoso a Deus no seu coração. Em cada uma de suas atitudes, tanto na esfera espiritual como moral, Jó expressava o seu amor por Deus e O revelava às pessoas.

Esse estilo de vida, o qual nos é exposto pela vida de Jó, revela que não devemos confiar em nós mesmos e crenças que nos deem alguma comodidade à alma. Assim como ele, que nos empenhemos em nos manter sob a Graça divina, confiando sempre nos propósitos de Deus, mesmo que eles nos pareçam obscuros em certos momentos.

Nos dias de Jó, havia a crença de que calamidades ou tragédias se abatiam somente àqueles que estivessem cometendo pecados (ocultos ou não) graves, como também aos que se desviassem do que era espiritual e moralmente correto. Portanto, a ideia era que toda a condição de miserabilidade revelava a grave condição pecaminosa de alguém. Nós sabemos que essa crença também persiste na Igreja de nossos dias. Não é incomum ouvirmos: “Deus há de pesar a Sua mão sobre ele ou ela!

Eu não estou afirmando que esse pensamento é de todo inverídico, mas que ele não expressa toda a verdade. Se Deus pesasse a Sua mão sobre todos os maus, o que diríamos sobre as palavras de Jesus, quando afirmou que Deus faz o Sol brilhar sobre os bons e os maus, e do mesmo modo, envia a chuva para ambos? (vd. Mateus 5:43-45) E as do salmista, no Salmo 73, que entendeu que não deveria se aborrecer com a prosperidade dos maus?

Nós sabemos que tragédias e tempestades acontecem tanto aos bons como aos maus, porém os bons têm sua vida edificada sobre a Rocha Eterna (Cristo Jesus), enquanto os maus edificam suas vidas sobre a areia. (vd. Mateus 7:24-27) Nós conhecemos o resultado disso.

É maravilhoso saber que Jó, após todo o seu sofrimento, foi recompensado em dobro pelo SENHOR, mas esse não é o maior ensinamento desse livro. Entenda que o Diabo é como um leão. Ele escolhe a sua vítima para atacá-la e destruí-la. Entretanto, Satanás sempre procurará atacar os mais os fortes ao invés dos fracos na fé. (vd. 1 Coríntios 10:12,13; 2 Timóteo 3:12) Assim foi com o apóstolo Paulo e assim foi com Jó.

Portanto, o livro de Jó nos ensina que uma pessoa temente a Deus enfrenta seus infortúnios olhando para a Eternidade e confiante no SENHOR, a Rocha em Quem ele tem edificado a sua vida. Satanás atacou a família, os bens e a saúde de Jó, mas não conseguiu roubar, matar e destruir a sua fé. Na maior parte do livro, nós o vemos lutando contra argumentos e acusações falsas, mas, principalmente, contra os seus próprios pensamentos e palavras.

Tu me perguntaste como me atrevi a pôr em dúvida a tua sabedoria, visto que sou tão ignorante. É que falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender. (Jó 42:3 NTLH)

Imagine como o seu exemplo de amor a Deus impactou a todos os que conviveram com Ele! Imagine o exemplo de amor, confiança e esperança que ele passou às suas filhas e aos seus parentes! Os que têm sido perseguidos por causa da sua fé em Deus encontram inspiração e força na história e no exemplo de amor, esperança e fé de Jó.

Muitos viriam até Jó, a fim de ouvir a sua história, contada por ele mesmo. Entretanto, a causa da história que causou a sua tragédia se deu na Eternidade e nunca lhe foi contada! Ela só foi revelada a Moisés, a quem eu acredito ser o autor desse livro rico de ensinamentos maravilhosos.

6 Chegou o dia em que os servidores celestiais [i.e. os anjos] vieram apresentar-se [i.e. vieram para servir, para assumir suas funções] diante de Deus, o SENHOR, e no meio deles veio também Satanás. 7 O SENHOR perguntou: — De onde você vem vindo? Satanás respondeu: — Estive dando uma volta pela terra, passeando por aqui e por ali (comp. 1 Pedro 5:8). 8 Aí o SENHOR disse:Você notou o meu servo Jó? [i.e. você avaliou o meu servo Jó e como pretende atacá-lo?] No mundo inteiro não há ninguém tão bom [i.e. de caráter espiritual e moral aprovado, íntegro] e honesto [i.e. correto, cuja vida é agradável aos Meus olhos] como ele. Ele me teme [i.e. ele Me respeita e é submisso a Mim] e procura não fazer nada que seja errado [i.e. ele expressa uma conduta firme e se desvia de tudo o que é contrário a Mim]. 9 Satanás respondeu: — Será que não é por interesse próprio que Jó te teme? 10 Tu não deixas que nenhum mal aconteça a ele, à sua família e a tudo o que ele tem. Abençoas tudo o que Jó faz, e no país inteiro ele é o homem que tem mais cabeças de gado. 11 Mas, se tirares tudo o que é dele, verás que ele te amaldiçoará sem nenhum respeito [i.e. verás que Jó deixará de bendizê-Lo, de abençoá-Lo e não mais O respeitará]. 12 O SENHOR disse a Satanás: — Pois bem. Faça o que quiser com tudo o que Jó tem, mas não faça nenhum mal a ele mesmo [i.e. Tudo o que Jó possui, Eu coloco sob a sua mão, menos a sua vida]. Então Satanás saiu da presença do SENHOR. (Jó 2:6-12 NTLH)

Essa história, que se passou no Céu, ficou oculta a Jó; entretanto, o que ele aprendeu de Deus, durante a sua provação, serviu tanto para si como para os seus descendentes, a fim de que eles estivessem sempre obedecendo às Instruções do Eterno, isto é, a Sua Palavra. (vd. Deuteronômio 29:29)

Diante do que vemos, perseveremos e confiemos em Deus, a fim de desfrutarmos o que ainda não vemos.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação