Skip to content Skip to footer

Bendita seja a sabedoria de Deus

Texto base:

Provérbios 3:1-4

1 “Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos.” 2 Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. 3 “Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração.” 4 Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos. (Pv.3:1-4 NTLH)

1. Compreenda a mensagem desta Escritura

1 “Filho, não coloque no esquecimento as minhas Instruções e assim, a Minha Sabedoria, contida nos Meus conselhos, não será por você enfraquecida; guarde as Minhas Instruções e as proteja na sua mente e assim, você sempre as preservará e se lembrará dos meus sábios conselhos.” 2 Os meus ensinamentos aumentarão os seus anos de vida, até, para além deste mundo e os seus dias serão cheios de “shalom”, isto é, você viverá de modo seguro, abençoado (próspero) e feliz, mantendo-se bem-sucedido na sua paz e leal amizade com o Eterno. 3 “Amarre no teu pescoço e escreva no teu coração a bondade ou misericórdia e a Verdade, para que elas nunca estejam ausentes da sua vida.” 4 Caso atue sempre desse modo, você achará a graça, o favor e a estima de Deus como o bom conceito e aceitação da humanidade para com a sua vida.

2. Possíveis ações, diante das declarações da Sabedoria

  • Que eu procure guardar e proteger as Instruções do SENHOR no meu coração,
  • Que eu me mantenha em amizade e cooperação com Deus enquanto sou abençoado por Ele,
  • Os ensinamentos do SENHOR me dão segurança, a felicidade sobre a Terra e a Eternidade ao Seu lado,
  • Que eu expresse a bondade ou a misericórdia juntamente com a Verdade,
  • Agindo de modo misericordioso e verdadeiro, eu encontrarei o favor divino e serei uma bênção ao meu semelhante.

 

3. No Reino de Deus, o conhecimento sem a prática da sabedoria divina não produz vida

Conhecimento e sabedoria estão intimamente relacionados; no entanto, há uma diferença entre ambos: o conhecimento é o armazenamento de informações, e a sabedoria é a capacidade de aplicar as informações corretas em situações específicas. De uma perspectiva mundana, o conhecimento ajuda você a ganhar a vida, mas a sabedoria produz a Vida divina. (vd. Tiago 1:22-25) Em nosso mundo, o conhecimento é transbordante, mas ele é carente da Sabedoria.

4. A sabedoria se manifesta nas suas boas ações, refletindo o seu conhecimento de Deus

7 Tudo isso [vd. versos 3-6] vocês aprenderam com Epafras, nosso querido companheiro de trabalho, o qual presta serviço em favor de vocês como um fiel servidor de Cristo. 8 Foi ele quem nos contou do amor que o Espírito de Deus deu a vocês. 9 Por esse motivo, desde o dia em que ficamos sabendo de tudo isso, nunca paramos de orar em favor de vocês. Pedimos a Deus que encha vocês [i.e. que Deus os faça transbordar] com o conhecimento da sua vontade e com toda a sabedoria e compreensão que o Espírito de Deus dá. 10 Desse modo, vocês poderão viver como o Senhor quer e fazer sempre o que agrada a ele. Vocês vão fazer todo tipo de boas ações e também vão conhecer a Deus cada vez mais. (Cl.1:7-10 NTLH)

Para compreender plenamente a sabedoria de Deus que produz a vida, os cristãos precisam compará-lo com a sabedoria natural e mundana. A sabedoria natural é composta por nossa capacidade intelectual e experiência terrena e de natureza técnica. A sabedoria natural tenta oferecer a melhor resposta aos interesses próprios do homem, e, portanto, ela é egoísta.

O desejo por esse tipo de sabedoria mundana foi o que enganou Adão e Eva no Éden. A sabedoria mundana relativiza o pecado e torna o cristão indiferente ao seu serviço para Deus, assim como aos Seus objetivos. Devido a algum conhecimento bíblico adquirido, ele pode até se sentir divinamente seguro, mas, sem a compreensão que o Espírito Santo dá, tanto sobre o verdadeiro conhecimento da vontade de Deus quanto da Sua Sabedoria, ele deixa de cumprir a sua missão cristã com integridade, vivendo apenas para os seus próprios interesses. Afastados de Deus e julgando-se sábios, tornam-se indiferentes à Mensagem de Deus.

18 “De fato, a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos [i.e. que estamos perseverando com a ajuda de Deus para a salvação eterna], é o poder de Deus.” 19 Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Destruirei a sabedoria dos sábios e acabarei com o conhecimento dos instruídos.” 20 Então, o que poderão dizer os sábios e os instruídos? O que vão dizer os grandes oradores deste mundo? Deus tem mostrado que a sabedoria deste mundo é loucura. 21 Pois Deus, na sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles. Pelo contrário, resolveu salvar aqueles que creem e fez isso por meio da mensagem [i.e. pela loucura da pregação] que anunciamos, a qual é chamada de “louca”. (1 Co.1:18-21 NTLH)

Gradualmente, a pregação do Evangelho e as orientações provenientes das Escrituras Sagradas estão sendo negligenciadas na vida da Igreja e, por consequência, na esfera pública e social. Isso ocorre devido à busca excessiva e egoísta pela sabedoria mundana, a qual impediu Adão e Eva de permanecerem no Éden.

A minha esperança é que Deus nos ajude a reconhecer as armadilhas da sabedoria humana e que Ele nos perdoe pelas vezes que a buscamos e agimos como tolos. Que nós, em vez de negligenciarmos as sábias Instruções divinas, as busquemos e as guardemos em nossos corações, pois, desse modo, agradaremos a Ele e seremos bênçãos aos que nos cercam.

Bendita seja a Sabedoria de Deus!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação