Skip to content Skip to footer

Desenvolvam-se no poder que dá a vida

Texto base:

Atos 9:19-22

19 depois ele (após três dias sem se alimentar, Saulo ou Paulo) comeu alguma coisa e ficou forte como antes. 20 E começou imediatamente a anunciar Jesus nas sinagogas, dizendo: — Jesus é o Filho de Deus. 21 Todos os que ouviam Saulo ficavam admirados e perguntavam: — Não é este o homem que em Jerusalém estava matando todos os seguidores de Jesus? Não foi ele que veio até aqui para prender e levar essa gente aos chefes dos sacerdotes? 22 Mas as mensagens de Saulo se tornavam cada vez mais poderosas. E as provas que ele apresentava de que Jesus era o Messias eram tão fortes, que os judeus que moravam em Damasco não sabiam o que dizer. (At. 9:19-22 NTLH)

1. O nosso texto base fala de duas fontes de “força ou poder”

O texto se refere ao momento em que Paulo, ainda chamado Saulo, estava na cidade de Damasco, após o seu encontro com Jesus, na estrada que levava a esta cidade, na qual, devido à luz resplandecente da glória de Cristo, ele ficou cego. (vd. Atos 9:1-17)

Já na cidade, Saulo se encontra com um dos discípulos de Cristo, chamado Ananias, que orou por ele e, imediatamente, algo parecido a escamas caíram de seus olhos, fazendo-o voltar a enxergar e, pelo poder do SENHOR, Saulo foi batizado no Espírito Santo e cheio com o Seu poder espiritual.

No nosso texto base, eu destaco dois versículos: o verso 19 e o 22.

  • O verso 19 diz que Saulo, após ter ficado três dias sem comer nada, alimentou-se e recuperou “sua força física, sua robustez, ou a sua capacidade física e mental”. (vd. Atos 9:9)
  • Já o verso 22 fala de outro tipo de fortalecimento que ele recebeu. Esse poder explica a sua conversão, transformação e a coragem para anunciar a mensagem de Deus aos seus patrícios religiosos acerca de Jesus como o Messias. (vd. Atos 9:21)
  • Portanto, os dois versos destacam dois tipos de “força ou poder” de que precisamos: a física e a espiritual.
  • A força física tem o seu valor, mas a espiritual dá a Vida

“A força” que você mais deseja pode não ser “a força” que mais precisa. “A fraqueza” que você sente pode não ser a verdadeira fonte da “sua real fraqueza”. Neste momento, você pode estar se vendo e se sentindo exausto ou fraco, e isso pode ser resultante de muito trabalho e conflitos interpessoais (relacionamentos). Então, essa fraqueza se resume em cansaço físico e mental.

Acerca dessas situações, você as resolve com exercícios físicos, boa alimentação, sono e boa estratégia ao lidar com pessoas. De fato, para enfrentar o seu dia a dia, você precisa de muita força física e mental. Porém, há outra “força” que lhe é necessária. Eu me refiro ao poder espiritual, que não se mede em calorias, descanso e nem por exercícios físicos, mas pelo seu relacionamento com Deus. Esse poder espiritual o capacita a viver além de si mesmo, isto é, para muito além do que você vê e sente neste mundo. Atente às palavras de Paulo (Saulo):

Os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida [i.e. a promessa de receber a Vida que é eterna, completa ou abundante – vd. João:10:10], tanto agora como no futuro. (1 Tm.4:8 NTLH)

2. Procure entender as características que envolvem a “força ou poder” da Vida que Deus dá

Vamos ler o verso 22 novamente:

Mas as mensagens de Saulo se tornavam cada vez mais poderosas [i.e. Saulo, batizado com o Espírito Santo e cheio do Seu poder, tornava-se a cada dia divinamente mais capacitado para realizar as obras sobrenaturais de Deus]. E as provas que ele apresentava de que Jesus era o Messias eram tão fortes, que os judeus que moravam em Damasco não sabiam o que dizer. (At.9:22 NTLH)

Esse poder que veio a Paulo lhe deu a capacidade ou a habilidade sobrenatural para entender e explicar a Palavra de Deus (vd. Atos 18:24), expulsar demônios e curar todos os tipos de doenças das pessoas (vd. Lucas 9:1), fazer o bem ou a vontade divina em toda parte (vd. Atos 10:38), realizar sinais e maravilhas (vd. Atos 8:13) e ser uma testemunha autêntica de Jesus (vd. Atos 1:8).

O poder de Deus nos dá a capacidade de sermos misericordiosos, isto é, darmos às pessoas o que elas realmente precisam do Próprio Deus e tenham a oportunidade de conhecerem e desfrutarem da Vida abundante.

Esse poder não veio a Paulo para lhe dar refrigério, descanso ou robustez física, mas para que ele fizesse o que lhe era humanamente impossível. Esse tipo de “força” é a de que todos nós necessitamos para resistirmos a este mundo tenebroso, e por quais razões nós precisamos dela?

— Para nos mantermos na fé e participarmos das promessas de Deus

20 Abraão não perdeu a fé, nem duvidou da promessa de Deus. A sua fé o encheu de poder, e ele louvou a Deus 21 porque tinha toda a certeza de que Deus podia fazer o que havia prometido. 22 Por isso Abraão, por meio da fé, “foi aceito por Deus. (Rm.4:2021 NTLH)

— Para permanecermos unidos a Cristo e sermos continuamente fortalecidos pela Sua graça

E você, meu filho, seja forte por meio da graça que é nossa por estarmos unidos com Cristo Jesus. (2 Tm.2:1 NTLH)

— Para resistirmos ao Maligno e às suas armadilhas

Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos [i.e. sujeitando-se e se unindo cada vez mais] com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. 11 Vistam-se com toda a armadura [i.e. com a vestimenta espiritual] que Deus dá a vocês, para ficarem firmes [i.e. para ficarem fortes e resistentes] contra as armadilhas do Diabo. 12 Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. (Ef.6:10-12 NTLH)

— Para cumprirmos a nossa missão cristã

12 Agradeço a Cristo Jesus, o nosso Senhor, que me tem dado forças para cumprir a minha missão. Eu lhe agradeço porque ele achou que eu era merecedor e porque me escolheu para servi-lo. 13 Ele fez isso apesar de eu ter dito blasfêmias contra ele no passado e de o ter perseguido e insultado. Mas Deus teve misericórdia de mim, pois eu não tinha fé e por isso não sabia o que estava fazendo. (1 Tm.1:12,13 NTLH)

— Para nos contentarmos com Cristo em qualquer circunstância

11 Não estou dizendo isso por me sentir abandonado, pois aprendi [i.e. ouvindo e vendo o trabalho do SENHOR em minha vida, eu tenho aprendido] a estar satisfeito com o que tenho. 12 Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo [i.e. a capacidade e a habilidade espiritual] de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. 13 Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. (Fp.4:11-13 NTLH)

A vida que Deus nos dá em Cristo é indispensável para:

  • Resistirmos ao Maligno e não para desafiá-lo ou zombar dele;
  • Abençoarmos outras pessoas com a Vida que temos recebido de Cristo e não manipulá-las;
  • Estarmos contentes com Jesus em qualquer ocasião, em vez de nos fazer de vítimas;
  • Confiarmos em todas as Suas promessas, independentemente das circunstâncias.

Alimentar-se bem e a prática de exercícios físicos são indispensáveis para uma boa saúde física e mental, mas, devido às muitas adversidades que nós enfrentamos, não há como negar que ficamos emocionalmente abalados, e isso interfere no nosso estado físico e mental.

A minha esperança é que tenhamos a mesma atitude de Asafe, o salmista, a fim de declararmos o seguinte: ainda que a nossa mente e o nosso corpo percam o seu poder aqui na Terra, Deus é a nossa força, pois Ele é e eternamente será a nossa maior riqueza. (vd. Salmos 73:26)

Que Deus nos abençoe!

Reflita:

  • Leia o texto base. Esta Escritura trata sobre duas fontes de força ou poder qual a diferença entre elas, segundo os versos 19 e o 22?
  • O que a força física pode nos fornecer e quais as suas limitações? E a força espiritual? Este tipo de força nos capacita para o quê?
  • Leia 1 Timóteo 4:8. O que o apóstolo Paulo fala acerca dessas duas forças? Por que Paulo afirma que a vida espiritual tem valor para tudo? Como você define essa vida espiritual? Em que tempo de nossas vidas ela é útil?
  • O poder que Paulo recebeu de Deus lhe deu privilégios pessoais ou a capacidade para abençoar pessoas? O que Paulo deu às pessoas, o que elas queriam ou o que elas precisavam? O que Jesus disse em Mateus 5:6,7? O que você entende por misericórdia, segundo a experiência de Paulo com o poder de Deus?
  • Enumere as cinco razões de necessitarmos do poder de Deus no nosso dia a dia, conforme os textos bíblicos apresentados nesta meditação. Você poderia declarar se, em algum momento da sua vida, eles ou alguns deles foram úteis à sua vida?
  • Por que o poder de Deus é indispensável à sua vida e quais cuidados você deve tomar, a fim da sua prudência e sabedoria quanto a eles?
  • Leia o Salmo 73:26. Você pode afirmar que esta verdade reside no seu coração ou mente?
Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação