Texto base:
2 Coríntios 2:17-19
No dia 03/09/2023, o pastor Walter ministrou o tema “PLANTE O BEM E COLHERÁ AS BÊNÇÃOS DIVINAS”. Dentre tantas coisas que aprendemos nessa mensagem, vimos que nossas escolhas e atitudes são como sementes que plantamos na vida das pessoas à nossa volta, quer desejemos plantá-las ou não.
Essas sementes podem plantar a mensagem de Deus no coração das pessoas e revelar quem somos em Deus, como também podem plantar a mensagem de outro deus e revelar quem estamos sendo com relação a esse outro deus. Portanto, é necessário intencionalidade e responsabilidade nas nossas escolhas e ações.
17Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. 18Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele. 19A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos. E Deus nos mandou entregar a mensagem que fala da maneira como ele faz com que eles se tornem seus amigos. (II Coríntios 2:17-19 NTLH)
- Cristo nos tornou uma nova pessoa, ou seja, por causa Dele não expressamos mais pensamentos, sentimentos, escolhas e ações provenientes de uma vida longe Dele, como também as pessoas precisam ser capazes de reconhecer isso em nós, para que nossas vidas sejam uma boa semente;
- Todo aquele que foi transformado em uma nova pessoa por Cristo se torna amigo Dele. Sendo assim, aqueles que mantêm um estilo de vida semelhante àqueles que não conhecem a Cristo, mesmo que O conheça, não se tornaram amigos Dele. Portanto, não são as sementes de Cristo que estão sendo plantadas por essas pessoas;
- Todo aquele que é amigo de Cristo recebe Dele uma tarefa, que não é opcional, mas obrigatória para que continue sendo amigo Dele, que é a tarefa de ajudar outras pessoas a também se tornarem amigas Dele. Sendo assim, nossos pensamentos, sentimentos, escolhas e ações fazem toda a diferença.
1. Semente boa em terra boa sempre dará boa colheita
8Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um. 23E as sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem (i.e. geram a partir de si) uma grande colheita: umas, cem; outras, sessenta; e ainda outras, trinta vezes mais do que foi semeado. (Mateus 13:8, 23 NTLH)
Esses versos fazem parte de uma parábola onde o próprio Senhor Jesus compara o coração humano com diferentes condições do solo. Podemos observar que Ele está fazendo referência ao solo em boas condições, cuja diferença para os outros é que ele foi preparado pelo agricultor a fim de que tivesse boas condições para o plantio, ou seja, é um solo “bom”.
Portanto, se a semente cair em um bom solo, ou seja, um coração que foi preparado para receber a mensagem de Cristo germinará, crescerá e produzirá muitos e bons frutos, que no caso é a pessoa que ouvirá, entenderá e se tornará frutífera, segundo o que entendeu. Sendo assim, não podemos ser afoitos ao lançar as sementes, mas é necessário preparar o coração das pessoas para recebê-las.
3Alguém está gritando: “Preparem no deserto um caminho para o SENHOR, abram ali uma estrada reta para o nosso Deus passar! 4Todos os vales serão aterrados, e todos os morros e montes serão aplanados; os terrenos cheios de altos e baixos ficarão planos, e as regiões montanhosas virarão planícies. (Isaías 40:3-4 NTLH)
2. Para garantir a colheita, nunca pare de semear
Semeie de manhã e também de tarde [não descanse] porque você não sabe se todas (i.e. em combinação) as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra. (Eclesiastes 11:6 NTLH)
Nunca saberemos a real qualidade de nossas sementes, se elas aderiram ao solo ou se foram levadas por alguma ave ou vento. Por isso, é necessário continuar semeando até que se tenham os sinais da germinação.
Vale lembrar também que o trabalho não termina com a germinação da semente, mas muda de formato, pois agora o agricultor deverá manter a plantação limpa, regada e adubada, a fim de que não sofra danos, se desenvolva e seja frutífera.
Porém continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Glória a ele, agora e para sempre! Amém! (II Pedro 3:18 NTLH)
Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. (Mateus 15:4 NTLH)
3. Sempre colheremos o que plantamos
Quem semeia a maldade colhe a desgraça e será castigado pelo seu próprio ódio. (Provérbios 22:8 NTLH)
Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz. (Tiago 3:18 NTLH)
Nesses dois versos, podemos observar dois tipos de sementes (uma útil e outra inútil) e dois tipos de colheita, de acordo com o tipo de semente utilizada. Quando plantamos a semente da maldade, sempre colheremos a desgraça, e sempre que plantamos a semente da paz, sempre colheremos a bondade.
Não é possível plantar a maldade e colher a bondade, como também plantar a paz e colher a desgraça, pois são frutos de uma natureza diferente de semente.
16Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. 17Assim, toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins. 18A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas. 19Toda árvore que não dá frutas boas é cortada e jogada no fogo. (Mateus 7:16-19 NTLH)
4. Sempre colheremos de acordo com a quantidade que plantamos
Lembrem disto: quem planta pouco (i.e. sem generosidade) colhe pouco; quem planta muito (i.e. com generosidade) colhe muito. (II Coríntios 9:6 NTLH)
Nesse verso, podemos observar claramente a relação entre plantio e colheita. Nós podemos escolher o tamanho da colheita que queremos, porém a questão é: nós, como cristãos, temos o direito de fazer esse tipo de escolha?
E Deus, que dá a semente para semear e o pão para comer, também dará (i.e. multiplicará) a vocês todas as sementes que vocês precisam. (II Coríntios 9:10a NTLH)
Nesse verso que acabamos de ler, aprendemos que é Deus quem dá as sementes e a quantidade de que precisamos. Portanto, o nosso trabalho é apenas de semear. Se as sementes que recebemos de Deus vêm na quantidade de que precisamos, não devemos parar de semear enquanto de Deus estivermos recebendo sementes, ou seja, é Deus quem decide quando parar ou se devemos parar de semear, e não nós.
24—Aí o empregado que havia recebido cem moedas chegou e disse: “Eu sei que o senhor é um homem duro, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. 25Fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra. Veja! Aqui está o seu dinheiro. ” 26—“Empregado mau e preguiçoso! ”, disse o patrão. “Você sabia que colho onde não plantei e junto onde não semeei. 27Por isso você devia ter depositado o meu dinheiro no banco, e, quando eu voltasse, o receberia com juros. ” —Depois virou-se para os outros empregados e disse: 28“Tirem dele o dinheiro e deem ao que tem mil moedas.29Porque aquele que tem muito receberá mais e assim terá mais ainda; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele. 30E joguem fora, na escuridão, o empregado inútil. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero.” (Mateus 25:24-30 NTLH)
5. Todo o esforço do plantio sempre será recompensado
5Que aqueles que semeiam chorando façam a colheita com alegria! 6Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear, voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita. (Salmos 126:5 NTLH)
Como nós podemos aprender nesses versos, semear não é uma tarefa fácil, mas há muita dor e sofrimento, pois envolve a morte do “eu” e considerar o próximo como superior a si.
Por outro lado, se pagarmos o preço e realizarmos o trabalho, o resultado da colheita trará alegrias a Deus e o convite para festejarmos com Ele no Céu.
—“Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!” (Mateus 25:21 NTLH)
6. Sem a colaboração do Espírito Santo, todo trabalho é em vão
Ele fará com que elas cresçam e deem uma grande colheita, como resultado da generosidade de vocês. (II Coríntios 9:10b NTLH)
Nesse verso fica bem claro que se semearmos as sementes que recebemos de Deus pelo princípio da generosidade, ou seja, por amor a Deus e ao próximo, é o próprio Deus quem fará com que as sementes germinem, cresçam e produzam em grande quantidade, pois as sementes são Dele, os trabalhadores são Dele e a colheita também é Dele.
6Eu plantei, e Apolo regou a planta, mas foi Deus quem a fez crescer. 7De modo que não importa nem o que planta nem o que rega, mas sim Deus, que dá o crescimento. 8Pois não existe diferença entre a pessoa que planta e a pessoa que rega. Deus dará a recompensa de acordo com o trabalho que cada um tiver feito. (I Coríntios 3:6-8 NTLH)
Portanto, tenhamos a consciência de que sempre estaremos plantando sementes nos corações das pessoas. Para isso, precisamos de forma consciente sermos trabalhadores de Deus, prepararmos os corações de modo que sejam um solo em boas condições para o plantio, para que as sementes germinem, desenvolvam e se tornem frutíferas, a fim de plantar as sementes que recebemos Dele e entregarmos a colheita para Ele.
Que Deus nos abençoe!