Texto base:
Isaías 45:22
“Povos do mundo inteiro, voltem [olhem firmes] para mim, e eu os salvarei, pois eu sou Deus, e não há nenhum outro. (Is.45:22 NTLH)
Quando falamos sobre possuirmos olhos espirituais, significa que teremos visões de anjos e de demônios o tempo todo ao nosso redor? A busca por esse tipo de visão é uma busca desesperada pela proteção divina e a vitória que Dele podemos obter sobre toda a malignidade.
Buscarmos a proteção divina e a vitória sobre as ações de espíritos maus não é errado, mas questão é: “Como isso se dá?” Eliseu orou para que Geazi, o seu discípulo, pudesse ver que eles estavam em maior número do que os soldados inimigos, que cercavam sua casa para matá-los. (vd. 2 Reis 6:18)
Todavia, por mais grandiosa que a visão tenha sido, a vitória sobre eles dependeria das ações que Eliseu deveria tomar em relação à visão que Deus lhe havia dado. Tanto Eliseu como Geazi deveriam confiar na sabedoria divina, no Seu poder e na Sua generosidade, a fim de que tanto a proteção como a vitória sobre os sírios fossem completas. (vd. 2 Reis 6:19-23)
1. O exemplo de Jesus acerca da importância da visão espiritual
Deus nos orienta a sermos cuidadosos com aqueles que estão ao nosso redor. Certa vez, Jesus estava em Jerusalém por ocasião da Festa da Páscoa. Muitos, vendo os Seus milagres, “creram” no Seu Nome. (vd. João 2:23) Apesar de terem crido no poder de Jesus, os dois versos seguintes revelam a Sua “visão espiritual” acerca deles e a razão de não Se associar intimamente com eles. Veja:
24 Mas Jesus não confiava neles [apesar de “crerem” no Seu Nome, Jesus os considerava como pessoas não verdadeiras, infiéis e, portanto, não confiáveis e sem fé], pois os conhecia muito bem. 25 E ninguém precisava falar com ele sobre qualquer pessoa, pois ele sabia o que cada pessoa pensava. (Jo.2:24,25 NTLH)
2. Crer no SENHOR é diferente de ter fé Nele
Você crê que há somente um Deus? [você tem a convicção de que Deus é real e único?] Ótimo! [isso é bom, mas…] Os demônios também creem e tremem de medo. (Tg.2:19 NTLH)
O fato de uma pessoa crer em Deus não a torna aceitável ou confiável a Deus. Crer tem a ver com a convicção de que algo é verdadeiro, mas a fé expressa o que a pessoa é em relação ao que ela diz ser verdadeiro. Portanto, crer é o passo inicial para se crescer na fé, ou seja, para se tornar uma pessoa verdadeira, fiel, leal, confiável a Deus e, por Ele, ser aceita como justa. (vd. Habacuque 2:4 – “a pessoa que é aceita por Deus como justa é porque vive de modo leal, fiel e, portanto, é verdadeira e confiável a Ele”) Isso é o que significa viver pela fé.
Muitos frequentam igrejas porque creem em Deus, mas não se entusiasmam por uma vida verdadeira, fiel, leal e confiável ao SENHOR. Eles, por não viverem sob a abundante “Luz”, que é Cristo, a Palavra de Deus Viva, são instáveis no seu compromisso aos objetivos de Deus e, por isso, vivem na escuridão, ou na ignorância espiritual.
Eles se envolvem em trabalhos religiosos, mas não são espirituais, isto é, não permitem que o Espírito Santo avalie e dirija seus pensamentos, palavras e ações. Eles vivem alheios aos planos de Deus e não enxergam o que de Deus é necessário ao seu momento, à sua família, igreja e ao mundo.
Eles creem, mas não se enxergam! Eles creem, mas não são verdadeiros e confiáveis a Ele. Ela creem, mas não se veem como pobres de espírito e, por isso, não demonstram interesse em realmente ingressar no Reino do Céu. (vd. Mateus 5:3) Eles creem, mas não demonstram fé.
Eles não sentem um forte desejo por Deus, mas apenas acreditam Nele como um “calmante” para os seus transtornos emocionais. Eles não se expõem ao risco de servirem a Deus e, preferem viver no âmbito raso da crença do que serem confiáveis a Ele.
Jesus, certa vez, disse:
46 Por que vocês me chamam “Senhor, Senhor” e não fazem o que eu digo? 47 Eu vou mostrar [Eu vou abrir seus olhos para revelar] a vocês com quem se parece a pessoa que vem e ouve a minha mensagem e é obediente a ela. (Lc.6:46,47 e ss. NTLH)
Uma pessoa ao chamar Jesus de SENHOR e não vê-Lo como o Seu SENHOR e o Seu Deus, se preocupará em fazer das Suas Instruções o seu alicerce, a fim de edificar uma vida firme com Ele? Deus nos chama para olharmos para o nosso interior, a fim de observarmos se temos ou não a Palavra de Deus como o nosso fundamento.
Deus está nos chamando para irmos além da visão do que é superficial. Você olha o oceano e vê uma massa de água. Entretanto, abaixo da sua superfície, quantos mistérios criados por Deus e que ainda são desconhecidos pela ciência!
Olhe para a Bíblia e o que você vê? Uma biblioteca com 66 livros? Ela tem sido pregada por séculos e a sua mensagem não se esgota! A cada dia, em uma de suas páginas, ou em um pequeno texto qualquer, alguém tem os seus olhos abertos para se maravilhar com a grandeza de Deus.
Por que a criação expressa a grandeza de Deus? Porque Deus não está dentro das coisas que criou, mas porque elas estão dentro Dele, existem para Ele e são por Ele sustentadas. Neste mundo, Deus escolheu um único lugar para residir ou habitar: no espírito humano, dentro do ser humano que se une a Jesus, a Sua Igreja.
Peço que Deus abra a mente [que Deus abra os olhos dos corações ou da mente] de vocês para que vejam a luz dele [para que vocês confiem, sejam fiéis, leais e obedientes à abundante e distinta “Luz” que habita em vocês] e conheçam a esperança [e que se tornem íntimos do Autor da esperança eterna] para a qual [para “o Qual”, ou seja, a Jesus] ele [Deus] os chamou [os convocou, atraiu, convidou e não por imposição]. E também para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo. (Ef.1:18 NTLH)
Nós, como novas criaturas, só podemos existir de modo a expressar a glória de Deus neste mundo, não porque dentro de nós existem convicções acerca Dele, ou porque nossas canções falam de paz e amor, mas porque somos habitados por Ele e o Seu poder age em nós e através de nós!
À Igreja destes dias, Ele clama para que encontre Jesus em seu íntimo, mas nós sabemos que nos últimos dias, a Igreja, que Ele mesmo criou e chamou para ser Dele, deixará Jesus do lado de fora, esmurrando a porta de entrada, pedindo que reconheçam a Sua voz e que O deixe entrar, a fim de que Ele resplandeça a Sua glória e se assente à mesa com os Seus.
O poder de Deus não está em uma inscrição pendurada na fachada de um prédio, mas no seu interior, no interior de cada membro que O vê, e juntos, dispõem-se a fazer a Sua vontade, a fim de que pelas suas boas e úteis ações, Ele seja visto e glorificado como o Único Deus, o Pai que tem o Seu trono nos Céus.
A minha esperança é que nós, diferentemente aos dias de Isaías, O ouçamos e que O compreendamos, que olhemos para Ele e O vejamos dentro e através de nossas vidas! (comp. Isaías 6:9) Que os nossos olhos estejam sempre voltados para Cristo, o Autor e Consumador da nossa fé. (vd. Hebreus 12:2)
Que Deus nos abençoe!