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Texto base:

Salmos 19:14

Dentre tantas coisas que temos aprendido sobre plantar sementes e cuidar da nossa mente, vimos que nossas escolhas e atitudes são expressas muitas vezes por palavras na vida das pessoas à nossa volta, quer desejemos falar ou não.

Essas palavras podem plantar a mensagem de Deus no coração das pessoas e revelar quem somos em Deus, como também podem plantar a mensagem de outro deus e revelar quem estamos sendo com relação a esse outro deus. Portanto, é necessário intencionalidade e responsabilidade nas nossas palavras.

Que as palavras da minha boca e a meditação (i.e. pensamentos) do meu coração sejam agradáveis (i.e. aceitáveis) a ti, SENHOR, minha Rocha e meu Resgatador! (Salmos 19:14 NVI)

1. Por que a comunicação é tão importante para os relacionamentos?

Porque todos os relacionamentos são nutridos com o combustível da comunicação. Assim como um carro nunca chega ao seu destino sem combustível, nossos relacionamentos certamente não irão a lugar nenhum sem a comunicação. A boa comunicação é necessária para manter um relacionamento em progresso durante a vida inteira.

Não é fácil comunicar-se! Tiago nos deu este retrato muito claro:

a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. (Tiago 3:8 NVI)

2. Por que muitas vezes eu costumo ferir as pessoas com palavras?

Herança familiar – Criação: Muitos foram criados em um lar onde era comum ferir os outros com palavras e acabam por repetir o mesmo tipo de linguagem que ouviram de seus pais.

Influência do entretenimento: Filmes e seriados de comédia transformam a grosseria em motivo de risada, passando a impressão de que isso é inofensivo – é até engraçado.

Cultura: O homem aprende que precisa ser dominador, e a mulher, para mostrar que não é fraca, aprende que precisa ser agressiva.

2.1. O que eu devo fazer para evitar que isso aconteça?

Uma maneira comum é: Mostre empatia, isto é, coloque-se no lugar da outra pessoa e tente imaginar o impacto que suas palavras causam nela.

Procure observar pessoas respeitosas; veja se o jeito de elas falarem foi influenciado por maus exemplos. Portanto, espelhe-se em bons exemplos.

2.2. O que a Palavra de Deus nos orienta?

A resposta delicada (i.e. suave ou gentil) acalma (i.e. voltar ao ponto de partida ou pegar outro caminho) o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva. (Provérbios 15:1 NTLH)

A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio. (Lucas 6:45 NTLH)

3. Qual o seu nível de comunicação?

Ressaltamos quatro níveis de comunicação. Avalie sua comunicação:

NÍVEL 4 É uma conversa superficial, do tipo que quer dar a entender que tudo está bem. São expressões como: “Será que vai chover hoje?”, “Bom dia!”, “Tudo bem?”. Entretanto, a pessoa permanece resguardada por trás de sua máscara.
NÍVEL 3 Neste nível, a pessoa está contente por simplesmente relatar fatos e reportar opiniões de outros sem fazer nenhum comentário substancial. A pessoa não sai da “sua casca” para dar-se a conhecer e não expõe seus pensamentos e sentimentos. A comunicação é limitada.
NÍVEL 2 Aqui, as pessoas começam a revelar suas ideias e pareceres. É o começo de uma comunicação real. Eles se dispõem a correr o risco de expor o que pensam e de propor soluções próprias. Se você se comunica nesse nível, existem grandes esperanças de que ainda ocorra um aprofundamento maior da intimidade.
NÍVEL 1 Aqui, a comunicação é total. As pessoas estão abertas a partilhar seus sentimentos, opiniões e pensamentos. O diálogo baseia-se em honestidade e abertura completa. Porém, não é muito fácil atingir esse nível, e quando o atinge, torna-se difícil mantê-lo, porque as pessoas sentem medo de serem rejeitadas.

3.1. Como fortalecer a comunicação?

Uma das melhores maneiras de fortalecer a comunicação é desenvolver a capacidade de ouvir. Aquele que sabe ouvir presenteia seu próximo. Por intermédio das Escrituras, Deus nos revela conceitos na área de comunicação:

  • A comunicação é sempre uma via de mão dupla: Em Tiago 1:19 (NTLH) lemos: “Cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva”. Salomão, em Provérbios 18:13 (NTLH), diz: “Quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha”.
  • Deve-se escolher o tempo adequado para se comunicar: “Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva”. (Efésios 4:26 NTLH)
  • Fale sempre a verdade em amor: “Não mintam uns para os outros”. (Colossenses 3:9a NTLH)
  • Não seja precipitado ao responder: “As pessoas corretas pensam antes de responder; as pessoas más respondem logo, porém as suas palavras causam problemas”. (Provérbios 15:28 NTLH)
  • Não responda com raiva: “A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva”. (Provérbios 15:1 NTLH)
  • Evite aborrecer o seu próximo: “Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua”. (Provérbios 10:19 NTLH)
  • Não culpe ou critique seu próximo: “Meus irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, vocês que são espirituais devem ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façam isso com humildade e tenham cuidado para que vocês não sejam tentados também”.(Gálatas 6:1 NTLH)

 

4. Tipos de comunicação

Deus é o melhor comunicador. Sua Palavra nos diz que Ele “se tornou um ser humano e morou entre nós, cheio de amor e de verdade”. Ele veio na Pessoa de Seu Filho Jesus e se tornou carne para transmitir ao homem o Seu grande amor. Aqui citamos alguns exemplos de atitudes corriqueiras e superficiais que acontecem no dia-dia:

Ficar calado (uso do silêncio): Há pessoas que não sabem conversar; elas têm medo de expor o que pensam e sentem; não querem correr o risco de se ofender, caso alguém discordar; algumas tomam a seguinte atitude: “Falar não vai resolver nada”, então se calam e deixam a comunicação de lado. É um dos métodos prediletos.

Inferioridade: Outro problema que interfere, pois há quem pensa que não tem nada a oferecer, que o que ela pensa não tem valor; tem uma autoimagem muito baixa, evitando fazer comentários ou expressar seus sentimentos.

Choro, lágrimas, gritos, caretas: São atitudes que, até certo ponto, são uma tentativa de comunicação, mas totalmente ineficaz.

5. Seja corajoso para se comunicar

A coragem compensa. Entre todas as ferramentas que Deus nos deu, as palavras são as mais importantes.

O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado. (Provérbios 18:21 NTLH)

5.1. Exemplos do nosso “Mestre”

No exemplo de Jesus, vemos orientações claras sobre o que fazer quando há empecilhos na nossa comunicação. Nas respostas que dava a pessoas e diante de circunstâncias imperfeitas, o que era comum na vida Dele, Jesus ensina o que precisamos fazer para eliminar os ruídos na nossa comunicação.

Quando criticado, Jesus dava uma resposta clara e segura:

12De novo Jesus começou a falar com eles e disse: — Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.13Os fariseus disseram a Jesus: — Agora você está falando a favor de você mesmo. Por isso o que você diz não tem valor. 14Jesus respondeu: — Embora eu esteja falando a favor de mim mesmo, o que digo tem valor porque é a verdade. Pois eu sei de onde vim e para onde vou.15Vocês julgam de modo puramente humano; mas eu não julgo ninguém. 19Então lhe perguntaram:— onde está o seu pai? Jesus respondeu:— Vocês não me conhecem e também não conhecem meu Pai. Se, de fato, me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. (João 8:12-15; 19 NTLH)

O que você tende a fazer quando enfrenta o ataque da crítica? Contra-atacar? Jesus, ao contrário, escolheu dar uma resposta clara e segura. Em vez de se rebaixar ao nível de seus críticos, disse a verdade. Dê uma resposta clara e segura em vez de reagir defensivamente.

Quando duvidavam Dele, Jesus fornecia provas:

26Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês!”27E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”. 28Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu!”29Então Jesus lhe disse: “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram”. (João 20:26-29 NVI)

Jesus não focou na dúvida de Tomé, mas na necessidade dele. Jesus poderia ter dito: “Quem é você para duvidar de Deus?”. Em vez disso, humildemente convidou Tomé a tocar as marcas das feridas em suas mãos e colocar as mãos ao Seu lado.

Quando ridicularizado, Jesus silenciava:

7Ele foi oprimido e afligido; e, contudo, não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e, como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a boca. (Isaías 53:7 NVI)

Alguns comentários não merecem resposta. É melhor simplesmente deixar passar. A crítica às vezes deve ser respondida, mas a crítica sarcástica ou zombadora nunca merece resposta.

Quando prensado em um canto, Jesus acendia a luz:

19Mostrem-me a moeda usada para pagar o imposto”.20Eles lhe mostraram um denário, e lhes perguntou: “De quem é esta imagem e essa descrição? – 21De César, responderam eles”. E ele lhes disse: “Então deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.22Ao ouvirem isso, eles ficaram admirados; e, deixando-o, retiraram-se.(Mateus 22:19-22 NVI)

Os oponentes de Jesus muitas vezes tentaram prensá-lo em um canto enquanto falavam com ele. Eles lhe faziam perguntas para pegá-lo em alguma contradição pela qual pudessem condená-lo mais tarde. Porém, Jesus não fugia dessas situações e não caía na armadilha tão espertamente planejada. Em vez disso, acendia a luz da Verdade sobre a situação ao apresentar uma perspectiva diferente. Ele negou-se a pensar como eles; em vez disso, apresentou uma nova perspectiva!

Quando foi rejeitado, Jesus ia a outro lugar:

Depois que Jesus expulsa os demônios de dois homens no cemitério, que entram nos porcos e eles se atiraram no lago. Jesus foi expulso da região de Gadara. (Ref. Marcos 5:1-20 / Lucas 8:26-39 / Mateus 8:28-34)

As ações de Jesus perturbaram “todos” os moradores da região em relação aos seus apegos, e eles se reuniram para escolher entre Jesus e os porcos, entre a claridade e a escuridão, entre o egoísmo e a abnegação, entre o dinheiro e uma vida de fidelidade e confiança em Deus.

Jesus nos dá a resposta por meio de seu exemplo: Quando as pessoas lhe pediam que saísse, não tentava convencê-las de que deveriam ficar; ele saía porque sabia que o coração delas estava endurecido. Tanto o mundo quanto aquele que é mundano rejeitam e não querem Jesus devido ao orgulho, egoísmo e interesses pessoais.

Lembre-se de que quando o jovem rico rejeitou Sua proposta de fé, Jesus deixou que ele fosse embora. (Ref. Marcos 10:17-30)

É importante destacar que até o Filho de Deus foi rejeitado por aquilo que fez e disse. Outros podem rejeitar você ou suas palavras, mesmo quando você faz tudo certo.

Somos rejeitados e reagimos ao insistir ainda mais com a pessoa que nos rejeitou. Pensamos que nossos esforços nos levarão para mais perto dela, mas isso quase sempre tem exatamente o efeito contrário. Nossa insistência faz com que o outro se sinta importante, e assim nos rejeita mais ainda.

6. Pontos para reflexão

  • Você tem dificuldade em olhar no rosto da pessoa quando estão conversando?
  • Você hesita em falar a verdade para o próximo, a fim de evitar desagrados ou discussões?
  • Quando há um desentendimento com o próximo, você fica silencioso (a) para frustrá-lo (a)?
  • Quando está conversando com alguém, você procura entender o que o próximo está dizendo, em vez de ficar planejando o que vai responder?
  • Quais palavras têm saído da sua boca em sua casa, no trabalho, na igreja, no PG, na escola, na rua, etc.?

Dentro do contexto de Romanos 12:2 (Proteja sua mente do mundo)

Procure submeter sua mente à ação do Espírito Santo. A primeira área que Deus trabalha é na nossa mente, de modo que tenhamos compreensão. Nossas palavras devem ser lançadas para transformar o mundo.

Portanto, tenhamos a consciência de que sempre vamos proferir palavras no coração das pessoas. Para isso, precisamos, de forma consciente, sermos trabalhadores de Deus, de modo que as palavras da nossa boca não venham de nós mesmos, mas de Deus, a fim de levarmos a graça e o amor Dele às pessoas.

Que Deus nos abençoe!

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