Texto base:
Lucas 2:12-14
11 Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês — o Messias, o Senhor! 12 Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura. 13 No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo: 14 — Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem! (Lc.2:12-14 NTLH)
1. De modo claro, o nosso texto base nos diz o seguinte:
“Que no dia determinado por Deus, na cidade de Belém, cidade natal do rei Davi (vd. Lucas 2:4), enquanto alguns pastores cuidavam do seu rebanho de ovelhas à noite, o Salvador [no grego, “soter” – libertador, preservador, nome dado pelos antigos à divindade, Àquele que guia e protege], o SENHOR [no grego, “kurios” – Aquele a Quem todas as coisas pertencem, o Dono de tudo] havia nascido.
Os pastores O reconheceriam de dois modos: comum e incomum, aceitável e inaceitável à compreensão humana e religiosa.
- Comum ou aceitável: Ele, como qualquer outro bebê, estaria enrolado em panos ou fraldas;
- Incomum ou inaceitável: O veriam deitado “em” [dentro de] uma manjedoura [cocho, comedouro].
Subitamente, uma grande quantidade de anjos apareceu e eles louvaram a Deus, cantando: “Que o Altíssimo Deus seja glorificado por aqueles que recebem o favor do Eterno, pelo fato de eles desejarem o que Ele deseja, pois são estes os que O glorificam pela fé e obras”.
2. O nosso texto base nos fala sobre quem Ele (Jesus) é
A cidade onde Jesus nasceu – Belém-Efrata
O SENHOR Deus diz: — Belém-Efrata [Beit Lechem, i.e. “Casa do Pão” – Ephratah, i.e. lugar frutífero, multiplicador – cp. João 6:25-51; 15:1-5], você é uma das menores cidades de Judá [cp. Salmos 22:6; Isaías 53:3; Marcos 9:12], mas do seu meio farei sair aquele que será o rei [vd. Isaías 9:6] de Israel. Ele será descendente de uma família que começou em tempos antigos, num passado muito distante. (Mq.5:2 NTLH)
O Seu Reino futuro, Seus títulos divinos e Ministério (Seu ofício, função ou ocupação)
Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei [Ele carregará sobre Si a soberania, o domínio, o governo, ou a liderança que será firmada sobre o que é justo e direito, cf. verso 7] Ele será chamado de “Conselheiro Maravilhoso” [Aquele que dá conselhos discordantes aos deste mundo], “Deus Poderoso” [Deus Forte, Guerreiro, Hábil e Estrategista na guerra], “Pai Eterno” [Aquele que é o Pai sempre presente com Seus filhos e à frente deles] “Príncipe da Paz” [Aqueles que vivem sob a aliança e amizade com Deus, reinem sob a Sua Paz ou sob as ricas bênçãos do Seu Shalom]. (Is.9:6 NTLH)
3. O Natal é um tempo de “Paz” (de Shalom) para todos?
No contexto do nosso texto base, por ocasião da circuncisão e apresentação de Jesus a Deus, destaco uma parte da declaração de Simeão, que, cheio do Espírito Santo declarou:
“Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: — Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falarão contra ele. (Lc.2:34 NTLH)
Acerca das palavras de Simeão, o apóstolo João, no seu Evangelho, fez duas declarações:
Aquele que é a Palavra (Jesus) veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. (Jo.1:11 NTLH)
Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau. (Jo.3:19 NTLH – cp. João 3:16)
Responda com sinceridade: qual é a personalidade mais famosa, esperada e celebrada, que o mundo cristão escolheu para os dias de Natal? E na Páscoa? E “O” mais rejeitado ou desprezado? Continue sendo honesto: podem existir as bênçãos do “Shalom” ou da “Paz divina” em um mundo, no qual muitos rejeitam ou desprezam os desígnios de Deus em Jesus?
Para muitos, infelizmente, o Natal se tornou uma noite muito escura, para a qual olham como um sinal a “Quem” eles devem confrontar e desprezar! Jesus é substituído pelo falso mensageiro da felicidade, pela glutonaria, bebedeira e farras. Pode haver alguma construção de felicidade sobre essas coisas?
Todo aquele que deseja estar em paz com Deus, isto é, em amizade e compromisso com Ele em Cristo, encontrará a vida e a verdade por ter aceitado andar no “Caminho” que leva à paz com Deus. (vd. João 14:6) Essa pessoa, enquanto nesta vida, desfrutará das Suas Instruções que a fortalecem devido à presença constante do Eterno ao seu lado e das Suas mais ricas e eternas bênçãos provenientes do Shalom, ou seja, da sua amizade ou aliança com Deus.
4. O nosso texto base nos diz para quem Jesus veio trazer a Paz ou o Shalom de Deus
“Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!” (NTLH)
Em outras palavras: “Que o Altíssimo Deus seja glorificado por aqueles que recebem o favor do Eterno, pelo fato de eles desejarem o que Ele deseja, pois são estes os que O glorificam pela sua fé e obras”. (cp. Mateus 5:6,16; Tiago 2:17,18)
Nesta declaração dos anjos, há uma nota sombria! Jesus veio para todos, mas a Sua paz ou amizade divina é para os que O aceitam, e que, por Ele, desejam viver em fidelidade, compromisso e são confiáveis a Deus, ou seja, pela fé. (vd. Hebreus 11:6)
Deixo com vocês a paz [o Espírito Santo, em Quem vocês precisam se manter e se submeter, pois é Ele que os fará lembrar acerca das Minhas Instruções, que os conservará em amizade com Deus – cf. João 14:23-26]. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo.14:27 NTLH)
A chave que abre o baú do tesouro da paz de Deus é a sua fé e o seu serviço a Cristo. Aberta a “porta”, você encontrará as mais ricas bênçãos e promessas de Deus.
Que Deus nos abençoe!
Estude e Reflita
- Explique, em suas próprias palavras, o que você entendeu sobre o texto base.
- Leia Miquéias 5:2. Fazendo uso das referências adicionais, você consegue explicar a razão de Deus ter escolhido a cidade de Belém-Efrata para o nascimento de Jesus e o Seu ministério?
- Leia Isaías 9:6,7. Quem é Jesus, segundo a profecia de Isaías? Como as Suas características afetam e abençoam a sua vida de fé em Deus?
- O tempo de Natal é de paz para todos os homens? Não, segundo a Palavra de Deus! O que disse Simeão acerca de Jesus, ao segurá-Lo? (Lucas 2:34) Suas palavras se referem a todos os habitantes do mundo, ou ao povo de Deus, habitantes em Israel?
- Leia João 1:11. Como Jesus foi recebido pelos Seus, pelo Seu próprio povo? Leia João 3:19. A quem mais Jesus foi por Deus enviado e por que Ele foi rejeitado? Naturalmente, você saberá dizer o que está escrito em João 3:16. Qual é a condição para se tornar um filho de Deus?
- Para quem Jesus veio trazer a amizade com Deus, a Sua “Paz”? Leia Mateus 5:6,16 e Tiago 2:17,18. Quais são os dois elementos essenciais para que o mundo seja impactado e glorifique a Deus?
- Leia João 14:23-27. Segundo o texto, de que maneira você pode assegurar a sua paz com Deus? Você consegue enxergar a necessidade de fé e obras nesse texto? Explique. Você entende a razão de as Escrituras enfatizarem sobre uma vida cheia do Espírito Santo? Leia Efésios 5:18; Gálatas 5:16-25. Segundo o que você leu, quando o Espírito está no controle de sua vida?