Texto base:
Gênesis 19:17
“Então um dos anjos disse a Ló: — Agora corra e salve a sua vida! Não olhe para trás, nem pare neste vale. Fuja para a montanha; se não, você vai morrer.” (Gn.19:17 NTLH)
Confronte as mentiras da nostalgia (tristeza causada pela saudade de algo do passado), pois o melhor de Deus à sua vida está por vir!
O nosso texto trata sobre o conselho divino dado a Ló, a fim de que ele e sua família escapassem com vida da destruição iminente de Sodoma e Gomorra. O conselho dizia que Ló deveria fazer o seguinte:
- Correr para salvar a sua vida;
- Não olhar para trás;
- Não parar no vale e
- Fugir para uma região montanhosa (de onde se estendiam as tendas de seu tio Abraão)
Ló e suas filhas agiram de acordo com as orientações divinas, menos sua esposa. Ela, juntamente com todos, correu para salvar sua vida, não parou no vale e chegou à região montanhosa, mas, quando o SENHOR fez chover fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra, ela “olhou para trás” e se transformou em uma estátua ou em um bloco de sal. (vd. Gênesis 19:26)
A mulher de Ló, em vez de ter a Deus em primeiro lugar em sua vida, obedecer e confiar nas Suas instruções, valorizar a Sua misericórdia para não ser consumida (vd. Lamentações 3:22-29), preferiu se render à nostalgia. Ao “olhar para trás” (para o passado), ela demonstrou descontentamento para com o seu tempo presente, e assim interrompeu todos os planos de Deus à sua vida.
1. A nostalgia pode produzir efeitos positivos quanto negativos
Deus não nos proíbe de olharmos para o passado, desde que seja para retirarmos lições para o tempo presente e fortalecermos a nossa esperança futura. (vd. Salmos 119:51,52; Isaías 46:8,9; Romanos 15:4) Entretanto, a nostalgia pode fazer com que fantasiemos o passado, tornando-o mais positivo do que realmente foi. Isso pode criar expectativas irreais em relação tanto ao presente como ao seu futuro.
Quanto a isso, a Palavra de Deus nos ensina o seguinte:
8 O fim de uma coisa vale mais do que o seu começo. A pessoa paciente é melhor do que a orgulhosa. 9 “Controle sempre o seu gênio [Não se apresse em se decepcionar]; é tolice alimentar o ódio [é uma idiotice ser absorvido e controlado tanto pela insensatez como pela raiva].” 10 Nunca pergunte: “Por que será que antigamente tudo era melhor?” Essa pergunta não é inteligente. 11 Todos neste mundo devem ser sábios [Todos os seres humanos deveriam buscar o conhecimento de Deus e se tornar sábios, ou seja: verem e entenderem a vida a partir dos Seus ensinamentos]. Ter sabedoria é tão bom [A sabedoria divina é generosa, útil, agradável, apropriada e tão excelente] como receber uma herança. 12 A sabedoria é melhor do que o dinheiro. A vantagem da sabedoria é que ela conserva [protege, auxilia, orienta] a vida da gente. 13 Pense no que Deus faz [Observe, considere e aprenda com as ações de Deus]. Quem pode endireitar o que ele fez torto? [Quem pode contradizer a Deus e tentar corrigi-Lo quando Ele revela que algo é errado ou tortuoso?] (Ec.7:8-13 NTLH)
Diante dessas verdades divinas, prender-se ao passado e viver de modo amargurado o tempo presente é tolice, pois a nostalgia pode promover os seguintes efeitos:
- Impedir o seu crescimento: ficar preso ao passado pode impedir o seu crescimento pessoal e atrapalhar sua adaptação às mudanças e ao aperfeiçoamento divino.
- Fazer comparações negativas: comparar constantemente o presente com um passado fantasiado pode gerar insatisfação e descontentamento com o tempo atual. Isso pode afetar negativamente a sua saúde mental e emocional.
- Selecionar lembranças: a nostalgia, muitas vezes, faz com que você escolha os momentos bons do passado e elimine os eventos negativos. Isso cria uma visão distorcida do seu passado, eliminando as escolhas erradas que você fez.
- Desperdiçar o presente e perder a vida futura: ao se concentrar demasiadamente no passado, você, propositalmente, menospreza os objetivos de Deus à sua vida no presente. O perigo quanto a essa postura é você se tornar em uma pessoa amarga, indiferente, rebelde e resistente à voz do Espírito de Deus. Essa resistência pode fazer com que você se separe da vida em Cristo, tornando-se ineficaz aos propósitos que Ele estabeleceu à sua vida, a ponto de não haver mais retorno. (vd. João 15:4-6)
2. Você nasceu dentro de um dos capítulos do Livro de Deus; portanto, seja sábio
Davi disse:
15 Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, 16 tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias [não as minhas escolhas, mas o tempo para o qual eu nasci] que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia. (Sl.139:15,16 NTLH)
Dentro do tempo que Deus nos deu para vivermos, faremos muitas escolhas e elas poderão ser boas ou más. Decidimos se viveremos como sábios ou indiferentes aos objetivos que o Eterno nos estabeleceu. Podemos viver como pessoas capacitadas pela Sua inteligência ou como tolos, preocupando-nos apenas com os nossos interesses e prazeres pessoais. Podemos cooperar com a história de Deus ou nos dispormos contra ela.
O modo como vivemos dentro do capítulo do Livro escrito por Deus está nos conduzindo a um lugar muito melhor e que será definitivamente nosso – o Céu, a Vida Eterna!
O livro de Números registra que, quando a caminho do Sinai e da Terra Prometida, o povo de Deus provocou a ira do Eterno. Influenciados pelos estrangeiros, os israelitas “olharam para trás” e se queixaram da bondade divina. Amargurados, muitos diziam: “Nós nos cansamos de comer esse maná”. Eles “sentiram saudade” da carne, dos peixes, pepinos, melões, verduras e dos temperos que comiam no Egito. Eles “eliminaram de suas lembranças” a vida de escravidão e opressão faraônica. (vd. Números 11:4-9) A nostalgia fez com que eles denominassem o Egito como um “oásis” e, deliberadamente, rejeitaram o melhor de Deus!
A murmuração daquele povo fez com que Moisés duvidasse da sua liderança, da ajuda divina a ele e o fez pedir a Deus a sua morte. (vd. Números 11:10-15) A saudade dos tempos passados pode fazer com que você se desvincule de Deus, dos Seus propósitos e o conduza para outro destino. Por causa disso, muitos israelitas morreram naquele deserto, sob uma tremenda epidemia. (vd. Números 11:31-34)
Comparando a experiência daquele povo com a de muitos cristãos atuais, quantos já não se cansaram do molde e dos objetivos bíblicos e eternos que Jesus deu a eles e à Sua Igreja? “Olhando para trás”, trazem para dentro de si e da Igreja crenças e costumes típicos de um ambiente mundano, ateu e pagão, achando que, através deles, terão mais alegrias e felicidade, vestindo o Cristianismo com uma roupagem banal ou vulgar, a fim de que as pessoas o aceitem de modo mais fácil e positivo.
De modo literal, Jesus disse aos Seus discípulos: “Entendam a razão de servirem a Deus e de trabalharem para Ele no mundo: vocês estão aqui para ser o sal que dá o sabor divino à humanidade. Mas, se vocês perderem a vontade e a capacidade de salgar, de que maneira as pessoas conhecerão e experimentarão o tempero de uma vida dedicada ao serviço de Deus? Vocês não terão mais utilidade e acabarão desprezados, tanto por Deus como pelos homens.” (Paráfrase de Mateus 5:13) Foi justamente isso o que aconteceu à mulher de Ló. (vd. Gênesis 19:26)
3. Confie na bondade de Deus e mantenha o seu olhar nas Suas promessas futuras
O profeta Isaías disse:
Mas agora o SENHOR Deus diz ao seu povo: Não fiquem lembrando do que aconteceu no passado, não continuem pensando nas coisas que fiz há muito tempo. (Is.43:18 NTLH)
Tudo o que Deus realizou no passado não se compara ao que Ele tem preparado para os Seus, pois o próprio Isaías nos diz:
Pois eu estou criando um novo céu e uma nova terra; o passado será esquecido, e ninguém lembrará mais dele. (Is.65:17 NTLH)
Por mais sombrios que nossos dias possam parecer, nós sabemos que vivemos sob o poder do Criador, Daquele que criou todas as coisas e Sua Luz resplandece para sempre, sem mudança nem sombra, pois Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. (vd. Tiago 1:17; Hebreus 13:8)
Seus melhores dias não ficaram no passado, mas eles estão à frente e Aquele que os criou está com você! Que o Eterno abra os seus olhos, para que você enxergue o valor da sua vida com Ele. Persevere em Cristo, para ser a pessoa que o Eterno planejou para este tempo.
Você nasceu no tempo certo, na região e na família determinada por Deus. Você nasceu dentro do tempo contido em um dos capítulos do Livro de Deus, a fim de se unir à Sua história, aos Seus planos eternos e fazer a Sua vontade. Coopere com Ele e você será merecedor de todas as Suas bênçãos, tanto agora como no futuro. (vd. Mateus 5:6,7)
Em Cristo, os nossos melhores dias estão por vir e, enquanto eles se aproximam, assim como a vinda do nosso SENHOR, nós temos a certeza de que Ele, em Espírito, está conosco! Jesus promete que, mesmo em meio às pressões deste tempo, seremos fortalecidos por Ele e que teremos a luz das Suas instruções em nossas mentes, a fim de não andarmos sem rumo e eficácia neste mundo de escuridão. (vd. João 8:12)
O meu anseio é que confrontemos a nostalgia e não nos prendamos às coisas do passado, pois o amor de Deus se renova a cada manhã. Que nós prossigamos para o alvo, para alcançarmos o maravilhoso prêmio, ou seja, a nova vida para a qual Deus nos chamou, por meio de Cristo Jesus. (vd. Filipenses 3:14)
Que Deus nos abençoe!