Skip to content Skip to footer

Texto base:

Provérbios 15:14

Quem é sábio procura aprender, mas os tolos estão satisfeitos com a sua própria ignorância (Pv.15:14 NTLH)

Há duas palavras que chamam a nossa atenção, quando lemos rapidamente esta Escritura: o “sábio” e o “tolo”. Todavia, o que eles fazem para serem o que são?

  • “O sábio” é aquele que “busca ou persegue o conhecimento” do caráter de Deus para cooperar com Ele, a fim de cumprir fielmente os objetivos divinos nas mais diferentes situações (boas ou más). A partir do que aprendeu das Instruções divinas, ele saberá como agir, pois ele ama a Deus e deseja ser uma bênção para o próximo.
  • “O tolo”, por sua vez, é o oposto do sábio, pois, em vez de buscar o conhecimento de Deus, sente-se satisfeito com suas ideias efêmeras ou passageiras (modismos, idiotismo) e alimenta a sua mente apenas com futilidades (com tolices, superficialidades, com coisas sem importância para uma vida virtuosa e elevada).
    • “Os tolos”, devido às ideias dos “modismos fúteis”, rejeitam as Instruções divinas e agem de modo orgulhoso, egoísta, impaciente, impetuoso, interesseiro, desonesto, mentiroso, desavergonhado, ardiloso, carnal (lascivo ou erótico), enganador, manipulador, impiedoso, criminoso, tirano, e, aos olhos de Deus, eles são inadequados para o bem da humanidade, criada por Deus.

Nas páginas da Bíblia, há muitas histórias em que aprendemos sobre objetivos de vida tanto dos “sábios” como dos “tolos” e a merecida justiça divina para eles, tanto momentânea como eterna. (vd. Gálatas 6:7)

O nosso texto base descreve o “sábio” como aquele que está sempre aprendendo [Quem é sábio procura aprender], pois é através do conhecimento que lhe vem a sabedoria. O “tolo” é aquele que se sente plenamente satisfeito com a sua ignorância voluntária de Deus [“os tolos estão satisfeitos com a sua própria ignorância”].

1. Neste mundo, a tolice teve o seu início no Éden

 

Sobre a Terra, no jardim que ficava na região do Éden, deu-se a história quando o ser humano se abraçou com a tolice, ao desprezar a sabedoria divina. Essa escolha trouxe para si e à humanidade os dolorosos efeitos da sua idiota opção. (vd. Gênesis 3) Na sua conversa com Eva, o Diabo disse: “os seus olhos se abrirão” e, então, “vocês serão como Deus”. (cp. 2 Coríntios 4:3,4; João 8:44)

Repare os pronomes: “seus” e “vocês”. O Diabo está falando com Eva, e por que ele usa os pronomes no plural? Ele estava enganando Eva, preparando-a para agir como seu agente, a fim de enganar e contaminar Adão, o seu marido (o seu próximo). Ser igual a Deus era uma novidade para Eva; por que não seria também para Adão?

Quando a mente de um homem absorve as ideias idiotas de um tolo, ela se torna como um ninho de serpentes venenosas e as suas palavras são como uma praga em uma horta (contaminam a família, amigos e colegas). Segundo o ensinamento de Jesus, as suas tolices e enganos, expressos em palavras, se voltarão contra ele no Dia do Juízo. (vd. Mateus 12:33-37)

2. Quem se emprega ao conhecimento de Deus, ouvirá Seus conselhos e readquirirá o bom juízo

Certa vez, o profeta Jeremias falou o seguinte acerca do povo de Deus:

Deus diz: “O meu povo não tem juízo e não me conhece [Como o Meu povo é tolo, pois deixou de aprender sobre Quem EU SOU]. Eles são como crianças tolas que não compreendem as coisas [Eles se insinuam como sábios, mas voltaram a ser como crianças, que não têm o entendimento do perigo]. Para fazer o mal, são espertos, mas não sabem fazer o bem [Eles se tornaram professores de travessuras e inutilidades, pois deixaram de aprender o modo correto de fazer o bem, ou o que é realmente útil e saudável].” (Je.4:22 NTLH)

A sabedoria divina, através do sábio, nos diz:

“Ouça os conselhos e esteja pronto para aprender [Dê muita atenção aos conselhos e às correções da sabedoria dos sábios]; assim, um dia você será sábio [desse modo, em tempo oportuno, você aprenderá a viver com sabedoria, isto é, como sábio].” (Pv.19:20 NTLH)

Todavia, muitos acreditam que tudo mudará em suas vidas pelo simples fato de pensarem positivamente, ou obterem as tais “chaves” que abrem as portas do sucesso e vitórias pessoais. Eu não lamento em dizer que isso é uma tolice e não é o que o Evangelho de Cristo ensina.

Jesus ensinou que devemos confiar nossas preocupações diárias a Deus, enquanto buscamos o Seu Reino e O colocamos em primeiro lugar em nossas vidas. (vd. Mateus 6:33,34) Isso parece tolice ou loucura para os que estão afastados de Deus (vd. 1 Coríntios 1:18), mas é a sabedoria de Deus que deve ser aceita pela fé, por meio da renúncia do “EU”.

O Evangelho de Cristo é fundamentado sobre dois fundamentos: amar a Deus (servimos e obedecemos a Deus, fazendo a Sua vontade) e amar ao próximo (vd. Mateus 22:36-40), sendo com ele verdadeiro, honesto, generoso, misericordioso (oferecer o que ele precisa de Deus, de fato), a fim de que Dele se aproxime e O reconheça como o Deus Único e Salvador, por meio de Cristo, o nosso SENHOR.

3. Diferentemente do tolo, o sábio não tenta ser deus de si mesmo, mas age à semelhança de Deus

O “tolo” é orgulhoso, egoísta, ganancioso e interesseiro. Ele sempre age por amor-próprio. A sua vida é revestida pela mentira e, por isso, terminará mal, assim como os que o seguem.

O “sábio” constrói sua vida com base na graça e na sabedoria divina, procurando agir à semelhança de Deus devido à sua transformação de vida, tanto espiritual como moral, por meio da obra de Cristo. Ele é dedicado a Deus e se empenha em aprender as Escrituras, pois deseja edificar as vidas dos que estão próximos de si, no SENHOR. Seguindo o exemplo de Jesus, ele se esforça para ser generoso à semelhança de Deus e será tratado pelo Eterno como um homem sábio.

Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal. (Pv.13:20 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Estude e reflita:

O SÁBIO E O TOLO

Provérbios 15:14

Introdução:

  • O nosso texto base descreve dois tipos de pessoas: Quem são elas? Qual é a diferença entre o sábio e o tolo?
  • Você está lembrado do que está escrito em Gálatas 6:7? Você crê nesta verdade? Você consegue se lembrar de alguma história bíblica, cujo personagem agiu como um tolo?
  • O que o homem sábio procura aprender e o tolo desprezar? Por quê?
  1. Neste mundo, a tolice teve o seu início no Éden
  • O que o Diabo disse propôs a Eva e qual eram os seus planos em relação a ela? Leia 2 Coríntios 4:3,4. Para quem o Evangelho se mantém escondido e por quê? Leia João 8:44. Jesus descreveu certos líderes religiosos da Sua época como sendo filhos de quem? Por quê? Quais características do Diabo podiam ser vistas neles? Como essa declaração de Jesus afeta a sua vida, quanto ao seu cuidado com certos líderes religiosos?
  • Leia Mateus 12:33-37. Diga o que você entendeu da analogia de Jesus em relação à árvore que dá bons frutos e a que dá frutos que não prestam. O que cada pessoa deverá prestar contas no Dia do Juízo? Você saberia dizer o porquê?
  • Quem se emprega ao conhecimento de Deus, ouvirá Seus conselhos e readquirirá o bom juízo
  • Leia Jeremias 4:22. O que você pode entender das palavras de Jeremias acerca do povo de Deus? Você crê que essa descrição divina referente ao Seu povo é também uma realidade nos dias atuais? Que ações você deve praticar para não incorrer nos erros apontados por Jeremias?
  • Leia Provérbios 19:20. Qual é o conselho da sabedoria divina aos que anseiam ser reconhecidos por Ele como sábios? Qual procedimento você tomará em relação a isso?
  • Você saberia explicar as razões de o pensamento positivo e as “chaves” para o sucesso e vitórias pessoais não corresponderem ao Evangelho de Cristo?
  • Diferentemente do tolo, o sábio não tenta ser deus de si mesmo, mas age à semelhança de Deus
  • Fazendo uso de suas próprias palavras, explique o subtítulo. O que você deve evitar para não ser um tolo? E para ser sábio? Quais atitudes você tomará para ser uma pessoa sábia?

Guarde isso em sua mente: a grande mentira de Satanás é que você ocupe o lugar de Deus,
mas a Verdade em Cristo é que você atue à semelhança do Eterno.
Sejamos sábios e não tolos!

 

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação