Texto base:
Tiago 3:13
Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. (Tg.3:13 NTLH)
“Há alguém entre vocês que diz ser capaz de compreender plenamente o que é correto aos olhos de Deus? Então, expresse a sua sabedoria e inteligência por meio das suas boas ações ou boas obras, de modo humilde e submisso aos ensinamentos da Palavra de Deus. O seu comportamento prudente e fiel ao Eterno transmite a pureza, a bondade, a misericórdia e o caminho para se ter paz com Deus aos que estão ao se redor.”
1. A sabedoria divina provém do seu conhecimento bíblico, a fim de entender a sua finalidade
Sabemos que a sabedoria divina depende do conhecimento que possuímos da Sagrada Escritura, pois Quem a inspirou foi o Próprio Espírito de Deus e é Ele que sempre nos lembrará acerca do que dela ouvimos e aprendemos. (vd. João 14:26) Portanto, é por meio da Sagrada Escritura que os filhos de Deus aprendem a fazer a Sua vontade, tendo como finalidade levar a Verdade divina e o Seu Governo (Seu Reino) ao coração dos homens, quer por palavras (conselhos, ensinamentos) ou por prodígios (curas, milagres). (vd. Mateus 6:10; 28:18-20; Marcos 16:18-20)
É importante que saibamos que o objetivo da sabedoria divina não é “nos livrar da presença” dos inimigos da nossa fé (fidelidade e obediência a Deus), das pressões, perigos e sofrimentos que eles nos impõem, mas agirmos com prudência e inteligência em meio a essas situações, confiando no poder e na Palavra de Deus, crendo que o Espírito Santo convencerá as pessoas de seus erros e pecados.
2. A sabedoria divina revela a verdade e expõe a mentira
Constantemente, nós nos deparamos entre a verdade e a mentira. Deus, neste mundo caído e perverso, independentemente da Sua Onisciência, prova a nossa fidelidade a Ele, conduzindo-nos ou permitindo” que passemos por situações desconfortáveis, a fim de que “aprendamos” sobre a Sua Soberania e a nossa “responsabilidade” quanto às nossas escolhas pessoais (livre-arbítrio).
O filho de Deus precisa compreender que por Ele foi “escolhido, eleito ou ordenado “para” cumprir uma missão divina”. Portanto, que ele confie na Palavra de Deus, a fim de aprender como colocá-la em prática, sob o poder do Espírito Santo, e assim, agir de modo prudente e sábio, tanto em palavras como em ações. É desse modo que ele é divinamente aperfeiçoado para se tornar um agente de Deus e torná-Lo conhecido e respeitado pelas Suas criaturas.
Certa vez, o rei Salomão (o rei de Israel e sucessor de seu pai Davi) se viu diante de uma difícil situação. Duas prostitutas disputavam a posse de uma criança. Uma delas estava mentindo e como Salomão poderia descobrir qual era a verdadeira mãe da criança? (vd. 1 Reis 3:16-27) Após a sábia ação de Salomão, todos viram Deus agindo em sua vida e ficaram impactados.
Todo o povo de Israel soube dessa decisão do rei Salomão, e aí todos sentiram um grande respeito por ele, pois viram que Deus lhe tinha dado sabedoria para julgar com justiça. (1 Re.3:28 NTLH – cp. Mateus 5:13-16)
Salomão não escolheu estar naquela situação, mas foi conduzido a ela pelo Próprio SENHOR. O caráter de Deus era conhecido por Salomão, que sabia que o SENHOR não é homem para mentir e, por isso, ele deveria julgar todas as causas com justiça. (vd. Números 23:19; Levítico 19:15) Salomão agiu com respeito a Deus e recebeu do Alto a Sua sabedoria, pois desejava ser justo no seu julgamento, e assim, Salomão destacou a verdade sobre a mentira.
3. Aquele que é sábio exalta a sabedoria divina, expondo a infame sabedoria deste mundo
Para que desfrutemos da sabedoria divina é necessário que sejamos humildes a Deus. Assim agimos porque desejamos expor o Seu caráter, pensamentos e os Seus objetivos em todas as nossas ações, pois queremos ser dedicados a Ele em tudo (a sabedoria divina faz com que pensemos e atuemos com respeito a Deus e, dedicados a Ele, conheceremos o que é bom, perfeito e agradável ao Eterno – vd. Romanos 12:1,2).
Como é a sabedoria deste mundo e o que ela produz?
14 Mas, se no coração [na mente] de vocês existe inveja [rivalidade contenciosa], amargura [forte amargor] e egoísmo [que estimula facções ou divisões], então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. 15 “Essa espécie de sabedoria não vem do céu [não desce do Alto Céu]; ela é deste mundo [ela é mundana, perversa], é da nossa natureza humana [provém da submissão aos mais baixos desejos ou paixões humanas] e é diabólica [é semelhante ao demônio, pois é procedente de uma mente perversa e afastada de Deus].” 16 Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão [há também desordem, instabilidade tanto espiritual como moral] e todo tipo de coisas más [contrárias à Palavra de Deus e à sabedoria divina]. (Tg.3:14-16 NTLH)
Com frequência, deparamo-nos com pessoas que exibem orgulho e egoísmo, abordando-nos na tentativa de nos persuadir a adotar suas ideias e pensamentos como absolutos. Elas buscam nos seduzir a concordar com suas perspectivas. Contudo, é imperativo que submetamos suas argumentações e emoções ao que temos aprendido de Deus, à luz da Sua Palavra. Este entendimento reflete a humildade e a inteligência que um filho de Deus deve manifestar, para que, a seguir, atue com a sabedoria que vem do Alto.
Como é a sabedoria de Deus e o que ela produz?
17 “A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento.” 18 Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz. ((Tg.3:17,18 NTLH)
A minha esperança é que atuemos como eleitos de Deus, em Cristo, a fim de que, como Ele, nós compartilhemos a sabedoria divina a muitos, e assim, os conduzamos a uma aliança com o Eterno.
Que Deus nos abençoe!
ESTUDE E REFLITA:
ELEITOS PARA SEREM SÁBIOS
Tiago 3:13
Introdução:
-
- Leia e verbalize o texto base pelo menos três vezes. Qual é a mensagem que ele procura passar?
-
- A sabedoria divina provém do seu conhecimento bíblico, a fim de entender a sua finalidade
-
- O que você precisa saber para adquirir cada vez mais a sabedoria divina? Leia João 14:26 e entenderá a razão.
-
- Quais são as finalidades da sabedoria divina na vida de um cristão sincero? Entendeu ou não? Caso tenha entendido, explique o que compreendeu.
-
- A sabedoria divina revela a verdade e expõe a mentira
-
- Por que Deus nos conduz ou permite que passemos por situações desconfortáveis?
-
- Então, como filho de Deus, o que você precisa compreender? O que você deve fazer? Por quê?
-
- Leia a passagem bíblica que está em 1 Reis 3:16-17. Sobre o que essa passagem bíblica narra? O que fez Salomão para descobrir a verdadeira mãe da criança? Você teria coragem para tomar uma decisão como a que ele tomou?
-
- Leia 1 Reis 3:28. Como o povo reagiu à sabedoria de Salomão?
-
- Leia Mateus 5:13-16. Como você associa esta passagem bíblica ao que você leu em 1 Reis 3:28? Qual é o resultado de o cristão agir com a sabedoria de Deus neste mundo, tanto em palavras como em ações?
-
- Aquele que é sábio exalta a sabedoria divina, expondo a infame sabedoria deste mundo
-
- O que mais nós devemos fazer para desfrutarmos da sabedoria divina? Por quê? Leia Romanos 12:1,2.
-
- Leia Tiago 3:14-16. Como é a sabedoria deste mundo e descreva o que ela produz?
-
- Quais são as precauções que você deve tomar, ao ouvir as argumentações de pessoas que se mostram humildes, mas que são orgulhosas e egoístas? Por quê
-
- Leia Tiago 3:17,18. Como é a sabedoria de Deus? Descreva o que ela produz.
Esta meditação edificou a sua vida em Deus? Explique.