Texto base:
Efésios 5:1-2
A bíblia nos chama de Templos do Espírito Santo (I Co 6:19). Isso significa que somos uma embalagem especial que abriga o item mais precioso que existe, que é o próprio Deus. Por isso, acredito que Deus inclinou meu coração para falar sobre as diferentes características que nós, como uma embalagem especial, precisamos ter.
Nas últimas três mensagens, eu trouxe os questionamentos:
- QUAL É O SEU PESO NA BALANÇA DE DEUS?
- QUAL É O SEU VALOR NO CÂMBIO DE DEUS?
- QUAL É A SUA ALTURA NA RÉGUA DE DEUS?
Hoje iremos questionar as características e as condições da embalagem, pois qualquer adulteração compromete todo o conteúdo de nosso interior, nos fazendo perder a qualidade, a validade e nos tornando impróprios para o consumo divino.
1Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. 2Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a Deus! (Efésios 5:1-2 NTLH)
1. Tenha uma vida dominada pelo amor
Que a vida de vocês seja dominada pelo amor,… (Efésios 5:2a NTLH)
Em nosso verso base, o apóstolo Paulo fala que em meio às suas frustrações, conflitos e decepções, a vida deles deveria ser dominada pelo amor com o qual Cristo nos amou e deu sua vida por nós.
Mas, que amor é este?
- É o amor sem o qual nada somos e também não existimos;
- É o amor que permanece mesmo em momentos de grande abandono e solidão;
- É o amor que ainda nos carrega mesmo quando a vida nos tira o chão firme debaixo dos pés;
- É o amor que permanece mesmo quando perdemos o trabalho, quando a relação conjugal fragiliza, quando a idade nos limita a vida ou quando perdemos um ente querido.
Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado. (Romanos 5:8 NTLH)
Para o apóstolo Paulo, só há um amor que consegue nos carregar nas adversidades, conflitos, decepções e frustrações da vida:
- O amor que Deus derramou sobre o mundo por intermédio do seu Filho Jesus Cristo;
- O amor que ele descreve como “oferta de perfume agradável” e “sacrifício”;
- O amor que abraça a humanidade caída;
- O amor que abraça as nossas escuridões;
- O amor que não nos abraça só neste mundo, mas também na eternidade.
E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas. (Colossenses 3:14 NTLH)
2. Ame seguindo o modelo de Cristo
… assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós, … (Efésios 5:2b NTLH)
Nesse trecho de nosso texto base, compreendemos que o Senhor Jesus, dominado pelo amor, se ofereceu em sacrifício por nós. O amor Dele foi tão grande que Ele ignorou o fato de que nós nasceríamos dois mil anos depois e faríamos todas as bobagens que fazemos, mas mesmo assim morreu por nós.
A consciência do tamanho e do tipo de amor praticado pelo Senhor Jesus deve ser o suficiente para inflamar a nossa alma e nos levar a fazer o mesmo pelos Seus propósitos, pela Sua obra e pelo Seu povo.
16Sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a sua vida por nós. Por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos. 17Se alguém é rico e vê o seu irmão passando necessidade, mas fecha o seu coração para essa pessoa, como pode afirmar que, de fato, ama a Deus? (I João 3:16-17 NTLH)
“Nesses versos, fica evidente que o sacrifício de Cristo na cruz por nós deve ser suficiente para nos motivar a nos sacrificar por Seus propósitos, por Sua obra e por Seu povo.” Entretanto, se precisamos que Ele faça algo que desejamos para nos motivarmos a cumprir a vontade Dele, então não estamos sendo pessoas agradecidas e, portanto, pessoas sem fé.
O texto também nos apresenta um exemplo de sacrifício de amor que Deus espera, onde o apóstolo João diz que se Deus colocar em nosso caminho alguém com alguma necessidade e temos condições de ajudá-la, mas não fazemos, significa que não somos dominados pelo amor de Cristo e, portanto, nos falta fé.
Nesse critério, alguém pode dizer que, às vezes, pessoas cujas necessidades nós não temos condições emocionais, materiais e espirituais de ajudar, cruzam o nosso caminho, porém se somos dominados pelo amor, certamente teremos condições de colocá-la em contato com pessoas que podem ajudar, portanto continuamos sendo agentes divinos para a ajuda.
3. Que o seu serviço seja aceitável por Deus
…como uma oferta de perfume agradável (i.e. realizado corretamente) e como um sacrifício que agrada a Deus! (Efésios 5:2c NTLH)
Essa parte de nosso verso base nos ensina que é necessário que sirvamos a Deus, mas que esse serviço não pode ser realizado de qualquer maneira. É necessário que ele seja realizado de acordo com a vontade de Deus, então não temos a liberdade de escolher como, quando e onde servir a Deus, mas devemos nos submeter às escolhas Dele.
Sendo assim, quando servimos de acordo com a vontade de Deus, esse serviço chega até Ele de uma forma que O agrada profundamente. Quando o serviço é feito da forma correta, exala um cheiro delicioso! Obedecer a Deus é algo delicioso e essa obediência chega até Ele como algo extremamente bom e positivo!
Esse perfume simboliza que Deus se agrada quando as pessoas são obedientes e fazem as coisas conforme Ele quer.
15Porque somos como o cheiro suave do sacrifício que Cristo oferece a Deus, cheiro que se espalha entre os que estão sendo salvos e os que estão se perdendo. 16Para os que estão se perdendo, é um mau cheiro que mata; mas, para os que estão sendo salvos, é um perfume muito agradável que dá vida. Então, quem é capaz de realizar um trabalho como esse? 17Nós não somos como muitas pessoas que entregam a mensagem de Deus como se estivessem fazendo um negócio qualquer. Pelo contrário, foi Deus quem nos enviou, e por isso anunciamos a sua mensagem com sinceridade na presença dele, como mensageiros de Cristo. (II Coríntios 2:15-17 NTLH)
4. Se você é filho de Deus, então seja como Cristo
Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. (Efésios 5:1 NTLH)
Nesse verso, entendemos que o Senhor Jesus é o modelo perfeito de filho de Deus, então é necessário que sejamos como Ele. Vamos rever o que aprendemos até aqui sobre o modelo de Cristo:
4.1. Cristo foi dominado pelo amor por nós e por isso se ofereceu em sacrifício para nos salvar. Por isso, precisamos ser dominados pelo amor a Deus e ao próximo, a fim de nos sacrificarmos e apresentarmos Cristo para aqueles que precisam se reconciliar com Ele;
4.2. Cristo foi motivamos pelo desejo de cumprir a vontade de Deus e a cumpriu com excelência. Por isso, precisamos nos motivar pelo desejo de obedecer a Deus e cumprir a Sua vontade, porém é necessário investir tempo em conhecê-la, para não ficarmos no campo da dedução e nos tornarmos ativistas religiosos;
4.3. Cristo foi um perfume agradável a Deus, pois nunca fez nada de acordo com sua própria vontade, mas se manteve fiel à vontade de Deus, de uma forma que despertava em Deus algo especial, a ponto de Deus dizer que Ele lhe dava prazer (Mt 17:5). Por isso, precisamos ser um perfume agradável a Deus, por cumprir a Sua vontade de forma integral e fiel ao que nos foi pedido por Ele, de tal forma que despertemos algo especial Nele e ouçamos Dele que sejamos uma fonte de prazer.
11Pois Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos. 12Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus, 13enquanto ficamos esperando o dia feliz em que aparecerá a glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. 14Foi ele quem se deu a si mesmo por nós, a fim de nos livrar de toda maldade e de nos purificar, fazendo de nós um povo que pertence somente a ele e que se dedica a fazer o bem. 15Ensine essas coisas e use toda a sua autoridade para animar e também para repreender os seus ouvintes. E que ninguém despreze você! (Tito 2:11-15 NTLH)
Portanto, que nós tenhamos uma vida dominada pelo amor, a fim de que tenhamos condições de amar da mesma maneira que Cristo nos amou, para que possamos produzir um serviço cristão aceitável a Deus, cumprindo-o a semelhança de Seu Filho Jesus.
Que Deus nos abençoe!